Minhas leituras de 2024

Veja as leituras dos anos passados: 2018 // 2019 // 2020 // 2021 // 2022 // 2023

Minhas amadas, que ano foi 2024! Recebemos nossa Bianca Rose, terminei o manuscrito do livro 3, e vi muitas e muitas bençãos no cotidiano ordinário da minha vida. Realmente, foi um ano lindo para mim. E um ano de leituras! Vamos ver o que li?

Minha meta para 2024 era 10 livros. Coloquei uma meta relativamente baixa para o que costumo fazer porque eu sabia que nos primeiros 6 meses do ano eu estaria lendo bastante para meu trabalho (prefaciando o novo livro do Yago Martins, e lendo muito para terminar o meu manuscrito); e que nos últimos 6 meses do ano eu teria um bebê. Mas, acabei lendo mais que a meta: 18 livros no total! O segredo foi ler durante as mamadas da bebê 😉

Vamos ao TOP 5? Esse ano eu consegui usar o ChatGPT pra descobrir se os livros estão publicados no Brasil também, então os que estão, eu coloquei a capa e título em Português.

  1. Call Me American, de Abdi Nor Iftin ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ (5/5)

Eu achei esse livro na pilha de livros grátis na nossa biblioteca, gostei do título e, como amo memoirs, resolvei trazer pra casa. Que surpresa boa me foi! Terminei a leitura no dia 4 de Julho, dia da Independência Americana, o que achei muito significativo, porque a história é toda sobre um menino Somali apaixonado pelos EUA. Abdi cresceu em um país destruído pela guerra, e em meio às dificuldades e várias situações de quase-morte, ele encontra uma luz para sua vida: os EUA. Através de filmes, que ele assistia escondido dos rebeldes terroristas, Abdi aprendeu inglês e tinha um único objetivo na vida: morar nos EUA. Eu não quero dar spoiler do que acontece, mas essa história real mexeu muito comigo e me fez ainda mais grata pelo privilégio de viver nos EUA. Abdi também é um escritor incrível, e a leitura, apesar de difícil em termos emocionais, é fácil e fluida.

2. The Tea Girl of Hummingbird Lane, de Lisa See ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ (5/5)

Esse é o segundo livro de Lisa See que eu dou 5 estrelas, o outro sendo The Island of Sea Women, que li em 2023. Nessa obra a autora contra a história de três gerações de mulheres coreanas e suas dificuldades e alegrias. O que eu amo na Lisa é sua capacidade de contar história de gerações, abrangendo toda a dor e beleza da maternidade. Alguns de seus livros são difíceis de ler, em termos de violência e abusos, mas The Tea Girl of Hummingbird Lane foi bem tranquilo e uma leitura gostosa.

3. Sisters of Sword and Song, de Rebecca Ross ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ (5/5)

Eu comprei este livro há muito tempo, mas ele ficou esquecido na minha estante. À procura de uma ficção de fantasia, e sem tempo para ir à Biblioteca, acabei o pegando pra ler despretensiosamente, e acabei amando! A história é criativa, apesar de usar elementos comuns das fantasias — como magia, e a cultura dos deuses gregos. Mas eu acho que o motivo de eu ter amado é porque a trama foca em duas irmãs, e em como elas se sacrificam por amor uma à outra, o que me lembrou minhas meninas. Uma leitura bonita e, ao mesmo tempo, que te deixa curiosa pro próximo capítulo. Ponto negativo: a capa, que parece que foi ilustrada por uma criança de 10 anos.

4. Igrejas que calam mulheres, de Yago Martins ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ (5/5)

Como eu escrevi no prefácio dessa obra, eu preferiria que ela não fosse necessária e que, portanto, não existisse. Mas em um mundo caído em que igrejas realmente calam mulheres, Yago escreveu um livro necessário e profundo, que aponta os erros sem deixar que apontar a solução. Recomendo a TODOS que leiam, para que nossas mulheres estejam seguras em nossas comunidades.

5. A História de Despereaux, de Kate DiCamillo ⭐️⭐️⭐️⭐️ (4/5)

Eu peguei este na Biblioteca porque estava à procura de um livro mais tranquilo e, ao mesmo tempo, bem escrito. Eu sabia que A História de Despereaux era um clássico da literatura americana, e penso que de maneira justificada. A narrativa se desenvolve muito bem, os personagens são bem desenvolvidos e a leitura é gostosa. Recomendo a qualquer pessoa que gosta de ficção e quer algo mais leve e, como eu disse, ainda assim bem escrito.

Outras leituras:

What Is Nintendo?, de Gina Shaw ⭐️⭐️⭐️⭐️ (4/5)

The Atlas of Us, de Kristin Dwyer ⭐️⭐️⭐️⭐️ (4/5)

Confissões de um Chef, de Anthony Bourdain ⭐️⭐️⭐️⭐️ (4/5) *esse livro contém linguagem inapropriada

Amêndoa, de Sohn Won-Pyung ⭐️⭐️⭐️⭐️ (4/5)

Melhor que os Filmes, de Lynn Painter ⭐️⭐️⭐️ (3/5)

Nada Mais a Dizer, de Karen M. McManus ⭐️⭐️⭐️ (3/5)

Today Tonight Tomorrow, de Rachel Lynn Solomon ⭐️⭐️⭐️ (3/5)

God’s Smuggler To China, de Brother David ⭐️⭐️⭐️ (3/5)

In the Orbit of You, de Ashley Schumacher ⭐️⭐️⭐️ (3/5)

O Fabuloso Destino de Liv, de Emma Lord ⭐️⭐️⭐️ (3/5)

É o que eu faço: A vida de uma fotógrafa no amor e na guerra, de Lynsey Addario ⭐️⭐️⭐️ (3/5)

An Open Door: A True Story of Courage in Congo, de Maud Kells ⭐️⭐️⭐️ (3/5)

Cobble Hill, de Cecily von Ziegesar ⭐️⭐️ (2/5)


*Como funcionam minhas notas:

⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ (5/5) – Livro que recomendo entusiasticamente a todos que leiam.

⭐️⭐️⭐️⭐️ (4/5) – Livro que recomendo, muito bom.

⭐️⭐️⭐️ (3/5) – Livro mediano, recomendo somente se houver tempo extra para lê-lo.

⭐️⭐️ (2/5) – Não leria novamente e não recomendaria, mas também não creio ser absolutamente ruim.

⭐️ (1/5) – Livro muito ruim, não recomendo.