Minhas leituras de 2021
Veja as leituras dos anos passados: 2018 // 2019 // 2020
Aqui estou eu de novo para compartilhar minhas leituras do ano! Estou animada porque esse foi o ano que mais li na vida — 25 livros no total, que era a minha meta (posso ouvir um “aleluia irmãos”?). A leitura foi um tanto ampla em conteúdo, mas eu ainda leio principalmente meu gênero favorito — não-ficção teológica.
A razão pela qual pude alcançar meu objetivo com uma criança pequena em casa foi que 15 dos 25 livros foram em formato de áudio (com 8 físicos e 2 e-books).
Meu maior aliado foi um aplicativo pago chamado Scribd (que é basicamente um Netflix incrível para livros), com 17 dos livros da minha lista tendo sido lidos/ouvidos nele! Eu também usei nossa biblioteca local (embora eu tenha alugado apenas 2 livros e planeje fazer muito mais uso no próximo ano!), e finalmente as outras 6 leituras foram de livros físicos comprados ou doados/presenteados.
Como fiz ano passado, vou compartilhar todos os livros com as notas (e a explicação das estrelas ao final do post), e colocar um breve comentário do TOP 5.
Top 5
1. Untangling Emotions: God’s Gift of Emotions, J. Alasdair Groves e Winston T. Smith (sem tradução na época da postagem) ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ (5/5)
Às vezes, acreditamos na mentira de que as emoções são uma coisa moral bem definida – a alegria é boa, a culpa é má. Mas e se você estiver feliz por finalmente ver seu inimigo sofrer; ou culpado por um pecado que você escondeu por muito tempo, que então o leva a confessar? As emoções são muito mais complexas do que pensamos, e a regra de Groves e Smith de identificar, examinar, avaliar e agir de acordo com nossas emoções é uma ferramenta prática para nos ajudar a ir além da dualidade do bom e do mau. A seção sobre como envolver emoções especialmente difíceis (medo, raiva, tristeza, culpa e vergonha) faz com que o livro valha a pena por si só, mas a verdade é que cada página contém palavras de cura. Que livro maravilhoso! Eu recomendo fortemente para qualquer um que, como eu, não sabe o que fazer com suas muitas emoções, mas também para aqueles que acreditam estar “equilibrados” com suas emoções – acredite em mim, você também precisa deste livro.
2. O Conhecimento de Deus, J. I. Packer (lido no original em inglês) ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ (5/5)
Há algo nos escritos de J. I. Packer que você não encontra na maioria dos autores teológicos contemporâneos — autoridade. Conforme você lê “O Conhecimento de Deus”, você não encontra nenhum “eu acho”, mas sim muitos “assim diz o Senhor em Sua Palavra”. Packer não está interessado em compartilhar suas opiniões ou se tornar conhecido; tudo o que ele pretende fazer é pregar a Palavra de Deus, que ele claramente acreditava ser suficiente. Cada capítulo deste livro é precioso e parece um sermão, com ensino bíblico profundo finalizado com aplicação pessoal para o leitor. Não é de se admirar que “O Conhecimento de Deus” seja um clássico cristão. Eu ousaria dizer que todo cristão deve ler este livro, não apenas para os interessados em teologia, mas todos que se dizem seguidores de Cristo.
3. The Wisdom Pyramid: Feeding Your Soul in a Post-Truth World, Brett McCracken (sem tradução na época da postagem) ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ (5/5)
Temos muitos líderes e pensadores cristãos nos dizendo para virarmos as costas para as plataformas de mídia social e abandonarmos qualquer tipo de entretenimento “inútil” para ir para o “verdadeiro trabalho ministerial”. Mas o que Brett McCracken oferece em “The Wisdom Pyramid” é uma abordagem diferente e muito mais bíblica — não uma demonização completa das mídias, mas uma redenção e colocação delas em seu devido lugar. Usando a pirâmide alimentar como inspiração, McCracken nos mostra que, para ganhar sabedoria, precisamos de uma ingestão equilibrada da Bíblia, da Igreja, da natureza, dos livros, da beleza e, sim, das mídias, nessa ordem. Quando colocamos tudo em seu devido lugar, podemos cultivar mentes saudáveis. Gostei deste livro por sua abordagem esperançosa e bíblica. Prático, bem escrito e fácil de ler. Uma mensagem necessária para nossos tempos confusos e desequilibrados.
4. Invisível: O dom de permanecer escondido em um mundo que ama ser notado, Sara Hagerty (lido no original em inglês) ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ (5/5)
O Senhor Jesus sabe o quanto eu precisava desta mensagem. Enquanto eu lia “Invisível”, lentamente me vi desejando estar escondida em Deus, desaparecendo para o mundo e ficando apenas sob os Seus olhos. Sara me ensinou a perguntar “o que Deus pensa de mim?” nos momentos em que eu achava que a vida estava sendo desperdiçada. Senhor, o que pensas de mim quando estou lavando pratos, dobrando roupas ou trocando fraldas? Me amas tanto nesses momentos quanto nos que estou fazendo coisas “úteis”? A resposta é sim. Sim ele ama. Eu amo os momentos invisíveis sob o olhar de Deus.
5. Procurei Alá, Encontrei Jesus: A emocionante jornada de um muçulmano piedoso que abraça o evangelho, Nabeel Qureshi (lido no original em inglês) ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ (5/5)
Eu devorei este livro e o teria feito mais rápido se tivesse uma rotina mais livre. Como é maravilhoso ver um homem totalmente comprometido com a verdade dos fatos, e com Deus ao mesmo tempo. A história de Nabeel é poderosa não apenas por causa da explicação dos fatos sobre o Islã, mas principalmente porque mostra a beleza de amizades verdadeiras. David foi meu “personagem” favorito da história, e desejo ser mais parecida com ele! Louvado seja nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo por resgatar Nabeel Qureshi e por trazê-lo em segurança para o Lar Celestial. Estou ansiosa para encontrar meu irmão Nabeel no céu.
Outras leituras
(Desculpem, mas fiquei com preguiça de pesquisar quais desses existem em português… nada que uma pesquisa no Google não resolva, caso tenham interesse em algum).
Who Is Jesus? (Crucial Questions #1), R.C. Sproul (5/5) ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Winter’s Promise (La Passe-Miroir #1), Christelle Dabos (5/5) ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Gentle and Lowly: The Heart of Christ for Sinners and Sufferers, Dane C. Ortlund (5/5) [RELEITURA] ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
The Expulsive Power of a New Affection, Thomas Chalmers (5/5) ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Homeschool Bravely: How to Squash Doubt, Trust God, and Teach Your Child with Confidence, Jamie Erickson (5/5) ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Risen Motherhood: Gospel Hope for Everyday Moments, Emily Jensen, Laura Wifler (5/5) ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
The Tech-Wise Family: Everyday Steps for Putting Technology in Its Proper Place, Andy Crouch (4/5) ⭐️⭐️⭐️⭐️
The Missing of Clairdelune (La Passe-Miroir #2), Christelle Dabos (4/5) ⭐️⭐️⭐️⭐️
The Montessori Toddler: A Parent’s Guide to Raising a Curious and Responsible Human Being, Simone Davies (4/5) ⭐️⭐️⭐️⭐️
Hello (from Here), Chandler Baker, Wesley King (4/5) ⭐️⭐️⭐️⭐️
Friendish: Reclaiming Real Friendship in a Culture of Confusion, Kelly Needham (4/5) ⭐️⭐️⭐️⭐️
Identity Theft: Reclaiming the Truth of our Identity in Christ, Melissa B. Kruger (edição) (4/5) ⭐️⭐️⭐️⭐️
The Tombs of Atuan (Earthsea Cycle #2), Ursula K. Le Guin (4/5) ⭐️⭐️⭐️⭐️
The Storied Life of A.J. Fikry, Gabrielle Zevin (4/5) ⭐️⭐️⭐️⭐️
The Secret, Book & Scone Society (Secret, Book, & Scone Society #1), Ellery Adams (3/5) ⭐️⭐️⭐️
Greenwood, Michael Christie (3/5) ⭐️⭐️⭐️
Enough about Me: Find Lasting Joy in the Age of Self, Jen Oshman (3/5) ⭐️⭐️⭐️
The Making of Biblical Womanhood: How the Subjugation of Women Became Gospel Truth, Beth Allison Barr (2/5) ⭐️⭐️
The Murder of Roger Ackroyd (Hercule Poirot #4), Agatha Christie (2/5) ⭐️⭐️
META PARA 2022: Na verdade, estou reduzindo minha meta para 18 livros no próximo ano. Quero garantir que eu não exagere e mantenha espaço para APRENDER, e não apenas CONSUMIR conhecimento. Também quero estar presente com minha filha sem sentir a necessidade de ter um áudio-livro nos ouvidos enquanto estou com ela. A outra diferença é que eu quero que pelo menos 1/3 dos livros de 2022 sejam ficção (então, 6).
Agora me diga – qual foi o SEU livro favorito de 2021? 🙂
*Como funcionam minhas notas:
⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ (5/5) – Livro que recomendo entusiasticamente a todos que leiam.
⭐️⭐️⭐️⭐️ (4/5) – Livro que recomendo, muito bom.
⭐️⭐️⭐️ (3/5) – Livro mediano, recomendo somente se houver tempo extra para lê-lo.
⭐️⭐️ (2/5) – Não leria novamente e não recomendaria, mas também não creio ser absolutamente ruim.
⭐️ (1/5) – Livro muito ruim, não recomendo.
Adendo importante: não vou fazer comentários de justificação das minhas notas nem sucumbir a qualquer tipo de pressão para me posicionar sobre elas. Todos nós temos o direito à livre expressão. Você não é, de maneira alguma, obrigado a concordar com minhas notas, mas também não tem o direito de exigir que eu as justifique ou mude de ideia sobre elas. Além disso, essas notas são baseadas na primeira leitura de cada livro. Se algum dia eu o pegasse para ler novamente, é possível que a nota seja diferente (melhor ou pior).
2 Comments
Obrigada por compartilhar essa lista, Francine! Me deu um incentivo a mais para iniciar algumas leituras em 2022!
Um livro que li, bem diferente do que eu estou acostumada mas que eu achei bem legal foi “5 cidades que mudaram o mundo”
2 Trackbacks