Minhas leituras de 2018
Acabei lendo mais livros em 2018 do que eu pensei que faria. Ainda que pareça pouco no total, foi mais do que eu costumava ler, e bem mais do que li em 2017, então estou feliz. Segue uma lista dos títulos, em ordem de preferência, com uma breve opinião sobre cada um.
1. Caminhando com Deus em meio à dor e ao sofrimento, Timothy Keller – ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ (5/5)
Meu primeiro livro do ano foi o meu preferido. Sabe aquela pergunta que todos fazem em algum momento da vida, “Por que existe sofrimento no mundo”? Keller a responde de forma magnífica. A frase “Deus tem cicatrizes” vai ficar marcada em mim para sempre, me ajudando em momentos difíceis da vida. A leitura é um pouco difícil às vezes (um tanto técnica), mas nada que faça o leitor desistir da obra.
2. Gay Girl, Good God (“Garota Gay, Deus Bom”, sem publicação em português), Jackie Hill-Perry – ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ (5/5)
Eu conhecia Jackie por sua carreira musical, mas quando descobri sua escrita, fiquei encantada desde o primeiro capítulo. Nessa obra, uma espécie de memoir, Jackie nos conta sua história – desde os anos vivendo como homossexual até a conversão a Jesus Cristo. A escrita é uma mistura de narrativa e poesia, lindo demais. Recomendo o áudio-livro – a história se faz “viva” de maneira especial na voz da própria autora. O livro é novo, lançado esse ano, mas já ganhou alguns prêmios nos EUA no meio cristão.
3. O Segredo Espiritual de Hudson Taylor, Dr. and Mrs. Howard Taylor – ⭐️⭐️⭐️⭐️ (4/5)
Biografias são especiais para mim (foram 4 dos 10 livros que li esse ano!). É preciso ler sobre como os santos do passado (e contemporâneos) viveram para que tenhamos mais paz e aceitação em nossas próprias vidas. Hudson Taylor foi um missionário na China, vivendo de forma completamente dependente de Deus (ele não pedia ofertas, por exemplo, apenas orava por elas). A história de sua vida foi escrita pelo filho e nora.
4. Uma Voz ao Vento, Francine Rivers – ⭐️⭐️⭐️⭐️ (4/5)
Posso dizer, com tranquilidade, que esse livro mudou minha forma de ver a vida cristã. O livro conta a história fictícia de Hadassa, uma judia cristã vendida como escrava após a queda de Jerusalém. Francine Rivers descreve de forma brilhante a vida no Império Romano, e dá para perceber o quanto de pesquisa aconteceu para que a obra fizesse jus à realidade desse período histórico. Depois dessa leitura consigo ver o Novo Testamento com outros olhos, relacionando-o ao período histórico. É o primeiro livro de uma trilogia, mas se não me engano a Editora Verus publicou apenas esse em português.
5. Amor de Redenção, Francine Rivers – ⭐️⭐️⭐️⭐️ (4/5)
Minhas amigas me falaram desse livro por meses antes que eu realmente o pegasse para ler. Eu confesso que tinha certo preconceito com ficção cristã, que sempre julguei melosa e superficial. Mas Amor de Redenção é tudo menos isso. A história da prostituta Angel e seu marido Michael me deixaram sem ar em vários momentos, e eu devorei o livro em poucos dias. (ATENÇÃO: Não recomendo essa obra para adolescentes, por causa da temática difícil que inclui prostituição, abuso sexual, pedofilia, entre outros)
6. Daring to Hope (“Ousando ter Esperança”, sem publicação em português), Katie Davis Majors – ⭐️⭐️⭐️⭐️ (4/5)
Em 2013 eu li a primeira obra de Katie (quando seu sobrenome era somente Davis) chamada “Beijos da Katie”, e sua história de vida me marcou profundamente. Norte-americana, rica e bem-sucedida, Katie deixou tudo para trás aos 19 anos e foi ser missionária na Uganda, onde acabou adotando 13 filhas. Nesse segundo livro Katie continua nos contando do que Deus tem feito através (e apesar) de sua vida naquele país. Eu fiquei muito feliz em ver um relato missionário tão sincero e vulnerável, algo que nem sempre acontece nesse gênero literário.
7. A Chance to Die, Elisabeth Elliot ⭐️⭐️⭐️⭐️ (4/5)
Extenso relato da vida de Amy Carmichael, uma missionária Irlandesa na Índia.
8. Mulher, Cristã e Bem-Sucedida, Carolyn McCulley & Nora Shank ⭐️⭐️⭐️ (3/5)
Fiquei feliz que a Editora Fiel tenha aberto o diálogo sobre mulher cristã e trabalho publicando essa obra no Brasil.
9. An Echo in the Darkness (“Um Eco na Escuridão”, sem publicação em português), Francine Rivers ⭐️⭐️⭐️ (3/5)
Livro sequência ao “Uma Voz ao Vento”. Para ser sincera somente o li para saber como a história continuava. Na minha opinião Francine Rivers podia ter escrito tudo em uma obra só.
10. Louco Amor, Francis Chan ⭐️⭐️⭐️ (3/5)
Nessa obra o pastor Francis Chan desafia todo cristão a sair da zona de conforto e viver de forma radical por Jesus.
Meu objetivo para 2019 é ler mais livros do que em 2018 e também ler mais autores nacionais. E você, o que leu? Me conte nos comentários seu livro preferido de 2018!
14 Comments
Obrigada Fran por suas inspirações! Com certeza vou fazer uma lista para 2019.. Que Deus continue te abençoando através de boas leituras!
Amo posts assim! Então, este ano li acho que a mesma quantidade que você, inclusive estou finalizando Amor de Redenção (muito bom). C.S. Lewis (cristianismo puro e simples, o peso da glória, e uma crônica de Nárnia), John Bunyan com o Peregrino, e alguns nacionais estão na minha lista. Foi um ano de boas leituras, e pro ano que vem quero ler alguns clássicos também, minha maior barreira é a procrastinação e as vezes uma “ressaca literária” após certas leituras, mas sigamos caminhando. <3
Bom o melhor que li em 2018 foi por indicação sua (se não me engano) “Mentira em que as mulheres acreditam e a Verdade que as liberta” é espetacular, me abriu os olhos! Também li “Idolos do coração” , li “Nicolae” da série Deixados para trás e estou lendo “Cristianismo Puro e Simples” do C.S. Lewis e também “O que Jesus Espera de seus seguidores” do John Piper
Um que eu amei demais foi Lutando contra a incredulidade, de John Piper. Incrível!
Ego transformado, de Tim Keller, tbm é maravilhoso.
Li Beijos da Katie esse ano e ficou com o posto de melhor leitura do ano ao lado de Constrangidos pelo Amor, li também Mulheres fiéis e Seu Deus Maravilhoso que foi uma leitura incrível também. Amo os livros da Francine Rivers e outra autora de ficção cristã que conheci esse ano e gostei muito foi a Karen Kingsbury.
Meu preferido desse ano foi “Cristianismo Puro e Simples”, do C.S Lewis, li também todas as Crônicas de Narnia, Cartas de um diabo a seu aprendiz, Mulheres da Palavras (Jen Wiken), entre outros, estou terminando Depressão e Graca (Wilson P. Jr)… Em 2019 quero ler mais livros de teologia. <3
Ah, o primeiro lido em 2018, foi 21 dias com minha amiga Elisabeth Elliot, e confesso, ganhei forças pra continuar após algumas perdas dolorosas. Obrigada por escrevê-lo! ^^•
O primeiro livro que li neste ano foi de sua autoria, “Você no Ministério Infantil” super recomendo, indiquei pra muita gente, inclusive. 😀
Um livro que me impactou bastante foi o “Ego Transformado” do Timothy Keller, também li “O Verdadeiro Evangelho” do Paul Washer ( recomendo demais) e “Formosura Feminina” , da Anne Ortlund, este eu recomendo para todas as mulheres, desde adolescentes até idosas, é maravilhoso.
Espero em 2019 ter um bom ritmo de leituras. Obrigada pelas indicações.
Aonde encontro o livro “Formosura feminina”?
Favoritos de 2018:
– Vislumbres da Graça
– Exercita-te na piedade
– Feminilidade Radical
– Mulheres em apuros ♡
Minha meta é ler 100 livros ano que vem. Já montei metade da minha lista. Quero ler esses que você indicou 🙂
Oi. Sei que não tem nada haver com o post, mas eu estava assintindo uns vídeos no canal(por isso cheguei aqui), e vc falava sobre um fórum, onde conversariam umas com as outras. Goataria de saber como ficou resolvido. Sinto tanta falta de uma amiga cristã para canversar, alguém que talvez pudesse me entender. Não conheço nenhuma mulher cristã madura e sinto falta de Conselho, de ajuda para minha espiritualidade, me sinto em conflito nessa fase de minha vida. Obrigada desde já.
Se “Louco Amor” que foi o melhor livro que li ano passado recebeu um 3/5 eu, com toda certeza, tenho que ler os outros que você indicou.
Achei bem legal essa lista!Será que tem algum livro da Elisabeth Elliot em portugues?
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me? https://www.binance.info/uk-UA/join?ref=YY80CKRN
5 Trackbacks