Quando ele gosta de você mas você não sente o mesmo

Artigo escrito originalmente por Erin Davis, e publicado aqui.
Traduzido, com permissão, por Francine Veríssimo.

Então tem um rapaz na sua vida e ele gosta de você mas você não sente o mesmo. Ele não é seu tipo. E aí? Aqui estão seis maneiras de rejeitar alguém de forma positiva.

  1. Fale com Deus antes de falar com ele

Antes de falar com o rapaz demonstrando interesse, leve a situação a Deus. Eu não suportava meu marido no começo. Eu pensei que ele não fazia meu tipo. Alguns anos depois, eu praticamente corri pelo corredor da igreja para ser sua esposa e agora, catorze anos depois de dizer “sim”, eu não consigo imaginar ninguém mais perfeito para mim.

O que mudou?

Honestamente, grande parte foi apenas maturidade. O que me atraia em um rapaz quando eu era uma adolescente não me animava mais, conforme eu cresci. Mas, também, olhando para trás eu consigo ver o Senhor amaciando meu coração e me ensinando a confiar que Ele cuidava da minha vida amorosa. Eu não estou dizendo que isso ocorre 100% das vezes, mas é uma possibilidade que o rapaz que parece não ter nada a te oferecer agora seja um grande parceiro no futuro. Ao invés de automaticamente rejeitá-lo baseado no que você sente agora, ore por isso. Aqui estão algumas coisas específicas para orar:

– Peça ao Senhor que te mostre que esse rapaz tem a imagem de Deus (Gn. 1:27) e que ele foi feito de modo especial e admirável (Sl. 139:14 – NVI).

– Peça ao Senhor que te ensine o que faz um bom marido para além do encantamento inicial.

– Peça ao Senhor que te ajude a estar mais preocupada em ser uma boa amiga e uma futura esposa do que em ter um rapaz perfeito.

  1. Coloque todos os rapazes na categoria de “irmão”

Porque nós somos cristãos, nós estamos na família de Deus. Isso significa que qualquer namorado potencial que seja um cristão é também seu irmão em Cristo. Isso significa que eles merecem ser tratados com toda bondade e respeito que você ofereceria a alguém de sua própria família.

João 13:34-35 diz assim, “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros.

Baseado em como você rejeitar esse rapaz, as pessoas saberão se você é uma discípula de Cristo ou não.

Mesmo se você não quiser namorá-lo, lide com o coração dele com cuidado.

Mesmo se você não quiser namorá-lo, lide com o coração dele com cuidado. Click To Tweet
  1. Se recuse a falar sobre isso pelas costas dele

Se coloque no lugar dele por um minuto. Imagine que você é quem gosta dele e o sentimento não é mútuo. Como você se sentiria se ele:

Falasse para todos os seus amigos o porquê de não gostar de você. Perguntasse para milhares de pessoas sobre como te rejeitar. Postasse com frequência em suas redes sociais sobre a menina que ele realmente gosta.

Ia ser péssimo, certo? Você não precisa falar sobre isso pelas costas dele para mandar mensagem de que não está interessada. Fale com Deus sobre isso e fale com o rapaz sobre isso. Corte e recuse a fofoca sobre a situação.

O homem que não tem juízo ridiculariza o seu próximo, mas o que tem entendimento refreia a língua. Quem muito fala trai a confidência, mas quem merece confiança guarda o segredo.” (Pv. 11:12-13)

  1. Não o use para se sentir melhor sobre você mesma

Vamos ser sinceras. Faz bem se sentir querida, não é? Mesmo que o rapaz que goste de nós não seja alguém em quem temos interesse, a atenção é lisonjeira. Por causa disso, nós somos tentadas a continuar a provocar a atenção dele mesmo se não tivermos intenção de começar um relacionamento. Isso não é justo, e pode nos colocar em um jogo perigoso onde nós gravitamos ao redor de qualquer cara que nos mostre um pouco de atenção.

Então repita comigo…

“Eu não me importo se algum rapaz gosta ou não de mim. Meu valor vem de Deus.”

Recuse a si mesma tratar esse rapaz e seu coração como ioiôs. Se você gosta dele, deixe ele te conquistar. Se você não gosta dele, não envie mensagens e sinais confusos só para alimentar seu ego.

  1. Lide com isso face a face

Eu sei que conversas difíceis são mais fáceis de ter por mensagens de texto ou redes sociais, mas interpretações erradas podem ocorrer tão facilmente nesse contexto. Se você não está interessada em um rapaz, diga a ele pessoalmente.

  1. Apenas encoraje

Para ser uma pessoa que rejeita com graça, use Efésios 4:29 como seu guia.

“Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.”

Não dê rodeios. Se você não vê um relacionamento acontecendo, diga a verdade. Mas, também use a oportunidade para encorajá-lo (sem se insinuar). Você percebe que ele está firme na fé? Diga a ele. Você vê ele crescendo em Cristo? Diga a ele. Você ficou agradecida pela maneira que ele te elogiou e tentou te conquistar? Diga a ele. Dê graça e o encoraje.