Qual é o meu chamado? {Jessie Responde}

Artigo escrito originalmente por Jessie Minassian, e publicado aqui.
Traduzido, com permissão, por Francine Veríssimo.

P: Como você pode saber qual o chamado de Deus para sua vida? Eu sei que muitas pessoas perguntam isso, e que ninguém pode te dar uma reposta direta de “é isso”, mas eu iria amar ouvir sua opinião sobre o tema.

R: Bem, como você havia suspeitado, eu não vou conseguir te dar uma resposta de “é isso” 😉 Mas eu tenho alguns pensamentos sobre o assunto. Então sente de forma confortável e se prepare para ouvir algo que eu gostaria de ter ouvido quando estava no Ensino Médio e na faculdade: Nós temos a tendência de complicar DEMAIS a “vontade” de Deus, “nosso chamado” e como descobrir o que fazer em cada situação específica da vida.

Talvez nossa cultura individualista tenha “grudado” em nós, seguidores de Cristo, porque conseguimos, de alguma forma, transformar nossa caminhada cristã em um labirinto cristão.

Nós desenvolvemos esse pensamento de que só existe um caminho, um plano para cada um de nós, e que se não o encontrarmos, vamos acabar em um lugar chamado “fora da vontade de Deus”. E então nossa busca por um plano individual nos paralisa pelo medo: E se Deus me chamar para ser uma missionária e eu não perceber? E se eu for chamada para ser uma cantora algum dia – isso arruinará minha fé? E se Deus me chamar para fazer algo que eu não quero fazer? E POR FAVOOOOOOOR me diz que eu fui chamada para o casamento!

Não me entenda mal – é algo muito bom querer seguir a Deus e ter certeza de estar em uma direção que Ele aprova. E eu concordo plenamente com examinar nossas vidas para ter certeza de que estamos seguindo sonhos que se alinham com o coração de Deus (que envolvam servir, amar, e morrer para nós mesmas). Mas, se nós fôssemos chamadas a nos afundar e nadar dentro de uma “vontade” ou “caminho” particulares para nossas vidas, é de se imaginar que teríamos alguma evidência disso nas Escrituras.

Você sabe o que nós realmente encontramos sobre nosso “chamado” na Bíblia? Não é o que você pode estar pensando. Apesar de todo esse “barulho” que ouvimos nas igrejas, nos grupos de jovens e entre os adolescentes, as evidências bíblicas para um plano garantido e individualizado são escassas.

A verdade é que nossa ideia de “um chamado de Deus para nossas vidas” é algo que nós cristãos basicamente inventamos. É “Cristianês”. A Bíblia não fala sobre “chamado” no sentido de escolha de carreira, relacionamentos ou faculdade.

Você está tão surpresa quanto eu fiquei quando ouvi isso?

O chamado de Deus não é nada místico. É apenas seguir o que Ele já deixou claro em Sua Palavra. Click To Tweet

Quando nós vemos a palavra “chamado” no Novo Testamento ela quase sempre se refere à salvação – que Deus nos chamou para estar em Sua família, nos salvou do pecado e nos ofereceu nova vida nEle. Aqui estão alguns exemplos: Romanos 11:29, 2 Pedro 1:10 e Hebreus 3:1. E aqui está mais um do apóstolo Paulo:

Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam. (Efésios 4:1)

Viva uma vida “digna do seu chamado” (ou vocação). Esse é nosso propósito, de forma resumida – tomar nossas decisões (em relação a careira, casamento, faculdade e maternidade) à luz da salvação que Deus nos deu.

Não existe uma fórmula mística, nenhum “alvo” que precisamos atingir para estar “na vontade de Deus”.

Eu acho que esse versículo resume isso muito bem:

Conscientes disso, oramos constantemente por vocês, para que o nosso Deus os faça dignos da vocação [chamado] e, com poder, cumpra todo bom propósito e toda obra que procede da fé. (2 Tessalonicenses 1:11, nota minha)

Nossa fé deveria nos mover a fazer boas coisas. Para mim, esse ano, isso singifica escrever livros, me colocar disponível para minhas amigas do lifeloveandgod.com, servir em um lugar de caridade da minha cidade, e me doar generosamente onde quer que o Senhor me colocar. Também significa perdoar meu marido quando ele me chateia, ou acordar mais cedo para ler a Bíblia, ou compartilhar o que Deus tem feito na minha vida com outros.

Minha fé em Deus me guia para fazer essas coisas boas, então elas são a vontade de Deus para mim agora. Se a sua fé te move para compartilhar a verdade de Deus com seus amigos, faça isso. Se te move a se mudar para outro continente, então faça isso. E se você está orando em fé e parece que Deus está abrindo ou fechando portas, guiando você a ficar onde está agora e amar as pessoas que estão na sua vida, então faça isso (sem culpa e com toda paixão do mundo!).

Provérbios 3:5-6 diz que quando nós consideramos Deus em nossas decisões, Ele direciona nossos passos. Não seria maravilhoso se isso quisesse dizer que Deus nos daria um plano para os próximos 5 anos, ou uma mapa detalhado de onde nós iríamos e do que faríamos “algum dia”? Mas, frequentemente, isso significa que Ele nos dará luz suficiente para vermos apenas o próximo degrau. Hoje. Amanhã. O dia seguinte.

E não seria incrível se o “direcionamento” dEle viesse na forma de uma mensagem clara e audível, nos dizendo exatamente o que fazer? Mas, frequentemente, é apenas uma combinação daquilo que gostamos, não gostamos, e das coisas que nos motivam, que se alinham com o coração de Deus (nós vemos aquilo que Ele ama nas páginas da Bíblia, ao invés de vermos um “chamado” pessoal).

Agora, como o apóstolo Paulo e outros personagens da Bíblia descobriram, às vezes Deus nos manda, sim, fazer coisas específicas. E quando Ele faz isso, Ele não deixa muito espaço para dúvida! (Eu estou pensando em Maria, Jonas, e José.) Você saberá o que Ele está mandando você fazer. E nesses momentos, a melhor coisa a fazer é obedecer, porque é isso que significa “andar de acordo com seu chamado” (salvação) – ir a qualquer lugar e fazer qualquer coisa por Aquele que te deu tudo.

Aqui está a melhor parte de tudo isso: LIBERDADE! Você tem liberdade para escolher.

Quando nós paramos de tentar decifrar algum plano místico, nós podemos simplesmente viver nossas vidas com um simples propósito: Conhecer a Cristo e fazê-lO conhecido.

O resto dos detalhes se alinham conforme vivemos, e eles podem ser tão individuais quanto nós somos. É por isso que eu sei que você terá uma grande aventura em sua vida, irmã! Conforme você ama e segue e Deus, Ele será fiel em trabalhar em tudo o que você fizer, experimentar, sacrificar e doar pela glória dEle e para seu bem definitivo (cf. Romanos 8:28-29). Então aproveite a viagem!

Com amor,
Jessie

CONHEÇA MAIS DA JESSIE E DE SEU MINISTÉRIO:
LIFELOVEANDGOD.COM/ABOUT/MEET-JESSIE (EM INGLÊS)

____________________________________

Há alguns anos eu li dois livros que chacoalharam minha vida completamente. O primeiro foi o “Tomando decisões segundo a vontade de Deus“, do Heber Campos Jr, e o segundo “Found: God’s Will“, do John MacArthur. Esses livros me mostraram exatamente o que Jessie mostra aqui: que a vontade de Deus não é um mistério e específica para cada pessoa, e que as decisões que tomo não precisam ser baseadas no medo de “errar” a vontade de Deus.

Ele não tem nada escondido. Sua vontade está clara na Palavra e temos diretrizes para tomar nossas decisões. Agora, dentro dessas diretrizes nós temos também a liberdade de escolha. E isso é maravilhoso! Tira um peso enorme de nossas costas!

Como você enxerga essa questão do chamado, da “vontade de Deus”? Concorda conosco ou discorda? Vamos conversar nos comentários!

Em Cristo,
assinatura