Legalismo

Escolhendo o amor ao invés do legalismo (parte II)

Artigo escrito originalmente por Leslie Ludy, e publicado aqui.
Traduzido, com permissão, por Francine Veríssimo.

LEIA A PARTE I || LEIA A PARTE FINAL

Refletindo Seu brilho

Parece haver dois tipos distintos de pessoas no Cristianismo atual. Há aqueles que abraçaram a versão carnal e mundana do Cristianismo, em nome da “liberdade cristã”, e há aqueles que abraçaram regras impostas por eles mesmos, em uma tentativa de ser “separados do mundo” e estar de bem com Deus. Nenhum desses extremos reflete o coração ou natureza de Cristo.

Mas, há um outro tipo de cristãos que Deus está levantando, aqueles que são realmente separados para seu Rei celestial. Eles não são escravos do legalismo mas também não estão amarrados a uma vida carnal e comprometedora. Como Krissy, eles são amáveis, alegremente rendidos a Jesus Cristo, e continuamente purificados e refinados pelo Seu Santo Espírito. Suas vidas refletem Sua pureza, Seu amor, Sua santidade, e Seu brilho – não através de auto-esforço, mas através do poder de capacitar do Espírito de Deus que vive neles. Como Oswald Chambers tão eloquentemente explica, “Nós devemos ser perfeitos, não por luta ou esforço, mas por tomar parte dAquele que é perfeito.”

Enquanto você busca ser consagrado a Cristo, Satanás quer nada mais do que te distrair de uma verdadeira separação e te colocar ou na escravidão do legalismo (santidade autoconstruída) ou da libertinagem (viver autogovernado e na carne). Eu gostaria de compartilhar alguns princípios importantes que podem te ajudar a evitar essas duas armadilhas e manter seus olhos na Verdadeira Fonte da separação para Deus.

Liberdade do Legalismo

Mesmo depois de eu ter compreendido a verdadeira separação para Deus, eu comecei a perceber o quão fácil era deixar minhas decisões e escolhas virem de uma atitude de dever e não de uma entrega alegre. Eu queria tanto estar correta diante de Deus que, por vezes, acreditei na mentira de que dependia de mim mesma manter minha vida no caminho certo.

Eu me esforcei para vestir roupas que honravam a Deus, falar palavras que honravam a Deus, e conduzir meu comportamento de forma bíblica. Era fácil cair na armadilha de fazer todas as coisas certas, mas pelos motivos errados. Quando isso acontecia, eu perdia minha alegria e me sentia sufocada pela ideia de ser separada para Cristo.

Um dia, um simples mas profundo versículo do livro de Judas me ajudou a entender melhor as coisas:

“Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria.” Judas 1:24 -NVI

Enquanto eu lia aquelas palavras poderosas, eu era relembrada de que Cristo – e somente Ele – é que podia me impedir de cair. Meu trabalho não era fazer uma lista de “coisas corretas a fazer” para obedecer. Na verdade, meu trabalho era simplesmente permanecer em Cristo. Se eu fizesse isso, Ele me impediria de cair.

1 João 3:6 também fala desse princípio: “Qualquer que permanece nele não peca.” Enquanto nós permanecemos em Cristo, Ele nos guia, nos direciona, nos purifica do pecado, e nos dá convicção quando ela se faz necessária. Em outras palavras, nossas vidas só poderão ser realmente puras e agradáveis a Ele quando elas forem um transbordar de um relacionamento íntimo com Ele. Que liberdade incrível! Se queremos uma vida justa, devemos focar em permanecer nEle, e deixar que Ele faça o resto, por Sua graça.

Permanecer em Cristo é o passo mais importante para encontrar liberdade do legalismo. Se você não tem certeza de onde começar, eu te encorajo a meditar nas palavras de João 15, quando Jesus nos diz o que realmente significa permanecer nEle, e nos relembra que “sem [Ele] vocês não podem fazer coisa alguma.” (João 15:5)

Para somar ao conhecimento de como permanecer em Cristo diariamente, aqui estão duas importantes dicas para ser livre da armadilha do legalismo:

Um: Não idolatre suas convicções pessoais

Quando os outros pensam em você, eles pensam mais em suas opiniões e escolhas pessoais do que pensam sobre Cristo? Se for assim, então isso é um sinal de que você tem colocado suas próprias opiniões e convicções em um patamar muito alto em seu coração. Claro, isso não quer dizer que as pessoas não devam ser impactadas ao ver você vivendo suas convicções.

Mas as pessoas serão mais facilmente atraídas ao Evangelho ao sentirem a atitude e natureza de Cristo exalando de você, e não ao perceberem que seus filhos se sentam quietos na igreja ou que você sempre usa saias longas ao invés de calças. Quando as convicções pessoais são colocadas acima de Cristo, elas nos fazem susceptíveis ao farisaísmo e orgulho espiritual.

Lembra do exemplo de Krissy? Era sua atitude alegre e seu espírito altruísta que as pessoas notavam, e não somente suas roupas ou se ela saía ou não com um rapaz na sexta à noite.

As pessoas devem ver Cristo em você e não sua saia comprida ou defesa do namoro de côrte. Click To Tweet

As pessoas devem primariamente te ver como cristã, e não como uma pessoa que se veste com modéstia, ou defensora do namoro de côrte. Se você encontra mais satisfação em suas opiniões e escolhas do que no simples, incrível, espantoso fato de que você é uma filha do Rei, então suas convicções certamente viraram um ídolo em sua vida.

Se algum dia você for jogada na cadeia por sua fé em Cristo, com certeza não será seu exemplo de usar longas saias ou ensinar disciplina aos seus filhos que impactarão os guardas e seus colegas de cela pelo Evangelho. Será, na verdade, sua esperança, sua fé, sua gentileza, sua coragem e, mais importante, seu amor. Como diz em 1 Coríntios 13, qualquer outra demonstração de nosso Cristianismo tem menor importância.

Como você pode perceber se uma convicção virou um ídolo em sua vida?

Primeiro, avalie suas crenças sobre de onde sua justiça e justificação vêm. Você acredita ser aceita por Deus por causa de suas preferências de estilo de vida, ou simplesmente porque você “está em Cristo” (cf. Romanos 8:1)? Se você está procurando segurança espiritual em qualquer coisa fora de Cristo, então você não está andando na realidade do Evangelho. Tome algum tempo para meditar no que significa ser vestido da justiça dEle e não na sua própria.

Em segundo lugar, pergunte a si mesma onde está sua identidade. Se você é mais conhecida por suas opiniões do que por seu exemplo de Cristo, é provável que você precise reajustar suas prioridades. Isso não significa que você deva jogar todas as suas convicções pela janela e ir para o outro oposto. Mas, significa que você deve mudar o foco. Peça a Deus pela graça de centralizar sua vida em Jesus, e fazê-lO seu verdadeiro Norte. E quando você começar a se afastar desse Norte, peça a Ele que gentilmente coloque seu olhar de volta onde ele deve estar.

____________________________________

Na semana que vem continuaremos a acompanhar essa série, ver o segundo ponto, “Guarde-se de um espírito crítico”, e sobre como usar bem a nossa liberdade.

Em Cristo,
assinatura

LEIA A PARTE I || LEIA A PARTE FINAL