Onde/Em quem você tem colocado a sua identidade?

Panorama dos vídeos:

Vídeo 1 – O Problema

Nesse vídeo falamos de uma questão muito comum que tenho visto na vida das meninas e mulheres ao meu redor: o problema da identidade, que eu defino como aquela necessidade, quase que inconsciente, que temos de receber afirmação de quem somos de alguém ou algo exterior a nós – que não seja Cristo. Isso pode acontecer em relacionamentos amorosos (inclusive com o ex)/de amizade/familiares, etc. Pode acontecer também com coisas, como uma carreira, sonhos, compras, comida, etc. Qualquer coisa que você precisa para te afirmar; qualquer coisa ou pessoa em quem você tem depositado tua identidade.

Não só isso, esse pecado gera consigo vários outros pecados, como a insegurança, a autocomiseração, a inveja, o ciúme e, por vezes, até sentimentos violentos e de ódio.

Frases:

– “Como a gente define um relacionamento assim? É aquele em que você só se sente algo se aquela pessoa te disser que você é [de fato] algo. Você só se sente amada se aquela pessoa te amar. Pode ser que o mundo inteiro te ame, mas se aquela pessoa não te ama, você não consegue se sentir amada, ou digna de amor.”

– “Uma vez que você coloca sua identidade em alguém, você quer possuir aquela pessoa, porque ela carrega muito de você nela. E isso causa o ciúmes.”

– “É a tua escolha responder ao pecado dos outros com pecado, ou responder com compaixão e misericórdia, sabendo que Deus é suficiente para você.”

É tua escolha responder ao pecado dos outros com pecado, ou com compaixão e misericórdia. Click To Tweet

Vídeo 2 – A Resposta

Depois de perceber o problema em mim, quis buscar a resposta para ele na Palavra, afinal é só nela que encontramos nossas soluções.

Frases:

– “Cantares 4:7 é Cristo falando com a Igreja. Agora pensa comigo, aquela igreja, composta de humanos, que às vezes a gente vai e vê cada coisa que a gente pensa ‘não vou voltar nunca mais’… É à essa Igreja, cheia de seres imperfeitos, de seres completamente pecadores, que Jesus está dizendo, ‘Em você não há defeito algum’. O único motivo pelo qual Deus pode dizer isso a nós, é porque quando Ele olha para nós, não é a nós que Ele vê. É o sangue de Cristo sobre nós.”

– “Ele olha para mim e Ele não vê a sujeira da Francine. Ele olha e vê a pureza do sangue do Filho dEle sobre mim.”

Ele olha para mim e Ele não vê minha sujeira. Ele vê a pureza do sangue do Filho dEle sobre mim. Click To Tweet

– “Nós podemos nos sentir completas em Cristo por sabermos que nós não somos perfeitas, e Ele sabe disso. Ao contrário das pessoas que, por vezes, vão querer que nós sejamos A, ou B, ou C, Deus sabe exatamente o que nós somos e o potencial que temos para ser mais do que somos.”

– “Que a gente pare de querer olhar para o lado, e foque na cruz de Cristo, no sangue dEle derramado por nós, para que nós sejamos dignas, filhas do Rei dos Reis, filhas do Deus Altíssimo – que a nossa identidade esteja toda nisso.”

 

NOTA: É importante lembrar que eu não quero, com esses vídeos, fazer uma “psicologização” barata do problema. Eu compreendo que, existem casos mais sérios que precisam de ajuda profissional. Meu objetivo é que esse vídeo desperte moças que sofrem com esse pecado e que possivelmente ainda não tenham percebido ou não tenham o reconhecido como ele é – um pecado. Eu não sou, de maneira nenhuma, Psicóloga. Sou apenas uma moça querendo conversar com outras moças sobre um pecado que descobri em minha vida e, como amiga, discutir isso com elas para que, juntas, possamos achar nossa solução em Cristo.