Onde/Em quem você tem colocado a sua identidade?
Panorama dos vídeos:
Vídeo 1 – O Problema
Nesse vídeo falamos de uma questão muito comum que tenho visto na vida das meninas e mulheres ao meu redor: o problema da identidade, que eu defino como aquela necessidade, quase que inconsciente, que temos de receber afirmação de quem somos de alguém ou algo exterior a nós – que não seja Cristo. Isso pode acontecer em relacionamentos amorosos (inclusive com o ex)/de amizade/familiares, etc. Pode acontecer também com coisas, como uma carreira, sonhos, compras, comida, etc. Qualquer coisa que você precisa para te afirmar; qualquer coisa ou pessoa em quem você tem depositado tua identidade.
Não só isso, esse pecado gera consigo vários outros pecados, como a insegurança, a autocomiseração, a inveja, o ciúme e, por vezes, até sentimentos violentos e de ódio.
Frases:
– “Como a gente define um relacionamento assim? É aquele em que você só se sente algo se aquela pessoa te disser que você é [de fato] algo. Você só se sente amada se aquela pessoa te amar. Pode ser que o mundo inteiro te ame, mas se aquela pessoa não te ama, você não consegue se sentir amada, ou digna de amor.”
– “Uma vez que você coloca sua identidade em alguém, você quer possuir aquela pessoa, porque ela carrega muito de você nela. E isso causa o ciúmes.”
– “É a tua escolha responder ao pecado dos outros com pecado, ou responder com compaixão e misericórdia, sabendo que Deus é suficiente para você.”
É tua escolha responder ao pecado dos outros com pecado, ou com compaixão e misericórdia. Click To TweetVídeo 2 – A Resposta
Depois de perceber o problema em mim, quis buscar a resposta para ele na Palavra, afinal é só nela que encontramos nossas soluções.
Frases:
– “Cantares 4:7 é Cristo falando com a Igreja. Agora pensa comigo, aquela igreja, composta de humanos, que às vezes a gente vai e vê cada coisa que a gente pensa ‘não vou voltar nunca mais’… É à essa Igreja, cheia de seres imperfeitos, de seres completamente pecadores, que Jesus está dizendo, ‘Em você não há defeito algum’. O único motivo pelo qual Deus pode dizer isso a nós, é porque quando Ele olha para nós, não é a nós que Ele vê. É o sangue de Cristo sobre nós.”
– “Ele olha para mim e Ele não vê a sujeira da Francine. Ele olha e vê a pureza do sangue do Filho dEle sobre mim.”
Ele olha para mim e Ele não vê minha sujeira. Ele vê a pureza do sangue do Filho dEle sobre mim. Click To Tweet– “Nós podemos nos sentir completas em Cristo por sabermos que nós não somos perfeitas, e Ele sabe disso. Ao contrário das pessoas que, por vezes, vão querer que nós sejamos A, ou B, ou C, Deus sabe exatamente o que nós somos e o potencial que temos para ser mais do que somos.”
– “Que a gente pare de querer olhar para o lado, e foque na cruz de Cristo, no sangue dEle derramado por nós, para que nós sejamos dignas, filhas do Rei dos Reis, filhas do Deus Altíssimo – que a nossa identidade esteja toda nisso.”
NOTA: É importante lembrar que eu não quero, com esses vídeos, fazer uma “psicologização” barata do problema. Eu compreendo que, existem casos mais sérios que precisam de ajuda profissional. Meu objetivo é que esse vídeo desperte moças que sofrem com esse pecado e que possivelmente ainda não tenham percebido ou não tenham o reconhecido como ele é – um pecado. Eu não sou, de maneira nenhuma, Psicóloga. Sou apenas uma moça querendo conversar com outras moças sobre um pecado que descobri em minha vida e, como amiga, discutir isso com elas para que, juntas, possamos achar nossa solução em Cristo.
12 Comments
Fran, mais uma vez Deus falou comigo aqui no Graça,
esse fim de semana orei sobre essa dependência de elogios, esse post me fez entender esses sentimentos…
Um abraço 🙂
Coisa boa, Tamires! Glória a Ele! 🙂
Que possamos crescer em dependência dEle e não de homens.
Fran, muuuito forte esses vídeos (no bom sentido é claro rs). Simplesmente Deus falou comigo de forma tão tremenda… Confesso que assistindo aos vídeos agora, percebi nitidamente que tenho muito essa crise de identidade, esse querer seeempre estar tendo os meus valores sendo reafirmados em alguém. E o curioso é que tratando-se de moças cristãs, creio que boa de nós já temos esse conhecimento de que necessitamos realmente é estarmos sempre dependentes de Deus, inclusive quando se trata ter certeza de que podemos nos sentir seguras e bem aceitas pelo que somos, em essência particular de cada um, como por exemplo “A verdadeira Sinara que sou”. Contudo parece que não interiorizamos essa verdade tão libertadora, e o pior é q por muitas vezes não interiorizamos, mas não pq somos incapazes, e sim pelo simples conformismo de querermos ser dependentes de pessoas e coisas que achamos ser boas o suficientes p/ nos completar e nos deixar felizes, todavia são imperfeitas e incompletas como nós, como vc mesma disse no vídeo. Acredito que isso tem sido um dos meus maiores desafios no momento, de no momento da dúvida, do medo, da insegurança, cada vez mais lembrar-me de que Deus é quem precisa me reafirmar. É sobre o que Ele pensa de mim que precisa ser a minha maior preocupação, afinal se estou bem com Deus, creio que certamente estarei em condições de ficar bem com as coisas que realmente valem a pena nessa vida, vida essa que gosto de chamar de “peregrinação”.
Enfim.
Grande beijo, Fran! E que Deus continue te abençoando e te usando poderosamente como canal de bênçãos nas mãos dEle! ^_^
Querida Sinara,
que felicidade me dá que você se abra assim conosco, aqui no Graça.
Eu fico tão feliz também que esses vídeos tenham te ajudado a compreender que nossa verdadeira identidade está no que Cristo fez, e não em quem somos, ou em quem o mundo diz que somos.
Espero que você cresça nesse conhecimento! 🙂
Beijos,
Fran
^_^ Amém!
Falou muito comigo esses dois vídeos, graças ao Pai que o amor Dele é tão grande, capaz de nos mostrar aquilo que precisamos mudar! Eu estava completamente cega em relação à esses pecados envolvendo essa necessidade de aceitação. Pra mim, isso já era algo “normal” da minha personalidade. Mas Deus é tão lindo que me trouxe aqui, que Ele continue te usando sempre Fran, não pare de postar vídeos, vou tentar compartilhar isso com o máximo de pessoas que eu puder, pq sabemos como isso é comum nas jovens. Deus te abençoe Fran, bjsss
Querida Isabela,
que alegria saber que esses vídeos te ajudaram a perceber que isso não é personalidade, é pecado. Que bom que não fugiu da verdade, mas se apegou a ela. Espero que esse seja o primeiro passo de uma caminhada mais firme rumo a Cristo e longe do pecado que todas nós sofremos, da necessidade de aceitação.
Beijos!
Fran
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good. https://accounts.binance.com/fr/register-person?ref=B4EPR6J0
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me. https://www.binance.com/it/register?ref=YY80CKRN
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good. https://www.binance.com/sl/register?ref=VDVEQ78S
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.
1 Trackback