“Você tem que se amar, garota!”
O mundo hoje está um caos. A gente sabe que todas as pessoas, em todas as épocas da história humana, passaram por problemas e dificuldades quando o assunto é a luta para se encaixar nos padrões.
Contudo, nos últimos anos, pudemos observar um boom nesse problema. Ressaltamos não apenas as agruras de ser mulher, destacando uma perspectiva de inferioridade, mas vemos que para combater esse problema, nos filiamos às filosofias da autoestima.
Queridas, eu não estou pregando aqui a autocomiseração e nem dizendo que devemos ser desleixadas com nós mesmas. Não estou dizendo que a mulher cristã e piedosa deve “largar de si mesma” e viver como se fosse primata, na era das cavernas. Também não estou dizendo que os servos de Cristo devem ter o semblante pesado, sem apreciar a vida e sem buscar constantemente melhorar.
O que eu estou dizendo então?
Estou dizendo que a autoestima é verdadeira e duradoura quando abraçada na perspectiva correta, bíblica. Afinal, por que fazemos o que fazemos se um dia tudo vai se acabar? Há sentido em aproveitar o agora? Há sentido em se amar? Minha irmã, eu estou aqui pra te dizer que há sentido no que fazemos, se for para a glória do Senhor.
A passagem da carta de Paulo aos Gálatas, no capítulo 5, versículos 16 e 17 é muito clara ao nos orientar:
Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura seja do vosso querer.
Li no livro “Mulheres em Apuros” da Martha Peace uma vez, e fica aqui a dica dessa leitura, que o amor pela beleza não é nada novo ou atual. Ela nos relembra da lenda grega de Narciso – um belo jovem que ficava olhando tão fixamente para sua imagem refletida em uma lagoa, de tanto amor por si mesmo que tinha, que acabou virando uma flor, como consequência disso. Martha diz, então, que nós, apesar de não termos o exato fim de Narciso, podemos ficar deprimidas e ter pena de nós mesmas se não temos determinada aparência e se não chegamos no nosso objetivo de peso ideal. Sempre somos pegas nos comparando com outras mulheres em todos os lugares aonde vamos.
Não apenas na área da beleza, mas ao achar que somos dignas de todas as honras possíveis, acabamos percorrendo um caminho perigoso de vaidade e idolatria.
Quando não conseguimos alcançar nossos sonhos, o mundo pesa em nós e ficamos deprimidas, estressadas, esmorecidas e aborrecidas com Deus, que simplesmente não nos abençoou o suficiente, como esperávamos.
Minhas irmãs, e se a bênção do Senhor for justamente nos impedir de alcançar os desejos enganosos do nosso coração? E se o amor de Deus por nós for tão grande a ponto dEle bondosamente nos livrar de nós mesmas?
O mundo nos diz que podemos tudo. O mundo nos chama a conquistá-lo para provarmos que somos incríveis, empoderadas, completas!
Cristo nos chama para expandir o Seu reino. Cristo nos chama a proclamá-lO para que todos vejam que Ele é incrível e poderoso!
“Carol, então quer dizer que não devemos nos amar a ponto de buscar nossa melhora pessoal?” Claro que não vou ser hipócrita e dizer que não me preocupo com essas coisas. Tenho 26 anos e uso maquiagem, gosto de roupas bonitas e faço academia (sim, com a meta de emagrecer). Mas a questão é: Por que fazer isso? Como posso trazer a Deus a glória com essas coisas?
Como posso testemunhar do Senhor com minha vestimenta, com meu trabalho secular, com meu corpo saudável e minha alimentação, dando o melhor de mim em tudo isso? Como posso servir melhor pela causa do Reino com essas melhoras?
Temos uma visão tão pequena de propósito, que somos influenciadas pela sociedade até ao ler a Palavra. Não pedimos iluminação ao Santo Espírito e sim buscamos versículos que justifiquem nossas ações que nos fazem bem.
Não faça isso, minha amiga. Você pode ler aqui no Graça um artigo sobre teologia para mulheres e sobre a necessidade de termos a mente de Cristo. Não despreze o estudo profundo das Escrituras e não evite conhecer o seu real propósito nesse mundo, a sua verdadeira beleza e seu verdadeiro valor perante o Senhor.
A Palavra nos diz:
Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente. Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz; e quem come para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come para o Senhor não come e dá graças a Deus. Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor. (Romanos 14: 5-8)
Julgar-se sempre em comparação com a vida e as decisões que os outros fazem pra si pode sugar nossas forças e criar insegurança em nossas próprias escolhas. Devemos nos atentar para a realidade ao nosso redor e nos blindar para não impormos em nós mesmas nossas convicções pessoais – que não são verdades bíblicas.
Podemos pedir a Cristo sabedoria nesta área de convicções pessoais e ouvir, discernir as perspectivas de outros sem julgamento, acreditando que Deus é o único que precisamos honrar e agradar nessas decisões.
Dessa forma, estaremos prontas para enfrentarmos o que vier, amando o Senhor, amando a nós mesmas e sendo fortes na Palavra, confiantes no amanhã, na graça futura, no Reino de glória do Senhor.
Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. (1 Pedro 1:14-16)
Sabemos que somos pecadoras desde o nosso nascimento (Salmo 51:5) e, pela simples lógica exposta nessa verdade, sabemos que não somos suficientes para ser o que queremos ser, para ter o que queremos ter, para vencer todas as barreiras que são postas diante de nós.
Mas Deus é suficiente pra nos livrar, para prover o que necessitamos e para ser a fonte inesgotável de alegria e contentamento.
Cuide de você, minha querida, sem esquecer porque você existe, e para Quem você existe.
Cuide de você sem esquecer porque você existe, e para Quem você existe. Click To Tweet
4 Comments
Muito bom!!! ´´Deus é o único que precisamos honrar e agradar“
Que Texto Sucinto!
venho tendo batalhas muito grandes se tratando de autoestima,padrôes de Belezas e tudo aquilo envolvendo estética,cada dia tento me aprofundar mais e entender que sou o que Nasci pra ser,mas ainda é muito dificil pra mim.
e queria que falassem mais disso,não sabem quanto é aliviador.
um abraço!
esse texto é lindo demais!
Louvado seja Deus por sua vida, Carol
The point of view of your article has taught me a lot, and I already know how to improve the paper on gate.oi, thank you. https://www.gate.io/es/signup/XwNAU