Você é valente o suficiente?

Artigo escrito originalmente por Nicole Unice, e publicado aqui.
Traduzido, com permissão, por Francine Veríssimo.

Eu estava com meu braço ao redor da minha filha de nove anos, Cameron, enquanto assistíamos O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupas juntas. A bravura e transparência da personagem mais nova, Lúcia, me lembrou de Cameron, e eu a apertei um pouquinho, esperando que ela notasse isso também.

Em um momento do filme, Lúcia fala com o Papai Noel, e ele pergunta se ela está pronta para a guerra que vai acontecer em Nárnia. Ela olha para ela e pergunta firmemente, “você pode ser valente?”

Lúcia sorri a ele e responde, “Eu acho que posso ser valente o suficiente.”

As palavras valente o suficiente acenderam uma chama em minha alma conforme eu começava a pensar sobre todas as maneiras que eu queria ser valente o suficiente: para falar, para ser graciosa, para perdoar.

Eu podia não estar encarando uma guerra das proporções da de Nárnia, mas e se minha vida comum ainda requeresse bravura? “Valente o suficiente por hoje” se tornou uma frase que grudou em minha mente – uma inspiração para a manhã e um desafio pessoal quando eu não queria fazer a coisa mais difícil.

Eu me encontrei querendo ser valente o suficiente em meu trabalho. Para minha família. Para ser uma boa mãe e para tomar boas decisões em meu casamento.

Quando a Cameron sofreu um acidente e se machucou mais tarde naquele ano, eu queria ser valente o suficiente por ela. Mas, o que eu aprendi ao longo do caminho foi que eu nunca teria coragem sozinha para enfrentar a vida sem medo. Eu precisava da coragem que vinha de algo além de mim mesma. Minha bravura auto-manufaturada sempre era insuficiente.

Na Bíblia, Jesus usa a palavra coragem de maneiras muito específicas. A palavra original significa algo como “seja encorajado” ou “tenha coragem”. A frase tenha coragem é usada quatro vezes nos Evangelhos, sempre por Jesus. Todas as vezes, Jesus começa com um comando: “Tenha coragem!” E então Jesus oferece a essência de si mesmo para que a pessoa tenha essa coragem necessária.

Em uma passagem Ele diz “tenha coragem!” e então oferece perdão para os pecados. Em outra, Ele diz “seja encorajado!” e então oferece cura. E quando Ele anda sobre as águas no meio da noite, assustando Seus discípulos, Ele oferece uma simples exortação, “Tenha coragem! Sou eu!”

Não importa para que você precisa ter coragem hoje, Jesus oferece te encontrar lá, onde você precisa, com aquilo que só Ele pode fazer.

Ele te oferece perdão quando você falha e a graça que te energiza para tentar de novo. Ele te oferece cura quando você está sofrendo e força para substituir sua fraqueza. Ele te oferece Sua presença, lhe dando confiança que vem inteiramente de quem Ele é – e não de quem você é.

Quando você tem Jesus, você tem toda coragem que necessita, para qualquer situação que enfrentar.

Ele nos pergunta: 'Você pode ser valente?' Click To Tweet

____________________________________

Eu tenho passado por um momento na minha vida de estar constantemente amedrontada, sempre esperando o pior. Quem já leu esse post sabe que sou pessimista, e apesar de tentar lutar contra isso, por vezes eu falho e o medo toma conta. Você é assim também? Do que tem medo? Vamos conversar nos comentários!

Em Cristo,
assinatura