Minha batalha contra o pessimismo

Acontecia a cada minuto da minha vida: aquele sentimento ruim de que se algo pudesse dar errado então daria. Eu havia me tornado escrava da crença na Lei de Murphy, vendo sempre o copo meio vazio.

Eu olhava ao meu redor, via relacionamentos quebrados, via notícias assustadoras na TV, lia relatos de pessoas que passaram por coisas terríveis, e assim ia afundando cada vez mais… Demorou um pouco para que eu assumisse que aquele sentimento ruim que eu tinha sobre o futuro – não só meu, mas da humanidade – era definido como pessimismo.

O site InfoEscola classifica o pessimismo como “tendência a encarar as situações e os acontecimentos somente pelo aspecto negativo; tendência para julgar tudo mau”. E era exatamente assim que me sentia.

Uma das coisas mais sinistras sobre o pessimismo, eu descobri, é que ele não vem sozinho. Ele traz vários companheiros juntos – a dúvida, o medo, a tristeza, o ciúme, a insegurança… Pouco a pouco você vai se fechando, o medo de que tudo vai dar errado te faz duvidoso, e você se vê amargurado e até um pouco infeliz.

Foi com algumas situações cotidianas que notei que esses sentimentos cresciam em mim. Quando alguém que amo demorava a voltar para casa e eu já imaginava que eles tinham morrido em algum assalto na rua… Quando um amigo lia mas não respondia minha mensagem, eu já assumia que algo estava errado e nossa amizade tinha acabado…

Mas, o pior, o mais pecaminoso lado do pessimismo, foi começar a assumir o pior não só das situações – mas das pessoas.

Assumia que tudo que me diziam foi atravessado e com más intenções. Assumia que erros e falhas eram propositais. Focava no pecado e não na graça. 

Nós vemos na Bíblia um grande pessimista: Jonas. Quando Deus o mandou cumprir uma tarefa que parecia difícil ele evitou – o pessimista tem medo do fracasso. Ele olhou para aquelas pessoas e não enxergou graça para elas – o pessimista só vê o pior em todos. Mesmo quando cumpriu sua missão e ela foi bem sucedida Jonas não estava feliz – o pessimista nunca está satisfeito.

Se você como eu – e Jonas – sofre de pessimismo, em qualquer que seja suas formas – desânimo, insegurança, medo, ou outras – deixe eu compartilhar com você o que tem me ajudado nessa batalha:

Leia a Palavra buscando quem Deus é e o que Ele faz:

Descobri que quando entendo quem Deus é, em contrapartida com esse mundo caído e sombrio, meu coração se sente mais em paz. Uma forma de descobrir quem Ele é na Palavra é ler cada capítulo de sua leitura diária com um papel e caneta em mãos, intencionalmente escrevendo tudo que os versículos dizem que Ele é e o que Ele faz. Por exemplo, enquanto lia Efésios 2 essas são as características que destaquei:

Versículo O que Deus é e faz:
1 Nos deu vida
4 Rico em misericórdia
7 Rico em bondade e graça
8 A salvação é dom dEle
14 É nossa paz
14 Derrubou a parede de separação
15 Aboliu em sua carne a lei
17 Evangelizou paz
20 A pedra angular

Leia a Bíblia buscando quem você é:

O mesmo é válido para tentar buscar quem você é, e compreender seu lugar nesse mundo caído. Segue o que tirei de Efésios 1:

Versículo Quem somos
1 Santos
3 Abençoados
4 Escolhidos
5 Predestinados
5 Adotados
6 Agraciados no Amado
7 Redimidos
11 Herança
12 Feitos para o louvor da glória dEle
13 Selados com o Santo Espírito da promessa
23 Corpo de Cristo

Quando temos essa perspectiva de ver o quão grande Deus é e o amor que Ele tem por nós, então nosso pessimismo dá lugar à uma esperança inabalável.

Além disso, busque também cercar-se de pessoas em quem confia e que poderão te ouvir e te aconselhar quando as trevas quiserem te cegar.

Procure fazer isso e me diga se ajuda seus olhos a terem uma nova perspectiva de vida e de nosso chamado nessa terra passageira.

Que não sejamos como Jonas, um pessimista cego que não conseguia ver o poder de Deus agindo, mas que sejamos inabaláveis em nossa esperança, sabendo quem Ele é – Rei que soberanamente governa todas as coisas – e quem nós somos nEle – amados e redimidos filhos.

Ele é Rei que soberanamente governa todas as coisas e nós somos Seus amados e redimidos filhos. Click To Tweet

Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; e qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo. (Efésios 1:18-19 – ênfase minha)

____________________________________

Minha batalha contra o pessimismo é diária e difícil. Mas, o Senhor tem me dado graça de enxergar as coisas com olhos mais positivos, não enxergando esperança nesse mundo caído, mas nEle e no sacrifício que Ele fez naquela cruz para que eu tivesse esperança de uma vida eterna com Ele. O pessimismo é uma luta para você também? Ou são outros pecados que têm te impedido de ver quem Ele é e o que Ele fez por nós? Me conte nos comentários!

Em Cristo,