Suas Tentações Homossexuais Não São Sua Identidade

Quando o Senhor nos salva e nos reconcilia consigo mesmo somos feitos novas criaturas. Nós, que antes vivíamos no reino das trevas, somos transportados para o reino da luz e ganhamos uma nova identidade: filhos de Deus! Acontece que a conversão a Jesus não significa expulsão completa do pecado de nossos corações. Não aqui, não agora. Neste texto trataremos sobre como crentes devem lidar biblicamente com tentações homossexuais, mas, antes disso, precisamos fazer um breve resumo sobre o que é e como se desenvolve a salvação.

A nova vida que recebemos em Cristo desenvolve-se em um processo que poderíamos resumir em três etapas:

Primeiro, na  conversão Deus nos livra da culpa do pecado. Deus nos declara inocentes e justos por causa da obra de Cristo. Esta é uma etapa que ocorre uma vez e para sempre. Uma vez justificados diante de Deus, somos livres da culpa do pecado;

Em segundo lugar ocorre a  santificação, que se inicia com a conversão e é uma etapa que se prolonga pelo tempo em que estivermos neste mundo. É durante o processo de santificação que vamos sendo libertos do poder do pecado, mas essa liberdade vem de uma luta. Somos libertos do peso do pecado enquanto lutamos diariamente para vencer a carne e os desejos pecaminosos que ainda guerreiam dentro de nós. Sim, somos salvos, novas criaturas, mas ainda habitamos em um mundo caído, ainda temos uma carne gritando pelo que é mau. Enquanto estivermos nessa terra  ainda seremos tentados diariamente por toda sorte de pecados, uns são momentâneos, outros são inimigos contra os quais lutaremos até o fim. É durante o processo de santificação que vamos recebendo graça e capacitação para escolher o que é bom e dizer não ao pecado;

A última etapa é a glorificação, quando estaremos com Cristo e seremos transformados no que ele é: corpo glorificado, sem presença de pecado, incorruptível. Naquele grande dia seremos plenamente libertos dos desejos pecaminosos.

Foi necessário que fizéssemos esse breve resumo sobre salvação antes de entrarmos no assunto do texto para esclarecer  um ponto: enquanto estivermos nesta carne seremos diariamente tentados. Talvez você esteja sendo tentado a cair no pecado do orgulho, do adultério, do furto… da homossexualidade. Porém, precisamos esclarecer que ser tentado não é pecado, sofrer tentação quanto à homossexualidade não é um atestado de descrença. O pecado acontece quando alguém cede à tentação e cultiva intencionalmente pensamentos de luxúria ou parte para a prática do pecado homossexual.

Se você já é salvo e tem sido tentado a cair no pecado da homossexualidade, ou mesmo já teve um passado vivendo como homossexual e hoje se sente tentado a ceder a esses desejos novamente, saiba que Deus já te perdoou por esse pecado, assim como perdoou os irmãos de Corinto que outrora foram homossexuais (1 Co 6:9-11).

Mas, e as tentações? Como vencê-las, como lidar com elas? Sobre isso, vejamos três pontos relevantes.

O pecado é mentiroso

Desejos homossexuais não são mais graves que outros desejos pecaminosos. Paulo inclusive elenca-os junto com outros pecados, sem distinção de gravidade: “Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.” (1 Co 6:9-11).

Assim sendo , a tentação de sentir-se atraído pelo mesmo sexo não é algo invencível, não é mais forte que qualquer outro pecado. Para vencer as tentações homossexuais (ou qualquer outra) é preciso reconhecer o pecado como ele é – um mentiroso mortal. Muitas vezes não temos forças para resistir às tentações porque tratamos o pecado de maneira exagerada, em dois extremos: ou como algo impossível de ser vencido ou como algo com o qual podemos brincar e flertar.

O pecado sussurra aos nossos ouvidos promessas de satisfação e alegria, mas lembre-se que  ele é mentiroso e jamais cumpre o que diz. Deus diz que o homossexualismo não é natural, mas abominável (Lv 18:22; 20:13; Ro 1:18–32; 1 Tm 1:8–10). Porém, o pecado e nossa cultura querem nos fazer crer que se faz sentido pra você, então não há problema.

Se você luta contra a atração por pessoas do mesmo sexo, busque fugir de tudo que te leva a cair em tentação, não deixe que o pecado continue sussurrando mentiras ao seu ouvido, pois um dia sua carne pode decidir acreditar nelas. Evite filmes, séries, conversas, lugares que te conduzem a este pecado.  Não flerte com o pecado sob a desculpa de se achar forte demais para consumar a prática. Não deixe de lutar contra esse pecado por considerá-lo invencível. Jesus já pagou o preço e nos garantiu a vitória: “Porquanto, o aguilhão da Morte é o pecado, e o poder do pecado é a Lei. Contudo, graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo!” (1 Co 15: 56,57).

Suas tentações não são sua identidade

As tentações homossexuais não definem a sua identidade, você não é o pecado contra o qual luta. Na verdade, se você está em luta contra um pecado isso demonstra que a você cabe apenas uma identidade: filho de Deus.

O pecado quer nos fazer acreditar que somos nossas tentações, mas somos o que Deus diz que somos. Se já fomos regenerados por Cristo essa é a nossa identidade – soldados em guerra contra o pecado, ansiando o dia em que a guerra findará, batalhando, mas já com a garantia da vitória conquistada por Jesus na cruz. As tentações podem até ser fortes e constantes, mas elas não têm a palavra final sobre quem somos, Deus tem (2 Co 5:17; Rm 6:22; Rm 8:1; Rm 8:34; Ef 1:4-6; Ef 2:10; 1Jo 2:1; Jo 1:12-13).

Sobre este tópico, veja o que diz Jackie Hill Perry, nossa irmã na fé que foi por muito tempo homossexual e escreveu o livro “Garota gay, bom Deus”:

“Precisamos saber que a forma como nos identificamos vai influenciar o modo como direcionamos nossa vida. Em minha própria peregrinação com Deus, eu vi o impacto que a identidade pode ter sobre minha fé. Quando começo a me esquecer que sou amada, que sou perdoada e que sou uma nova criatura, deixo de agir conforme a fé e começo a me comportar como se meus pensamentos fossem mais inerrantes do que as Escrituras. A identidade que atribuo a Deus e a identidade que ele me dá sempre revelam a verdadeira natureza de minha fé.”

Acredite no que Deus diz sobre o pecado e sobre quem você é agora. A Palavra de Deus, e não seus sentimentos, é a verdade na qual você pode se ancorar em meio ao mar de tentações.

O evangelho é a sua arma e esperança

A esperança e o poder para lutar contra os desejos homossexuais não estão em você, mas em Jesus e no preço que Ele pagou pela sua liberdade. Qualquer tentativa de mudança que não seja proveniente do evangelho é passageira. Pela fé no que Jesus conquistou na cruz você pode descansar em Seu amor sabendo que o Pai não o salvou para  deixá-lo à deriva neste mar de tentações. Ele enviou o Espírito Santo para auxiliá-lo dia após dia, e não apenas isto, mas o próprio Jesus está nos céus intercedendo por você (Hb 4:14-16).

O evangelho é o que te faz livre! Esta liberdade não consiste (ainda) em ausência de tentação, mas agora, em Cristo, você tem a liberdade de lutar contra ela, negar os desejos pecaminosos.

Quanto mais você buscar conhecer a Deus e deleitar-se em sua palavra mais terá confiança para acreditar em Suas promessas. Todo pecado nasce na incredulidade – Adão e Eva pecaram quando duvidaram das palavras de Deus, e assim somos nós. Ao contrário do pecado, Deus não pode mentir, portanto todas as suas palavras são verdadeiras inclusive a que diz que Ele provê o livramento na hora da tentação (1 Co 10:13). A força para vencer a tentação não está em quem você é, mas em quem Deus é e no que ele te capacita a ser em Cristo.

Sobre este assunto, sugerimos estes artigos:

– Carta a um ex-gay tentado a voltar atrás (Augustus Nicodemus): https://www.ultimato.com.br/conteudo/carta-a-um-ex-gay-tentado-a-voltar-atras

– Is Homosexuality Really the Worst Sin? (John Piper): http://www.desiringgod.org/interviews/is-homosexuality-really-the-worst-sin

E estes livros:

– Pensamentos Secretos de uma Convertida Improvável (Rosaria Butterfield): https://editoramonergismo.com.br/produto/121081/pensamentos-secretos-de-uma-convertida-improvavel

– Garota gay, bom Deus (Jackie Hill Perry): https://www.editorafiel.com.br/vida-crista/972-garota-gay-bom-deus-jackie-hill-perry.html

– Mulheres aconselhando mulheres (Elyse Fitzpatrick): https://www.nutrapublicacoes.com.br/livros/mulheres-aconselhando-mulheres-respostas-biblicas-para-os-dificeis-problemas-da-vida


Esse post faz parte da nossa série de postagens de Abril com o tema “Sexualidade”. Para ler todos os posts clique AQUI.