Seja quem Deus te criou para ser

Artigo escrito originalmente por Shauna Niequist, e publicado aqui.
Traduzido, com permissão, por Francine Veríssimo.

Por uma época na minha vida eu tentei desesperadamente ser uma pessoa profissional, certinha e organizada. Eu me sentia agonizada tentando cumprir um cronograma e um número de responsabilidades que parecia demais para mim. Eu fico surpresa, olhando para trás hoje, de ver quanto tempo demorou para que eu percebesse que eu estava atuando num papel, vivendo uma vida de alguém diferente do que Deus queria que eu fosse.

Eu falo alto e sou bagunçada, gosto de abraçar e de chorar. Eu gosto de histórias e de refeições e não tenho nenhum senso de rotina. Foi um presente finalmente admitir que eu não fui feita para aquilo, apesar do quanto eu queria ter sido.

Como seria para você admitir hoje quem você é e o que não foi feita para fazer?

Eu amo o versículo a seguir, e eu amo a liberdade e graça que flui quando eu o leio:

“A voz de Deus troveja maravilhosamente; ele faz coisas grandiosas, acima do nosso entendimento. Ele diz à neve: ‘Caia sobre a terra’, e à chuva: ‘Seja um forte aguaceiro’.” (Jó 37:5,6)

Deus diz à neve, “Caia sobre a terra.” Só isso. Faça uma coisa. Apenas caia. E então Ele diz à chuva, “seja um forte aguaceiro.” Essencialmente Ele está dizendo: apenas faça aquilo que eu te criei para fazer. Você é chuva… Então seja chuva. Você é neve… Então seja neve.

Eu amo a simplicidade disso, o tremendo peso que tira dos meus ombros. Deus me mandando ser aquilo que Ele me criou para ser. E Ele te mandando ser aquilo que Ele te criou para ser.

Ele não manda a neve chover, nem a chuva se congelar e virar neve. Ele diz essencialmente: faça sua obra. Aquilo que você ama fazer, que você foi criado para fazer.

Muitas de nós nos embaraçamos tentando desesperadamente ser outra pessoa. Tentando cumprir uma lista infinita de qualidades e capacidades que pensamos que nos fará ser amadas, seguras ou felizes.

Essa é uma forma exaustiva de viver, eu sei porque já fiz isso.

O que Deus está mandando você fazer? O que Deus te criou para ser?

O que você faz com a facilidade e a leveza com que a neve cai? Muitas de nós, se formos honestas, já nos afastamos disso. Nós nos amarramos naquilo que alguém quer que sejamos, ou o que nos faria feliz e segura e nos traria aprovação.

Eu tenho descoberto que há um valor tremendo em voltar para nossa essência, aos amores, habilidades e paixões que Deus plantou em nós.

Quando eu olho para minha vida, eu vejo os fios das minhas paixões e da minha identidade que carreguei comigo por toda minha vida: Livros e leitura, pessoas e conexões, comida e mesas. Essas são as coisas que eu sempre amei, e que continuam a me trazer alegria e contentamento.

Pense em você quando adolescente, ou criança, pensa no “você” que você sempre foi. Deus colocou uma bela e preciosa coleção de paixões e capacidades dentro de seu coração: O que você ama? O que faz você feliz?

Muito da vida adulta é tirar as camadas de expectativas e pressões, e proteger essas coisas preciosas que estão embaixo. Nós vivemos numa cultura que tenta definir o que significa ser mulher, o que significa ter sucesso, o que significa viver uma vida de valor.

Mas essa definições requerem que vivamos em uma esteira, figurativa e literalmente, sempre correndo para se encaixar, para ser magra o suficiente e jovem o suficiente e brilhante o suficiente, para que nossas casas sejam grandes e sem sujeira nenhuma, nossas crianças obedientes e sempre limpas, nossos sonhos ordeiros e que tragam dinheiro.

Mas isso não é vida. Não é assim que abundância de alegria e de significado são encontradas.

A neve foi feita, criada e comandada a cair. A chuva feita, criada e comandada a chover. Você foi feita, criada e comandada a ser quem você é – esquisita e maravilhosa, imperfeita, bagunçada e amável.

Você foi criada e comandada a ser quem você é - maravilhosa, imperfeita, bagunçada e amável. Click To Tweet

O que você precisa abandonar, para recuperar essa essência de quem Deus te criou para ser? Do que você precisa se afastar para recuperar aquelas partes únicas que Deus desenhou para Seus propósitos?

Não deixe o mundo te dizer o que você deve ser. Seja o que ELE te criou para ser. Click To Tweet

____________________________________

Ontem mesmo eu conversava com minha cunhada e ela me contava estar confusa sobre qual emprego seguir e qual abandonar. Eu disse a ela, “querida, o que te faz feliz é o que você precisa tentar fazer”.

Eu sei que nós fomos chamadas a uma vida radical, de abandonar tudo e todos, se preciso for, por Cristo. Mas, isso não quer dizer que seja pecado buscar fazer e ser aquilo que você se sente bem fazendo e sendo (a não ser que seja algo contrário à Palavra).

Deus nos criou de formas específicas, com habilidades e paixões específicas. Não deixe o mundo te dizer o que você deve ser. Seja o que ELE te criou para ser. E tenha paz nisso. Não se compare com os outros, mas com o melhor que você mesma pode ser.

Eu mesma luto com isso por causa da carreira que escolhi, na área da Educação. O mundo vai me dizer que eu não ganho o suficiente, que eu não tenho valor. Mas, eu sei que minha habilidade de ensinar foi dada por Deus e que Ele vê grande valor no ensino dos pequenos. Por isso, tenho que lutar comigo mesma constantemente para me relembrar disso.

E você? Tem alguma coisa que o mundo te diz que você deveria abandonar, mas que você sabe que foi um desejo/característica que Deus te deu? Vamos conversar nos comentários!

Em Cristo,
assinatura