Relacionamento com descrente – como superar o término?
Em um email que recebi de uma leitora, ela me contou uma longa história de um relacionamento que não deu certo, porque o rapaz era descrente. O email terminou com as palavras a seguir, e eu gostaria de compartilhar o que respondi a ela, na esperança de ajudar quem mais estiver passando por algo parecido.
“E desde então [término], não nos falamos mais, eu não fui puxar conversa e nem ele veio. Estou lutando contra a minha vontade de ir falar com ele, de matar a saudade que sinto, mas sei que seria errado. Estou sofrendo porque não quero ‘perder’ ele, eu o quero comigo, e vou sofrer demais se vir ele com outra mulher. Sei que Deus não vai aprovar isso, já li diversos textos, vídeos, pregações sobre o tema, eu não posso trair Jesus, dar um passo em desobediência – como posso ficar com alguém que não ame ao Senhor? Que não tem o mesmo propósito e valores? Que não vai achar errado ficar sozinho comigo no quarto? Eu não sei mais o que fazer, eu oro a Deus pra tirar esse sentimento de mim, eu não aguento mais. Eu fico vendo se ele está online ou não, fico pensando nele várias horas do dia, é algo que está me consumindo. Negar a minha vontade dói muito, eu não entendo por que Deus deixou esse rapaz entrar na minha vida, se eu não posso ficar com ele. Por que Ele deixou isso acontecer? Só está me fazendo sofrer!”
Querida,
em primeiro lugar, eu gostaria de dizer que sinto muito que você esteja passando por essa situação. Eu imagino que seja muito difícil, as dores do coração são sempre as mais difíceis de lidar. Não existe remédio nem pomada pra passar e simplesmente esperar que elas sarem. Essas feridas precisam de um bálsamo que penetre bem mais fundo, por entre nossas costelas, até alcançar nosso íntimo. Mas, é lindo saber que esse Bálsamo se fez disponível a nós na pessoa de Jesus.
Quero também agradecer sua confiança e vulnerabilidade. Eu sei que é difícil abrir seu coração como você fez, e o fato de que você confiou a mim toda essa história é uma grande honra. Oro para que o Espírito se mova em mim para que eu saiba te ajudar, ainda que pouco.
Pelo que você me contou eu posso perceber que você realmente se encantou com esse rapaz. É fácil se encantar por alguém que aparece do nada e já está presente em nossas vidas, com mensagens e tudo isso. O sentimento cresce facilmente e depois é difícil arrancá-lo dos nossos corações. Você disse que ele era tudo o que você sempre quis… Mas, eu acredito que a partir do momento em que ele disse não crer no mesmo Deus que você crê, isso tenha se desfeito. Você nunca quis alguém que odiasse seu Deus, que O desprezasse em seu coração. Por isso eu sei que é muito difícil lidar com todos esses sentimentos – você se sente confusa, quase que dividida entre sua afeição por esse rapaz e seu amor por Deus.
Eu acredito que Deus nos dá situações difíceis na vida por dois motivos: para nos amadurecer, e para fortalecer nossa fé nEle.
Eu tenho muitas heroínas na fé: Amy Carmichael, Elisabeth Elliot, Corrie Ten Boom, Katie Davis Majors… E sabe o que todas elas têm em comum (além de um coração dedicado ao Senhor)? Todas sofreram GRANDEMENTE. Amy perdeu seu pai aos 17 anos, e nunca realizou o sonho de se casar; Elisabeth casou-se com o grande amor da sua vida, apenas para perdê-lo dois anos depois, quando ele foi assassinado; Corrie foi enviada a um campo de concentração nazista com seu pai e sua irmã, que morreram lá; Katie perdeu uma filha, que foi arrancada de seus braços.
Querida, Deus nos dá dificuldades para fazer nossos ombros mais fortes para a obra. Nós temos essa visão errada de Deus, agimos como se Ele fosse um “Deus de algodão-doce”, que só nos dá alegria e vitórias. Pelo contrário. Se olharmos na Bíblia veremos Deus COM seus filhos em meio às dificuldades, e não TIRANDO seus filhos das dores (muitas vezes). Podemos pensar em Paulo, quantas vezes foi torturado; em José, como passou anos como escravo e preso; Davi, que apesar de ser rei, sofreu muito nas mãos dos seus próprios filhos; Daniel, jogado à tortura…
Elisabeth Elliot tem uma frase que eu gosto muito: “Nossa visão é tão limitada que temos dificuldade em imaginar um amor que não se mostre em proteção do sofrimento. O amor de Deus é de uma natureza totalmente diferente. Ele não odeia a tragédia. Ele nunca nega a realidade. Ele se coloca bem no meio do sofrimento.” É assim que nosso Deus age. Ele te deu essa dificuldade para te fortalecer em sua fé e confiança nEle e não para te torturar sem motivos.
Agora você precisa agir. E eu não quero diminuir sua dor, eu imagino o quão difícil deve ser se desvencilhar dessa pessoa por quem você já tem tanto sentimento. Mas, é preciso deixar ir… É preciso que você compreenda que Deus coloca certas coisas nas nossas vidas justamente para que abramos mão delas, por amor a Ele. E isso fortalece nosso amor a Ele.
Outra frase de Elisabeth que fala sobre isso: “Se nos segurarmos com força a qualquer coisa dada a nós, sem a disposição de deixar isso ser usado como o Doador quer que seja, então nós tolhemos o crescimento da alma. O que Deus nos dá não é necessariamente ‘nosso’ mas somente nosso para devolver a Ele, nosso para renunciar, nosso para perder, nosso para deixar ir, se quisermos ser quem verdadeiramente devemos ser. Muitas mortes devem acontecer para atingirmos maturidade em Cristo, muitos ‘deixar ir’.”
Pelo que você me escreveu, eu sei que você já tem compreensão do que é o certo a se fazer. Só te falta forças para fazê-lo. Mas, essa força não vem de você, vem do Espírito Santo agindo EM você. Quando você se coloca nas mãos dEle, e se dispõe a fazer o que Ele manda, Ele te dá forças para aguentar, forças para caminhar na direção correta.
Você sabe que estar com alguém que não ama o mesmo Deus que você apenas trará infelicidade. E me desculpe ter que dizer isso, mas prefiro te falar a verdade hoje do que te ver sofrendo amanhã. Deus não quer te ver nesse relacionamento, não creio que foi por isso que Ele permitiu que isso acontecesse. Creio que foi para te mostrar que você O ama mais que tudo. Mais do que esse rapaz, como você mesma disse. Eu também já tive que abrir mão de um rapaz certa vez, e foi MUITO dolorido. Mas, eu senti paz. Sabia que, apesar de amarmos o mesmo Deus, aquele não era o tempo certo pra estarmos juntos. E Deus foi fiel em me dar a paz que precisava.
Confie nEle, querida amiga. Olhe para a Cruz de Cristo, veja o sacrifício que matou o Filho de Deus para que VOCÊ pudesse ser filha de Deus, e abandone tudo o que te afasta dEle. Vai ser difícil, mas vai ser uma grande vitória na fé.
Lembre-se do sacrifício de Cristo por você e abandone tudo o que te afasta dEle. Click To Tweet
E ore por esse rapaz. Para que Deus o alcance e o leve para Si. Mas, afaste-se dele, porque a amizade só trará a dor de não estarem juntos.
Eu sinto muito que esse seja meu conselho, sei que é difícil. Mas, um rapaz que te disse que se você não ficar com ele agora, será tarde demais depois, não merece teus sentimentos. Isso não é uma atitude correta com você.
Apenas ore por ele, e não o ressinta. Tenha compaixão da alma dele que precisa de Jesus, assim como a minha e a sua precisaram. Espero que ele fique bem.
Querida, sei que essas palavras são difíceis de serem lidas, mas creio que Deus te dará forças para continuar.
Sabe, se cremos na Palavra então precisamos acreditar em tudo o que ela diz, não só em partes. E a Bíblia não apenas diz que não devemos nos submeter a jugo desigual (cf. 2 Co. 6:14), mas também que nosso Deus se preocupa em curar nossas feridas emocionais – “Só ele cura os de coração quebrado e cuida das suas feridas.” (Salmos 147:3) Só Ele. Que esperança maravilhosa. Ele cuidará de seu coração que sangra, e colocará remédio até que suas feridas sarem.
Se quiser, pode me escrever novamente. Espero ter ajudado um pouco… Não tome minhas palavras como decisão final. Ore e peça sabedoria e esclarecimento do Senhor.
Sua irmã,
Francine
17 Comments
Graças e mais graças a Deus por sua vida!!! Quem já passou por este período intenso de aflição pós término com descrente, mesmo com todo sentimento e expectativas criadas, até de um casamento, sabe que essas palavras são pura verdade! A dor do término é sim imensa, o reconhecimento do erro e da necessidade da separação parece cortar o coração, mas nada é maior do que o sofrimento de Cristo por nós! Saber e reconhecer isso foi o que me encorajou a terminar após 5 anos de relacionamento.
Ler este texto hoje me trás paz, fortalece minha vontade de olhar cada vez mais para o alto e honrar a tamanha misericórdia do nosso Pai para conosco! E rememora o quanto sofri de uma forma sutil, encorajadora! Nada, nem nenhum sofrimento que possamos passar é igual ao que Cristo sentiu por nós!
Fran, muito obrigada por manter este blog e por ser tamanha benção em nossas vidas! Minha oração a Deus é que você seja tão abençoada por este ministério como nos abençoa!
Mesmo que sejam textos com situações diferentes das nossas, a forma que você nos leva a Deus nos faz ver as outras áreas frágeis e necessitadas de mudança! Como me sinto privilegiada em poder ler esses textos!
Muito muito obrigada!!
Eu passei por isso,sempre acreditei em Deus mas nunca fui em culto um dia ela me chamou e eu respondi,talvez um dia e desde esse dia a nosso relacionamento não foi o mesmo até que um dia eu estava com raiva falei o que não devia e nosso relacionamento acabou,depois de alguns dias senti a falta dela e tentei voltar diversas vezes mas ela se recusou só queria a minha amizade.
Eu fiquei muito triste por ter feito isso a ela e comecei desde então a ir a igreja e até em culto para que Deus me perdoasse pelo que fiz e sinto que sou um homem melhor depois de aceitar Deus.
Peço pra Deus colocar ela de novo na minha vida mas também tenho noção que talvez não era pra ser.
Estou passando pela mesma situação e ler esse texto me trouxe conforto. Agora pode doer, mas nada tão doloroso quanto um casamento em jugo desigual, por exemplo. Meu processo de conversão se deu enquanto eu namorava um descrente e, por fim, vi que não estávamos mais unidos no mesmo propósito. Uma amiga me disse “Deus se responsabiliza pelas decisões que tomamos para a sua Glória”. Creio que, no tempo Dele, conhecerei e casarei com um homem de fé e honra para sermos um para o Reino.
Estou passando por isso e ler esse texto me fez perceber que o amor verdadeiro é o Deus para conosco. Que o coracao engana, o sentimento ilude e traz transtornos emocionais, mas nada como a misericordia de Deus e o seu infinito amor por nós para sarar todas as feridas e tirar toda a tristeza e nos dar tempo de alegria. E que no tempo certo Ele nos presenteará com um verdadeiro amor.
Acho que o mais importante é nos perguntarmos: isso que estou fazendo (namorando um descrente, por exemplo), é para a glória de Deus? Pois bem sabemos, “E Deus criou o homem sim, para o louvor da Sua Glória!”. Tudo quanto fazemos deve ser para cumprir o que Ele quis para nós, inclusive em nossos relacionamentos.
Estou passando pela mesma situação e não tem sido NADA fácil. Dói demais, tem dias em que parece que não poderei suportar a dor da saudade. Tenho vivido uma montanha-russa com minhas emoções, mas a graça dEle tem sido derramada e a cada dia me sustentado. Dentro de mim, sinto o Espírito dizendo que sim, essa foi a escolha certa. E não voltarei atrás! Obrigada por esse texto, Francine! Me trouxe imenso conforto.
Ele mentia muito para mim também, até que desconfiei e usei o programa espião da https://www.syncsoft.com.br/ e vi tudo, todas as mentiras, pra onde ia, com quem.. Eu fui salva por esse programa
Estou passando pela mesma situação, fui muito longe nesse relacionamento e fiz coisas que não deveria, e o pior de tudo é que ele me afasta de Deus, sempre fiz muitas escolhas erradas em relação a namoro e em ficar com pessoas que não tem a mesma fé que eu, e isso me causou varias feridas e traumas que doem muito e me atrapalham demais, obrigada pelas palavras de esperança.
O importante é quem você é agora ,deixe o que ficou pra trás e siga em frente com Jesus Cristo.
Ele é rico em perdão.
Também passei por isso ,mas decide superar e seguir rumo ao crescimento espiritual. Dói mas passa ,o importante é reconhecer, recomeçar, reconstruir.
Não sei nem por onde começar. Meu término não foi porque eu sabia que estava errada, e sim porque ele que me deixou. Ontem eu estava chorando no banho conversando comigo mesma tentando me acalmar, poxa, eu realmente amava tanto ele e queria entender porque ele fez isso. Então eu disse que isso era provavelmente um castigo, com raiva. Mas então eu me acalmei e respondi: “talvez ele só tenha entrado na minha vida porque eu sempre tenho dificuldades em relacionamentos, eu devo ter aprendido alguma coisa, e ele só foi embora por se fosse por mim isso nunca teria acontecido”, pude entender que não é um castigo no sentido negativo da palavra. Justamente, esse texto confirma, me conforta mais ainda.
Hoje faz 6 dias que terminei meu relacionamento sou evangélica desde criança e todos meus namoros foram com descrentes, abondonei meu relacionamento e vou fazer tudo o que Deus quer largar o pecado não é fácil mais a benção de Deus é bem garantida se não for esse, vai ser outro da mesma fé Deus prepara o melhor pra nós
Eu ainda vivo isso, namoro à 6 anos um descrente, estou na igreja a pouco tempo, cresci na igreja evangelica e sempre acreditei em jesus, mas de um tempo pra ca e eu verdadeiramente reconheci meus pecados e me aproximei com Deus como nunca antes, então comecei a reconhecer as coisas no relacionamento q nao tava certo, consegui falar com ele e converando ele concordou em me respeita é bem difícil, mas eu tenho tentando, ele me respeitada muito sobre esse processo que estou, e é dificil tanto pra mim quanto pra ele, mas agora entendo sobre o jugo desigual vivo em preocupação, angustida mesmo que o relacionamento esteja bem, e eu nao quero desagrada a Deus.
Sou evangélico, amei fiz de tudo pela Fllha de um pastor e dps de 2 anos de conversa. Ela não quis mais nada comigo ! E hoje eu choro pra q Deus tire ela dos meus pensamentos e estou chorando muito
Pós eu passei tudo isso que foi dito, por cada um de vcs, achei que eu não iria conseguir superar isso tudo, mais como foi falado anteriormente tudo isso serve para o nosso amadurecimento e crescimento para obra que Deus tem em nossas vidas..Deus ele eu bom e maravilhoso, seu amor é tão grande por todo nós, por isso que ele não permite as vezes de um relacionamento ir mais a frente, ele sabe que futuramente cada relacionamento que nao é do agrado dele, nós trará um grande sofrimento…eu graças a Deus a cada dia tenho certeza que Deus me ama a cada dia mais, mesmo com tantos erros e pecados que cometi ele ainda tomou conta de mim. Hoje superei todo esse sofrimento amoroso que eu tive, colocando Deus na frente de tudo e sempre, orando, jejuando, indo a igreja lendo a Bíblia todos os dias assim acabei superando esse momento doloroso que é vc terminar um relacionamento que vc ainda gosta da pessoa..mas em fim!
Tudo isso e para Glória e honra a Deus todo poderoso!
Eu terminei um namoro a uma semana, ele é convertido mas ainda tem suas dúvidas sobre Cristo! Isso me machuca tanto que terminamos, mas eu acabo cedendo e voltando atrás e eu sei que tenho que ser firme mas a dor é tão grande que não sei o que fazer com ela, todos os meus namoros deram errado e ele é tão maravilhoso comigo mas nossos valores divergem.. eu já não sei o que fazer!
Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you.
Eu acabei de terminar pois sou evangélica e ele nem ao menos crê na bíblia, estou sofrendo demais e gostaria de saber se não devo voltar atrás pois ele disse que continuaria fazendo devocional comigo, estudando a bíblia, faria discipulado, iria aos domingos no culto, ele estava realmente disposto a tentar mesmo sendo difícil pra ele crer. A dor que estou sentindo é insuportável, além do fato de que ele foi a melhor pessoa que eu poderia encontrar pois até mesmo quando namorei um evangélico não tinha nada de Deus no relacionamento, e foi turbulento, não me tratava tão bem, e agora tive tantas coisas em comum, uma pessoa extremamente tranquila, leve, diferente de tudo que já vivi. E o meu medo é de tentar ver se ele converte e passar tempo a gente se apegar cada vez mais e no fim ele mesmo assim não converter e eu me casar com um não crente, estou orando para que Deus me ajude a superar tudo isso que estou passando, se alguém puder me falar a opinião se devo permanecer longe ou se tento e espero para ver se ele se converte.