Relacionamento com descrente – como superar o término?

Em um email que recebi de uma leitora, ela me contou uma longa história de um relacionamento que não deu certo, porque o rapaz era descrente. O email terminou com as palavras a seguir, e eu gostaria de compartilhar o que respondi a ela, na esperança de ajudar quem mais estiver passando por algo parecido.

“E desde então [término], não nos falamos mais, eu não fui puxar conversa e nem ele veio. Estou lutando contra a minha vontade de ir falar com ele, de matar a saudade que sinto, mas sei que seria errado. Estou sofrendo porque não quero ‘perder’ ele, eu o quero comigo, e vou sofrer demais se vir ele com outra mulher. Sei que Deus não vai aprovar isso, já li diversos textos, vídeos, pregações sobre o tema, eu não posso trair Jesus, dar um passo em desobediência – como posso ficar com alguém que não ame ao Senhor? Que não tem o mesmo propósito e valores? Que não vai achar errado ficar sozinho comigo no quarto? Eu não sei mais o que fazer, eu oro a Deus pra tirar esse sentimento de mim, eu não aguento mais. Eu fico vendo se ele está online ou não, fico pensando nele várias horas do dia, é algo que está me consumindo. Negar a minha vontade dói muito, eu não entendo por que Deus deixou esse rapaz entrar na minha vida, se eu não posso ficar com ele. Por que Ele deixou isso acontecer? Só está me fazendo sofrer!”

Querida,

em primeiro lugar, eu gostaria de dizer que sinto muito que você esteja passando por essa situação. Eu imagino que seja muito difícil, as dores do coração são sempre as mais difíceis de lidar. Não existe remédio nem pomada pra passar e simplesmente esperar que elas sarem. Essas feridas precisam de um bálsamo que penetre bem mais fundo, por entre nossas costelas, até alcançar nosso íntimo. Mas, é lindo saber que esse Bálsamo se fez disponível a nós na pessoa de Jesus.

Quero também agradecer sua confiança e vulnerabilidade. Eu sei que é difícil abrir seu coração como você fez, e o fato de que você confiou a mim toda essa história é uma grande honra. Oro para que o Espírito se mova em mim para que eu saiba te ajudar, ainda que pouco.

Pelo que você me contou eu posso perceber que você realmente se encantou com esse rapaz. É fácil se encantar por alguém que aparece do nada e já está presente em nossas vidas, com mensagens e tudo isso. O sentimento cresce facilmente e depois é difícil arrancá-lo dos nossos corações. Você disse que ele era tudo o que você sempre quis… Mas, eu acredito que a partir do momento em que ele disse não crer no mesmo Deus que você crê, isso tenha se desfeito. Você nunca quis alguém que odiasse seu Deus, que O desprezasse em seu coração. Por isso eu sei que é muito difícil lidar com todos esses sentimentos – você se sente confusa, quase que dividida entre sua afeição por esse rapaz e seu amor por Deus.

Eu acredito que Deus nos dá situações difíceis na vida por dois motivos: para nos amadurecer, e para fortalecer nossa fé nEle.

Eu tenho muitas heroínas na fé: Amy Carmichael, Elisabeth Elliot, Corrie Ten Boom, Katie Davis Majors… E sabe o que todas elas têm em comum (além de um coração dedicado ao Senhor)? Todas sofreram GRANDEMENTE. Amy perdeu seu pai aos 17 anos, e nunca realizou o sonho de se casar; Elisabeth casou-se com o grande amor da sua vida, apenas para perdê-lo dois anos depois, quando ele foi assassinado; Corrie foi enviada a um campo de concentração nazista com seu pai e sua irmã, que morreram lá; Katie perdeu uma filha, que foi arrancada de seus braços.

Querida, Deus nos dá dificuldades para fazer nossos ombros mais fortes para a obra. Nós temos essa visão errada de Deus, agimos como se Ele fosse um “Deus de algodão-doce”, que só nos dá alegria e vitórias. Pelo contrário. Se olharmos na Bíblia veremos Deus COM seus filhos em meio às dificuldades, e não TIRANDO seus filhos das dores (muitas vezes). Podemos pensar em Paulo, quantas vezes foi torturado; em José, como passou anos como escravo e preso; Davi, que apesar de ser rei, sofreu muito nas mãos dos seus próprios filhos; Daniel, jogado à tortura…

Elisabeth Elliot tem uma frase que eu gosto muito: “Nossa visão é tão limitada que temos dificuldade em imaginar um amor que não se mostre em proteção do sofrimento. O amor de Deus é de uma natureza totalmente diferente. Ele não odeia a tragédia. Ele nunca nega a realidade. Ele se coloca bem no meio do sofrimento.” É assim que nosso Deus age. Ele te deu essa dificuldade para te fortalecer em sua fé e confiança nEle e não para te torturar sem motivos.

Agora você precisa agir. E eu não quero diminuir sua dor, eu imagino o quão difícil deve ser se desvencilhar dessa pessoa por quem você já tem tanto sentimento. Mas, é preciso deixar ir… É preciso que você compreenda que Deus coloca certas coisas nas nossas vidas justamente para que abramos mão delas, por amor a Ele. E isso fortalece nosso amor a Ele.

Outra frase de Elisabeth que fala sobre isso: “Se nos segurarmos com força a qualquer coisa dada a nós, sem a disposição de deixar isso ser usado como o Doador quer que seja, então nós tolhemos o crescimento da alma. O que Deus nos dá não é necessariamente ‘nosso’ mas somente nosso para devolver a Ele, nosso para renunciar, nosso para perder, nosso para deixar ir, se quisermos ser quem verdadeiramente devemos ser. Muitas mortes devem acontecer para atingirmos maturidade em Cristo, muitos ‘deixar ir’.”

Pelo que você me escreveu, eu sei que você já tem compreensão do que é o certo a se fazer. Só te falta forças para fazê-lo. Mas, essa força não vem de você, vem do Espírito Santo agindo EM você. Quando você se coloca nas mãos dEle, e se dispõe a fazer o que Ele manda, Ele te dá forças para aguentar, forças para caminhar na direção correta.

Você sabe que estar com alguém que não ama o mesmo Deus que você apenas trará infelicidade. E me desculpe ter que dizer isso, mas prefiro te falar a verdade hoje do que te ver sofrendo amanhã. Deus não quer te ver nesse relacionamento, não creio que foi por isso que Ele permitiu que isso acontecesse. Creio que foi para te mostrar que você O ama mais que tudo. Mais do que esse rapaz, como você mesma disse. Eu também já tive que abrir mão de um rapaz certa vez, e foi MUITO dolorido. Mas, eu senti paz. Sabia que, apesar de amarmos o mesmo Deus, aquele não era o tempo certo pra estarmos juntos. E Deus foi fiel em me dar a paz que precisava.

Confie nEle, querida amiga. Olhe para a Cruz de Cristo, veja o sacrifício que matou o Filho de Deus para que VOCÊ pudesse ser filha de Deus, e abandone tudo o que te afasta dEle. Vai ser difícil, mas vai ser uma grande vitória na fé.

Lembre-se do sacrifício de Cristo por você e abandone tudo o que te afasta dEle. Click To Tweet

E ore por esse rapaz. Para que Deus o alcance e o leve para Si. Mas, afaste-se dele, porque a amizade só trará a dor de não estarem juntos.

Eu sinto muito que esse seja meu conselho, sei que é difícil. Mas, um rapaz que te disse que se você não ficar com ele agora, será tarde demais depois, não merece teus sentimentos. Isso não é uma atitude correta com você.

Apenas ore por ele, e não o ressinta. Tenha compaixão da alma dele que precisa de Jesus, assim como a minha e a sua precisaram. Espero que ele fique bem.

Querida, sei que essas palavras são difíceis de serem lidas, mas creio que Deus te dará forças para continuar.

Sabe, se cremos na Palavra então precisamos acreditar em tudo o que ela diz, não só em partes. E a Bíblia não apenas diz que não devemos nos submeter a jugo desigual (cf. 2 Co. 6:14), mas também que nosso Deus se preocupa em curar nossas feridas emocionais – “Só ele cura os de coração quebrado e cuida das suas feridas.” (Salmos 147:3) Só Ele. Que esperança maravilhosa. Ele cuidará de seu coração que sangra, e colocará remédio até que suas feridas sarem.

Se quiser, pode me escrever novamente. Espero ter ajudado um pouco… Não tome minhas palavras como decisão final. Ore e peça sabedoria e esclarecimento do Senhor.

Sua irmã,
Francine