Raízes em nós
Eu ainda me lembro das noites de choro. Eu rolava de um lado pro outro, soluçando enquanto meu peito ardia em dor, tentando encontrar sentido naquelas palavras. Da primeira vez elas foram, “Nós somos como a Bela e a Fera… Eu sei que só machucaria você”. Da segunda, “Desculpa, mas você é emocional demais pra mim”. E da terceira, “Eu sinto que não há espaço na minha vida agora pra nós”.
Essas palavras duras e frias me mantinham acordada à noite, pensando em tudo que havia de errado comigo. Pro primeiro rapaz eu era inocente e pura demais. Pro segundo, emotiva demais. E pro terceiro, bom, eu mal conseguia imaginar o quanto deveria haver de errado comigo pra que ele não conseguisse nem ao menos achar espaço em sua vida pra mim.
O pior dessas rejeições é que elas sempre, sempre, aconteciam depois de muito tempo de cultivo. O primeiro rapaz me teve em suas teias por mais de um ano. O segundo por pelo menos seis meses. O terceiro por mais de um ano. Não é como se eu tivesse acabado de conhecê-los, como se eu tivesse inventado tudo aquilo sozinha na minha cabeça. Eles estavam lá! Eles disseram palavras de incentivo e encorajamento que me diziam com todas as letras, “EU ESTOU INTERESSADO TAMBÉM”. E aí, de repente, tudo muda pra eles. Mas, em mim o cultivo já tinha ocorrido por tempo demais. As sementinhas que eu plantei foram carinhosamente regadas. Eu deixei-as no Sol pelo tempo necessário, e as coloquei na sombra pra não queimarem. Eu podei na época certa, e vi seus ramos frutificarem.
E quando nosso amor, que eu pensei ser recíproco, foi morto do lado deles, eu ainda tinha uma grande árvore de sentimento dentro de mim.
E agora? Faço o que com isso?, eu pensava noite afora. No começo eu só admirava minha árvore. As lágrimas corriam quentes pelo meu rosto enquanto eu lembrava daquilo que foi, e de tudo o que eu pensei que poderia ser. Mas, com o tempo, a árvore começou a morrer, secar; afinal de contas ela não podia viver se as raízes estavam em um corpo só.
E chegou a hora de arrancar.
Eu sabia que arrancar as raízes daqueles rapazes em mim sairia rasgando tudo por dentro, e eu não queria ter que passar por tão grande dor.
Eu conseguia ouvir Deus dizer, arranca. Confia em mim, arranca.
Então firmei meus pés na Rocha Eterna, tomei coragem, e puxei. Com a ajuda dEle, arranquei aqueles rapazes de dentro de mim. Arranquei toda a toxidade que eles criavam. Arranquei a rejeição, os “nãos”, os joguinhos. Finalmente estava livre.
Mas a dor que veio em seguida foi profunda. Eu sangrei por um tempo. As raízes que eles criaram em mim, quando arrancadas, deixaram um buraco muito grande.
E foi então que eu vi o milagre acontecer.
Quando eu me submeti à vontade que meu Deus tinha pra mim, vontade essa que dizia que eu não deveria me envolver com rapazes que não O amavam, então eu vi algo novo brotar. No buraco que eles deixaram o Senhor começou a florescer uma nova planta, muito mais forte que a anterior. Uma semente de amor por Ele, de amor pelas vidas ao meu redor, de amor pelo Reino.
Ele começou a crescer em mim uma vontade enorme de servi-lO sem nada me segurando. De me render completa e integralmente a Ele.
E algo novo preencheu o buraco que as raízes deixaram. Jesus preencheu cada buraco, fechou cada ferida. Ele veio como bálsamo que é e colocou de volta no lugar meu coração partido.
Ele nunca me falhou em todo esse processo. Seu amor foi mais que suficiente pra me ajudar em meio à dor. As cicatrizes ficaram, mas eu sou grata por elas. Elas me lembram que ser governada por meu próprio coração, deixando meus sentimentos tomarem conta da minha razão, apenas me traz feridas e dor. Eu aprendi a deixar a caneta da minha vida amorosa nas mãos que foram perfuradas por mim, e sabe, elas não me falharam.
Precisamos deixar a caneta de nossas vidas amorosas nas mãos que foram perfuradas por nós. Click To TweetEventualmente eu encontrei o amor, e ele é muito mais real, cru e honesto do que eu jamais imaginei. E apesar de ser difícil, o amor que eu vivo hoje é muito mais maravilhoso do que eu achei possível experimentar.
Só que quando Jesus preencheu meus buracos Ele não me prometeu um amor humano. Não. Eu só O ouvia sussurrar, Querida e amada minha, Eu sou suficiente. Você confia? Confia que Eu sou tudo o que você precisa?
E eu creio. Ainda hoje creio. Aquele momento sozinha foi importantíssimo até pro meu casamento, pra me lembrar que não foi meu marido que preencheu meus buracos. E ele jamais poderá preencher qualquer vazio futuro.
Só Jesus me cura. Só Jesus me satisfaz. Desde aquela época, na solteirice, até hoje no casamento, e no futuro, seja lá o que quer que ele reserve.
Jesus é o verdadeiro amado da minha alma, cujo amor me permite frutificar não mais em minhas paixões vãs, mas no amor sacrificial dEle.
Ah, amiga minha, hoje eu posso te dizer – que grande privilégio é ser de Jesus! Se há alguma raiz em você hoje que Ele está amorosamente te mandando arrancar, não tema. Jesus vale toda a dor.
25 Comments
Uau! Muito obrigada por esse texto. Há alguns dias Deus tem falado comigo sobre essa questão Dele ser suficiente e esse texto veio fortalecer ainda mais o que Ele já tinha começado a ministrar. Seu ministério tem me abençoado muito, Fran. Glória a Deus por fazer as coisas com quer e por usar pessoas nos nossos processos de crescimento. Um abraço!
Obrigada, Fran. Veio em tempo oportuno pra mim. Fico um pouco triste, pois arrancar essa raiz vai doer. Mas confio que será melhor.
Seu texto falou muito comigo, também ouvi Jesus me dizer que Ele tem que ser suficiente, sou casada, mas ainda tenho raízes de rejeição passada que afeta meu relacionamento, pedi a Deus cura, e vi seu post sobre esse texto e percebi que já é o começo do processo, já tinha que estar curada a muito tempo! Deus te abençoe!
Estou sofrendo muito por um término recente… Tenho tido pensamentos de morte e tenho me afastado do Senhor mas mesmo assim ainda consigo sentir a presença dEle sempre me fazendo seguir em frente e me mostrando exatamente o que você disse Fran… Que o amor dEle é suficiente. Sou grata a Deus por sua vida… Obrigada por permitir que Deus te use de tal forma que faça com que eu queira continuar seguindo nos caminhos do Pai.
Querida irmã, sei da dor que você sente porque ela também fez morada em mim. Por isso também me sinto no dever de te falar: encontre refúgio no Senhor! Não há outro lugar para estarmos. Chore aos pés dEle, utilize da oração e da leitura da Palavra e de todos os meios de graça que Ele nos deixou! Creia na suficiência de Cristo em absolutamente tudo nas nossas vidas. Tudo. Corra para os braços daquEle que suportou todas as dores e humilhações por amor a você! Corra para os braços daquEle que sendo Santo, Santo, Santo, bendito por todo o universo, fez-se maldição naquela cruz, sendo rejeitado pelo próprio Pai, para te salvar da condenação eterna! Fixe seus olhos em Cristo Jesus, Rocha Eterna, em sua cruz e na sua ressurreição, tendo a plena convicção de que Ele é fiel, e cumpre Sua palavra; Ele nos prometeu o Consolador e O enviou de fato, portanto traga continuamente à sua memória que o Espírito Santo é quem te traz socorro agora e a cada segundo! Também o nosso Salvador prometeu que voltaria para nos buscar; olhe para cruz, olhe para a história do povo de Deus desde o Antigo Testamento até os dias de hoje, olhe para a misericórdia que Ele teve ao te salvar e que isso testifique ao teu coração que, de fato, Ele voltará e nos levará para Ele!
Oro ao Senhor para que você tenha a fé fortalecida e o coração acalentado! Que você sinta esse amor imensurável e firme a sua esperança nEle!
Que o Deus eterno, Rei de todo o universo, nosso Pai querido e amado em Cristo, te dê da paz que excede completamente todo e qualquer entendimento!
Saiba que você é amada pela igreja do Senhor!!
Amém, minha querida.. Suas palavras acalmaram meu coração. Muito obrigada! Que Deus te abencoe!
Querida irmã sei como é viver essa dor…
Mas não se entregue para a dor, entregue-se a Jesus
Nos piores momentos e de maior desespero eu pude provar a grandiosidade desse amor de uma forma nunca sentida antes…
Deus falou muito comigo durante esse período e vi que toda a dor era a forma de tratar áreas necessárias em mim…
Vi também que sem perceber tinha levantado o meu relacionamento como um deus falso e vejo que essa foi a principal parte que precisava compreender!
Mergulhe na palavra, na oração, em palavras de homens de Deus!
Quando seu coração compreender que só Jesus é suficiente e que só Ele pode preencher nossos vazios você vai sentir as cicatrizes, mas elas vão te lembrar que todo aquele sofrimento não foi inútil e ainda sentirá motivos para agradecer por ele…
Ele te ama com amor incondicional e é dEle que vem a força que você precisa! Descanse nEle!
Graça e Paz!
Incrível Fran, que Deus continue te usando…😊
Que lindo, Francine! Glória a Deus por seu testemunho, pude me indentificar bastante com ele. Que buscar ao Senhor seja nosso maior prazer, só Ele satisfaz!
Glória a Deus, Fran! O Senhor tem me moldado com essas situações pra viver a eternidade com Ele, amado das nossas almas.
Identifico com o texto. Fui rejeitada pelo namorado cristão através duma mensagem. Vivo o que você transcreveu…
Uau Fran! Glória a Deus pela sua vida e por esse dom maravilhoso que possui. Estou passando por algo na minha vida amorosa e só Deus que conhece meu coração sabe como tem sido. Eu oro todos os dias pelo meu príncipe. Creio plenamente que Jesus preenche os vazios, que Ele nos diz quando arrancar ou manter. Esse texto veio na hora exata e foi a voz Dele que me disse pra vir aqui. Sei que Ele tem algo além do que tenho sonhado, que o que Ele me reserva é muito melhor do que tenho desejado. Tenho me tomado por esse desejo ardente de serví-lo e tem dias que não são nada fáceis porque de certo modo temos um coração. E por Ele eu quero que o meu coração seja totalmente por Ele, porque sei que é a cura, a liberdade, a salvação e o amor mais puro que pode existir. Gratidão flor do Senhor <3
Maravilhoso!
Francine, eu passei por uma experiência semelhante a essa sua este ano. De certo modo, é tão importante ser lembrada dessa fidelidade do Senhor ser vivenciada na vida de outras garotinhas dEle. Filhas do mesmo pastor, todas tratadas com o zelo que cada situação e personalidade requer. Que privilégio ISSO! Obrigada, flor, por compartilhar sua caminhada tão instrutiva com nosso amado Deus.
Nossa! Foi muito engraçado ler esse artigo, porque parecia que você estava contando minha história! Exatamente três rapazes, exatamente decepção, dor e o processo de arrancar e entender que somente Jesus me preenche. Hoje sou livre por dentro e por fora! Uso minha temporada de solteira para Glória de Deus. Estou feliz com esse momento, e nao estou mais ansiosa sobre o futuro pois sei que o Pai já preparou tudo!
Obrigada por compartilhar.
Amém ele é suficiente💟
Muito profundas estas palavras,obrigada!
apenas quem sofreu,pode saber como é!
Esta dor praticamente indescritivel,que arde muito no coraçao.
Realmente so nosso Senhor Jesus pode curar.
Eu sei que faz tempo que esse texto foi postado, mas isso me quebrou, li com lágrimas nos olhos e queria dizer obrigada! Obrigada mesmo. Que Papai continue te usando. ❤
Francine, você arrasa. Que texto maravilhoso. Acabei de passar pela última situação que você citou, mas sei que Deus cuida do meu coração e todas as coisas cooperam pro meu bem. As raízes já estão sendo arrancadas, e a paz que excede o entendimento reina em meu coração <3.
Em prantos com esse texto. Muito obrigada por se permitir ser usada por Deus para abençoar nossas vidas! <3
Glória Deus, Ele é mais que suficiente!
I may need your help. I’ve been doing research on gate io recently, and I’ve tried a lot of different things. Later, I read your article, and I think your way of writing has given me some innovative ideas, thank you very much.
Fui tomada pelo choro. Um texto com verdades mais que necessárias. Obrigada, Fran!
Eu estou a chorar. O Senhor é infinitamente misericordioso e sabe como eu precisava ler esse texto. Devo relê-lo algumas vezes e chorar mais um bocado. É realmente doloso vivenciar esse processo de arrancar algo que desejei tanto que fosse uma dádiva do Senhor para mim… e que ele seria glorificado, parecia-me, honestamente, que era isso. Porém, pude perceber que meu coração enganoso é tão cego e falho… eu bem sei, é misericórdia do Senhor ter meus olhos abertos para isso agora (mas muito doloroso) muito mesmo. No entanto, que doce graça recebo do Senhor em poder ler esse texto e mais uma vez lembrar do que me traz esperança, do meu real conforto e delete: meu Cristo. Obrigada por isso! Muito obrigada.
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.