Onde Estava Deus? (Sobre Como me Recuperar de um Abuso)

Depois de ter escrito meu relato sobre meu abuso sexual (clique aqui para ler), recebi um e-mail de uma leitora me perguntando como foi que me recuperei dele. Eu fiquei triste por ter passado essa impressão porque eu não havia me recuperado, ainda não me recuperei e peço perdão se depois de ler meu relato você foi levado a pensar assim. O que conto no relato é como, pela graça, Deus me livrou do sentimento destruidor de vingança e também de abandono. Por muito tempo, eu achei que Deus havia me abandonado naquele momento. Mas, foi através de um texto postado na internet depois de um relato de um aborto, que eu li a seguinte frase: “onde estava Deus nessa tragédia? Ele estava no mesmo lugar de sempre, reinando soberanamente sobre todos os acontecimentos deste mundo mau.” Isso me foi libertador.

Comecei a trocar algumas mensagens com a leitora  que enviou o e-mail e, depois de algumas conversas por mensagens e vídeo-chamadas, onde oramos juntas umas pela outra, ela me mandou esse texto. Espero que ao lê-lo, você entenda que a graça de Deus nos atinge de maneiras e em doses diferentes. Mas, é seu papel deixar que Ele te conduza até ela.

“Bem, superar, AINDA não aconteceu comigo, tampouco com a maioria das pessoas que conheço que também passaram por isso. Embora pareça muito sonhador e inexperiente, eu creio que um dia o Senhor me concederá tal dádiva, mas também creio que mesmo Ele não concedendo eu estarei bem, tudo irá bem. Pois, Ele é meu pastor, e igual e melhor que Ele não há. Sua bondade e misericórdia certamente me acompanharão por todos os dias da minha vida, isso é muito mais do que eu mereço de Deus, que é bom, que é Santo, Santo, Santo, visto a pecadora que sou. Ele não deixará com que nada que eu precise, de fato, me falte. Por vezes, penso que eu preciso muito superar o abuso que sofri, que é extremamente necessário. Mas é provável que, segundo a sabedoria e vontade do meu Pai bondoso, o que eu realmente preciso é constantemente lembrar que não importa as dores e situações difíceis que passei ou passarei, Ele continua sendo Ele, o Eu Sou, o Todo-Poderoso, o Pai que me ama incondicionalmente e está sempre a postos quando as lembranças ruins vierem e me fizerem lembrar não só do que passei, mas também de que tantos outros passaram, passam e passarão (infelizmente), para me abraçar, me acolher e lembrar também que nEle eu posso descansar, que nEle eu devo me fortalecer, que é Ele o meu consolo, e, principalmente, que mais extraordinário que o presente da superação, eu tenho nEle o presente da salvação e posso desfrutar de sua gloriosa presença.

Ah, como é valioso, como é melhor que todos os presentes que o Senhor me concede diariamente! Como é bom saber que tenho um Amigo que me conhece, que posso me derramar aos Seus pés, falar sobre dores, anseios, tristezas e encontrar compreensão, consolo, paz e leveza, isso é só um pouco de como Deus tem sido meu principal auxílio para lidar com os traumas e consequências do abuso que sofri. Pena que demorei tanto tempo pra enxergar que eu não preciso tanto assim de uma superação, mas da presença constante do meu Mestre em minha vida. Pena que fiquei tanto tempo distante de Deus, achando que o que Ele tinha para me oferecer era insuficiente, que Ele não podia fazer tanto e se podia, não estava fazendo.

Eu via o feminismo agindo em prol das causas de abusos, incentivando a se proteger, a estar atenta, a cuidar, e tantas outras coisas que faziam meus olhos brilharem, pois ali no meio feminista eu me encontrava (e parecia tudo bem as influências negativas do feminismo, frente a todo bem que ele me causava e a tantas outras pessoas). E eu não via Deus fazendo nada, parecia que Ele estava lá no Seu alto e sublime trono e havia deixado os humanos a viverem por si sós, então, eu decidi não acreditar nEle. Mas graças a soberania de Deus que está assentado em Seu alto e sublime trono, governando sobre tudo e todos, fui alcançada pela Sua maravilhosa graça, que hoje posso ser chamada filha do Deus vivo. Ele fez e faz com que meus olhos brilhem mais do que qualquer coisa. 

Quando lembro de Seu amor imerecido por mim, do Seu cuidado, da morada Eterna que hei de viver! Hoje não vivo por vista, hoje eu vivo pela fé. Vivo com a mais plena convicção de que Deus tem cuidado de todos, de que Deus tem sarado feridas, restaurado vidas que estavam sem sentido e sabe por qual razão? Porque Deus é bom e não nos trata segundo as nossas iniquidades! Essas pessoas podem estar sofrendo coisas terríveis, podem estar passando pelos piores momentos de suas vidas, mas ainda assim são pecadoras, assim como eu.

Inúmeras vezes me sinto suja, devido ao abuso, mas quando elevo meus pensamentos para o céu, a sujeira se torna tão pequena frente a sujeira do pecado que há em mim, lembro-me do lamaçal de pecado do qual fui tirada e hoje posso me apresentar diante de Deus limpa, pois é o sangue de Cristo que me cobre e pagou por todo e qualquer pecado que eu cometi e venha a cometer. Sendo assim, mais necessário que qualquer cura e restauração desses sofrimentos, o que, de fato, essas pessoas precisam é de salvação.

Eu vou ser sincera, não tenho visto sinais de salvação nas pessoas que convivo e passaram por situações das que tratamos aqui, mas eu creio que Deus tem agido na vida de cada um. É isso, creio que Deus vai fazer chover, mesmo não havendo sinais de chuva, isto é, creio que Deus está me tratando, mesmo eu não vendo sinais tão claros de melhora, eu creio que superarei o abuso que sofri, mesmo parecendo que não há condições de superação.

Eu espero em Deus, Ele é o meu consolo. E mesmo que a superação não venha, esse Deus em quem tenho esperado é o mesmo que irá continuar sendo meu consolo, meu refúgio, minha torre forte, e não importa quantas vezes eu bata a Sua porta, quantas madrugadas eu clame por Sua ajuda, por Sua presença, não importa a hora, não importa o lugar, ELE ESTARÁ LÁ E O SEU GRANDE SACRIFÍCIO É O QUE ME PERMITE ENTRAR EM SUA PRESENÇA.

O feminismo me ofereceu um auxílio barato e por vezes momentâneo. Deus, sendo meu Pastor e Pai, me oferece auxílio em todos os dias e momentos da minha vida, o evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo é o que tem causado mudança de vida e de convicções em mim, e é o evangelho que faz com que as pessoas não cometam atrocidades que tanto tentamos evitar, é ele que nos faz agir mais parecidos com Cristo. Viver para Cristo é o sentido da minha vida e superação é só mais uma benção, que pode vir ou não. Aconteça o que acontecer, tudo irá bem, eu tenho Cristo, a presença dEle faz com que tudo vá bem.”


Esse post faz parte da nossa série de postagens de Março com o tema “Abuso”. Para ler todos os posts clique AQUI.