O que queremos para nossos filhos?

Todas nós, mamães, já nos deparamos em nossa jornada da maternidade, seja ela de primeira ou de algumas viagens, com a interrogação de como será o futuro dos nossos filhos. Essa dúvida pode ser angustiante ou somente uma leve insegurança se os estamos criando corretamente. O desejo de todas nós é para que eles façam as escolhas certas.

As respostas para essa indagação não oscilam muito. Se perguntadas, as mães responderão que o que querem para seus filhos é que sejam felizes, tenham saúde, que sejam cidadãos honestos. Também que tenham relacionamentos positivos, talvez que se formem em um bom curso superior e tenham uma vida confortável, fruto de um trabalho digno e honesto.

Algumas famílias almejam que suas filosofias de vida sejam seguidas, e aí podemos talvez até mesmo ver algum tipo de pressão: se é uma família de advogados, tende-se a querer que os herdeiros sejam advogados. As cobranças e críticas têm a intenção de guiar naquilo que achamos ser o correto a seguir.

Tudo isso é muito válido se acreditamos que a educação de filhos é uma transmissão de valores. É muito bom quando a nossa participação na educação de nossos filhos vem pelo exemplo. Quando passamos uma confiança em nossas atitudes, receberemos em troca respeito e sinceridade. E cabe aqui lembrar que essa confiança não acontece quando tentamos recompensar o tempo não passado com nossos filhos com presentes materiais. Nós não estaremos sempre presentes em todas as situações que nossos filhos vivenciarão e a confiança na educação que demos será decisiva para eles nesses momentos.

Mas a resposta que Deus espera ouvir quando nos perguntamos o que queremos para nossos filhos pode ser respondida com apenas uma palavra: santidade. Deus quer que ensinemos nossos filhos a serem totalmente dependentes dEle e de Sua perfeita e agradável vontade. Uma vida cheia de conquistas pessoais ou acadêmicas não agradará ao nosso Senhor tanto quanto uma vida de humildade aos pés da Cruz.

Uma vida cheia de conquistas pessoais ou acadêmicas não agradará ao nosso Senhor tanto quanto uma vida de humildade aos pés da Cruz. Click To Tweet

O que precisamos entender é que essa prosperidade tão desejada pela maioria das mães aos seus filhos de nada terá valor se eles não viverem separados do pecado. A Bíblia nos ensina que somos chamados a sermos santos assim como Deus é santo. Em I Pedro 1:15 lemos: “Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem.”

Sabemos que o pecado faz parte da natureza dos nossos filhos e que se eles não olharem para a Cruz e não enxergarem através de Jesus Cristo o amor dEle por nós, facilmente cairão e a vida não terá sentido. Devemos, então, ensinar nossos filhos sobre a vida de Jesus Cristo e a salvação que Ele oferece aos que creem nEle. Somente quando eles crerem em Cristo e se entregarem a Ele poderão viver vidas separadas para Deus, de santidade. Reconhecemos que eles conviverão com tudo o que esse mundo e a sociedade lhes oferecerão. Acontece que, se nossos filhos entregarem a vida deles ao Senhor, através do Espírito Santo que os habita, eles conseguirão resistir às tentações e vencer o pecado.

Nosso papel é entregar a vida dos nossos filhos em oração ao Senhor, sabendo que eles precisarão de um coração inclinado para as coisas do alto. Nossa oração deve ser diária e constante para que eles desenvolvam um coração de servo, sempre grato, voltado para missões, alegre, corajoso e puro.

E nossos filhos precisarão de nossa ajuda em sua caminhada cristã. Precisamos ensiná-los princípios básicos como estudar a Bíblia, orar e ir a igreja, e o mais importante – a obediência ao Senhor em todas as áreas da vida deles. Em Romanos 6:19 o apóstolo Paulo nos ensina que a carne é fraca, mas devemos buscar sempre a justiça e assim alcançaremos nossa santificação.

Ser santo é um processo, por isso nosso papel como auxiliadoras na busca da santidade dos nossos filhos deve ser contínuo e insistente. Cabe-nos fazê-los entender que já foram justificados quando entregaram suas vidas a Deus e que Ele opera neles, então, o processo de santificação, conforme obedecem e buscam viver com Cristo.

Meu filho de seis anos está terminando o ano letivo em sua escola esse ano. É uma época de boletins finais e provas de recuperação. Deparei-me pensando como foi bom esse ano para ele, conseguiu aprender coisas novas, já está lendo tudo o que vê pela frente e isso é muito gratificante para uma mãe que é professora. E foi no meio dessas conquistas que fiquei pensando como seriam os anos escolares vindouros dele. Quanto conhecimento ele ganharia e qual seria meu papel nas próximas fases. Foi aí que li uma frase que aquietou meus anseios. A frase dizia que o que Deus mais deseja é a santidade de seus filhos e não sua prosperidade. E aí eu vi que eu estava sendo egoísta pensando o que eu queria para o meu filho e não o que Deus queria para ele.

Minhas queridas irmãs mamães, eu sei que muitas de vocês já colocaram a vida de seus filhos nas mãos de Cristo e que desejam fervorosamente que Ele faça a obra no coração deles. Sei que vocês oram todos os dias pela salvação deles e meu real desejo é que, a partir de agora, vocês orem pelo processo de santificação deles também. A felicidade, a carreira bem-sucedida e as boas escolhas deles só terão valor diante da entrega total a Deus. Deixem Ele agir na vida dos seus filhos e ensine-os a ter fé. Deus agirá e mudará a vida deles se eles acreditarem que Ele é o único que pode fazer isso. Só assim nossas heranças do Senhor prosperarão na vida.