O quanto devo mudar por um namorado?
Recebi recentemente um e-mail de uma leitora através da aba contato no qual ela perguntava acerca do quanto devemos mudar para agradar um namorado. Ela diz que “gosta de estampas de rosas, tons pastéis, rendas e coisas delicadas. Que gosta de se vestir com decência, que odeia a sensualidade, mas que ao mesmo tempo gosta do cabelo curto, (…) e que as vezes parece ser um pouco durona, corajosa, ou sincera“. Ela conta que seu namorado teve dificuldades em aceitar seu cabelo curto e sua personalidade por vezes durona.
Segue a minha resposta. Espero assim poder ajudar quem mais tiver essas dúvidas.
Afinal, até que ponto devemos mudar quem somos por um rapaz?
____________________________________
“Querida,
seu e-mail chegou em um momento oportuno em minha vida, uma vez que eu também estou passando por esse processo de pensar “o que eu devo e o que não devo mudar para agradar meu namorado?”. Deixa eu compartilhar com você o que penso estar aprendendo.
Primeiro de tudo, eu acredito poderosamente em duas coisas: na necessidade que temos de santificação (ou seja, de nos moldarmos cada dia para sermos como Cristo), e na necessidade que temos de sermos quem somos, e sermos amadas por isso.
Temos uma necessidade de sermos quem somos e sermos amadas por isso. Click To TweetParecem duas coisas antagônicas: como posso ser mudada a cada dia enquanto sou eu mesma?
Bom, deixa eu tentar explicar. A santificação deve vir para moldar nosso caráter: moldar tudo aquilo que é pecaminoso e transformar em imagem de Cristo. Portanto, se alguma dessas características que você descreveu se tornam pecado, você deve mudá-las. Por exemplo, eu tenho um espírito de liderança. Isso pode ser muito positivo! Me ajuda em um ministério com as moças de minha igreja, que lidero e no qual as ajudo e ensino. Mas, isso pode transformar-se em algo negativo, pecaminoso, se eu permitir que se torne autoritarismo, uma ânsia de controlar as pessoas e ser “mandona”. Compreende? Se o ser “durona” que você descreveu significa que você é uma mulher emocional e espiritualmente forte, glória a Deus por isso! É isso que Ele quer de você. Agora, se ser “durona” quer dizer que você perdeu sua feminilidade, ou que tem sido dura e insensível com suas palavras e ações, então você precisa mudar, pois não é isso que Ele espera de nós.
Compreende? Tudo depende se aquele seu traço de personalidade está pendendo mais para o lado pecaminoso ou santificado. Temos que tomar cuidado para não chamarmos de “traço de personalidade” o que é, na verdade, um pecado.
Cuidado para não chamar de “traço de personalidade” o que é, na verdade, um pecado. Click To TweetEu acredito, então, na segunda parte do que falei: temos uma necessidade de sermos quem somos, e sermos amadas por isso. Apesar de nos mudar o caráter, o Senhor nos deu também características que são nossas: eu gosto de roupas assim, você gosta de outro jeito. Eu gosto de meu cabelo de tal comprimento, você gosta de outro jeito. Eu gosto de azul, você de amarelo. Eu gosto de maçã, você odeia maçã. Eu sou mais tímida, você tem mais facilidade com outras pessoas. Essas coisinhas são características que nos tornam quem somos e precisamos valorizá-las! Não há nada de errado nelas, são apenas gostos individuais que fazem de mim Francine e de você ****.
Quando duas pessoas se unem em um relacionamento amoroso essas características vão bater de frente: eu sou diferente de meu namorado em muitas formas! E isso É POSITIVO.
Positivo porque nos balanceamos. E não só isso, quando Deus nos dá alguém com características diferentes das nossas, Ele está nos ensinando duas coisas: paciência e respeito. Vou ter paciência para lidar com o diferente, sem julgá-lo ou odiá-lo, e respeito para lidar com o diferente sem querer mudá-lo até que ele seja o que EU QUERO que ele seja.
Seu namorado, se realmente te ama, precisa te aceitar com as características que você tem. E se ele gostaria de ter alguém com características diferentes, ele precisa ir e encontrar essa pessoa, permitindo que você e ele sejam felizes. Não mude o que é característica sua por ele. Mude apenas o que é pecado, e molde-se. E não por ele, mas por Cristo.
Querida, peço que considere tudo o que eu disse e tenha uma conversa sincera com seu namorado. Diga o que você gosta, o que está disposta a mudar (porque não te faria infeliz) e o que não está disposta a mudar (porque te faria infeliz).
E examine-se para ver o que não é simplesmente parte de você, e sim pecado, e lute, na força do Espírito, para mudar essas coisas.
É preciso que haja graça dos dois lados: do seu e do dele.
Espero que tenha ficado claro e que possa ter te ajudado!
Grande beijo!
Fran”
Gostaria de começar a usar os posts de sexta-feira não somente para traduções mas também para respostas a e-mails que recebo. Creio que passamos por situações semelhantes e ao responder a dúvida de uma menina posso acabar ajudando outras que passam pela mesma situação.
E você, já se viu tentando compreender o quanto deveria mudar por um relacionamento? Esse assunto vai muito além do que abordei no texto. Vamos conversar sobre isso nos comentários! (Lembre-se que você pode participar da conversa com um comentário “anônimo”, sem expor seu nome real, caso se sinta mais à vontade assim.)
11 Comments
Eu tenho um sério problema, e este problema é querer mudar meu namorado de toda forma. Somo muito diferentes e chegamos até a brincar com isso, com o modo como conseguimos ser antagônicos em quase tudo hahaha o problema é que muitas vezes eu não o “respeito”, eu tento “moldar” sua maneira de ser a minha. Por exemplo, eu sou muito tímida e reservada e ele é muito expansivo, então quando estamos juntos tento controlar os modos dele, a fala alta, os muitos gestos, as piadas constantes… isso faz mal tanto pra mim, quanto pra ele. Já conversamos sobre isso e eu tenho orado para que isso mude, mas as vezes ainda me ocorre este tipo de coisa… é como se eu quisesse que ele fosse exatamente igual a mim, que falasse baixo, que fosse discreto nos modos, que praticamente se misturasse com o ambiente (como tantas vezes me ocorre) hahhahaha, mas ele não é assim… e eu admiro o modo como ele é, o estranho é que mesmo admirando e procurando até mesmo aprender com ele, tenho essa mania de o privar de suas maneiras… ai Fran, só o Senhor mesmo…
Querida Ana,
eu compreendo exatamente o que você tem passado porque por muitas vezes também quis mudar meu namorado. Mas, lembre-se que esse texto, apesar de ter sido escrito para as meninas, vale também para o lado deles. Eles também precisam ser quem são e serem amados por isso. Esse é o outro lado da moeda: o que fazer quando sou eu que quero mudar ele? Bom, eu te aconselharia a orar e pedir que Deus te ajude a olhar para ele como o Senhor olha: com olhos de graça, que se alegram quando ele cresce, e se entristecem quando ele cai. E começar a ver aquilo que te irrita como características dele que são preciosas e fazem ele ser quem é.
Pense assim: você gostaria que ele tentasse te mudar e te fazer mais extrovertida e menos tímida e quieta?
E não se esqueça: vocês podem se balancear ou se anular. Ou você vai ajudá-lo a ser mais quieto quando preciso e ele te ajudar a ser mais expansiva quando necessário (o que é positivo) ou vocês vão ficar tentando anular o outro, o que é muito negativo.
Como eu disse no texto, é preciso que haja graça dos dois lados!
Beijos,
Fran
Olá. Sou uma pessoa tímida e meu namorado nunca reclamou disso. Agora ele quer que eu converse mais com a família dele, sendo que eles nem puxam muito assunto. Será que ele está querendo que eu deixe de ser tímida e mude meu jeito? E também, ele falou que umas atitudes minhas poderiam mudar, pois está o incomodando muito (se não mudar, ele pensa em terminar). Será que por ele pensar em terminar significa que não me ama mais? Ele quer alterar isso por ex: que eu vá mais pra cidade dele (mas meus pais não deixam eu ficar mt lá, devo enfrentar meus pais?)
Excelente artigo! Deus abençõe você 🙂
Querida Kelly,
que bom que gostou, espero que tenha te edificado!
Beijo,
Fran
Muito boa sua resposta. Eu estou passando por algo parecido, mas não com outras pessoas envolvidas. Estou exatamente novamente num momento em que eu paro e digo: chega! Chega de eu não deixar que o Senhor me molde e me faça a pessoa que Ele sonhou que eu fosse, e a pessoa que Ele me fez. Ao longo da minha vida, Deus me deu a oportunidade de aprender a não querer mudar pelos outros, mas sim por mim e por Ele. Por mim porque se eu mudar po Deus, estarei me tornando uma pessoa melhor, mais dócil, mais compreensiva, mais feliz, totalmente completa pelo amor Dele. Posso dizer pra todas que sem dúvidas, quando passamos a mudar nossos hábitos, nossas maneiras de ser e de agir para nos enquadrarmos nos sonhos de Deus, estaremos colocando a chave na fechadura da porta do nosso coração, e dando acesso à todas as graças que Deus reservou para nós!!
Não são as pessoas que sabem como devemos ser para sermos repletos de felicidade verdadeira e servas de Deus, mas SOMENTE o próprio Deus, por isso, BASTA que ouçamos a voz de Deus e os desejos Dele, pois é disso e somente disso que precisamos para encontrarmos nossa verdadeira personalidade: aquela que Deus colocou na gente antes mesmo de estarmos no ventre da nossa mãe.
Querida,
que comentário poderoso! Você tem toda a razão quando fiz que só o Senhor sabe o que nos fará felizes e completos. Faço coro contigo: BASTA de deixar que os outros me digam o que fazer e ser, e BASTA de deixar que eu mesma me molde. Vamos, como você disse tão lindamente, colocar a chave na fechadura da porta de nosso coração permitindo que Ele entre e faça toda a mudança.
Grande beijo,
Fran
Oi Fran. O meu problema é que meu namorado sempre diz que sou fria, que não sei conversar, que não demonstro meu amor por ele. E isso me magoa por que eu faço o máximo que posso, mesmo assim não adianta. Pra ele eu sempre estou errada e isso me deixa triste, aí eu choro e ele diz que preciso mudar isso também, que não posso ficar triste. Já fiz de tudo para agradar e não sei mais que atitude tomar. Já cogitei terminar e ele briga comigo dizendo que nunca pensou nisso, então eu também não devo pensar. Estou realmente sem saber o que fazer. :/
Querida Pamela,
eu não conheço o outro lado da situação, somente o que você me escreveu aqui, mas preciso dizer que me parece que você está presa em um relacionamento bastante abusivo. Pense assim: nós precisamos procurar por alguém que nos amará como Cristo amou a igreja, é essa a ordem bíblica (conforme Efésios 5:25). Será que Jesus faria isso com você? Te acusaria de ser fria, te exigiria essas demonstrações de amor? Será que Ele não reconheceria suas tentativas e esforços? Será que Jesus te diria que você não pode chorar e te prenderia a esse relacionamento dessa forma?
Te digo com toda certeza: não. Jesus não faria nada disso.
Eu acredito que você precisa de muita oração e força para encarar esse relacionamento como ele realmente é, que me parece muito sufocante… Mas, como eu disse, estou tirando conclusões apenas com o que você disse aqui. Cabe a você ponderar melhor se você tem sido bem tratada e cuidada, como PRECISA ser.
Você precisa procurar ajuda de pessoas que conhecem tanto você quanto ele e ver o que elas pensam desse relacionamento. Pessoas mais velhas, mais experientes. Conte a elas tudo que tem acontecido e receba seus conselhos. Qualquer conselho que eu te der será muito limitado…
Espero ter te ajudado um pouco. Torcendo para que você fique bem.
Em Cristo, sua amiga,
Fran
Very nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I’ve really enjoyed browsing your blog posts. In any case I’ll be subscribing to your feed and I hope you write again soon!
Meu namorado… Quer que eu pare de usar brincos, de usar calças e maquiagem ele diz que acha ser pecado…
Não uso roupas escandalosa e brincos são bem pequenos …
Ele chegou até falar com o pastor dele sobre minhas roupas (calça, brinco) com o pastor antes mesmo de falar comigo sobre isso…
Ele vivia fazendo careta prós meus brincos de bolinha aí perguntei ele começou a falar e eu disse que não mudaria isso….
Ele foi de novo contou pra prima dele, pro líder e pro pastor e eles me chamaram de furada e errada que eu devia sim abrir mão disso sim.
Ele fica em cima
Ele tbm tem várias coisas pra se mudar mas eu no obrigo ou fico falando pra todo mundo.
Não se devo mudar ou terminar