Meninas como Nós – Nigéria

(Foto: Bill Walsh/billwalsh.photography/Kenya)

Em uma noite de Abril, do ano de 2014, um grupo terrorista se vestiu de polícia, invadiu uma escola na cidade de Chibok, na Nigéria, onde centenas de meninas se encontravam. Eles disseram a elas que estavam ali para levá-las a um lugar seguro, já que haviam recebido uma ameaça de um ataque no local. Foi fácil convencê-las a ir com eles.

Desde então um pesadelo dos mais terríveis começou. As meninas foram levadas a um acampamento do grupo. Algumas foram vendidas como escravas sexuais (por cerca de 10 a 12 dólares), outras forçadas a “casar” com seus agressores, outras assassinadas. Muitas contraíram HIV ou engravidaram. A idade dessas meninas é de 12 a 16 anos, aproximadamente. O grupo terrorista acredita que elas não podiam estar estudando, especialmente por serem mulheres, e que deveriam estar casadas desde os 9 anos. O objetivo do sequestro era não só espalhar o terror, mas usá-las como moeda de troca para resgates de seus militantes presos.

Algumas dessas meninas são de religião islâmica, e outras cristãs. O líder do grupo disse que, “as meninas que não aceitaram o islamismo, elas foram contadas… e nós as trataremos da maneira que o Profeta Maomé tratou os infiéis que ele capturava.” (1) As islâmicas, entretanto, não recebem nenhum tipo de privilégios.

Algumas meninas conseguiram fugir desse sequestro e relataram ser abusadas sexualmente todos os dias. (2)

A estimativa é de que 219 dessas meninas ainda estejam em poder dos terroristas. Entretanto, um deles disse, em Maio desse ano, “honestamente, somente cerca de um terço delas ainda existe, o resto foi martirizado.” (3)

A notícia mais recente é de hoje, 15 de Agosto de 2016, quando um novo vídeo do grupo terrorista foi divulgado, onde cerca de 50 meninas aparecem – algumas com bebês no colo – dizendo ao povo do país e a seus pais que pressionem o governo nigeriano pela troca entre elas e os terroristas presos (4). Eles também mostram os cadáveres de algumas meninas, que dizem terem sido mortas em bombardeios feitos pelo governo. O governo nigeriano afirma que essa é uma estratégia deles para comover as pessoas, mas que essas meninas mortas podem ter sido assassinadas por eles mesmos, em um de seus muitos ataques a cidades. Além disso, afirmaram que o grupo está “encurralado”, e por isso apelando para novas tentativas de negociações. Entretanto, muitos culpam o governo nigeriano pela falta de ação efetiva no resgate das meninas.

Queridas, desde que ouvi sobre esse sequestro tão perverso em 2014 meu coração afundou no peito. Esse é mais um caso de meninas como nós que estão sofrendo pelo mundo, tendo suas vidas arrancadas, seus sonhos aniquilados, e seus corpos mutilados. Novamente, chamo vocês à ação. As meninas do Brasil pelas meninas da Nigéria.

Precisamos crer na Palavra quando diz que a oração de um justo pode muito em seus efeitos (cf. Tg. 5:16), e naquilo que minha amiga Elisabeth Elliot disse: existem coisas que acontecem pela oração que não aconteceriam sem ela. Precisamos colocar os joelhos no chão e clamar, cheias de confiança no poder do nosso Deus, por essas meninas de Chibok. Ore não somente por elas, mas também por seus pais, que desde 2014 estão nesse desespero.

Você crê que o mesmo Deus que libertou Seu povo da escravidão do Egito pode libertar essas meninas da escravidão terrorista? Então ore.

Quero criar um relógio de oração e ter uma de nós orando por elas a cada hora do dia, por uma semana. Considere juntar-se a mim! O arquivo digital do relógio está aberto a edições. Coloque seu nome no horário que quiser separar para orar por elas (você pode orar por quanto tempo quiser – não precisa ser necessariamente por uma hora direto). Precisamos de 24 de nós (e se tiver mais, quando o relógio estiver completo, podem ir colocando mais nomes na mesma hora). https://docs.google.com/spreadsheets/d/1U0za5CtvwvYeMJwepGNfD_DiG42YLuYCvxtImu21z30/edit?usp=sharing

Inicialmente, oraremos por uma semana, desde hoje, 15/08, até dia 22/08.

Vamos nós, meninas do Brasil, colocar diante do trono de graça de Deus as meninas da Nigéria. Parece pouco, mas é o que podemos fazer no momento.

As meninas do Brasil pelas meninas da Nigéria. #MeninasComoNós Click To Tweet

 

Fontes:
1 – HTTP://WWW.NYTIMES.COM/2014/05/13/WORLD/AFRICA/BOKO-HARAM-VIDEO-KIDNAPPED-NIGERIAN-GIRLS.HTML?HPW&RREF=WORLD&_R=1
2- HTTP://WWW.THETIMES.CO.UK/TTO/NEWS/WORLD/AFRICA/ARTICLE4234199.ECE
3- HTTP://WWW.THETIMES.CO.UK/ARTICLE/BOKO-HARAM-WILLING-TO-RELEASE-MORE-CHIBOK-GIRLS-WZMQ6JS3H
4- HTTP://WWW.BBC.COM/PORTUGUESE/INTERNACIONAL-37076895