Meninas como Nós – Índia (Dalits)
(Foto: Bill Walsh/billwalsh.photography/Índia)
Eu tinha 11 anos e estava na sala de espera de um oftalmologista. Enquanto eu aguardava resolvi pegar uma revista para passar o tempo. Era a National Geographic e a reportagem de capa tratava dos intocáveis na Índia. Me lembro de não conseguir terminar de ler a matéria, porque precisava ir embora, então pedi pra minha mãe comprar aquela revista para mim e a devorei quando a recebi. Aquela realidade pesou em meu coração e passei muito tempo de minha adolescência sonhando em ser missionária na Índia (como minha grande heroína da fé, Amy Carmichael).
Desde então fiz pesquisas e mais pesquisas sobre os Dalits, os intocáveis. A Índia é grandemente afetada por um sistema de castas, que apesar de ter sido abolido legalmente em 1950, ainda está vigente na forma prática. As castas são determinadas não pela cor de pele (como o apartheid da África do Sul), mas pelo nascimento.
Existem quatro castas principais (e centenas de castas menores): os Brahmins, originalmente os sacerdotes e intelectuais; os Kshatriyas, os soldados; os Vaishyas, os comerciantes; e os Sudras, que executavam tarefas servis. Os Dalits não são sequer considerados uma casta, estando tão baixo na hierarquia social que foram eliminados do sistema – são os “sem casta”. Diz-se que as pessoas das castas superiores são contaminadas ao encostar em um Dalit, daí a expressão pela qual eles são conhecidos, os intocáveis – e existe cerca de 200 milhões deles espalhados pela Índia (esse número corresponde à população total do Brasil [dado de 2013]).
“Os “impuros”, que representam o que há de mais imundo sobre a Terra, são normalmente expulsos de suas aldeias, para que não venham a contaminar as outras castas. Não podem nem mesmo utilizar os potes de água ou entrar nos templos. Nas escolas, em certas cidades, não podem entrar nas salas de aula, devendo se manter do lado de fora. E naquelas em que lhes é permitido entrar, devem ocupar os últimos lugares. São os conhecidos dalits. A palavra indiana dalit significa “quebrado/ pisado/ oprimido”. Exatamente o que são.” (LuDiasBH, em http://virusdaarte.net/india-o-que-e-um-dalit/)
Para eles são designados os trabalhos mais baixos possíveis, aqueles que envolvem lidar com excrementos e carcaças de animais (ou cadáveres).
Os dados são assustadores: cerca de 2 Dalits são mortos, agredidos ou têm suas casas incendiadas a cada hora na Índia. Quando eu li a revista (em 2003) me lembro que as fotos eram tenebrosas: pessoas queimadas por ácido (porque simplesmente pegaram água em um poço que não podia ser tocado por elas), pessoas mutiladas, pessoas que eram assassinadas – tudo isso por terem nascido Dalits.
Não existe escapatória, não tem como se livrar do rótulo. Só tem como entrar: caso você viole as regras de sua casta você pode ser expulso e tornar-se um Dalit – a maior punição possível.
Mas, você deve estar se perguntando como isso se aplica ao nosso recorte dessa série de posts: como isso afeta as meninas, como é a vida delas na Índia?
4 mulheres Dalits são estupradas todos os dias.
2 mil meninas são mortas todos os dias, muitas delas assim que nascem (não só as Dalits, mas no geral – isso por causa do sistema patriarcal vigente de dotes que faz com que as meninas sejam consideradas fardos econômicos).
12 milhões de meninas foram abortadas, no total, desde 1981.
O estupro de mulheres Dalit é considerado normal e rotineiro, por vezes acontecendo pela polícia ou líderes das vilas (de castas superiores).
Por vezes as mulheres Dalit são obrigadas a se prostituírem, uma vez que não são aceitas em nenhum emprego por serem “impuras”.
Crianças Dalit sofrem inúmeras dificuldades para se educarem. Elas são obrigadas a se sentarem no fundo (ou por vezes fora) das salas de aula e sofrem abusos físicos e emocionais. Os efeitos desses abusos são confirmados pela baixa educação e altos índices de evasão escolar (o que gera um ciclo sem fim de pessoas sem instrução que são obrigadas a aceitar essa realidade, por falta de informação).
Atualmente, entretanto, o número de meninas sendo abandonadas em orfanatos tem crescido. Maneka Gandhi, Ministra do Desenvolvimento da Mulher e da Criança na Índia, diz que isso é uma lenta transição de meninas sendo assassinadas para meninas sendo jogadas fora – o que, apesar de parecer absurdo, é um avanço.
Um caso atual que chocou o mundo foi de duas irmãs, uma de 23 e outra de 15 anos, que foram condenadas, pelos líderes de sua aldeia, a serem coletivamente estupradas e depois obrigadas a marchar nuas pela cidade. Que crime que elas cometeram? Nenhum. Foram sentenciadas pelo “crime” de seu irmão, que fugiu com uma mulher casada de uma casta superior. As irmãs apelaram para a Anistia Internacional que começou um abaixo-assinado para impedir que isso de fato aconteça.
***
Dalit significa pessoas quebradas, pisadas, oprimidas. Isso me lembra muito Cristo, na poesia profética de Isaías 53.
Ele foi pisado e oprimido pelas nossas dores, pelos nossos pecados. Ele conhece pessoalmente a dor dessas pessoas que são diariamente desprezadas, violentadas e abusadas sem nada terem feito além de nascerem na família que nasceram. Ele sabe. Ele vê. E Ele quer que as meninas do Brasil se movam e se comovam pelas meninas da Índia.
Você vai se juntar a nós? Leia no primeiro post da série como participar de nosso relógio de oração e coloque os joelhos no chão pelas meninas indianas.
Nós por elas.
Separe 10 min do seu dia e ore conosco pelas meninas da Índia #MeninascomoNós Click To Tweet____________________________________
Fontes:
Dalit Solidarity: Dalits and Untouchability – http://www.dalitsolidarity.org/dalits-and-untoucchability.html
National Geographic: Untouchable – http://ngm.nationalgeographic.com/ngm/0306/feature1/index.html#links
O Globo: Irmãs pedem proteção na Índia após conselho decidir que elas devem ser estupradas – http://oglobo.globo.com/sociedade/irmas-pedem-protecao-na-india-apos-conselho-decidir-que-elas-devem-ser-estupradas-17336023#ixzz3kQ3ESpRc
Peace Women: http://www.peacewomen.org/
Prospect Magazine: How does India’s caste system work? – http://www.prospectmagazine.co.uk/features/how-does-indias-caste-system-work
TIME: Indian Minister Says 2,000 Girls Are Killed Across the Country Every Day – http://time.com/3830874/2000-girls-killed-every-day-india-minister/
Vírus da Arte: ÍNDIA – O QUE É UM DALIT? – http://virusdaarte.net/india-o-que-e-um-dalit/
Vocativ: Rape and India’s “Untouchable” Caste – http://www.vocativ.com/world/india/rape-indias-untouchable-caste/
7 Comments
Oi, Fran! Estou sem palavras…
Algumas pessoas já me disseram que pareço indiana e nessas ocasiões me questionaram a minha possível descendência. Nunca parei para pensar nas meninas da Índia dessa maneira, sempre as imaginava cobertas de jóias e adornos e se comportando religiosamente. Céus! Ainda me custa compreender como é possível o ser humano ser tão cruel! Apenas, o Senhor para amar e ter misericórdia. Não sei muito bem o que dizer sobre isso… Estou muito triste e incomodada. 🙁
Fran, não pare de escrever! Continuo com você e por elas às 23h.
Com amor, Kelly.
Querida Kelly,
essa série tem aberto meus olhos e coração de maneiras incríveis e tristes. O Senhor tem me mostrado a realidade e ela dói. O pecado é algo terrível e suas consequências são muito mais doloridas do que imaginamos. Mas, ao mesmo tempo meu coração se regozija de forma incrível com o Deus vitorioso que temos e pela vontade dEle em nos enviar Seu próprio Filho para nos salvar desse pecado que mata, destroi e consume toda beleza e alegria.
Vamos nos alegrar nessa tão grande salvação!
Em Cristo,
Fran
meu Deus! é fora da realidade… fiquei sem palavras. Meninas como nós! e isso me deixa mais chocada ainda
Querida Tamires,
realmente, nos parece muito absurdo tudo o que acontece em lugares longe de nós – mas creio que o Senhor quer nos abrir os olhos e nos mostrar que isso tem acontecido e que precisamos nos mover, nos colocar diante dEle por elas – nós por elas.
Não deixe a tristeza te cegar do que Ele tem feito e do quanto Ele pode fazer por elas. Vamos nos manter esperançosas em Cristo e na redenção que Ele tem poder para estabelecer.
Obrigada por comentar!
Em Cristo,
Fran
temos que orar para que Deus venha se manifestar com sua graça e misericórdia sobre aquele povo principalmente os excluídos “dalits”
Creio que podemos alcançar aquele povo através da nossa intercessão.
Creio que Deus opera através da nossa oração.
Querida Helena,
sim! A oração de um justo pode muito em seus efeitos, a Palavra diz. Vamos clamar por esses povos!
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks! https://accounts.binance.com/es/register-person?ref=V3MG69RO
1 Trackback