Meninas como Nós – Colômbia

(Foto: Bill Walsh/billwalsh.photography/Equador)

Após mais de 50 anos de guerra civil, 222.000 mortes, 6 milhões de desalojados, 9 bilhões de dólares em ajuda internacional e 34 tentativas de negociações, nossa vizinha Colômbia parece estar finalmente caminhando para o fim de seu terror. O governo e as FARC estão em negociações, buscando estabelecer a paz no país.

Entretanto, enquanto a caminhada rumo à paz acontece, as marcas da guerra ficam e necessitam ser tratadas com sensibilidade.

Assim como em qualquer outro país em guerra, as mulheres colombianas sofreram de forma brutal as consequência do conflito, estando em constante exposição a abusos de todos os tipos – abusos que são constantemente ignorados.

De acordo com o Global Justice Center, 1 mulher colombiana morre a cada 2 dias por causas “políticas”: assassinadas por grupos armados, mortas pela má nutrição, ou simplesmente desaparecendo (1 mulher é vítima de desaparecimento a cada 14 dias).

Além de serem pessoalmente abusadas, torturadas, mutiladas e mortas, muitas mulheres também passam pelo trauma e dor da perda de maridos e familiares homens para a guerra.

Muitas colombianas são também atraídas aos grupos rebeldes (entre eles as famosas FARC – Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, cujos membros são 60% homens e 40% mulheres) e a eles se aliam, atraídas por suas ideologias igualitárias e para fugir dos papéis sociais impostos a elas por uma sociedade predominantemente machista. Entretanto as mulheres que saem desses grupos denunciam terem sido constantemente abusadas sexualmente, não só por parceiros rebeldes mas também por membros do exército oficial colombiano, sendo também vítimas de esterilização e abortos forçados.

O estupro é comumente usado como arma de guerra também em mulheres civis, muitas vezes como aviso para que não ajudem membros do exército ou como forma de punição por atitudes mal vistas nessa sociedade machista (como uso de roupas curtas e sensuais).

Essa exposição leva ao sequestro de muitas mulheres e crianças civis, que são feitas escravas sexuais. A violência contra as crianças também se dá na forma de privação à educação e à saúde.

Até mesmo fora de seu país as crianças colombianas estão expostas. Recentemente a mídia têm publicado notícias de famílias colombianas sendo deportadas de forma violenta da Venezuela, e muitas crianças têm denunciado abusos sexuais da parte do exército venezuelano.

Apesar desse cenário de exposição e violência, encaminhamentos estão sendo feitos recentemente para a melhoria da situação das mulheres no país. Uma lei impondo o feminicídio como crime foi implantada no país há pouco tempo, com pena de 20 a 41 anos aos criminosos. Entretanto, apesar desse importante passo, essa lei ainda precisa ser mais firmemente executada, e sair do papel para a prática real.

Como em qualquer país em guerra, ou se recuperando de uma guerra, a Colômbia expõe suas mulheres e crianças aos abusos e descasos, permitindo que elas sejam devoradas até mesmo por aqueles que deveriam protegê-las (como é o caso de abusos feitos por oficiais do exército).

Como igreja de Cristo, é preciso que consideremos esses fatos. Que nos unamos em oração por essas meninas como nós – suplicando ao Senhor que as negociações que têm sido feitas para o fim da guerra se concretizem e que a paz se estabeleça, de maneira que essas meninas tenham segurança e proteção em lugar de tanto abuso e descaso, e que sejam livres das garras do mal estabelecido ali há tantos anos.

Que elas não somente sejam livres, mas que também consigam se recuperar de abusos já sofridos, e que servos de Deus sejam enviados ali para trazer restauração e renovo que só Cristo e Seu sacrifício podem prover.

A Colômbia é um país geograficamente muito próximo ao Brasil, e penso que essa proximidade deveria fazer com que nossos corações pesassem ainda mais por sua causa – elas são, realmente, meninas como nós.

Que Deus tenha misericórdia.

Separe 10 min do seu dia e ore conosco pelas meninas da Colômbia #MeninascomoNós Click To Tweet

____________________________________

Fontes:

Wikigender: Women and the Conflict in Colombia- HTTP://WWW.WIKIGENDER.ORG/INDEX.PHP/WOMEN_AND_THE_CONFLICT_IN_COLOMBIA

Foreign Policy: Are Women the Key to Peace in Colombia? – HTTP://FOREIGNPOLICY.COM/2015/04/20/ARE-WOMEN-THE-KEY-TO-PEACE-IN-COLOMBIA-FARC-TALKS/

Voice of America: Colombia Confronts Femicide, ‘Most Extreme Form of Violence Against Women’ – HTTP://WWW.VOANEWS.COM/CONTENT/COLOMBIA-CONFRONTS-FEMICIDE-VIOLENCE-AGAINST-WOMEN/2928030.HTML

Breitbart: Colombia: Venezuelan soldiers are sexually abusing our girls – HTTP://WWW.BREITBART.COM/NATIONAL-SECURITY/2015/08/31/COLOMBIA-VENEZUELAN-SOLDIERS-ARE-SEXUALLY-ABUSING-OUR-GIRLS/

The Nation: US Soldiers and Contractors Sexually Abused at Least 54 Children in Colombia Between 2003 and 2007 – HTTP://WWW.THENATION.COM/ARTICLE/US-SOLDIERS-AND-CONTRACTORS-SEXUALLY-ABUSED-LEAST-54-CHILDREN-COLOMBIA/