Eu sou realmente uma cristã?

Há pouco tempo eu postei um texto aqui no Graça entitulado “À minha amiga sem Jesus no banco da igreja”. As respostas ao post foram como eu esperava, e muitas meninas compartilharam comigo a realidade de terem vivido, ou estarem vivendo, como cristãs, sem de fato serem cristãs. Na igreja sem ser igreja.

Uma das mensagens que recebi dizia o seguinte: “Sou cristã há 4 anos e hoje sinto como se não fosse, como se não tivesse tido, de fato, um encontro com Cristo. Hoje eu falo do amor de Cristo para minha amiga, no entanto não consigo convencer meu coração desse amor, da graça, de tudo o que Ele fez e faz.”

Essa mensagem partiu meu coração. Eu sei, como disse no outro post, o quão solitário é viver uma vida de aparências, tentando convencer a todos de nossa fé, sabendo em nossos corações que não temos de fato o fogo de Cristo ardendo em nós. Meu coração sentiu a dor dessa irmã, e de qualquer uma de vocês que esteja em seu coração lutando com essa pergunta: eu sou, de fato, uma cristã?

Eu busquei a sabedoria de homens de Deus experientes para responder a essa pergunta tão delicada e profunda. John Piper tratou desse assunto em um artigo de seu site Desiring God. Ele disse ter percebido, em seus muitos anos de ministério, que juntamente com a luxúria, a ira e o medo, a certeza da salvação (ou falta dela) é um assunto com o qual praticamente todo cristão tem que lidar em algum ponto de sua caminhada cristã. Voltando nossos olhos à passagem de Romanos 8:14-16, Piper tenta nos trazer clareza sobre esse assunto:

“Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: ‘Aba, Pai’. O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.”

Mudança visível

Para Piper, o fato de que os filhos de Deus são guiados pelo Espírito de Deus significa nada além de que o fruto do Espírito será visto na vida deles, como uma evidência de que Ele habita em Seus filhos. Quando nós olhamos para nossas vidas e percebemos o quanto mudamos desde nossa conversão, podemos confirmar que o Espírito tem nos guiado.

Se você costumava ser invejosa, irada, impaciente, entre outras obras da carne (cf. Gl. 5:19-21), mas consegue ver como pouco a pouco tem crescido em amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fé, mansidão e domínio próprio, então o Espírito tem te guiado, e isso deve trazer paz ao seu coração quanto à sua salvação.

É claro que isso não significa perfeição. Por favor não espere que o sinal de sua conversão será uma vida perfeita. Nós somente seremos perfeitas no momento em que dermos nosso último suspiro nessa Terra e o primeiro suspiro na Eternidade, com corpos glorificados.

Mas, é possível vermos em nós os frutos da santificação diária que o Espírito opera nos filhos de Deus, e percebermos as áreas em que nossa natureza faria X, mas por causa do Espírito somos capacitadas a fazer Y. Cada uma de nós sabe quais são as áreas em que naturalmente caímos, seja inveja, luxúria, ira, impaciência, fofoca, etc., e é maravilhoso identificar situações que, antes de Cristo, cairíamos e pecaríamos, mas agora, por causa dEle, conseguimos ir contra nossas tendências naturais e fazer o certo.

Deus como Pai e Jesus como Senhor

Quando somos salvos, todo nosso ser clama “Aba, Pai” – é isso que nos dizem esses versículos de Romanos 8. Isso significa que antes nós não reconhecíamos a Deus como nosso Pai, nem nossa dependência dEle. Antes só podíamos ver a nós mesmas, e nos sentíamos seguras em nossa falsa liberdade. Agora, pelo Espírito em nós, somos capazes de reconhecer nossa adoção à família divina, nossa completa necessidade de Deus, e nossas almas anseiam pelo Pai com um desespero humilde e sincero.

Se sua alma, assim como a do salmista, anseia pelo Senhor como a corça anseia por águas (cf. Sl. 42:1), então você pode encontrar paz em saber que isso não é possível àqueles que ainda estão mortos em seus delitos e pecados.

A Bíblia nos diz que antes do chamado de Deus à salvação, nós estávamos mortos (cf. Ef. 2:1). Alguém que está morto nada pode fazer a não ser continuar morto. Mas, se Deus sopra em nós vida, e coloca em nós Seu Espírito de vida, então podemos não só respirar, mas vê-lO e reconhecê-lO como nosso Pai, que nos ama com amor eterno (cf. Jr. 31:3).

Através do Espírito em nós, não somente reconhecemos Deus como Pai, mas também somos capazes de reconhecer Jesus como Senhor. Podemos ver isso na primeira carta de Paulo aos Coríntios:

“Por isso, eu lhes afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: ‘Jesus seja amaldiçoado’; e ninguém pode dizer: ‘Jesus é Senhor’, a não ser pelo Espírito Santo.” (Cap. 12, v. 3)

É apenas por causa do Espírito em nós, ou seja, da salvação, que podemos reconhecer Jesus como Senhor soberano de nossas vidas. Um sinal claro de conversão é ver uma pessoa que antes vivia à mercê da vida, fazendo aquilo que tinha vontade, e agora vive sob o senhorio de Cristo, não só fazendo o que Ele manda em Sua Palavra, mas também aceitando o que quer que Ele realize em sua vida.

Vemos então, nessas passagens, essas duas formas de reconhecer a salvação em nós: diariamente abandonamos o pecado, e buscamos fazer o bem; e reconhecemos a Deus como Pai, e Jesus como Senhor.

Não confie em sentimentos

Infelizmente nós vivemos em uma geração de crentes que baseiam muito de sua fé em sentimentos, e eu acho que isso é uma das causas pela qual muitos de nós sentem essa insegurança de salvação. Nós pensamos “Se eu não sinto paz, é porque não sou salvo”. Mas, a Bíblia não mostra que “sentir paz” seja o sinal para a certeza da salvação, pelo contrário, ela aponta que nosso coração, de onde os sentimentos vêm, é enganoso. A Palavra nos manda não confiar em nosso coração, mas confiar no Senhor (cf. Jr. 17). Isso significa que devemos buscar as respostas às nossas dúvidas em Deus e naquilo que Ele já disse em Sua Palavra, e não naquilo que pensamos que Ele diz através de nossos sentimentos.

Devemos buscar respostas naquilo que Deus já disse na Palavra, e não em nossos sentimentos. Click To Tweet

E o que Ele disse? Que todo aquele que confessar que Jesus é Senhor, e crer que Ele ressuscitou dentre os mortos será salvo. Confessar e crer. Não confessar, crer e sentir. A paz da salvação vem, mas como qualquer outro sentimento ela também se vai. E quando ela se for, precisamos continuar nos segurando na âncora da nossa fé, crendo que o Senhor nos salvou de uma vez, e que a Cruz é suficiente para nos manter salvos.

Querida, se você, agora sabendo dessas informações, ainda encontra dificuldades em crer que seja salva, por favor não continue cobrindo sua incerteza com máscaras. Clame ao Senhor, porque Ele ainda salva pecadores. Ninguém é sujo demais que não possa ser limpo pelo sangue do Cordeiro de Deus. A Bíblia diz que Deus é fiel mesmo quando nós somos infiéis, e que Ele não pode mentir. Então se Ele disse que salvaria pecadores, é porque Ele de fato o faz. A Palavra diz que Deus não despreza aqueles que estão com um coração quebrantado e contrito (cf. Sl 51:17), ou seja, que humildemente reconhecem sua necessidade de salvação. Ele não despreza. Corra a Ele ainda hoje.

Meu pastor do Brasil, David Sena, tem um blog muito bom no qual ele publica mensagens com o verdadeiro Evangelho. Se você quiser ir mais a fundo nesse assunto, e ler mais sobre salvação, visite: http://oevangelhodagloriadecristo.blogspot.com/