Eu odeio a nova namorada do meu ex {Jessie Responde}
Artigo escrito originalmente por Jessie Minassian, e publicado aqui.
Traduzido, com permissão, por Francine Veríssimo.
P: Meu namorado de dois anos terminou comigo três meses atrás. Nosso término foi bem dramático, e agora ele está namorando outra pessoa. Eu me sinto tão substituída e estou lutando para não odiá-la. Ele usa toda oportunidade que tem para mostrar ela pra mim, na escola, nas mídias sociais, em todo lugar. Como eu esqueço ele e não me torno alguém cheia de rancor em relação à “menina nova”?
R: Eu sinto muito que seu coração esteja machucado. Eu consigo entender completamente porque você está sofrendo, lutando contra sentimentos de ódio e de sentir-se substituída. Eu espero que essas palavras ajudem…
Se nós confiamos que Deus vai guiar nossos caminhos, podemos ter certeza de duas coisas:
1. Ele vai.
2. Às vezes Ele vai usar outras pessoas para nos ajudar a ficar nos Seus caminhos.
Às vezes Ele usa as qualidade de outras pessoas para nos ajudar, como o sermão de um pastor, um líder de louvor que canta algo poderoso, ou o amor de um amigo e seu encorajamento. Entretanto, outras vezes, Ele usa o pecado das pessoas, suas fraquezas, e até mesmo erros bobos para nos direcionar ao caminho que Ele tem para nós.
E nesses momentos, é realmente fácil apontar nossos dedos para a pessoa que nos machuca e esquecer que, na verdade, Deus ainda está no controle.
Meu ex começou a namorar outra e tenho raiva dela! Como lidar? A Jessie responde! Click To TweetIsso aconteceu na minha vida há algumas semanas. Depois de muita oração, eu me ofereci para ser voluntária em determinado ministério por alguns meses, deixando a decisão final, se eu seria ou não útil ali, para os líderes do ministério. Enquanto eu esperava por sua resposta, eu literalmente implorei que Deus fizesse muito clara a Sua vontade para mim e minha família nesse serviço (porque mesmo eu realmente querendo fazer aquilo, também envolveria alguns sacrifícios muito grandes para todos nós). Quando o tempo chegou para que eu recebesse uma resposta… nenhuma resposta veio. Eles não retornaram minhas ligações nem e-mails. E no meu coração pecador, eu estava ofendida! Eu pensei, “Eles não podiam sequer me dar a cortesia de dizer não?” E então eu entendi – eu estava vendo essa porta obviamente fechada como um erro ao invés de uma resposta direta a todas as minhas orações pedindo para que Deus me desse uma resposta clara! Ha! Uma vez que eu percebi isso, eu pude agradecer a Deus pelo “erro” deles e parar de levar isso para o lado pessoal.
Eu acho que o mesmo é válido para a sua situação. Se você confiou a Deus sua vida – pedindo que ele controle sua vida e te guie no caminho certo – então você pode ver esse término como o melhor de Deus para você, ao invés de um erro de seu ex.
E você pode ver a nova namorada apenas como uma menina que, como você, está tentando entender a vida e o amor, ao invés de enxergá-la como a causa de sua dor.
A verdade é que você não foi substituída, você foi liberta daquele relacionamento para a glória de Deus e para o seu bem. E a julgar pelas ações do seu ex, Deus definitivamente tem algo melhor para você! Você merece algo melhor, irmãzinha. Não é fácil mudar nossos pensamentos, mas acredite em mim, trará muita liberdade e esperança ao seu coração quando você fizer isso!
Com amor,
Jessie
CONHEÇA MAIS DA JESSIE E DE SEU MINISTÉRIO:
LIFELOVEANDGOD.COM/ABOUT/MEET-JESSIE (EM INGLÊS)
____________________________________
Eu não sei vocês, mas já tive esse momento de me sentir mal porque um ex estava namorando. Nós somos assim, nos sentimos como se tivéssemos sido substituídas. Gosto da resposta da Jessie ao problema: veja como a mão de Deus, e não sinta rancor dessa menina que, assim como você, só está tentando fazer o que pensa ser melhor pra ela.
Vocês já passaram por essa situação do texto ou algo parecido? Me contem nos comentários!
Em Cristo,
12 Comments
Primeiramente, obrigada por ter traduzido esse texto Fran!
Quando eu li o título logo me veio um ‘’eita’’ na cabeça! (é engraçado como por mais que eu queira deixar esse assunto pra lá, Deus ainda insiste em falar comigo e tratar o meu coração).
Eu não sou de fazer comentários íntimos pela internet, mas como os textos que você posta aqui tem me ajudado na minha caminhada cristã eu estou me sentindo a vontade para fazer esse comentário e responder a sua pergunta final!
Sim, recentemente eu passei por uma situação semelhante ao texto! (Senta que lá vem história kk)
Bom, o menino em questão não chegou a ser meu namorado, nós estávamos naquela fase de esperar a hora certa para oficializarmos um compromisso sabe… Aconteceu que de uma hora pra outra ele quebrou todas as expectativas que tinha criado em mim, o que fez eu de certa forma me sentir defraudada. (A justificativa dele tinha sido que ainda era muito imaturo para começar um relacionamento e que era tempo dele amadurecer tanto quanto homem como espiritualmente). O motivo que ele tinha me dado tinha sido até certo, o errado foi à forma como ele agiu!
Eu estava aceitando que aquela não era a hora certa (e ainda pensava que a hora certa poderia chegar) eu sabia que Deus estava conduzindo as coisas, por mais que elas saíssem do meu controle eu sabia que elas estavam rigorosamente sob o controle dEle!
Mas pouco tempo depois do nosso afastamento eu soube de boatos dele com uma menina, o que logo se confirmou e me fez sentir substituída. Eu senti tanta raiva dele e constantemente me comparava a ela, eu estava apontando o pecado dele e estava relutante em perdoar no meu coração. Foi um período de muito sofrimento e ao mesmo tempo de muita aprendizagem sobre quem eu sou e de que Cristo fez por mim! Nesse momento em que Ele estava tratando do meu coração, dois textos postados por você falou muito comigo Fran! Um foi do blog ainda do truth faith Love chamado ‘’Quando Deus diz “não” aos nossos sonhos’’ e o outro desse blog já, chamado ‘’ Quando Deus diz “siga em frente” em terrenos desconhecidos’’.
Lembro que você respondeu um comentário meu com uma frase do Lewis e que ela ficou na minha cabeça por muito tempo! (“Existem coisas melhores adiante do que qualquer outra que deixamos para trás.”)
Mas agora analisando isso que aconteceu comigo eu posso descansar sabendo que ‘’ Ele usa o pecado das pessoas, suas fraquezas, e até mesmo erros bobos para nos direcionar ao caminho que Ele tem para nós’’. Nessa questão toda vejo que isso tinha sido apenas a ponta do iceberg e que Deus tinha muitas coisas para tratar profundamente em mim. Eu tenho aprendido a de fato amar o meu próximo, e tenho aprendido que Cristo usa as pessoas para demonstrar amor por mim e que Ele se importa tanta com o meu coração que até usa pessoas como você com o seu blog para continuar cuidando e guardando o meu coração só nEle!
Agradeço a Deus pala sua vida Fran, Graça e Paz <3
Querida Luana,
sinto muito que você tenha passado por isso. Uma situação com essa de fato faz com que nós nos sintamos traídas, não é mesmo? E a atitude desse rapaz foi certamente errada. Se ele não sentia mais nada por você, deveria ter sido sincero. Com certeza seria doído, mas menos doído do que passar por essa “traição”. Às vezes é mais fácil para as pessoas, eu inclusa, simplesmente partir para outra do que ser sincero com a pessoa com quem estávamos. É triste e é errado, mas acontece muito.
Fico muito feliz que, com os textos daqui, você tem percebido que de fato Deus te livrou desse relacionamento e está te chamando para outras coisas, novas coisas, nas quais Ele te abençoará. Sei que é difícil, mas no que for possível tente se manter calma e em paz, sabendo que o pecado dele não justifica o seu – ou seja, não tenha raiva nem ódio. Apenas perdoe (mesmo que ele não tenha pedido perdão) e siga em frente com sua vida, sabendo que o Senhor contempla os maus e os bons.
Espero que em breve você esteja totalmente descansando nEle, sabendo que o que passou, passou, e o que vale é o que virá. :*
Em Cristo,
Fran
Já passei sim. Mas não exatamente desse jeito. Estava conhecendo um menino, ele demonstrava que estava interessado em mim, saímos algumas vezes, Fazia promessas e planos, mas, ao mesmo tempo, não me dava um veredito sobre sua intenção comigo, sobre o que significavam nossas conversas e saídas. Quando eu perguntava essas coisas esperando uma posição de sua parte, ele sempre dizia que estava muito atarefado e que quando estivesse com menos atividades, poderíamos pensar melhor sobre essas questões. Ele estava me cozinhando em fogo brando, como dizem ; queria me manter à disposição dele.
Isso até um dia que eu resolvi dar um basta e me afastar dele. Nesse dia ele se justificou Dizendo que não podia namorar alguém naquele momento, que não tinha como dar atenção devida a uma namorada. Mas, para minha surpresa, 4 semanas depois enquanto passeava pela minha cidade (uma grande capital do Brasil) deparo ele em clima de romance com outra menina. No momento ignorei e até percebi como livramento de Deus, mas dois ou três dias depois, apareceu uma atualização em seu Facebook ” relacionamento sério “.
Pra mim foi devastador. Sai do trabalho na hora, em prantos, sem entender pq comigo não podia namorar e com ela sim. Eu tinha muitas obrigações nesse dia, mas a minha vontade era apenas chegar em casa para desabafar com Deus no meu quarto.
Depois acabei falando com o garoto também sobre como eu estava doida com a situação, fui bastante brava com ele. Ficamos um tempo sem nos falar, enquanto eu orava e me recompunha em Deus. Jesus foi me dando as respostas e até compaixão pela menina que estava unida a alguém tão imaturo.
Eles acabaram terminando, mas Deus usou muito essa.situaçao para eu enxergar debilidades e pecados do meu coração. Graças ao senhor tornou-se uma experiência para glória dele e através da qual eu também pude ajudar outras meninas a se portarem em situações semelhantes e entenderem como Deus pode nos moldar nesse momento.
Querida Mona,
muito obrigada por compartilhar conosco sua situação, creio que dará esperança a outras meninas que passam por isso. É bonito de ver como você correu para o lugar certo quando isso aconteceu: para o colo do Pai. Esse é o melhor lugar para se estar quando nosso coração se quebra.
Percebo que essa situação que você descreveu é muito mais comum do que imaginamos. Eu tenho amigas do convívio diário que também têm sido “cozidas em banho Maria”, ou em fogo brando, como você disse. Infelizmente isso acontece quando os rapazes não assumem seu papel como homens, e agem como meninos imaturos. Na verdade eles têm medo de serem sinceros e dizerem “não tenho sentimentos por você”. Por isso, preferem deixar a menina esperando, até que eles se interessam por outra pessoas e a menina fica confusa, sem entender o que aconteceu. Fico feliz que você tenha superado, e que essa situação triste seja hoje um motivo de louvor ao Senhor pelo livramento e pela lição aprendida.
Em Cristo,
Fran
Oi Fran, tudo bem?
Minha situação foi parecida Fran. Eu estava gostando de um rapaz e estava-o levando em oração pra Deus pois o via como um homem de virtudes e servo do Senhor. Ele correspondia do mesmo sentimento, alias, ele que demonstrava gostar de mim e eu sempre me mantinha firme consolidando a amizade e orando a Deus para que a vontade dEle se cumprisse em mim. Depois de ter o Não do Senhor, resolvi me afastar dele pq o sentimento continuava em mim e estar proxima dele so me confundia da vontade do Senhor. Passaram-se três meses e certo dia descobri pelas redes sociais que ele estava namorando uma moça da nossa igreja. fiquei arrasada, me senti trocada, pensei coisas erradas a respeito dos dois e passei a antipatizar a moça. Depois de muito chorar em oração, Deus me disse para eu ter paciencia com a moça pq ela achava estar fazendo a coisa certa, mas com o tempo ela saberia se realmente era o melhor de Deus para ela. algumas semanas atrás, um amigo me disse que esse rapaz desabafou com ele e ele disse que ainda gostava de mim, e que tinha entrado nesse relacionamento tomado pela carencia. Quando soube disso fiquei muito triste pela moça, e pela defraudação que ela sofreu. Ninguem merece ser enganada. Hoje eles nao estão mais juntos e ela percebeu que entrou em uma cilada. Algumas situaçoes paralelas tomaram outros rumos que me aproximou da moça e hoje posso dizer que estamos nos tornando amigas. Ele tentou se aproximar de mim novamente porem eu cancelei todas as possibilidades de termos algo. Até pq o fato dele terminar com ela por ainda gostar de mim, não me assegura que ele não poderá fazer o mesmo comigo :/ Foi dificil, pq eu ainda gostava dele . Mas eu amo ainda mais o meu Senhor. Perdi um possivel namorado, mas ganhei uma amiga 🙂
Querida Beatriz,
a cada novo comentário nesse post percebo o quão comum é essa situação! Parece que os rapazes têm sido realmente voláteis em estar interessados em uma moça hoje e em outra amanhã. Que coisa triste.
Fico feliz de saber que tudo se desenrolou na sua situação de maneira que a moça viu a cilada em que tinha entrado, e que vocês agora são amigas. Que grande incentivo a todas as outras moças que passam por isso! Buscar amizade com a pessoa que um dia odiamos é algo divino que só pode acontecer pela obra do Espírito em nós.
Quanto ao rapaz, me alegra saber que você decidiu se afastar. A atitude dele não foi sábia nem bondosa para com nenhuma de vocês duas. Deixe que ele se resolva com Deus e perceba seus erros, se arrependendo deles e recebendo perdão da parte do Pai, de você e da moça.
Espero que vocês continuem nesse bom caminho. Amei sua frase, “Perdi um possivel namorado, mas ganhei uma amiga :)”!
Em Cristo,
Fran
Oii, Fran!
Semana passada eu tive um (rarissimo) momento de fúria por conta do meu ex namorado. Hoje, somos bastante amigos e ele estava de conversinha com uma garota do nosso trabalho, e eu acabei não agindo de maneira legal ao questiona-los sobre isso. Fui tudo o que eu abomino: impulsiva, estressada, mal educada e grossa. Ele diz que sou a melhor amiga dele, a única que ele tem, e eu tb o considero um grande amigo. Nos últimos meses, a minha oração com relação a ele, era pra que o Senhor o ajudasse a não ser tão malicioso no nosso relacionamento, para que pudessemos cultivar uma amizade saudavel, sem malicia ou joguinhos de sedução, por assim dizer. Caso ele persistisse, eu entenderia que o melhor era abrir mão e me afastar. Sem que eu percebesse, o Senhor me ouviu e graças a Ele, tenho sido muito bem tratada e respeitada por esse meu amigo, que nem gosto de chamar de ex namorado… Enfim, eu não admitia que ele se envolvesse com outra pessoa pq não queria ser substituída (como a moça da pergunta), então eu implicava com todas as garotas que se aproximavam dele, eu enchia o saco dele pra se afastar delas pq segundo o meu ego, elas não prestavam. Por muito tempo pensei que ele agiu errado ao provocar o término do nosso namoro de 2 anos (1 ano e meio na contagem dele), mas hoje eu sei que isso foi uma benção na minha vida e na dele tb!! Foi um ‘não’ que me aproximou de Deus. E sei que agora é muito mais fácil ajudá-lo na caminhada cristã. Depois do ataque de fúria da semana passada, percebi que Deus já me deu a resposta de minhas orações há bastante tempo e não tem pq eu me irritar com as novas amizades dele ou mesmo um novo relacionamento. A minha posição e o meu testemunho tem que ser coerentes com a minha condição cristã e tenho que entender que os caminhos do Senhor são infinitamente melhores!
Obrigada pelo post.
Beijos! Te amo amiga!
Kelly.
Querida Kelly,
amiga, conforme ia lendo seu comentário eu fui percebendo que você mesma já entendeu sua situação e a solução para ela. Isso é ótimo! De fato, se você estava orando para que fosse uma amizade saudável e isso estava acontecendo da parte dele, agora é sua vez de abrir mão de seu ego, como você mesma disse, e deixar que ele se envolva com quem quiser se envolver, sem interferir, afinal de contas vocês são apenas amigos.
Eu tinha isso, quando estava solteira, de querer que certos rapazes ficassem gostando de mim, mesmo que eu não gostasse deles. Porque queria ter eles na minha “coleira”, por assim dizer. Que horrível, né? Nós fazemos isso. Queremos o ego inflado, e ter aquela pessoa por perto nos dá isso.
Que Deus tenha misericórdia de nós.
Amo você também, amiga. Segue firme no teu propósito de ser uma boa amiga para ele.
Beijos,
Fran
Já passei por isso também (e continuo lutando, apesar do término ter ocorrido há mais de um ano). Um tempo após ele ter se mudado pra estudar em outra cidade, ele terminou comigo (foram dois anos juntos) e semanas depois estava namorando novamente. Ainda não estou sarada completamente, mas hoje vejo como livramento de Deus e oportunidade pra focar nEle, em ser a pessoa que Ele quer que eu me torne. E muito obrigada pelo texto, tive um dia meio difícil hoje 🙁 que Deus a abençoe <3
Querida Deborah,
sinto muito que tenha tido um dia difícil. Às vezes a gente entra numa neblina e parece não conseguir ver muita coisa além do sofrimento… Você já leu As Crônicas de Nárnia? Tem uma cena que eu gosto muito, quando uma das crianças está caminhando em um caminho escuro e não consegue ver nada. De repente, percebe que Aslam está caminhando ao lado dela e a guiando. Na manhã seguinte, essa criança percebe que estava em um penhasco e que se tivesse dado um passo errado tinha morrido. Assim é a vida… Nós temos dificuldades de enxergar, mas Cristo está nos acompanhando e guiando. E Ele nos livra do penhasco.
Continue caminhando com Ele, mesmo que a dor desse término ainda aperte seu coração, vez ou outra. Lembre que Ele foi quem permitiu que isso acontecesse, talvez para te livrar de um penhasco.
Em Cristo,
Fran
Meu ex terminou comigo há mais ou menos 3 semanas. Tem sido um dos piores momentos pra mim, fran, ele disse que conheceu outra garota e se interessou por ela ainda qnd estávamos namorando, ou seja, me traiu msm sem ter ficado com ela. Tem sido horrível e agr meio q odeio essa menina tb. Que Deus tenha misericórdia da minha vida!
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me? https://accounts.binance.com/en-IN/register-person?ref=UM6SMJM3