Encontrando cura após um término de namoro
Tristeza profunda, vontade de se isolar, choro escondido, sentimento de invalidez.
Esses são só alguns dos sintomas pós-término de namoro.
Eu não posso dizer que sei exatamente como isso acontece para os homens, mas com as mulheres o que fica quando alguém termina conosco é um sentimento de invalidez (e pode ser que o mesmo aconteça com os homens). Isso aconteceu comigo e com muitas das minhas amigas com quem já conversei sobre isso: quando alguém se vai sem que você quisesse, o que fica é o sentimento de confusão, destruição e decepção.
Você acredita que, se ele não te quis, é porque algo está errado com você.
Querida, se você está passando por isso agora, eu sei que nada do que eu, ou qualquer outra pessoa, disser vai te consolar. Eu sei o que é chorar quase que a noite toda e só conseguir dormir por causa da exaustão. Eu sei o que é pensar que a vida não tem mais rumo uma vez que o futuro que você pensou ser seu simplesmente foi tirado de você.
Mas, abre seu coração machucado por um minuto e deixa eu te lembrar de uma coisa: o Homem perfeito, aquele que nunca errou e aquele que é Rei de Majestade e Beleza, Ele diz que te ama. Como você é. Defeitos e tudo mais. E Ele diz ter um futuro para você.
Ele te escolheu antes de você nascer e te amou desde a eternidade. Até a eternidade. Para sempre. (cf. Jeremias 31:3)
Ele se alegra em você. (cf. Sofonias 3:17)
Ele te conhece de verdade e por inteiro (e te ama mesmo assim). (cf. Lucas 12:7)
Ele tem pensamentos de paz sobre seu futuro. (cf. Jeremias 29:11)
Ele vai te levar para a glória, para ser para sempre dEle. (cf. João 14:3)
Eu sei que, às vezes, o amor Divino não parece suficiente, parece que precisamos de alguém terreno para sermos completamente realizadas. Mas, isso é uma falta de foco nossa. Quando a gente parar para compreender que o Perfeito Jesus nos ama com um amor que não tem explicações (cf. Ef. 3:18-19), então veremos que nenhum romance terreno superará isso. Algum dia, caso seja da vontade dEle te dar um amor terreno, ele será apenas um reflexo imperfeito do romance Eterno. Quer amor maior do que se sacrificar por você, sendo você completamente indigna de tal amor? Quer amor maior do que pegar uma pecadora imunda e elevá-la a posição de filha amada de Deus?
Leve os pedaços do seu coração aos pés da cruz. Ali há cura. Ali há vida. Ali há amor. Descanse ali.
Leve os pedaços do seu coração aos pés da cruz. Ali há cura. Click To Tweet
E agora eu te encorajo a algo difícil: lembre-se carinhosamente da outra pessoa em oração.
Não será fácil, pois no fundo estamos magoados e machucados – e isso é normal. Mas, lembre-se que essa pessoa é (possivelmente) seu irmão em Cristo e que se devemos orar e amar até nossos inimigos, ainda mais nossos irmãos, mesmo que eles nos machuquem profundamente.
No final de tudo ambas as partes sairão machucadas, acredite. Não foi fácil para ele terminar com você (salvo exceções). Eu já estive do outro lado da moeda e sei que, por vezes, terminar é doído demais.
Mas, precisamos lembrar que há graça. Para os dois. E há perdão e novos recomeços.
Oro para que seu coração, tão quebrado e doído, encontre nesse momento de dor uma compreensão ainda maior do amor do Pai. Que nesse momento em que parece que as feridas ainda estão abertas, que você encontre refrigério na presença Daquele que te amou desde a eternidade. Que o abraço dEle seja seu refúgio. Corre para lá.
Ele cura os de coração partido e enfaixa suas feridas. (Salmo 147:3, A Mensagem)
____________________________________
Queridas, esse assunto é tão delicado. Eu já estive aí, exatamente onde você está. Eu já me senti invalidada, desprezada e desrespeitada. Mas, houve graça. Nesse momento de maior dor foi quando senti o Pai mais próximo, e eu não trocaria essa experiência por nada. A verdade é que a dor nos leva de joelhos à presença dEle. E isso vale qualquer ferida. Se quiser conversar sobre a dor de um término, fique a vontade para fazer isso pelos comentários ou pela aba de Contato.
4 Comments
Será que nós temos uma alma gémea?
O que achas deste assunto?
http://armadura-de-ester.blogspot.pt/
Olá, de novo 😀
Embora agora eu esteja feliz e com a minha vida sentimental guardada as mãos do Senhor eu tenho de me ver refletida neste teu artigo.
Há um ano o meu coração foi feito em pedaços pela pessoa que mais amei até hoje.. e a pior parte é a perda.. é saber que nunca mais vai voltar a ser nosso.
E a perda não é um acontecimento momentâneo.. é um processo incrivelmente doloroso que está continuamente a acontecer..
Perdêmo-lo quando acordamos e não podemos falar com ele, perdêmo-lo quando ouvimos a música favorita dele no rádio, perdêmo-lo quando vêmos aquela tshirt que ele gostava, perdêmo-lo quando vamos dormir e não podemos fazer uma chamada para falar com ele antes de adormecer…
E quando acordamos e não temos uma mensagem dele no celular… começa tudo outra vez.
Eu acho que isto se deve a tentarmos preencher um lugar no nosso peito que só Jesus pode satisfazer.. e quando esse alguém vai embora, ficamos vazias de novo, como escrevi no último artigo do meu blog..
Muito obrigada por este artigo, foi muito bom porque me revi nas tuas palavras.
Ter-me-ia ajudado muito na altura, e sei que vai ajudar mais gente.
Que o nosso Pai te continue a usar graciosamente! <3
Um beijo enorme**
Querida Ana,
posso começar dizendo que gosto muito do seu nome? Ana Íris! Que linda combinação 🙂
Quanto ao que você escreveu: concordo contigo. A perda é a parte mais dolorida, sem dúvida. Nós sentimos falta do conforto de ter aquela pessoa. A Palavra diz em Eclesiastes que dois juntos se aquentarão, ou seja, darão aquele conforto de aquecer o coração um do outro. E quando não temos mais isso sentimos falta – e isso porque fomos criados para termos companhia, para vivermos em comunidade.
Mas, precisamos entender que esse calor não vem só de um namorado, mas muito mais da família, dos amigos e, claro, do Pai, que é fonte de todo calor e conforto.
Obrigada pelo seu comentário!
Que o Senhor possa nos dar graça de continuar servindo a Ele com nossos blogs.
Beijos!
Fran
Olá Fran.
Agradeço a Deus por seu ministério. Conheci o graça em flor ano passado, através do Yago. Com você aprendi o estudo indutivo, depois acompanhei os estudos de Tiago, de Jonas, e cada publicação sua no ig ou no blog, em que Deus falou ao meu coração. Você é uma benção na minha vida, do tipo que a gente pensa “a internet pode sim ser uma ferramenta boa”.
Hoje estou aqui lendo esse texto, de 2015, porque estou vivendo a dolorosa experiência do término. Um namoro de quase quatro anos, em que conversavamos sobre nos casar ainda esse ano. A decisão foi dele e disso você já pode imaginar minha dor, rs.
Eu fui invadida por um turbilhão de sentimentos. De que havia algo de errado em mim, de que eu não encontraria mais ninguém, de que já estou “velha” (25 anos) e sonho tanto em ser mãe. Faz um mês que terminamos e eu ainda não consegui esquecê-lo totalmente, ainda penso em tudo o que planejamos e não vamos viver (ao menos, não há esperanças disso agora, rs). Ao mesmo tempo, tenho repetido para mim inúmeras vezes o quanto Deus é bom, que Ele está no controle de todas as coisas e preciso descansar em seu cuidado. Confesso que é um exercício diário. Todos os dias sinto como se fosse tudo do zero. Acordo e penso “ok, Deus, me ajude só hoje”.
Quero abrir um parênteses para dizer que eu não conheci meu pai, minha mãe enfrentou uma luta contra as drogas e por isso eu fui criada apenas pela minha avó (e sou mt grata por isso). Quando ele me disse que queria terminar, eu pensei, erroneamente, “Deus, mas eu já tive tantas perdas, e agora eu vou perder isso também?”. E com o passar dos dias eu entendi que mesmo quando eu não tive muitas coisas e falava que Deus era tudo o que eu tinha, não necessariamente eu estava vivendo assim. Do contrário, por que eu estaria me sentindo assim após um término de namoro? É como se Deus estivesse dizendo: “eu realmente sou suficiente para você?”.
Enfim, tem sido um período muito difícil, especialmente porque com a pandemia não posso ter a presença física de amigos e o principal, da igreja. Alguns dias eu acordo melhor, mais confiante. Outros eu sinto desmoronar. Em todos eu tenho me colocado diante de Deus e pedido que Ele me ajude a enfrentar a dúvida, a incerteza, a falta de fé. Agradeço por esse texto, que falou ao meu coração e peço que orem por mim <3
1 Trackback