Como lidar com a inveja? (Graça Responde #5)

Como conseguir vencer a inveja de mulheres mais bem sucedidas na vida? Acho terrível esse pecado, mas me pego sempre me comparando e desejando.

Antes de tudo, é preciso compreender que existe um anseio de completude no nosso coração. E quando não buscamos saciá-lo em Cristo, muitas coisas passam a nos controlar. Quando não buscamos a Deus, buscamos tudo o mais. Isso porque somos naturalmente adoradores e sempre adoraremos algo na tentativa de nos tornarmos mais completos.

Se identificamos em nós o pecado da inveja, isso quer dizer que estamos desalinhados com as verdades de Deus para nós. E essas verdades incluem o contentamento, a compreensão da graça e da misericórdia de Deus e a satisfação Nele.

Aprendemos na Palavra de Deus que uma maneira preciosa para viver a vontade de Deus aqui é aprender a viver contente em toda e qualquer situação. O contentamento, ensinado por Paulo em Filipenses 4, nos leva a vivermos com o coração grato quando temos muito ou quando temos pouco.

E isso só é possível quando confiamos que Deus, em sua soberania, tem o controle de todas as circunstâncias que vivemos e que Ele age em todas elas para nos tornar cada dia mais parecidos com Cristo (Romanos 8:28,29). Apenas com a confiança num Deus amoroso e soberano, é que podemos descansar sabendo que Ele caminha com a gente e nos capacita a nos adaptarmos a toda e qualquer circunstância para cumprir o seu propósito em nossas vidas.

Ter Jesus no barco deve acalmar o nosso coração, independente de a pesca ser um fracasso ou de a rede arrebentar de tanto peixe, isso é, quando Jesus é o nosso maior tesouro, nada mais importa. Essa verdade traz uma liberdade indescritível!

Eu usei o termo liberdade porque viver focando na escassez, no que falta, viver se comparando com outros, é uma verdadeira prisão, pois sempre vai existir algo que não podemos ter.

Calvino mostra a nossa realidade ao afirmar que o nosso coração pecaminoso é “uma máquina de ídolos”. Se focarmos no que nos falta, no que não temos, será impossível cultivar a gratidão e viver o contentamento.

Eu sei que essa é uma verdade difícil de ser vivida, mas quando buscamos a Deus em primeiro lugar, quando procuramos conhecê-Lo melhor e quando desejamos viver a vida que Ele tem para nós, podemos tirar os óculos da ingratidão, que só foca na escassez, naquilo que falta e naquilo que o outro tem e eu não tenho. Assim, seremos capazes de olhar a vida através das lentes da misericórdia e da graça de Deus.

Misericórdia significa que Deus, em sua infinita compaixão, não nos dá aquilo que merecemos. Como pecadores insistentes em viver fora da sua vontade, merecíamos o distanciamento eterno de Deus. Mas, ao contrário disso, Ele nos acolhe, nos salva de nossa condição rebelde e nos capacita a vivermos uma vida livre da condenação. Isso, por si só, é o nosso maior presente, é o bem mais precioso que temos! Se você ainda não compreende a riqueza da misericórdia de Deus, peça ao Espírito Santo que inunde o seu coração dessa verdade capaz de soltar as correntes que te prende à falsa ideia de que você merece muito mais.

Mesmo não sendo dignos, pela graça, Deus, em sua infinita bondade, nos dá aquilo que não merecemos. Deus promete estar conosco todos os dias de nossa vida, renova sobre nós as suas misericórdias, nos dá o pão de cada dia, nos cerca de uma família de fé, nos inclui em seu Corpo, que é sua igreja, e, mesmo sendo pecadores, limitados e imperfeitos, Ele nos usa como instrumentos Seus, para abençoar outras pessoas e cumprir o Seu propósito através do alcance que tem a nossa vida. Isso deve nos constranger! Se você ainda não compreende a maravilhosa graça de Deus, peça ao Espírito Santo que inunde o seu coração dessa verdade capaz de produzir uma vida de gratidão e rendição a Deus.

É importante compreender as verdades da graça e da misericórdia de Deus, pois se esses presentes não forem suficientes para uma vida de gratidão, contentamento, satisfação e rendição, nada mais será o bastante! Deus já nos livrou do pior! Deus já nos deu o seu melhor: Jesus Cristo!

Lembre-se de que, tendo Jesus, você já tem tudo o que precisa para cumprir o propósito de Deus. E lembre-se também que o propósito de Deus em sua vida é te conformar à imagem de Cristo a cada dia, a cada circunstância de vida. Você não vive para os seus planos, você vive para os planos de Deus!

Sabendo que vivemos o plano de Deus, devemos olhar tudo na nossa vida sob a perspectiva de Dele: família, descanso, vocação, sucesso.

E sobre a sua luta contra a inveja de mulheres bem sucedidas, eu queria te convidar a uma reflexão: será que você está se esquecendo que o mais importante é viver o que Deus tem para você? Será que você está vivendo os seus planos e não os planos de Deus? Será que você está baseando a sua compreensão de sucesso na ideia falta que o mundo traz?

Pergunte a si mesma: o que é sucesso para Deus? Se não analisarmos o sucesso sob a perspectiva de Deus, vamos nos assolar na comparação, na competição e vamos viver atrás do vento… tentando alcançar o que não importa, o que não é eterno. E, enquanto isso, vamos deixando de viver o que Deus tem para nós, vamos deixando de florescer no ambiente em que estamos plantadas. Não dá para servir a dois senhores. Se não vivermos nossa vida para Deus, vamos viver nossa vida para qualquer outra coisa!

Que o Espírito Santo te ajude a compreender as verdades da graça e da misericórdia de Deus, que Ele te capacite a viver uma vida de gratidão e contentamento e que Ele te leve a se submeter ao senhorio de Cristo em todas as áreas de sua vida! Permaneça conectada à Videira (João 15) para que todos esses frutos sejam produzidos em você. Sozinhas não conseguimos, mas temos uma fonte inesgotável!

Por fim, lembre-se que nada acontece do dia para noite. Você está num processo… mas num processo orquestrado por Deus! Lute diariamente contra esse pecado, tome atitudes práticas para se livrar dele e tenha os olhos nas verdades de Deus, que te liberta e te faz capaz de viver a vida que Ele tem pra você.   

Respondido por Marília – Aconselhadora do Graça em Flor

Você tem uma pergunta e gostaria que nossas Aconselhadoras respondessem? Envie para gracaemflor.com/perguntas