21 dicas para proteger sua pureza

Artigo publicado originalmente aqui.
Traduzido (e adaptado), com permissão, por Francine Veríssimo.

Primeiro de tudo, lembre-se que se você plantar pureza hoje você terá uma colheita rica, livre de vergonha e culpa. E, pela graça de Deus, você vai olhar para trás sem arrependimentos, mas com uma gratidão alegre. Pureza sexual é SEMPRE para o seu bem.

A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. (1 Tessalonicenses 4:3)

  1. Saiba que você não precisa namorar.

Só porque muitas pessoas namoram isso não quer dizer que você precise. Você pode só aproveitar amizades positivas e divertidas com pessoas do sexo oposto [com segurança e prudência] e se envolver em várias atividades sem precisar ser um casal.

Se você escolher namorar, as dicas seguintes podem te ajudar a manter uma caminhada com Deus e guardar sua pureza.

  1. Se você é cristã, apenas namore cristãos.

Você não se casará com todos que namora. Mas a pessoa com quem você se casar será alguém com quem você namorou. Deus diz, “Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?” (2 Coríntios 6:14)

Existem muitos contextos nos quais você pode fazer evangelismo – o namoro não é um deles.

Existem muitos contextos nos quais você pode fazer evangelismo - o namoro não é um deles. Click To Tweet
  1. Se você é uma cristã comprometida, apenas namore cristãos comprometidos (e se você não é, porque não tem sido?)

Só porque uma pessoa é cristã isso não significa que ele ou ela é moralmente seguro ou um parceiro digno. Não espere a perfeição. Mas espere caráter e piedade.

  1. Escolha seu parceiro pelo caráter, não só pela aparência.

Quando nós julgamos pessoas por suas aparências, com frequência estamos errados – e com isso fazemos decisões tolas.

  1. Saiba que Deus está vendo você e está com você – onde quer que você vá e não importa o que você faça.

Ele está te vendo porque Ele é onisciente. Ele está com você porque Ele é onipresente. E como uma cristã, Ele está com você de uma maneira muito especial: você é Seu santo templo. (1 Co. 6:15)

  1. Saiba que os lugares onde você vai e as pessoas com quem você anda influenciarão seus desejos sexuais.

Quando nós nos colocamos em uma atmosfera piedosa com pessoas piedosas, nós somos influenciados rumo à piedade. O mesmo acontece com uma atmosfera e com pessoas impiedosas. “Não se deixem enganar: “as más companhias corrompem os bons costumes.” (1 Coríntios 15:33)

  1. Saiba que seu namorado é um irmão em Cristo – não somente seu “amor”.

Não repreenda asperamente ao homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos; as mulheres idosas, como a mães; e as moças, como a irmãs, com toda a pureza.” (1 Timóteo 5:1,2) Uma regra importante é não faça nada, no âmbito físico, que você não faria com seu irmão.

Se um relacionamento centrado em Cristo, positivo, nascer, então você deverá, com cautela, ir rumo a demonstrações de afeto como, por exemplo, segurar mãos. Mas, esteja alerta quanto à diferença entre afeição apropriada e intimidade. Você deve estar segura atrás de uma linha de limites onde nenhum dos dois é empurrado para intimidade sexual.

  1. Foque em conversas, e não em toques; conversas, e não contato.

Trate seu namorado como alguém para escutar, entender e apreciar, não um objeto para experimentar, conquistar e satisfazer seus desejos.

  1. Evite relacionamentos que se movem muito rápido ou que têm intimidade instantânea.

Mantenha o ritmo de seu relacionamento. Um carro que se move muito rapidamente tem a probabilidade de sair de controle e bater. Mantenha seu pé perto dos freios. Não deixe que o relacionamento saia do controle.

  1. Planeje todo o seu encontro com antecedência, não deixando grandes “buracos”.

“Buracos” são sempre preenchidos, e frequentemente com tentações sexuais. Saiba o que vocês vão fazer e atenha-se ao plano, ou vá para um lugar seguro, onde vocês estarão à vista de outras pessoas.

  1. Evite armadilhas como se fossem uma praga.

Armadilhas são coisas como ficar sozinhos em um sofá ou no carro, de noite, ou em um quarto. Esteja determinada a se afastar das armadilhas, ao invés de se colocar nelas e ter que confiar em suas convicções quando sua resistência estará baixa e você estará mais propensa a cair.

  1. Tenha alguém com quem conversar sobre seu relacionamento físico.

Essa pessoa deve ser alguma irmã em Cristo comprometida. Alguém que leva a pureza sexual a sério, com conselhos sábios, que vai orar por você e te ajudar [além de guardar seus segredos].

  1. Orem juntos no começo e fim de seus encontros.

Entreguem toda tarde ou dia ao Senhor desde o começo. Peça a Ele para ser honrado em tudo que vocês fizerem. Saber que essa oração vai acontecer te ajudará a se manter em controle e agradar a Deus.

  1. Imagine seus pais e líderes da igreja te observando pela janela.

Isso mudaria como vocês se comportam? Saiba que sua vida não é privada – é um livro aberto que está sendo lido pelo mundo: “O que vocês disseram nas trevas será ouvido à luz do dia, e o que vocês sussurraram aos ouvidos dentro de casa, será proclamado dos telhados.” (Lucas 12:3)

15. Quando você sentir a tentação vindo, antes que as coisas saiam do controle, CORRA.

“Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.” (1 Coríntios 6:18)

Quando se trata de tentação sexual, é sempre melhor ser um covarde.

  1. Escreva seus próprios padrões e os cumpra por si mesma – nunca dependa de seu namorado.

Como um indivíduo você é completamente responsável diante de Deus pelo que você faz (Rm. 14:10-12, 2 Co. 5:10).

  1. Faça suas decisões morais com antecedência – não na hora da tentação.

Se você se deixar levar pelos seus sentimentos no momento preciso, você tomará a decisão errada. Novamente, no momento de força tome as decisões que te servirão nos momentos de fraqueza.

  1. Memorize as Escrituras e o que elas dizem sobre pureza sexual.

Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.” (Salmos 119:11) Quando o ataque vier – e virá – esteja pronta para levantar a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus (Ef. 6:17).

  1. Se você já violou alguma dessas dicas, confesse, se arrependa e crie um plano de prevenção para futuras violações.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1:9)

Mesmo se você não for mais virgem você pode se comprometer à uma virgindade secundária – se manter pura sexualmente desse dia para frente.

Você precisa de mais do que apenas boas intenções para manter sua pureza: você precisa de um plano que inclui evitar algumas coisas e se manter responsável.

  1. Seja radical – faça o que for preciso para manter sua pureza.

Em Mateus 5:29-30, Jesus diz a Seus ouvintes para fazerem o que for necessário para lidar com a tentação. Seja criativa, seja radical, e faça o que for possível para evitar a tentação.

  1. Saiba o custo da impureza.

Ensaie com antecedência as consequências devastadoras do pecado sexual e você será menos propensa a cometê-lo. Mesmo uma pessoa perdoada deve lidar com as consequências de seu pecado. Deus retira a culpa, mas Ele nem sempre retira as consequências.

Deus perdoa quando existe arrependimento sincero, mas se nós nos arrependermos sinceramente nós mostraremos isso tomando as providências necessárias para evitar a tentação.

____________________________________

Achei esse texto muito interessante, mas confesso: há algumas coisas que ainda preciso mastigar antes de concordar totalmente (tanto que o texto original tinha 23 dicas, e eu cortei 2*). Mas, em grande parte, concordo com o que o autor (ou autora? Não dizia no site) diz. São coisas radicais? Sim! Mas, nós devemos mesmo ser radicais quanto à nossa pureza, especialmente em um mundo onde tudo é permitido. O que vocês acham? Concordam com tudo ou discordam de algo? Vamos conversar nos comentários!

Em Cristo,
assinatura

*Acho justo ao menos dizer quais os pontos que optei por não postar: “Não faça nada com seu namorado que você não gostaria que alguém fizesse com seu futuro namorado”, e “esteja atenta ao ‘desgaste’ de namoros e noivados muito longos”.