21 dicas para proteger sua pureza
Artigo publicado originalmente aqui.
Traduzido (e adaptado), com permissão, por Francine Veríssimo.
Primeiro de tudo, lembre-se que se você plantar pureza hoje você terá uma colheita rica, livre de vergonha e culpa. E, pela graça de Deus, você vai olhar para trás sem arrependimentos, mas com uma gratidão alegre. Pureza sexual é SEMPRE para o seu bem.
A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. (1 Tessalonicenses 4:3)
- Saiba que você não precisa namorar.
Só porque muitas pessoas namoram isso não quer dizer que você precise. Você pode só aproveitar amizades positivas e divertidas com pessoas do sexo oposto [com segurança e prudência] e se envolver em várias atividades sem precisar ser um casal.
Se você escolher namorar, as dicas seguintes podem te ajudar a manter uma caminhada com Deus e guardar sua pureza.
- Se você é cristã, apenas namore cristãos.
Você não se casará com todos que namora. Mas a pessoa com quem você se casar será alguém com quem você namorou. Deus diz, “Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?” (2 Coríntios 6:14)
Existem muitos contextos nos quais você pode fazer evangelismo – o namoro não é um deles.
Existem muitos contextos nos quais você pode fazer evangelismo - o namoro não é um deles. Click To Tweet- Se você é uma cristã comprometida, apenas namore cristãos comprometidos (e se você não é, porque não tem sido?)
Só porque uma pessoa é cristã isso não significa que ele ou ela é moralmente seguro ou um parceiro digno. Não espere a perfeição. Mas espere caráter e piedade.
- Escolha seu parceiro pelo caráter, não só pela aparência.
Quando nós julgamos pessoas por suas aparências, com frequência estamos errados – e com isso fazemos decisões tolas.
- Saiba que Deus está vendo você e está com você – onde quer que você vá e não importa o que você faça.
Ele está te vendo porque Ele é onisciente. Ele está com você porque Ele é onipresente. E como uma cristã, Ele está com você de uma maneira muito especial: você é Seu santo templo. (1 Co. 6:15)
- Saiba que os lugares onde você vai e as pessoas com quem você anda influenciarão seus desejos sexuais.
Quando nós nos colocamos em uma atmosfera piedosa com pessoas piedosas, nós somos influenciados rumo à piedade. O mesmo acontece com uma atmosfera e com pessoas impiedosas. “Não se deixem enganar: “as más companhias corrompem os bons costumes.” (1 Coríntios 15:33)
- Saiba que seu namorado é um irmão em Cristo – não somente seu “amor”.
“Não repreenda asperamente ao homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos; as mulheres idosas, como a mães; e as moças, como a irmãs, com toda a pureza.” (1 Timóteo 5:1,2) Uma regra importante é não faça nada, no âmbito físico, que você não faria com seu irmão.
Se um relacionamento centrado em Cristo, positivo, nascer, então você deverá, com cautela, ir rumo a demonstrações de afeto como, por exemplo, segurar mãos. Mas, esteja alerta quanto à diferença entre afeição apropriada e intimidade. Você deve estar segura atrás de uma linha de limites onde nenhum dos dois é empurrado para intimidade sexual.
- Foque em conversas, e não em toques; conversas, e não contato.
Trate seu namorado como alguém para escutar, entender e apreciar, não um objeto para experimentar, conquistar e satisfazer seus desejos.
- Evite relacionamentos que se movem muito rápido ou que têm intimidade instantânea.
Mantenha o ritmo de seu relacionamento. Um carro que se move muito rapidamente tem a probabilidade de sair de controle e bater. Mantenha seu pé perto dos freios. Não deixe que o relacionamento saia do controle.
- Planeje todo o seu encontro com antecedência, não deixando grandes “buracos”.
“Buracos” são sempre preenchidos, e frequentemente com tentações sexuais. Saiba o que vocês vão fazer e atenha-se ao plano, ou vá para um lugar seguro, onde vocês estarão à vista de outras pessoas.
- Evite armadilhas como se fossem uma praga.
Armadilhas são coisas como ficar sozinhos em um sofá ou no carro, de noite, ou em um quarto. Esteja determinada a se afastar das armadilhas, ao invés de se colocar nelas e ter que confiar em suas convicções quando sua resistência estará baixa e você estará mais propensa a cair.
- Tenha alguém com quem conversar sobre seu relacionamento físico.
Essa pessoa deve ser alguma irmã em Cristo comprometida. Alguém que leva a pureza sexual a sério, com conselhos sábios, que vai orar por você e te ajudar [além de guardar seus segredos].
- Orem juntos no começo e fim de seus encontros.
Entreguem toda tarde ou dia ao Senhor desde o começo. Peça a Ele para ser honrado em tudo que vocês fizerem. Saber que essa oração vai acontecer te ajudará a se manter em controle e agradar a Deus.
- Imagine seus pais e líderes da igreja te observando pela janela.
Isso mudaria como vocês se comportam? Saiba que sua vida não é privada – é um livro aberto que está sendo lido pelo mundo: “O que vocês disseram nas trevas será ouvido à luz do dia, e o que vocês sussurraram aos ouvidos dentro de casa, será proclamado dos telhados.” (Lucas 12:3)
15. Quando você sentir a tentação vindo, antes que as coisas saiam do controle, CORRA.
“Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.” (1 Coríntios 6:18)
Quando se trata de tentação sexual, é sempre melhor ser um covarde.
- Escreva seus próprios padrões e os cumpra por si mesma – nunca dependa de seu namorado.
Como um indivíduo você é completamente responsável diante de Deus pelo que você faz (Rm. 14:10-12, 2 Co. 5:10).
- Faça suas decisões morais com antecedência – não na hora da tentação.
Se você se deixar levar pelos seus sentimentos no momento preciso, você tomará a decisão errada. Novamente, no momento de força tome as decisões que te servirão nos momentos de fraqueza.
- Memorize as Escrituras e o que elas dizem sobre pureza sexual.
“Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.” (Salmos 119:11) Quando o ataque vier – e virá – esteja pronta para levantar a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus (Ef. 6:17).
- Se você já violou alguma dessas dicas, confesse, se arrependa e crie um plano de prevenção para futuras violações.
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1:9)
Mesmo se você não for mais virgem você pode se comprometer à uma virgindade secundária – se manter pura sexualmente desse dia para frente.
Você precisa de mais do que apenas boas intenções para manter sua pureza: você precisa de um plano que inclui evitar algumas coisas e se manter responsável.
- Seja radical – faça o que for preciso para manter sua pureza.
Em Mateus 5:29-30, Jesus diz a Seus ouvintes para fazerem o que for necessário para lidar com a tentação. Seja criativa, seja radical, e faça o que for possível para evitar a tentação.
- Saiba o custo da impureza.
Ensaie com antecedência as consequências devastadoras do pecado sexual e você será menos propensa a cometê-lo. Mesmo uma pessoa perdoada deve lidar com as consequências de seu pecado. Deus retira a culpa, mas Ele nem sempre retira as consequências.
Deus perdoa quando existe arrependimento sincero, mas se nós nos arrependermos sinceramente nós mostraremos isso tomando as providências necessárias para evitar a tentação.
____________________________________
Achei esse texto muito interessante, mas confesso: há algumas coisas que ainda preciso mastigar antes de concordar totalmente (tanto que o texto original tinha 23 dicas, e eu cortei 2*). Mas, em grande parte, concordo com o que o autor (ou autora? Não dizia no site) diz. São coisas radicais? Sim! Mas, nós devemos mesmo ser radicais quanto à nossa pureza, especialmente em um mundo onde tudo é permitido. O que vocês acham? Concordam com tudo ou discordam de algo? Vamos conversar nos comentários!
Em Cristo,
*Acho justo ao menos dizer quais os pontos que optei por não postar: “Não faça nada com seu namorado que você não gostaria que alguém fizesse com seu futuro namorado”, e “esteja atenta ao ‘desgaste’ de namoros e noivados muito longos”.
4 Comments
Ótimo estudo, tanto para meninas quanto para meninos. Eu achei a provávem origem do estudo. Aqui tem o nome do autor: http://www.epm.org/blog/2015/May/13/guidelines-purity-dating?hootPostID=3d854a37af68b9036ddb15c20d3143bf#ixzz3gXvL5oin
Você poderia, por gentileza, traduzir os dois ítens que você cortou? Obrigado!
Provável *
Muito interessante Fran! Claro e direto. Gostei bastante!
Se tratando de uma área tão “escorregadia”, confesso que concordo por completo com o(a) autor(a) do texto.
Não sei o que dizia nos outros dois pontos, mas pelo título, provavelmente concordaria também.
O pensamento de se “ter alguém no futuro” que não tenha sido promíscuo me ajuda muito a pensar no agora, pois nem todos os namoros acabam em casamento, portanto, não quero “dar” a alguém um namorado “impuro”, assim como não gostaria de “receber” nenhum namorado nessas condições, pensamentos que me ajudam a não “passar dos limites” agora.
Quanto ao ponto dos namoros e noivados longos, já presenciei complicações por esse fator e não vejo tanta prudência em se manter relacionamentos tão longos. Como disse acima, é “escorregadio” demais para permanecer por tanto tempo. Deus dá graça? Dá sim! Eu creio perfeitamente. No entanto, não devemos “brincar com o perigo”. Estou ciente que há casos e casos, mas no geral, não vejo como prudência relacionamentos de namoro e noivado muito longos.
Thank you very much for sharing, I learned a lot from your article. Very cool. Thanks. nimabi