Descanso às almas que veem 2018 como um fracasso
Nesse final de ano meu coração está impaciente e inquieto, sofrendo com duas realidades opostas: 1. eu apenas cumpri metade dos meus objetivos do ano passado, e por isso sinto que o ano foi um fracasso; e 2. eu preciso aprender a deixar de tentar comprar Deus com boas obras e descansar no que Jesus já fez.
Meu desafio é como equilibrar essas duas realidades.
A perfeccionista incurável em mim
Demorei muitos anos para ter o auto-conhecimento de que eu luto com o pecado do perfeccionismo. Sim, pecado. O chamo assim porque qualquer coisa que me impede de descansar na graça de Cristo é pecado.
Eu não sei mostrar graça, especialmente a mim mesma. Se uma lista tem dez objetivos e eu cumprir nove, sempre focarei no único que faltou e me sentirei um fracasso. Isso é orgulho, é arrogância e é uma necessidade de comprar o amor de Deus. E claro, é exaustivo à minha alma.
O chamado à excelência
Mas, por outro lado, Deus me chamou à excelência. Por toda a Bíblia eu encontro comandos de como fazer a coisa certa. Como abandonar o mal, e fazer o bem. Como usar bem meu tempo, meu corpo, meus dons, minha vida. Eu vejo Deus me chamando a mostrar ao mundo a perfeição dEle. E quando eu não faço isso, me sinto indigna de ser filha de Deus. Quando eu caio, quando peco, eu penso que Ele deve estar cheio de mim e que dessa vez me abandonará, porque quem iria querer uma filha tão ingrata?
E então não acho descanso.
Por um lado o chamado à excelência, por outro a percepção honesta de que não consigo ser excelente. O resultado? Sempre me sinto culpada. Menos que. Indigna. Incapaz. Filha ingrata.
A Bíblia me mostra que Jesus morreu por mim de maneira que eu pudesse ser aceita e amada por Deus. Quando o Pai olha para mim Ele não vê mais meus fracassos, mas o sangue do Filho que me cobre e me faz linda aos olhos dEle. Mas por que, então, se creio nisso, eu tenho tanta dificuldade em encontrar equilíbrio entre santificação e descanso? Entre obras e graça?
O Evangelho
Eu creio que é porque eu não estou realmente crendo. Todos nós somos descrentes, mesmo os salvos. Nós diariamente não cremos no amor de Deus, e por isso tentamos comprá-lo com obras. E nós diariamente não cremos no poder no Espírito Santo vivendo em nós, e por isso não dizemos não à carne. Entende? O equilíbrio está na fé, no crer.
Por um lado eu já sou amada. Para sempre. Nada nos separará do amor de Cristo. Isso é Bíblico.
Por outro lado, eu já tenho o poder do Espírito para não pecar. A Francine velha já morreu e foi crucificada com Jesus, de forma que eu não sirvo mais ao pecado.
Há uma promessa e uma ordem em Romanos 6. A promessa é “Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça” (v. 14). E a ordem, “Não apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça” (v. 13) . Só poderemos cumprir a ordem se de fato a promessa for real.
Essa é a resposta.
Eu preciso planejar 2019, sim, com objetivos santos de servir a Deus com todas as minhas forças e amar ao meu próximo. Eu tenho uma ordem de não pecar. Mas eu tenho também a promessa de que já estou livre do senhorio do pecado, logo existe sim força em mim (que NÃO VEM de mim) para viver um excelente e frutífero 2019, para a glória de Deus.
2018 não foi um fracasso. Aquilo que não foi cumprido já foi perdoado na Cruz, e não alterou em nada minha aceitação diante do meu Amado Pai. E aquilo que foi cumprido só o foi por causa do poder do Espírito em mim.
Ou seja, ao final do dia não é sobre mim. O fracasso foi perdoado por causa de Jesus, e o sucesso só acontece por causa dEle.
Ao final do dia não é sobre mim. O fracasso foi perdoado por causa de Jesus, e o sucesso só acontece por causa dEle. Click To TweetAh, que descanso! Que liberdade!
Eu farei uma lista de objetivos para 2019 e tentarei cumpri-los para a glória de Deus e edificação dos homens. Eu buscarei matar o pecado constante e intencionalmente. Mesmo que ele volte amanhã, hoje o matarei. E quando ele voltar, porque voltará, eu correrei para Jesus sabendo que Ele já me perdoou.
2019 será sobre Jesus, no fracasso ou no sucesso. Nisso eu descanso. E você?
10 Comments
Amém! 😍
👏😍💕
Que bom que temos um Deus que nos entende! Cheio de graça e amor. <3
Esse texto acalmou minha alma. Obrigada Fran!
Amém 🌷
lindo !
Que lindo texto!!!! Eu tenho acompanhado os Posts do blog…e eles têm verdadeiramente abençoado minha vida. Deus continue abençoando estas mulheres neste meio de evangelizAção
Apaixonada por seu espaço aqui na internet. Como um dia você escreveu a Beau para incentivá-lo a continuar compondo e cantando, escrevo-se para que você continue compartilhando essas lindas palavras e pensamentos conosco. Serviu-me de aprendizado. Parabéns!!
Deus seja louvado porque os propósitos dele em nossas vidas se cumprem apresar de nós! Lindo texto e reflexão, que Deus me ajude a lutar contra o perfeccionismo e descansar Nele.
Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you.