Descanso às almas que veem 2018 como um fracasso

Nesse final de ano meu coração está impaciente e inquieto, sofrendo com duas realidades opostas: 1. eu apenas cumpri metade dos meus objetivos do ano passado, e por isso sinto que o ano foi um fracasso; e 2. eu preciso aprender a deixar de tentar comprar Deus com boas obras e descansar no que Jesus já fez.

Meu desafio é como equilibrar essas duas realidades.

A perfeccionista incurável em mim

Demorei muitos anos para ter o auto-conhecimento de que eu luto com o pecado do perfeccionismo. Sim, pecado. O chamo assim porque qualquer coisa que me impede de descansar na graça de Cristo é pecado.

Eu não sei mostrar graça, especialmente a mim mesma. Se uma lista tem dez objetivos e eu cumprir nove, sempre focarei no único que faltou e me sentirei um fracasso. Isso é orgulho, é arrogância e é uma necessidade de comprar o amor de Deus. E claro, é exaustivo à minha alma.

O chamado à excelência

Mas, por outro lado, Deus me chamou à excelência. Por toda a Bíblia eu encontro comandos de como fazer a coisa certa. Como abandonar o mal, e fazer o bem. Como usar bem meu tempo, meu corpo, meus dons, minha vida. Eu vejo Deus me chamando a mostrar ao mundo a perfeição dEle. E quando eu não faço isso, me sinto indigna de ser filha de Deus. Quando eu caio, quando peco, eu penso que Ele deve estar cheio de mim e que dessa vez me abandonará, porque quem iria querer uma filha tão ingrata?

E então não acho descanso.

Por um lado o chamado à excelência, por outro a percepção honesta de que não consigo ser excelente. O resultado? Sempre me sinto culpada. Menos que. Indigna. Incapaz. Filha ingrata.

A Bíblia me mostra que Jesus morreu por mim de maneira que eu pudesse ser aceita e amada por Deus. Quando o Pai olha para mim Ele não vê mais meus fracassos, mas o sangue do Filho que me cobre e me faz linda aos olhos dEle. Mas por que, então, se creio nisso, eu tenho tanta dificuldade em encontrar equilíbrio entre santificação e descanso? Entre obras e graça?

O Evangelho

Eu creio que é porque eu não estou realmente crendo. Todos nós somos descrentes, mesmo os salvos. Nós diariamente não cremos no amor de Deus, e por isso tentamos comprá-lo com obras. E nós diariamente não cremos no poder no Espírito Santo vivendo em nós, e por isso não dizemos não à carne. Entende? O equilíbrio está na fé, no crer.

Por um lado eu já sou amada. Para sempre. Nada nos separará do amor de Cristo. Isso é Bíblico.

Por outro lado, eu já tenho o poder do Espírito para não pecar. A Francine velha já morreu e foi crucificada com Jesus, de forma que eu não sirvo mais ao pecado.

Há uma promessa e uma ordem em Romanos 6. A promessa é “Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça” (v. 14). E a ordem, “Não apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça” (v. 13) . Só poderemos cumprir a ordem se de fato a promessa for real.

Essa é a resposta.

Eu preciso planejar 2019, sim, com objetivos santos de servir a Deus com todas as minhas forças e amar ao meu próximo. Eu tenho uma ordem de não pecar. Mas eu tenho também a promessa de que já estou livre do senhorio do pecado, logo existe sim força em mim (que NÃO VEM de mim) para viver um excelente e frutífero 2019, para a glória de Deus.

2018 não foi um fracasso. Aquilo que não foi cumprido já foi perdoado na Cruz, e não alterou em nada minha aceitação diante do meu Amado Pai. E aquilo que foi cumprido só o foi por causa do poder do Espírito em mim.

Ou seja, ao final do dia não é sobre mim. O fracasso foi perdoado por causa de Jesus, e o sucesso só acontece por causa dEle.

Ao final do dia não é sobre mim. O fracasso foi perdoado por causa de Jesus, e o sucesso só acontece por causa dEle. Click To Tweet

Ah, que descanso! Que liberdade!

Eu farei uma lista de objetivos para 2019 e tentarei cumpri-los para a glória de Deus e edificação dos homens. Eu buscarei matar o pecado constante e intencionalmente. Mesmo que ele volte amanhã, hoje o matarei. E quando ele voltar, porque voltará, eu correrei para Jesus sabendo que Ele já me perdoou.

2019 será sobre Jesus, no fracasso ou no sucesso. Nisso eu descanso. E você?