Vos É Necessário Nascer De Novo (O Batismo do Espírito Santo)

Um dos assuntos que certamente nos traz mais confusão em relação à pessoa do Espírito Santo, é sobre o seu batismo. Principalmente por ele estar associado, na teologia pentecostal e neo-pentecostal, como evidência no dom de línguas. Em relação ao batismo com o Espírito Santo, a Escritura é bem clara, mas também lidamos com a experiência, e talvez isso nos traga confusão onde o Senhor já iluminou. Neste artigo, não colocaremos uma caixa de certo e errado, apenas aprenderemos um pouco mais sobre essa doutrina tão importante. 

Por muitos anos, e creio não estar sozinha neste sentimento, me senti menos cristã, se posso assim dizer, em relação à outros irmãos que manifestavam seus dons espirituais, principalmente o dom de línguas, como única evidência do Espírito Santo. Em meu coração, pensava: se eu amo o Senhor, se creio na obra perfeita de Jesus Cristo, porque eu não tenho em mim a evidência do Espírito Santo? Olhar os dons dos nossos irmãos e tê-los como modelos únicos de santidade e piedade faz de nós ingratos e cegos para o que o Senhor já nos deu.

Em uma perspectiva continuísta em relação aos dons do Espírito, que é particularmente aquilo que creio, o dom de línguas é apenas uma das manifestações do Espírito, mas com certeza não é a única. O apóstolo Paulo é muito claro quando diz em sua carta aos coríntios: 

“Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.

E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.

E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.

Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.

Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;

E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;

E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.” (1 Coríntios 12:4-10)

Assim sendo, o batismo do Espírito Santo não é necessariamente receber o dom de línguas, visto que este dom é um dos muitos que o Senhor distribui a quem quer e como quer.

Jesus nos ensina em uma conversa com um homem chamado Nicodemos, que nos é necessário nascer da água e do Espírito (João 3), e um pouco antes, o profeta João Batista anunciou, se referindo ao Senhor Jesus, que ele viria para batizar com o Espírito Santo (João 1.33), logo, o batismo do Espírito está relacionado com um novo nascimento, e é nesta perspectiva que trataremos esse tema. 

O Novo Nascimento

“Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.” (João 3:5-7)

Recebemos o batismo do Espírito Santo quando somos regeneradas por este Espírito glorioso de Deus, que nos faz nascer de novo, nos dá uma nova vida, vida esta que agora foi regenerada pelo novo nascimento que constitui os pecadores desamparados como filhos de Deus, e esse mesmo batismo capacita todos os que creem para o serviço de Cristo. Todo crente nascido de novo é um crente batizado com o Espírito Santo de Deus, e que vai manifestar essa nova vida com a diversidade dos dons que o próprio Espírito escolher distribuir.

A regeneração é o termo teológico para o novo nascimento. Jesus não está falando sobre mudança de comportamento. Jesus está falando que a nossa situação sem o batismo do Espírito é tão grave que nos é necessário um novo nascimento, não é apenas virar a página, mas é ser uma nova folha, ter um novo começo, ter uma nova vida e ser uma pessoa radicalmente transformada. A regeneração é obra do Espírito Santo naqueles que estão espiritualmente mortos, conforme Efésios 2 nos mostra de forma clara. É o batismo do Espírito que recria o coração humano, vivificando-o da morte para a vida, nos tornando novas criaturas, nascidas da água (batismo) e do Espírito.

Talvez você não fale em línguas ou não tenha um dom espiritual tão evidente aos olhos humanos, mas isso não quer dizer que não foi batizada com o Espírito Santo de Deus. A verdadeira evidência do batismo do Espírito não é um dom específico, mas sim uma vida regenerada, lavada pelo sangue de Jesus, remida de seus pecados e capacitada para viver todos os dias para o reino de Deus presente. O batismo do Espírito é a nova vida em Cristo, é ser arrancada do reino das trevas e ser transportada para o reino do seu amor, sendo convencida diariamente de seus pecados e sua necessidade de um Salvador. Os dons são presentes maravilhosos que Deus nos dá, mas não há presente maior do que a salvação e a regeneração. Não há nada mais extraordinário do que ser uma nova criatura. Não há nada mais glorioso do que ser habitação do Espírito Santo de Deus.

A nova vida no Espírito

Assim como Nicodemos foi a Jesus admirado pelos milagres que o Mestre praticava, ainda hoje as pessoas procuram Jesus por causa dos milagres. Muitos querem ser batizados no Espírito por terem uma visão mística desta doutrina, mas não por realmente buscarem uma vida regenerada e experimentarem o poder transformador do Senhor. O Espírito Santo não é um ser místico, enigmático, disponível só para um seleto grupo de crentes extraordinários. O Espírito Santo é uma Pessoa, manifesto e acessível a todos os crentes que realmente confiam em Cristo para serem salvos e nele depositam a sua fé. Nestes, o Espírito Santo batiza com sua presença permanente, não manifestada somente em um dom exclusivo, mas na novidade de vida, na regeneração, na transformação da criatura que outrora estava morta em seus pecados e agora possui vida abundante no poder do Espírito.

Não entraremos no céu por sermos presbiterianos, assembleianos, batistas, metodistas, luteranos ou católicos. Não entraremos por sermos continuístas ou cessacionistas. Não entraremos por falarmos em línguas. No céu, só entraremos se tivermos nascido de novo, se tivermos sido remidas e lavadas no sangue do Cordeiro. Quando nascidos da carne, somos carne, membros de uma família terrena. Mas para sermos membros da família de Deus, nos é necessário nascer do Espírito. O momento em que o Espírito nos batiza, é no momento em que ele também nos convence, regenera e converte. As demais bençãos espirituais, dons e talentos, nos são dadas durante toda nossa caminhada cristã, conforme crescemos em maturidade no Senhor.

Somente Deus pode nos batizar com seu Espírito. Somente Deus pode nos fazer nascer de novo. Somente Deus pode nos dar uma nova vida junto a ele. Se cremos que o Senhor fez isso por nós, cremos também que já fomos batizadas pelo Espírito Santo. Se cremos que já fomos vivificadas pelo poder regenerador, cremos também que já fomos batizadas pelo seu Espírito. Esse batismo glorioso vem para todos os que creem e recebem o Senhor Jesus como Salvador. Já temos acesso a essa vida plena no poder do Espírito. Que o Senhor nos ajude a vivermos dignas deste batismo, crescendo cada dia mais no conhecimento de Deus e confiantes na vida do Espírito que agora flui em nós.


Esse post faz parte da nossa série de postagens de Outubro com o tema “A Pessoa do Espírito Santo”. Para ler todos os posts clique AQUI.