Uma palavra às viúvas

Era um dia calmo, tudo parecia tranquilo e seu barco deslizava tranquilamente pela calmaria daquele mar azul, quando de repente a tempestade vem e agita tudo. Você não estava preparada para aquilo. Não era a hora. Sem assimilar direito o que está acontecendo e sem acreditar, você vê sua âncora afundando e sumindo nas profundezas daquelas águas, te deixando sozinha, à deriva.

Essa ilustração pode se encaixar perfeitamente com o relato de algumas irmãs que perderam seus maridos, seja aos poucos, sabendo o que poderia acontecer, ou inesperadamente.

Ansiedade, medo e frustração são os primeiros sentimentos a aparecer nesse momento de perda e dor. Esses sentimentos, unidos com a angústia, ficam bastante intensos e profundos. Eu gostaria através desse texto de ajudar nossas irmãs viúvas a lembrá-las do amor e cuidado que nosso Senhor Jesus Cristo tem por vocês.

Jesus considerava as viúvas

As viúvas na Bíblia eram defendidas e mantidas por Deus no antigo testamento. Temos vários exemplos disso, mas o de Rute (Rute 4:10) nos faz ver que elas tinham Deus como seu defensor e provedor. Vemos em Dt 24:20-21 que Deus orienta seu povo a deixar parte da colheita para alimentá-las.

No novo testamento a viuvez era um estado social que necessitava de proteção e cuidados. Então vemos o quanto Jesus se importava com elas a ponto de usá-las como exemplo de generosidade em Marcos 12:41-44.

Depois disso um dos primeiros desafios enfrentados pelos cristãos na igreja primitiva dizia respeito aos cuidados com as viúvas. Em Atos 6:1-6 vemos que quem deveria cuidar dessas irmãs eram homens respeitados e cheios de sabedoria. Estevão foi um dos escolhidos e, assim, estavam estabelecidos os primeiros diáconos. Também em 1 Timóteo 5:3-16, o apóstolo Paulo dá instruções claras sobre o cuidado da igreja com as viúvas.

Atualmente, nós, como a igreja de Cristo, precisamos dar mais apoio espiritual e emocional às viúvas, e há possivelmente menos necessidade de um apoio financeiro. É claro que devemos conhecer a situação de cada uma das nossas irmãs que passam por isso e ajudá-las financeiramente se for necessário. Porém, como igreja que sou, estou aqui, escrevendo essas palavras, para alimentá-las de conforto, alívio e esperança.

Chore

Chorar não é pecado. Não o esconda. Reprimir seus sentimentos pode realmente adoecer você. Clame ao Senhor. Ele promete aos que O buscam um lugar seguro assim como uma mãe que atende o choro de um filho que está em perigo. Qual mãe que, ouvindo seu filho chorar e em perigo, não o levará a um lugar seguro? Assim é o nosso Deus: nEle você sempre encontrará segurança quando clamar. Deus nos promete conforto e é o desejo dEle nos salvar quando ouve o nosso choro.

Em Isaías 51:3, Deus permitiu que Israel passasse pelo deserto e pela dor para depois dar completa restauração, transformando o deserto em um belo jardim. Ele é fiel em suas promessas. Mas seja paciente. Um jardim não cresce em um dia. Antes das belas flores é preciso ver a terra seca. Pode ser difícil esperar o que não vemos, mas a promessa de Deus é que você não estará sozinha enquanto espera.

Deixe o passado no passado

Você está vivendo o capítulo 2 de sua vida agora. Escreva-o um dia por vez. O capítulo 1 está cheio de memórias. Elas merecem respeito, admiração e nunca devem ser esquecidas. É nesse capítulo que você perceberá o quanto você se transformou e o quanto se tornou quem você é enquanto tinha seu esposo ao seu lado. Vire a página e peça a Deus força para entender que o ontem já passou e o amanhã talvez não venha. Isso não será fácil. Mas você deve entender que o capítulo 1 já foi escrito, e imaginar o capítulo 3 enquanto o 2 ainda não está pronto, não será produtivo.

Deus tem um objetivo para esse novo capítulo. Entendo que o capítulo anterior não era perfeito, mas era o que você sempre quis ou somente o que você conhecia. Você amava a vida que formaram juntos. Mas está na hora de começar a amar o que você está vivendo agora. Amar o lugar que Deus te colocou agora. Essa é a parte mais difícil do luto. Porém, é nesse período que Deus provê a cura. Não será do dia para noite. É um processo e meu desejo é que você não pense que a vida que tem agora não lhe pertence. Pense que são as páginas em branco do próximo capítulo. Viva o agora. Faça isso atendendo às necessidades dos que precisam de você: filhos, netos, sogros. Faça as mudanças necessárias e confie em Deus enquanto Ele escreve novas histórias para você.

Coloque o Senhor no centro de sua vida

Deixe que Deus tome as rédeas da sua vida, te ajudando a se livrar de atitudes e hábitos ruins. Tenha coragem para vencer essa batalha. Na guerra, até mesmo os que vencem saem feridos.  A cura para essas feridas vem de Deus. Ele deve estar presente na sua vida para te curar.

No Salmo 144:9, Davi louva a Deus com um novo cântico. Experimente cantar um cântico novo a Deus pelo que você está enfrentando agora. Ele está esperando para se revelar de uma maneira nova também e merece ser louvado de um novo jeito.

Amigos são importantes também nesse frágil momento. Deus nunca quis que andássemos sozinhas. Eles nos dão coragem quando precisamos, braços quando o fardo está pesado demais e ombros para chorarmos enquanto nossa alma está dolorida. Desfrute da presença do Senhor e do cuidado de seus irmãos em Cristo.

Aceitação e superação

Saiba que Deus está no comando e que só Ele sabe a intensidade do que você está passando. Por isso, sinta-se segura nos braços dEle.

Não lute contra a dor, enfrente-a. Sei que talvez você não sinta vontade de prosseguir, de fazer o que precisa ser feito. Esse sentimento é algo que você não pode controlar, mas é exatamente o que Deus quer. Quando algo não está no nosso controle, dependemos totalmente de Deus e é nessa dependência que Ele age. Podemos até odiar as circunstâncias que nos trouxeram a essa dependência, mas tenha segurança na soberania de Deus nesse momento.

Confie enquanto Ele transforma você. Em Jeremias 18:2 percebemos que o oleiro amassa o barro para deixar ele do jeito que deseja. Deus promete ao seu povo o mesmo, ou seja, transformação. Ele é o oleiro perfeito. Confiando em Deus chegamos à compreensão de uma segurança inabalável de que Ele está no comando. Só Ele é nosso porto seguro.