Uma Fonte Inesgotável de Conhecimento (Sobre Leitura e Estudo da Bíblia)

A Bíblia Sagrada é a inerrante e infalível Palavra de Deus revelada à humanidade. A dedicação ao conhecimento da Palavra é, juntamente com a oração, uma disciplina espiritual de muita importância. Por meio da Bíblia, Deus fala conosco em nossa linguagem, nos revelando Sua Pessoa e Sua vontade, pois Ele deseja se relacionar com seu povo e se fazer conhecido. 

Uma vez chamados, em santa vocação, para servir ao Senhor (2Tm 1:9), a Palavra se torna a nossa fonte inesgotável de sabedoria, retidão, orientação e vida eterna. Além de nos habilitar para toda boa obra em nossa caminhada cristã, também é por meio dela que somos transformados, nosso coração contaminado pelo pecado é curado pelo poder da Palavra de Deus que é viva e eficaz; penetrando no profundo da nossa alma, julgando nossos pensamentos e propósitos (Hb 4:12). A Bíblia nos conduz a uma vida de piedade pelo conhecimento do Santo Deus.

Um dos pais da Igreja, Gregório O Grande, dizia que na Bíblia há muitos mistérios e tesouros escondidos, mas que ao mesmo tempo sua mensagem é simples. Logo, todos podem ler e encontrar nela nutrição para a alma. Ele comparava a Palavra de Deus, neste sentido, a um rio que em partes é tão profundo, onde um elefante pode mergulhar, e em outras partes é tão raso que uma ovelha pode atravessar em segurança.

Águas rasas: a leitura bíblica

A palavra rasa aqui empregada para falarmos sobre a leitura bíblica deve ser entendida no sentido de uma leitura mais extensiva, mais geral, onde podemos encontrar em cada texto bíblico o plano de Deus para nós e a Pessoa de Cristo nos livros que lemos. Essa leitura mais meditativa, realizada com frequência e oração, nos levará a ouvir e compreender a Palavra de Deus para que ela se cumpra em nós e assim possamos reagir a ela não apenas em compreensão, mas em obediência.

A leitura simples da Bíblia é aquela que firmará em nossa mente e em nosso coração a revelação de quem Deus é e nos conduzirá a obedecer a Sua vontade em resposta a essa revelação. Ela também edificará em nossa alma, o altar de adoração ao Senhor onde nos apresentaremos como sacrifícios vivos, santos e agradáveis a Deus, estabelecendo o nosso culto racional diário (Rm 12:01).

Estas águas rasas e tranquilas nos trarão refrigério à alma (Sl 23:02-03), onde poderemos encontrar prazer e descanso à medida que nosso relacionamento com o Pai for se intensificando.

Algumas dicas para a leitura bíblica:

1- Escolha um livro da Bíblia e opte por traduções mais dinâmicas da Bíblia, como NVT, NVI, NTLH, que facilite a compreensão;

2 – Marque um horário fixo diário para ler, pelo menos, um capítulo por dia;

3 – Comece com uma oração e peça a Deus que lhe dê sabedoria para entender a Sua Palavra;

4 – Ao final da leitura, procure entender, meditar e gravar sobre o que você leu (caso julgue necessário, tenha um caderno ou um diário de oração para anotações sobre o que você aprendeu com o texto).

Águas profundas: o estudo bíblico

No estudo bíblico intensificamos o aprendizado, mergulhamos na profundidade do conhecimento que o texto nos proporciona. Buscamos esmiuçar a leitura bíblica e observar os detalhes quanto aos personagens, a história, a cultura, a geografia, o autor, o destinatário, o gênero literário, a datação. Neste sentido, podemos fazer uso de dicionários, comentários bíblicos e Bíblias com notas teológicas explicativas, mas sempre buscando, em oração, a direção do Espírito Santo em primeiro lugar.

Um bom estudo bíblico é aquele que, além de nos levar à profundidade do texto e sua compreensão, também nos transforma, torna nossa mente e nosso coração verdadeiros depósitos do bom tesouro da fé (1Tm 1:14).

Queridas irmãs, lembrem-se que jamais devemos nos apartar da meditação e da oração durante o estudo bíblico, para que não nos tornemos pessoas vaidosas e soberbas apenas com respostas certas na ponta da língua. O conhecimento da Palavra não é mera apreensão intelectual, mas meio de graça para salvação de pecadores.

Estudar a Bíblia demanda oração e trabalho. Logo, não desanime quando o estudo for difícil, como também não se compare, cada um tem seu tempo e seu ritmo, e o mais importante é manter a constância, assim você desenvolverá sua própria forma de estudo.

Sobretudo, creia e peça ao Espírito Santo que te conduza no aprendizado, aquele  que inspirou os autores bíblicos a escrever a Palavra é o mesmo que revelará os preciosos ensinamentos de Deus para você.

Algumas dicas para o estudo bíblico:

1- Escolha um livro da Bíblia e um caderno para anotações (comece com livros pequenos do Antigo ou Novo Testamento, com poucos capítulos);

2 – Marque dias e horários na semana para estudar;

3 – Comece com uma oração e peça a Deus que lhe dê sabedoria para entender a Sua Palavra;

4 – Invista em bons dicionários e comentários bíblicos, como também em Bíblias com notas teológicas, atlas geográficos, livros de comentário histórico-cultural e até mesmo vídeo-aulas de estudo bíblico (o Graça em Flor disponibiliza alguns gratuitos no youtube.com/francineverissimo e um pago no gracaemflor.com/filipenses).

Deus, como um Pai amoroso,  escolheu uma forma de falar conosco e de se comunicar diariamente com seus filhos através de um Livro, a Bíblia Sagrada. Ainda que o pecado tenha triunfado em Adão e muros nos separaram de Deus, Cristo os derrubou por meio da Sua Obra na Cruz e agora já podemos desfrutar da presença e da voz do Senhor por meio da Sua Palavra tal qual era no princípio, no Éden. Não nos demoremos mais em encontrá-Lo, “conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor! Como o amanhecer, a sua vinda é certa; ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva fora de época que rega a terra.” (Os 6:3).


Esse post faz parte da nossa série de postagens de Fevereiro com o tema “Disciplinas Espirituais”. Para ler todos os posts clique AQUI.