Um convite à fraqueza

Todos nós temos características marcantes em nossas personalidades, sendo essas mais evidentes a aqueles que são próximos de nós, pois são eles que experimentam em diferentes situações como nossas características se comportam em diversos momentos da vida. Esses traços marcantes que coloco aqui, em conjunto, formam quem somos e também o que podemos oferecer aos outros.

Olhando para dentro de nós, ao longo dos anos é possível perceber também que não possuímos todas características necessárias em nossa identidade, talvez, nos falte algumas das quais admiramos mais como: humildade, coragem, bondade… E inevitavelmente, em algum momento da vida você, assim como eu, buscou obter essas características em sua identidade porque elas podem mostrar aos outros o que somos e mais do isso, enxergar o íntimo, o “eu”, como minimamente bom.

Uma das características que sempre busquei foi ser uma garota/mulher forte, isso sempre foi uma característica admirável, ao meu ver. Ser forte, ter força para lutas diárias, para sacrifícios necessários, para a rotina exaustiva, ser inabalável sentimentalmente, conseguir ‘manter o controle’, faziam parte dessa característica muito boa aos meus olhos. Durante muito tempo força em minha mente tinha esse tipo de definição. Talvez guiada por ondas feministas durante uma época, talvez por omissão masculina em outros. E em todos os momentos por não entender o que é a força de um cristão.

O erro

A grande verdade é que você só conhece força quando se admite fraco. Muitas de nós somos muito mais autossuficientes do que gostaríamos de admitir, talvez, em algum nível seja essa uma característica admirável para algumas de nós. Temos nos apoiado no Senhor para tudo que precisamos, usamos do auxílio do Seu espírito para nos ajudar em tudo que necessitamos ou usamos de seus recursos como última opção? A autossuficiência é perigosa, ela simplesmente ignora Deus e conta inteiramente com a atuação humana, que é falha, pequena, verdadeiramente fraca e adivinha: insuficiente.

Somos cercadas com o discurso de que podemos tudo! Se nos esforçarmos, se formos fortes, é possível alcançar o que queremos. Nós adoramos a ilusão de força! Isso alimenta o ego – você é mais forte do que pensa! Nosso deleite está em nossas pernas, em nosso trabalho duro, em nossa força humana. Está em nossa ética no trabalho, no esforço braçal de nossas tarefas, na esperança de alcançar o almejado. Essa tentação de poder, força, está em nossos ministérios, nos ambientes de nossas casas, em nossos trabalhos e em um mundo tão caído e caótico como o nosso parece sobreviver apenas aqueles que têm força. Porém, o Senhor não se agrada de tudo que podemos fazer – a menos que façamos na Sua força e não nas nossas.

Aprendendo o que é força

Aprender a ser forte no Senhor envolve um exercício de meditar e conhecer o que Deus pode fazer, combater a autossuficiência está inteiramente ligado a conhecer um poder inesgotavelmente maior. Desse modo, a ficha do que não conseguimos fazer e daquilo que não somos cai, e cai como uma grande lição. A força e autoridade de Deus no Salmo 147 nos ajuda a compreender as falsas grandezas humanas criadas pelo coração:

“Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas.” Salmos 147:3

 A habilidade de Deus de conhecer o coração humano e sondá-lo sendo capaz de discernir todos os sentimentos e agir especificamente em cada necessidade, em contraste com nossa incapacidade de compreender a nós mesmos.

“Ele determina o número de estrelas e chama cada uma pelo nome.
Grande é o nosso Soberano e tremendo é o seu poder; é impossível medir o seu entendimento.” Salmos 147:4,5

Sua soberania frente à nossa pequenez, seu poder de decisão ao número de estrelas a serem penduradas no céu, com exclusividade de nome e intensidade de brilho.

“Ele dá alimento aos animais, e aos filhotes dos corvos quando gritam de fome.” Salmos 147:9

Seu caráter provedor com a incrível capacidade de encontrar oportunidade de agir com bondade, frente ao choro de um animal recém-nascido sendo incansável em agir com misericórdia e amor. Característica que em nós é tristemente limitada.

“O Senhor sustém o oprimido, mas lança por terra o ímpio.” Salmos 147:6

Somos capazes de auxiliar irmãs, mas o sustendo espiritual e a autoridade do Senhor são inesgotáveis! Somos tentados a pensar que argumentos bem elaborados e palavras poeticamente ditas podem curar um coração partido e amenizar feridas. O mesmo salmo afirma no versículo 14 que só Deus faz a paz.

Por que confiaríamos então em nós mesmos?

O salmo 147 traz inúmeras reflexões do que Deus pode, do Ele é. Se não conhecemos a força verdadeira, o movimento de substituir o lugar de Deus passa a acontecer. Infelizmente, erramos em adotar um estilo de vida que ignora a Deus, alguns hábitos de nossa vida simplesmente declaram uma ofensa a Deus, quando Seu espírito, Seu poder e Seu senhorio são ineficazes em nossas vidas. Inevitalmente, adotar uma prática que ignora a Deus é trilhar um caminho distante Dele.

Tão pouco podemos fazer, tão pouco somos. Abraçar a fraqueza é lutar contra a autossuficiência. Abrace sua fraqueza e lute na força Dele. Os fracos nos evangelhos encontraram lugar aos pés daquele que era a força. O anúncio e o convite do mestre foi inteiramente aos fracos, ele conhecia nossa pequenez, nossa fragilidade, nossa necessidade de amparo e refúgio. Ele sabia que dentro de nós a fraqueza habitava.

“Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” João 15:5

Uma canção, da banda “Cantoverbo” traduz a bondade de Jesus em convidar pecadores, fracos ao banquete preparado pelo próprio Cristo, banquete esse com direito à própria presença dele. Os fortes são autossuficientes e não precisam de lugares reservados, não precisam da cura, pois nem mesmo se enxergam como doentes, não buscam o alimento que sacia a alma, são alimentados por seus egos.

“Mas no meio da gentalha o mestre nem se importou
Repartia graça e amor
E aquela cidade toda se espantou
No banquete nem um forte entrou”

Não se esqueça porque você foi chamado, não esqueça da característica marcante que temos que fez o Senhor fazer-se conhecido a nós. Somos fracos. Insuficientes para salvarmos a nós mesmos, incapazes de alcançar a salvação pelas obras, impedidos pelo pecado de ter acesso ao Deus poderoso.

Eu e você precisamos de corações verdadeiramente humildes, corações que saibam que só Deus é por eles. Deus é bom, forte e fonte de paz. Ele é, eu não. Ele faz, eu não.

Jesus foi a autoridade em nos conceder salvação, capaz de realizar a boa e perfeita obra em nosso lugar nos trazendo verdadeiro deleite ao lado do Pai. Nós podemos admitir essa verdade diante de todos e principalmente a nós mesmos – SOMOS FRACOS! Podemos deixar de admirar características encontradas em familiares e amigos, pois temos o exemplo perfeito a nos ensinar e para admirar.

“Ele dá força ao fraco e aumenta as forças aos que não tem poder. . . . Aqueles que esperam no Senhor renovarão suas forças; eles subirão com asas como águias; eles correrão e não se cansarão; andarão e não desfalecerão” Isaías 40:29-31

A fraqueza de nossas almas quando colocadas aos pés de Jesus Cristo são acolhidas pela graça. Nossa salvação foi concedida por esse acolhimento, por esse suspiro de alívio de não precisar ser o que não somos. Quando provamos de nossa fraqueza automaticamente a presença do Senhor se faz necessária continuamente em todos os detalhes de nossa vida, a ilusão de que somos fortes se vai e encontramos descanso em uma força real.

Encontrando força na fonte correta, o testemunho de Cristo será inconfundivelmente visto em você. Na medida em que você for fraco, aumenta e poderá ser vista a incrível força e amor de Deus em sua vida.

“Ainda que a minha mente e o meu corpo enfraqueçam, Deus é a minha força, ele é tudo o que sempre preciso.” Salmo 73:26

Ele fez por nós, e ainda age assim, sustentando corações fracos, braços cansados do serviço, pernas que bambeiam no caminho. Ele sabe, ele vê, ele conhece. Jesus enfrentou com muita força o que nós jamais poderíamos ter um dia vivenciado, também por amor a nós.

Que eu e você possamos viver libertos da autossuficiência, servindo e desfrutando da total dependência de Deus. Deus nos ajude a honrá-lo e servi-lo da forma correta, que Ele seja visto grande e glorioso em nossa fraca estrutura.

Para honra e glória de seu nome!

Em amor,
Tairine