Trabalho e Descanso: O trabalho é obra de um Deus criador, bom, justo e que se importa
É comum vermos, mesmo entre aqueles que conhecem Jesus, a referência ao trabalho como sinônimo de “punição”; porém, isso é desconstruído quando vemos em Gênesis 1 e 2 Deus instruindo Adão a exercer algumas atividades que seriam da responsabilidade dele. O Deus Criador foi quem criou o trabalho. Antes da queda, Adão e Eva já tinham recebido a orientação de que deveriam se multiplicar, encher a terra e dominar os animais. Assim, a criação do trabalho precede a queda, e aconteceu quando tudo ainda era perfeito. Desde que começamos a aprender sobre Deus, independentemente de que idade temos, somos ensinados que Deus é bom e que, portanto, o trabalho é bom. É algo que vem das mãos daquele que é perfeito em todos os seus atos, inclusive na criação do trabalho. Porém, Deus também é justiça e, como consequência da queda em Gênesis 3 — do pecado que entrou no Éden —, nosso Deus Justo, a partir dali, atribuiu ao trabalho fadiga. A terra que traria o sustento estaria cheia de espinhos, tornando essa jornada desgastante.
Temos um Deus amoroso, que se importa com tudo o que fazemos e que produzimos com os dons e talentos que Ele mesmo nos deu, não importando qual o tipo de trabalho, se ele é remunerado ou não, se requer habilidades manuais, intelectuais ou se é parcial ou integral. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus; de um Deus absolutamente criativo, e isso nos diferencia de todo o restante da criação, nos habilitando a, de forma criativa, também resolvermos problemas, que podem ir desde uma fralda que vazou, a refeições a serem preparadas, planilhas a serem preenchidas, livros a serem escritos, pacientes a serem tratados, uma ponte a ser construída, um banheiro a ser limpo e tantos outros. Tim Keller disse certa vez que o trabalho reorganiza a matéria bruta criada por Deus, para o propósito da prosperidade da raça humana. Gerenciamos e reorganizamos o que o próprio Deus criou e assim podemos colaborar de forma amorosa para o benefício do próximo por meio do nosso trabalho. E isso é maravilhoso, não?
O trabalho está submetido a um Deus que é Senhor e provedor
No livro “O Evangelho e o Trabalho”, publicado no Brasil pela Editora Fiel, os autores nos trazem os dois extremos em que muitas vezes vivemos: ou somos indolentes, sem interesse, preguiçosos e sem zelo pelo que fazemos ou estamos no extremo da idolatria, no qual nossos feitos são motivos de um orgulho pecaminoso e tornam-se a nossa motivação, nos governando e tomando o centro do nosso coração. Isso se encaixa tanto para quem trabalha fora de casa, quanto para quem trabalha em casa (o trabalho de cuidar da casa e dos filhos pode ser idolatrado por muitas de nós). Jesus é nosso Salvador e nosso Senhor, e para nós, no papel de servos, foi deixado de forma muito clara (Cl 3: 22-24 e Ef 6: 5-8) que aquilo o que fizermos não deve ter como motivação agradar homens, que nossa obediência não deve ocorrer somente quando observados e que é para o Senhor que devemos trabalhar. Isso nos adverte diretamente sobre indolência e sobre ter no trabalho um fim em si mesmo. Jesus é o Senhor das nossas vidas e nosso trabalho também está submetido a Ele. Nosso coração deve ansiar por ouvir um dia “servo bom e fiel”.
Em Eclesiastes (Ec 2:24), a Bíblia nos diz “Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho. No entanto, vi também que isto vem da mão de Deus”. Nesse trecho das escrituras, Salomão nos mostra Deus como nosso único provedor. Tudo aquilo que conquistamos vem das mãos generosas de um Deus que nos dá tudo o que temos e que trabalha por nós e para nós. Salmos 127:1 nos mostra que, sem a orientação do Deus provedor, em vão trabalharemos e em vão o sentinela guardará a cidade, se o próprio Deus não guardá-la. É tão fácil vivermos com a ilusão de que o nosso pão está garantido por nossos próprios esforços; nós nos empenhamos, mas a nossa provisão depende de Deus, que dá aos seus amados aquilo que lhes é necessário enquanto eles dormem; é nesse lugar de descanso onde a nossa dependência deve morar e não nos nossos próprios esforços. O trabalho é uma benção de Deus para a vida do homem, um meio pelo qual devemos glorificar o seu nome e honrá-lo; porém, devemos sempre buscar no Deus perfeitamente sábio o discernimento para fazer nossas escolhas, pois muitas vezes nos submetemos a situações que comprometem o que deveria ser prioridade, (Deus, o cônjuge, os filhos e a família) porque tememos que algo irá nos faltar, tememos passar por situações difíceis. É genuíno sermos responsáveis com nossa própria vida, mas nada nos trará segurança a não ser a provisão que vem de Deus, uma vez que servimos a um Deus fiel e que cumpre aquilo que nos prometeu, Ele é perfeito e não falha. E é esse Deus o dono da nossa provisão. O nosso trabalho é apenas uma das maneiras pela qual essa provisão chega até nós. Expandindo esse pensamento, o alimento chega às nossas mesas como fruto não somente do nosso trabalho, mas do esforço de milhares de outras pessoas que também foram fiéis na execução de suas atividades. Um Deus provedor e cheio de graça.
Um Deus onipotente não precisa de nós, mas nosso Deus é gracioso
Deus é onipotente e não precisa de nossa contribuição para realizar qualquer coisa; Ele é onisciente e onipresente e, por isso, poderia resolver tudo da maneira mais perfeita, rápida e sem erros. No entanto, além desses atributos, nosso Deus é um Deus gracioso e com essa graça infinita Ele nos permite, por meio do nosso trabalho, servir e demonstrar amor ao próximo por meio de nossa dedicação ao que fazemos. O mundo nos diz que devemos ser cada vez mais produtivos, buscando riquezas e bens materiais, mas apenas para o nosso próprio benefício; devemos ser produtivos, mas se for pelo outro não precisa se “gastar tanto”, é melhor que seja cada um por si. Buscamos resultados extraordinários para, no final, exibirmos nossas conquistas e aguardarmos pelos aplausos. Queremos visibilidade e senso de realização, queremos algo sempre maior. E o que Deus nos chama a fazer, o extraordinário, é servir. Nosso trabalho é nos gastarmos para servir aos nossos irmãos por meio das habilidades e dons que Deus graciosamente nos deu e por meio das possibilidades que ele colocou em nossas vidas. Ao nos gastarmos para fazer o que glorifica a Deus, jamais sairemos perdendo, pois só isso é que nos trará o verdadeiro contentamento. Jesus, assumindo a forma de homem, esteve na Terra e serviu. E, se nos consideramos discípulas dele, devemos segui-lo e servir à sociedade com o que fomos chamadas a fazer.
O descanso no Deus soberano
Há dois dias fui desligada da empresa em que estava há menos de 6 meses. A demissão ocorreu com outras pessoas também e foi uma decisão tomada mirando as necessidades daquela companhia. Foi nesse contexto que escrevi esse texto para trazer às nossas mentes atributos de Deus. E sabe qual o atributo de Deus que tem ecoado na minha mente e no meu coração? Deus é soberano. Nenhuma oportunidade aparece e nenhuma porta se fecha sem o consentimento de Deus. Ainda que pareça, o controle nunca esteve e nem estará conosco. A soberania de Deus é um atributo que nos traz paz e conforto diante de situações que fazem parte da vida, diante das dificuldades que enfrentamos quer seja trabalhando fora de casa ou não, ganhando salário ou não. Independentemente se o trabalho é feito com mãos, com a mente ou com ambos, é a soberania de Deus que prevalece no destino das nossas vidas e atribuições; é na provisão de um Deus fiel que devemos nos apoiar, é crendo que o Deus bondoso, criativo e criador nos tornará aptas a desempenhar o papel que Ele mesmo escolher para nós. O que ele espera de nós é que O glorifiquemos com o que vier às nossas mãos.
Deus, sendo infinitamente generoso, nos deu o maior tesouro, que nos tornou ricos sem que merecêssemos, que foi a salvação por meio de Jesus. Essa é a nossa maior riqueza e não foi conquistada por nosso mérito. Assim, o status de filhas salvas e amadas do Pai jamais será perdido, independentemente da nossa performance.
Esse post faz parte da nossa série de postagens de Outubro com o tema “Trabalho e Descanso”. Para ler todos os posts clique AQUI.
11 Comments
Texto super oportuno para a minha semana e para toda a vida!!! Tks God!
Normally I do not read article on blogs however I would like to say that this writeup very forced me to try and do so Your writing style has been amazed me Thanks quite great post
Nice blog here Also your site loads up very fast What host are you using Can I get your affiliate link to your host I wish my site loaded up as quickly as yours lol
Hi Neat post Theres an issue together with your web site in internet explorer may test this IE still is the marketplace chief and a good component of people will pass over your fantastic writing due to this problem
Hi my family member I want to say that this post is awesome nice written and come with approximately all significant infos I would like to peer extra posts like this
Thank you for the auspicious writeup It in fact was a amusement account it Look advanced to more added agreeable from you By the way how could we communicate
I enjoy your website, obviously, but you should check the spelling on a number of your posts. A number of them have numerous spelling errors, which makes it difficult for me to tell the truth, but I will definitely return.
Hello my loved one I want to say that this post is amazing great written and include almost all significant infos I would like to look extra posts like this
I would claim that a true assistance is involved in producing excellent posts. It’s my first time visiting your website, and I’m amazed at how much research you did to produce such a fantastic article. Fantastic work!
You’ve scored a touchdown! Spot on for my research goals.
Investment is one of the best ways to achieve financial freedom. For a beginner there are so many challenges you face. It’s hard to know how to get started. Trading on the Cryptocurrency market has really been a life changer for me. I almost gave up on crypto at some point not until saw a recommendation on Elon musk successfully success story and I got a proficient trader/broker Mr Bernie Doran , he gave me all the information required to succeed in trading. I made more profit than I could ever imagine. I’m not here to converse much but to share my testimony; I have made total returns of $20,500.00 from an investment of just $2000.00 within 1 week. Thanks to Mr Bernie I’m really grateful,I have been able to make a great returns trading with his signals and strategies .I urge anyone interested in INVESTMENT to take bold step in investing in the Cryptocurrency Market, he can also help you RECOVER your lost Cryptocurrencies. you can reach him on WhatsApp : +1(424) 285-0682 or his Gmail : BERNIEDORANSIGNALS@GMAIL.COM
, bitcoin is taking over the world, tell him I referred you