Trabalho e Descanso: Explicação Bíblica do Shabbat
O domingo é tradicionalmente tido como o dia do descanso dos afazeres da semana. Dia em que os cristãos vão à igreja, se reúnem em fartos e animados almoços de família, assistem TV, tiram um cochilo, enfim, desfrutam de um dia de lazer ao lado dos amigos e familiares. De onde veio essa “tradição”? Por que a observamos? Será que o fazemos da forma como foi proposta originalmente?
O Shabbat, também chamado de Dia do Descanso ou Dia do Senhor, não é um assunto simples de ser abordado, uma vez que é tema de muitos debates. O intuito desse texto não é atacar ideias contrárias, mas fazer uma análise à luz da Palavra de Deus.
No princípio
A palavra hebraica Shabbat aparece pela primeira vez nas Escrituras no livro de Gênesis e é traduzida por descanso:
“E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito.” (Gn 2.2, grifo meu)
Após seis dias trazendo à existência todas as coisas a partir do nada, pelo poder de sua Palavra, no sétimo dia o Senhor declarou que sua obra da criação estava completa e, então, descansou. Ele o fez não porque estava cansado ou entediado, mas no sentido de se deleitar, de contemplar tudo o que havia feito.
Ao descansar, o Senhor mostrou o que iria providenciar para o homem, a saber, o descanso eterno. Por isso, diferente dos outros seis dias, ele não declara o sétimo dia como encerrado.
O texto bíblico segue afirmando que,
“E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.” (Gn 2.3)
Joseph Pipa, em seu livro O Dia do Senhor¹, diz o seguinte:
O ato de santificar o sétimo dia, não faz com que os outros seis devam ser vividos de qualquer jeito. A vida cristã deve ser vivida integralmente coram Deo – perante a face de Deus. Todavia, o sétimo dia tem um propósito especial e suas instruções devem ser observadas.
Portanto, no princípio de todas as coisas, vemos o Shabbat como um período de descanso, contemplação e esperança, o qual nos aponta para o Deus Criador e Todo-Poderoso, que ensina seus filhos a separarem um dia para: observar as coisas criadas com deleite e alegria; meditar em sua grandeza e magnificência; e aguardar com expectativa o tempo em que estarão eterna e ininterruptamente com ele.
No período da Lei
Após a queda da raça humana em Adão, o Dia do Descanso continuou sendo observado pelo povo de Deus, antes mesmo de a lei ser oficialmente estabelecida. Às vésperas de sair do Egito, foram dadas ao povo de Deus instruções quanto à celebração da Páscoa e da Festa dos Pães Asmos, entre elas que no sétimo dia nenhum trabalho deveria ser feito (Êxodo 12.16). Já no deserto, ao explicar sobre o envio do maná, Moisés instruiu que fosse colhido diariamente, apenas o necessário para aquele dia. Todavia, no sexto dia, deveriam recolher porção dobrada, pois no sábado não seria enviado, haveria repouso, pois era o dia santo do Senhor (Êxodo 16.22-30).
Quando entregou os Dez Mandamentos ao povo, o Senhor regulamentou a observância do sábado no quarto mandamento, sendo sua infração passível de castigo:
O sábado era o dia em que o povo de Deus deveria refletir sobre seu propósito na criação. Era o tempo do repouso solene. Era quando a esperança aquecia o coração daqueles peregrinos com a lembrança de que o Deus Todo-Poderoso os guiava com mão forte pelo deserto e continuava fazendo maravilhas. No Dia do Senhor as forças eram renovadas.
No decorrer do Antigo Testamento, as ordenanças sobre a guarda do sábado são repetidas várias vezes. Os dois principais motivos para que repetições apareçam na Bíblia são: a importância que aquele assunto carrega e a propensão humana a esquecer das coisas com facilidade. Logo, o Dia do Senhor merece nossa atenção e deve estar como um memorial diante de nós.
Há, ainda, algumas informações bíblicas que valem a pena ser destacadas, pois enriquecem ainda mais nossa compreensão sobre o Shabbat:
- É uma “santa convocação” feita pelo Senhor, um dia sagrado (Levítico 23.3).
- Atividades laborais não eram permitidas, apenas em casos de emergência ou em se tratando de atos de misericórdia. O descumprimento levaria à morte (Números 15.30-36).
- Não se deveria cuidar dos próprios interesses, nem falar palavras vãs. Era um dia de ações de graças (Isaías 58.13-14; Jeremias 17.19-27).
No tempo da graça
Quando Cristo encarnado veio ao mundo, ele foi confrontado pelos religiosos em algumas circunstâncias envolvendo o sábado e nos forneceu preciosas lições sobre o assunto.
Certa feita, o Mestre e seus discípulos passavam por uma plantação e estes colhiam espigas para comer. Os fariseus alegaram que aquilo não era lícito no sábado, pois se configurava em trabalho. Jesus alegou que aquele era um caso de fome e se alimentar era necessário. O homem foi criado primeiro e depois se instituiu o sábado para descanso santo. Esse dia não deve ser um fardo, mas uma oportunidade para o deleite espiritual em Deus (Marcos 2.23-28).
O Senhor Jesus também efetuou curas no sábado, o que aumentou o escândalo dos fariseus. Em circunstâncias como essas, ele ensinava sobre a importância de se fazer o bem a todo tempo, uma vez que, se negar a fazer o bem a alguém em necessidade é equivalente a praticar o mal. Os religiosos profanaram os sábados com seu ódio e falta de empatia. O Senhor do sábado opera inclusive no dia que é dedicado a si mesmo e, com isso, nos ensina que no Shabbat devemos realizar atos de misericórdia, tirar os olhos de nós mesmos e nos voltarmos para o nosso próximo.
Após a morte e a ressurreição de Jesus a observância do Dia do Descanso por parte da igreja passou do sábado para o domingo. A seguir, listo os principais fatos que embasam essa mudança:
- O Senhor Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana (Mt 28.1; Mc 16.2; Lc 24.1; Jo 20.1);
- Ele apareceu aos discípulos que estavam reunidos em uma casa no domingo seguinte ao da ressurreição (Jo 20.26-31);
- O Espírito Santo desceu no dia de Pentecostes, que era um domingo (At 2.1-4);
- Paulo quando viajou para Trôade, ficou lá por uma semana, mas se reuniu com os irmãos no domingo, para partir o pão (Ceia do Senhor) e pregar a Palavra (At 20.6,7);
- O apóstolo João teve as visões do Apocalipse no dia do Senhor, enquanto esteve exilado na ilha de Patmos (Ap 1.10).
No Antigo Testamento, a guarda do sábado era um memorial da libertação do Egito (Deuteronômio 5.12-15). Considerando a importância que a ressurreição de Cristo tem para a fé cristã, uma vez que ele ofereceu um livramento muito maior ─ a libertação do domínio do pecado ─, passou-se a observar o domingo como sendo o Dia do Descanso em que o povo de Deus atende à sua santa convocação para se reunir solenemente e prestar-lhe culto.
A Confissão de Fé de Westminster², no Capítulo 21 – Do Culto Religioso e do Domingo, diz que:
Na eternidade
Os salvos já desfrutam de um descanso em Cristo. Temos paz com Deus, e sua ira não está mais direcionada a nós. Nossas almas repousam nele, onde está ancorada a nossa fé. Todavia, outro aspecto importante para uma compreensão geral do Shabbat, é o fato de que ele aponta para o descanso eterno que o povo de Deus desfrutará na Nova Jerusalém, quando o Senhor Jesus vier segunda vez para julgar o mundo e buscar sua Noiva (não vou me estender muito acerca desse tópico que será o tema de um outro texto desta série).
O Shabbat hoje
Após analisarmos o que a Bíblia diz sobre o Dia do Senhor, você pode se perguntar como vivê-lo para a glória de Deus. Como aplicar os princípios bíblicos na atualidade? O Shabbat foi dado como uma bênção e não como um fardo, mas não observá-lo é prejudicial a nós mesmos. É como se disséssemos que somos melhores que o Criador, uma vez que ele próprio descansou. Precisamos do Dia do Descanso, que é quando nossas forças são revigoradas e recebemos um novo ânimo para enfrentarmos a semana que virá pela frente.
É importante que se tenha em mente que não se trata de um dia de descanso ocioso, de dormir a tarde toda, comer bastante e assistir TV. Nossos corpos descansam porque não realizamos as atividades laborais — dentro e fora de casa — como de costume, nossas mentes descansam porque paramos de focar em nós mesmos. No Dia do Senhor nós:
- Buscamos ao Senhor por intermédio da leitura da Palavra e meditação nela ao longo do dia;
- Reservamos períodos para a oração de confissão, louvor e adoração;
- Trazemos à memória quem Deus é e contemplamos as coisas criadas e os seus poderosos feitos;
- Trazemos à memória o que o Senhor fez por nós no decorrer da semana, com ações de graças pelos inúmeros livramentos que nos concedeu e pelas manifestações da sua graça em nossas vidas comuns;
- – Nos unimos aos nossos irmãos na igreja para cultuarmos ao Senhor, nos lembrando que séculos atrás, Deus se fez carne e morreu, rasgando o véu do templo e nos concedendo o livre acesso ao Pai, que temos hoje. Ele também ressuscitou, nos libertando de todo o poder do pecado e da morte, e voltará para buscar sua Igreja, que o adorará por toda a eternidade — não despreze o privilégio que você tem de professar publicamente a sua fé, crente! Não deixe de congregar, sua liberdade custou o sofrimento e o sangue de Cristo;
- Exercemos atos de misericórdia, assistindo aos necessitados;
- Praticamos a vida em comunidade. É um ótimo dia para visitar os irmãos e estarmos em comunhão.
Que Cristo nos ajude a vivermos o Dia DO Senhor, PARA o Senhor, até que estejamos eternamente COM O Senhor.
1 – O Dia do Senhor – Joseph Pipa. Editora Os Puritanos.
2 – Confissão de Fé de Westminster. Disponível em:
< https://www.executivaipb.com.br/arquivos/confissao_de_westminster.pdf >
Esse post faz parte da nossa série de postagens com o tema “Trabalho e Descanso”. Para ler todos os posts clique AQUI.
8 Comments
Só porque Jesus ressuscitou no domingo ele mudou o dia de descanso? Vejo na bíblia que Jesus “descansou” e foi ressuscitar somente no domingo. Que distorção da palavra de Deus em?
Eu gostaria e um texto mais claro e objetivo sobre a mudança, vocês podem me mandar para minha análise por favor? Quero saber opinião bíblica, não de um alguém que escreveu um livro. E além do mais os 10 mandamentos foi escrito pelo dedo de Deus, não consigo visualizar um Deus que iria contra suas próprias leis e mandamentos. Vejo sempre um Deus muito zeloso pelas suas leis!!!!
Que texto precioso!!!
Wow wonderful blog layout How long have you been blogging for you make blogging look easy The overall look of your site is great as well as the content
I loved as much as youll receive carried out right here The sketch is attractive your authored material stylish nonetheless you command get bought an nervousness over that you wish be delivering the following unwell unquestionably come more formerly again as exactly the same nearly a lot often inside case you shield this hike
I do agree with all the ideas you have introduced on your post They are very convincing and will definitely work Still the posts are very short for newbies May just you please prolong them a little from subsequent time Thank you for the post
Hi my loved one I wish to say that this post is amazing nice written and include approximately all vital infos Id like to peer more posts like this
Wow amazing blog layout How long have you been blogging for you made blogging look easy The overall look of your web site is magnificent as well as the content
Investment is one of the best ways to achieve financial freedom. For a beginner there are so many challenges you face. It’s hard to know how to get started. Trading on the Cryptocurrency market has really been a life changer for me. I almost gave up on crypto at some point not until saw a recommendation on Elon musk successfully success story and I got a proficient trader/broker Mr Bernie Doran , he gave me all the information required to succeed in trading. I made more profit than I could ever imagine. I’m not here to converse much but to share my testimony; I have made total returns of $20,500.00 from an investment of just $2000.00 within 1 week. Thanks to Mr Bernie I’m really grateful,I have been able to make a great returns trading with his signals and strategies .I urge anyone interested in INVESTMENT to take bold step in investing in the Cryptocurrency Market, he can also help you RECOVER your lost Cryptocurrencies. you can reach him on WhatsApp : +1(424) 285-0682 or his Gmail : BERNIEDORANSIGNALS@GMAIL.COM
, bitcoin is taking over the world, tell him I referred you