Trabalho e Descanso: Evangelismo no Local de Trabalho

Provavelmente você já deve ter ouvido esta frase no trabalho: “Você é cristão?” e congelado por um milésimo de segundo, pois ali era um momento decisivo no seu convívio com os colegas. Parece que não, mas essa frase é mais comum do que imaginamos e nos revela uma coisa interessante: existe uma certa curiosidade no mundo em querer saber mais sobre esse tal povo de Deus. Como vivem? O que comem? Onde habitam? Ainda que haja críticas e discordâncias em relação à nossa crença, há, por parte deles, uma pergunta que não quer calar: somos ou não somos cristãos?

Nosso local de trabalho se torna o nosso campo missionário quando percebemos que há certas perguntas a serem respondidas por meio  do nosso bom testemunho e da pregação dos nossos lábios acerca do evangelho de Jesus Cristo.

O tema “evangelismo no trabalho” é um dos mais empolgantes pra mim porque já vivi na pele experiências com o Senhor dentro desse campo missionário, das quais até hoje posso ver os frutos para a glória de Deus. Vamos caminhar juntas por alguns passos de encorajamento para que você seja uma serva fiel no seu trabalho agindo como ferramenta afiada nas mãos do Senhor.

Sem exitar responderei: Sim, sou cristã!

“Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus.” (2 Tm 1:8)

Talvez a sua resposta seja como um repelente e afaste algumas pessoas (como o contrário também pode acontecer e é maravilhoso!). Lembro de que, em cada lugar que eu passei durante a minha carreira, desde o momento das entrevistas e nas primeiras rodas de conversa, minha identidade como cristã era motivo de pauta. Eu poderia ser omissa em minha fé e passar despercebida como “mais uma” na equipe ou eu poderia decidir enfrentar os possíveis  olhares maus e viver para a Glória de Deus, aproveitando as oportunidades futuras de pregar o evangelho que certamente aconteceriam. Como Paulo diz na sua segunda carta a Timóteo: “Não se envergonhe de testemunhar do Senhor”. 

Já imaginou a responsabilidade que suas ações, seus pensamentos e suas palavras passam a ter quando as pessoas veem Jesus em você? Não somos chamados a ser cristãos apenas na igreja ou dentro da bolha de nossa casa. Somos cristãos integrais, se é que podemos falar assim. Nossa missão é o tempo todo para com todos, e a omissão não faz parte do nosso papel de discípulos de Jesus.

Não se envergonhe do evangelho, a cruz é motivo de louvor e honra. A sua resposta é a porta de entrada para as boas novas. Se permita ser canal de benção. Diga quem você é, quem te salvou e a quem você serve. As pessoas ainda não sabem, mas elas precisam ouvir isso.

Tenha o evangelho na ponta da língua e na ponta dos pés

Elas vão te perguntar mais. Nunca para na pergunta inicial e por isso eu quero te encorajar a estar pronta para ser a Bíblia que eles irão ler, ou melhor, a carta viva da qual Paulo falava (cf. 2 Co 3:3). Fale de Cristo com suas palavras, suas ações e sua vida. O mundo está te olhando. Ele quer ver como você faz. Não coloque sobre si o peso da timidez nem se sinta insegura no falar quando o assunto for o evangelho, afinal é fácil falar do que amamos. Busque forças no Senhor e ore pela iluminação do Espírito Santo na sua vida. Seja forte e corajosa! 

O evangelismo no trabalho começa quando nos disponibilizamos a ser usadas por Deus segundo a Sua vontade; isso pressupõe ousadia e intrepidez. Assim como Pedro e João, cheios de coragem, apregoavam o evangelho de Cristo diante dos homens e eram vistos como aqueles que tinham andado com Jesus (cf. Atos 4:13),  também somos nós quando nos permitimos ser instrumentos do seu Espírito.

Peça ao Senhor coragem e somente fale. Fale de Jesus como quem fala de um amigo, o que Ele é de fato.

Aproveite as oportunidades

“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.” (Ef. 5.15-16)

Passamos cerca de oito horas diárias no trabalho, durante os cinco dias da semana. É bastante tempo! Agora imagine que em algum momento você terá algumas oportunidades para falar de Jesus: você não deseja aproveitá-las? Ouvir e estar atento ao outro é o primeiro passo para sermos bons cristãos. No mundo onde todo mundo quer falar, ser aquele que escuta já te dá uma vantagem: enquanto você ouve, você ora. 

Usar desses pequenos momentos ordinários como pontes para pregar a boa nova é usar das oportunidades com sabedoria. São em momentos como estes que você pode usar da sua vulnerabilidade para mostrar que você se importa com o outro. 

Como cristãos, não precisamos enfiar Jesus “goela abaixo” na vida das pessoas. Precisamos apresentá-lo. Todo o trabalho difícil é com o Espírito Santo. Ore pelo outro, dê bom testemunho de sua caminhada com Cristo, ouça seus temores, suas dúvidas e problemas da vida. Esteja presente e busque sabedoria para saber aproveitar cada momento.

Deus quem efetua o crescimento

“Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer; de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento.” (1 Co 3:6-7)

Por fim,  chegamos a uma das  nossas maiores dúvidas: e se eles não se converterem? E se virarem as costas para o evangelho? E se eu não ver nenhuma mudança no outro?

O Senhor em toda sua sabedoria e mansidão, nunca nos prometeu que todos se converteriam depois de evangelizarmos. O crescimento é único e exclusivo do Senhor e o convencimento é obra do Espírito Santo. 

No entanto, uma coisa é certa: por onde vamos com a Palavra, nós semeamos. Onde nossos pés pisam, plantamos algo que ou nós mesmos ou outro alguém colherá. Mas me responda: Cristo sendo glorificado, importa quem colherá a semente uma vez plantada? 

É tudo por Ele e para Ele. O real motivo de nos posicionarmos como cristãos no nosso trabalho e enfrentarmos barreiras culturais, sociais e religiosas está em exaltar o nome de Deus e não os nossos e as nossas obras. Nós voltamos os olhos para Jesus e ensinamos aos outros a olharem para Ele também. Não desanime se você não vê nenhuma transformação. Entregue a Deus e descanse. 

Evangelismo no trabalho não é simplesmente contar quantas almas foram salvas no seu estágio ou quantos convertidos você tem na sua equipe antes da sua promoção. Evangelizar no trabalho é viver o seu dia a dia, incansavelmente, como alguém que vive para a glória de Deus. É esvaziar-se de si e de qualquer sentimento de orgulho e viver o puro e simples evangelho.

Seu trabalho é o seu campo missionário. Esteja pronta para sofrer perseguição, injustiça, afastamento e até indiferença por causa do evangelho. Mas também, esteja certa de que Deus agindo, você viverá experiências de ver vidas transformadas pelo Senhor por meio de você.


Esse post faz parte da nossa série de postagens de Outubro com o tema “Trabalho e Descanso”. Para ler todos os posts clique AQUI.