Tomando decisões como mãe

Nós, mamães cristãs, estamos tentando sempre acertar quanto ao nosso relacionamento com nossos maridos e filhos, estamos sempre tentando cuidar bem da casa, progredir no trabalho (para quem trabalha fora) e ainda estamos na nossa jornada rumo à santidade. Parece muita coisa e realmente é. Quando nos casamos, o desejo que temos é de dar conta de tudo, sem precisar de nenhuma ajuda além da do marido e algumas vezes isso não será possível e então nos culpamos.

Culpamos-nos por não conseguir dar conta de tudo que as pessoas que veem nossa vida pelo lado de fora (muitas vezes por publicações em redes sociais) julgam ser nossa obrigação. Carregamos essa culpa e então sem demora os questionamentos começam a aparecer e eles podem ser sobre se largar a faculdade para se dedicar ao casamento, ou se diminuir as horas de trabalho na empresa seria a decisão correta e o melhor para a família.

Os julgamentos vêm de todos os lugares e sentir o desprezo de amigas que não entendem suas escolhas é difícil. A frustração em assumir que agora terá que parar de trabalhar fora ou contratar uma babá nos faz sentir sozinhas, uma solidão que é consequência de nossas decisões. Nenhuma decisão importante é fácil de ser tomada. Custará sim noites mal dormida e dores de cabeça.

De uma coisa temos certeza: o pecado rouba nossa tranquilidade. A nossa carne frágil nos leva a invejar as mães que conhecemos e que, depois de um dia cansativo no trabalho ou com outros afazeres, sentam-se com seus filhos no chão e brincam de carrinho ou boneca com eles por horas e ainda encontram tempo para o culto doméstico. De onde vem essa energia toda é o que nos perguntamos. Estamos tão exaustas que nem sequer conseguimos nos sentar a mesa e fazer pelo menos uma refeição do dia junto com nosso marido e filhos.

A fragilidade de nossa carne nos deixa mais uma vez envergonhadas. Muitas de nós além de casa e família ainda temos nossos ministérios na igreja e a decepção de não estar dando o seu melhor em todas essas áreas nos leva a um cansaço físico e mental. Questionamentos sobre o porquê escolhemos tantos afazeres aparecem em nossas mentes pecadoras e discutimos com nós mesmos sobre a causa que nos levou até aquelas escolhas. Onde estávamos com a cabeça? Tantas coisas que temos que fazer e ainda aceitamos liderar os jovens nos sábados à noite?

Não devemos de modo algum deixar de fazer as coisas com excelência. Esse é um paralelo que precisamos deixar claro em nossas mentes. Não necessitamos dar conta de tudo, mas é nosso dever fazer tudo o que escolhemos nos dedicar com muito zelo e amor como se fosse para o Senhor. Perfeição não existe, porém como diz o autor da carta aos Romanos, que haja dedicação em tudo.

E não podemos nos esquecer de que o pecado não nos controla mais. Deus em sua misericórdia e sem merecermos nos livra de tudo o que nos rouba a nossa paz.

O cansaço de uma rotina corrida e cheia de afazeres só virá se descansarmos em Deus. Nossas decisões devem ser depositadas em Cristo.

Quando nós depositamos nossa confiança e nossas decisões em Cristo, estamos o adorando e só a Ele devemos adoração. Não adianta não querer mudar daquele trabalho que tira nosso tempo com nossa família ou não colocar nossos filhos na creche porque achamos bom isso para eles só para agradar outras pessoas. Não devemos agradar ninguém e sim a Deus.

Desejar prosperidade e tranquilidade não é pecado. Mas é pecado não agir conforme a perfeita vontade de Deus para nossas vidas. Devemos adorar a Deus acreditando que a vida que Ele nos deu já é suficientemente boa e que Ele é suficiente para ela.

Devemos adorar a Deus acreditando que a vida que Ele nos deu já é suficientemente boa e que Ele é suficiente para ela. Click To Tweet

Não existe esse negócio de romantizar a maternidade ou a vida de esposa. Deus nos prometeu estar ao nosso lado nas aflições, não que não teríamos problemas. Essa expectativa que iríamos dar conta de tudo é equivocada. Essa cobrança moderna não é verdadeira na prática e só traz desalento.

Algumas decisões são tomadas com bastante cuidado e ainda assim o pecado nos faz questionar se estamos certas em tomá-las. Se formos bem sucedidas e remuneradas em nossos trabalhos, ficar em casa depois que nossos filhos nascem, pode parecer um absurdo. No entanto, todas as decisões devem ser deixadas sob controle de Cristo. Não podemos nos deixar levar por pressões de quem quer que seja não permitindo assim que a vontade de Deus seja realizada em nossas vidas.

Precisamos ter a certeza de que tudo o que decidirmos estará debaixo do cuidado do Senhor. Não vamos superar tudo sozinhas. É Deus que nos faz descansar. Mais uma vez o apóstolo Paulo nos ensina em Filipenses 4:6: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus”.

É Ele que nos sustentará. Minha oração é que possamos estabelecer prioridades lembrando que tudo foi uma escolha de Deus para nós. Também oro para que possamos dosar tudo que fazemos e que seja para glória do nosso Rei. Não devemos buscar recompensas terrenas. Nossa maior recompensa foi Jesus. Deus já nos deu seu Filho amado que por nós se sacrificou para que pudéssemos ter a paz e o descanso em tudo que fazemos.