Recebendo o maná com alegria

Toda vez que leio em Êxodo sobre o povo de Israel e sua história de salvação da escravidão, fico pensando “como esse povo era ingrato! Como puderam afastar-se tantas vezes de Deus e murmurarem tanto? Olha tudo o que o Senhor fez por eles!”.

Que hipócrita. Quantas vezes pensei isso e logo depois me peguei reclamando que já era segunda-feira de novo.

Nós somos assim. Nós olhamos ao nosso redor e nunca estamos completamente satisfeitos. “Ah, esse trabalho me cansa tanto! E essa sexta-feira que nunca chega? E o dinheiro que não é muito?”. Deus nos manda o maná, a provisão, e nós declaramos a todo pulmão: “Que nos dera tivéssemos morrido pela mão do SENHOR, na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne e comíamos pão a fartar!” (Êxodo 16.3).

Eu sei que não é fácil a vida aqui. Por muitas vezes nós choraremos e questionaremos Deus. Seremos como o salmista: “Direi a Deus, minha rocha: Por que te esqueceste de mim?” (Salmos 42:9).

Mas, a verdade é que Deus não nos tirou do Egito para nos encher de panelas de carne e pão. Ele nos tirou da nossa escravidão do pecado para que nós pudéssemos ser satisfeitos NELE.

Nele nós temos tudo o que precisamos! Ele é suficiente! Seu amor é suficiente!

O passado não tem esse nome à toa. Ele passou. Toda dor, toda decepção, toda lágrima. Passou. Esse é um novo dia que o Senhor, teu Deus, fez. As misericórdias dEle já se renovaram sobre você nessa manhã! (cf. Lm. 3.23) Não podemos desperdiçar o hoje, porque é somente nele que podemos, de verdade, viver. É no hoje que você poderá sorrir ao cobrador do ônibus, é no hoje que você poderá abraçar e aconselhar alguém em dor, é no hoje que você poderá se alimentar com a Palavra do Senhor, é no hoje que você poderá falar das novas de vida eterna a alguém. HOJE!

É somente no HOJE que podemos, de verdade, viver. Click To Tweet

Antes de reclamar, antes de desprezar todo o maná que vem dos céus na sua vida, antes de querer voltar seus olhos ao Egito, lembre-se: o nosso Deus É suficiente.  Eu tenho Jesus. Eu não preciso de mais nada. Ele já se entregou por mim, o sangue dEle já me purificou de todo o meu pecado, de todos os meus erros e dores. As lutas da vida vêm, mas elas não são grandes demais que não poderemos suportar. Pois em meio ao deserto em que Deus nos coloca, Ele nos manda o maná. Ele se faz tão presente!

E Ele te deu tudo. Você é amado. Mesmo sem merecer.

Por isso, a cada nova manhã, diga ao seu Senhor: Ó bondoso Deus, me impeça de murmurar nesse dia que me deste. Me ajude a perceber em cada pequeno detalhe da vida a Tua bondade e Teu infalível e eterno amor. Porque És suficiente. Tenho a Ti e não preciso de mais nada. Toda luta pela qual eu passar nesse dia é tão, mas tão menor que Teu amor. Tua presença constante me dá forças para encarar esse dia com um sorriso no rosto. Eu te amo. Amém.

Não se esqueça do que Moisés disse ao povo quando eles murmuraram: “As vossas murmurações não são contra nós, e sim contra o SENHOR.” (Êx. 16.8)

Por fim, quero compartilhar com vocês um versículo que tem renovado meu coração a cada nova manhã: “Nele, o nosso coração se alegra.” (Salmo 33.21) – Mesmo em meio à dor e às provas da vida, nEle o nosso coração SEMPRE se alegra.

E quando estamos satisfeitos nEle, podemos viver o hoje com alegria, amando e servindo ao próximo.

Glória a Deus por tão grande alegria que nEle nós encontramos!

Deus te deu tudo. Você é amado. Mesmo sem merecer. Click To Tweet

____________________________________

Por esses dias eu tenho sentido como se minha alma estivesse passando por um deserto. Você já passou por isso? Parece que o Senhor está longe e tudo que foi um dia florido e verde está seco e cheio de pó. Por isso resolvi compartilhar com vocês esse texto de 2012. Para lembrar a mim mesma – e a vocês – que Deus é conosco no deserto. Mesmo que não pareça. Você já se sentiu como eu? Vamos conversar nos comentários.

Em Cristo,