Recebendo o maná com alegria
Toda vez que leio em Êxodo sobre o povo de Israel e sua história de salvação da escravidão, fico pensando “como esse povo era ingrato! Como puderam afastar-se tantas vezes de Deus e murmurarem tanto? Olha tudo o que o Senhor fez por eles!”.
Que hipócrita. Quantas vezes pensei isso e logo depois me peguei reclamando que já era segunda-feira de novo.
Nós somos assim. Nós olhamos ao nosso redor e nunca estamos completamente satisfeitos. “Ah, esse trabalho me cansa tanto! E essa sexta-feira que nunca chega? E o dinheiro que não é muito?”. Deus nos manda o maná, a provisão, e nós declaramos a todo pulmão: “Que nos dera tivéssemos morrido pela mão do SENHOR, na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne e comíamos pão a fartar!” (Êxodo 16.3).
Eu sei que não é fácil a vida aqui. Por muitas vezes nós choraremos e questionaremos Deus. Seremos como o salmista: “Direi a Deus, minha rocha: Por que te esqueceste de mim?” (Salmos 42:9).
Mas, a verdade é que Deus não nos tirou do Egito para nos encher de panelas de carne e pão. Ele nos tirou da nossa escravidão do pecado para que nós pudéssemos ser satisfeitos NELE.
Nele nós temos tudo o que precisamos! Ele é suficiente! Seu amor é suficiente!
O passado não tem esse nome à toa. Ele passou. Toda dor, toda decepção, toda lágrima. Passou. Esse é um novo dia que o Senhor, teu Deus, fez. As misericórdias dEle já se renovaram sobre você nessa manhã! (cf. Lm. 3.23) Não podemos desperdiçar o hoje, porque é somente nele que podemos, de verdade, viver. É no hoje que você poderá sorrir ao cobrador do ônibus, é no hoje que você poderá abraçar e aconselhar alguém em dor, é no hoje que você poderá se alimentar com a Palavra do Senhor, é no hoje que você poderá falar das novas de vida eterna a alguém. HOJE!
É somente no HOJE que podemos, de verdade, viver. Click To TweetAntes de reclamar, antes de desprezar todo o maná que vem dos céus na sua vida, antes de querer voltar seus olhos ao Egito, lembre-se: o nosso Deus É suficiente. Eu tenho Jesus. Eu não preciso de mais nada. Ele já se entregou por mim, o sangue dEle já me purificou de todo o meu pecado, de todos os meus erros e dores. As lutas da vida vêm, mas elas não são grandes demais que não poderemos suportar. Pois em meio ao deserto em que Deus nos coloca, Ele nos manda o maná. Ele se faz tão presente!
E Ele te deu tudo. Você é amado. Mesmo sem merecer.
Por isso, a cada nova manhã, diga ao seu Senhor: Ó bondoso Deus, me impeça de murmurar nesse dia que me deste. Me ajude a perceber em cada pequeno detalhe da vida a Tua bondade e Teu infalível e eterno amor. Porque És suficiente. Tenho a Ti e não preciso de mais nada. Toda luta pela qual eu passar nesse dia é tão, mas tão menor que Teu amor. Tua presença constante me dá forças para encarar esse dia com um sorriso no rosto. Eu te amo. Amém.
Não se esqueça do que Moisés disse ao povo quando eles murmuraram: “As vossas murmurações não são contra nós, e sim contra o SENHOR.” (Êx. 16.8)
Por fim, quero compartilhar com vocês um versículo que tem renovado meu coração a cada nova manhã: “Nele, o nosso coração se alegra.” (Salmo 33.21) – Mesmo em meio à dor e às provas da vida, nEle o nosso coração SEMPRE se alegra.
E quando estamos satisfeitos nEle, podemos viver o hoje com alegria, amando e servindo ao próximo.
Glória a Deus por tão grande alegria que nEle nós encontramos!
Deus te deu tudo. Você é amado. Mesmo sem merecer. Click To Tweet____________________________________
Por esses dias eu tenho sentido como se minha alma estivesse passando por um deserto. Você já passou por isso? Parece que o Senhor está longe e tudo que foi um dia florido e verde está seco e cheio de pó. Por isso resolvi compartilhar com vocês esse texto de 2012. Para lembrar a mim mesma – e a vocês – que Deus é conosco no deserto. Mesmo que não pareça. Você já se sentiu como eu? Vamos conversar nos comentários.
Em Cristo,
9 Comments
Fran, você é luz por onde passa e ainda foi abençoada com o dom de tocar o coração das pessoas com tuas palavras! Obrigada!
Querida Tainá,
que coisa boa ter você por aqui! Obrigada pelas palavras doces!
Te levo no coração e nas orações, amiga.
Beijos!
Que texto viu, Fran! É verdade, às vezes temos de olhar pra trás (como você fez) para percebermos que o Senhor nos ama ontem, hoje e sempre. Quando eu faço isso posso notar os detalhes desse amor. E apesar dos dias escuros ainda assim, ele se faz presente revelando seu Amor em pequenas coisas que antes passavam despercebidas… e são essas pequenas coisas que devemos estar com os corações sensíveis para somente agradecer por tanto amor e cuidado Fica com Deus, flor. E vou orar por esse espacinho seu, que amo tanto (desde o TFL) e que nos traz tantas bênçãos que só podem vir do nosso Pai. Ah, Fran, eu agradeço a Deus por sua vida, por fazer você entender que o Amor se partilha, mesmo em tempos nublados.
Querida Liz,
hoje mesmo eu estava lendo o Salmo 22 onde Davi começa dizendo a Deus “Deus meu, eu clamo de dia, e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego”. Às vezes a gente se sente assim mesmo, que Ele está longe. Mas, assim como você disse, Davi também disse: “Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste”. Ele reconheceu que mesmo que hoje ele pareça distante, no passado Ele agiu e por isso podemos confiar que Ele agirá novamente.
Agradeço de coração suas orações por esse espaço, eu quero que ele seja uma benção para nós e que traga glórias ao nome do nosso Pai. <3
Muitos beijos!
Fran
Fran,sábias palavras..como q as vezes nós murmuramos tendo tanto em nossas mãos…mas a graça de Deus tem q nos bastar…q Deus abençoe vc amada,e q a cada dia Ele nos ensine a ser gratos a todo momento,e nos faça enchergar além dos problemas e dificuldades…bjoos linda..amo poder ter a oportunidade d ver e ler o q posta e assim compartilhar com as pessoas!!!
Querida Franciele (posso te chamar de Fran também? rs),
Sim, quantas vezes nós murmuramos de mãos cheias! Ainda bem que o Senhor não é homem como nós e nos perdoa e nos restaura toda vez.
Obrigada pelo seu comentário e fico feliz demais em saber que você tem sido edificada e tem compartilhado também! 🙂
Beijão,
Fran
claro que pode Fran rs…sim,tenho sido muito edificada mesmo,Deus tem te usado muito..toda honra e glória seja dada a Ele…bjooos
Oi, Fran! 🙂 Primeiro, que lugar lindo de se estar! Seu blog é puro amor e bençãos. Me sinto em paz aqui – e olha que acabei de conhecer. Enfim, apesar de ter minhas fraquezas e discordâncias espirituais, estava fazendo um plano bíblico e também li sobre os israelistas. Pensei da mesma forma: “que povo reclamão! Deus tudo dá, tudo faz e eles só reclamam e ofendem à Deus”. Até comentei com o meu namorado, que eu se fosse Deus, já tinha era desistido desse pessoal, porque olha, ingratidão lá era mato, haha. Mas lendo o seu post fiquei pensando que eu sou uma israelita. Eu sou ingrata e reclamona!
Bom refletir sobre isso para provocar mudanças, na minha cabeça e no meu coração. Em todas as minhas orações, venho pedindo a Deus amor em meu coração e sabedoria para minha mente. Conhecer seu blog faz parte desse pedido!
Parabéns, você é abençoada!
Querida Thaynara,
fico feliz que tenha encontrado o Graça e espero que se sinta sempre bem por aqui, encorajada e desafiada. E que bom que esse texto foi de encontro com o que você já estava refletindo! 🙂 Deus sempre fala.
Beijos!
Fran