Recatada

Quando pensamos no termo “recatada” pode ser que venha à nossa mente uma pessoa quieta, isolada e orgulhosa — se sentindo acima dos outros, moralmente falando. Para entendermos o que, de fato, significa ser recatada, vamos ver a definição de um dicionário:

1. Modesto, que não faz alarde.
2. Que vive muito recolhido.
3. Prudente.

(“recatada”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/recatada [consultado em 02-05-2016])

Se eu passo a pensar, então, em alguém modesta e prudente, então já consigo mais facilmente visualizar uma pessoa cristã, não é mesmo? Nós temos várias recomendações bíblicas acerca disso. Talvez a que mais nos lembremos é a de 1 Timóteo 2, quando Paulo exorta a igreja de Éfeso quanto aos papéis de homens e mulheres.

No versículo 8 deste capítulo, Paulo admoesta aos homens sobre como eles devem se portar no culto público: “Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem discussões.” A palavra grega usada para “quero”, aqui, indica uma ordenança, algo vindo de alguém com autoridade, como Paulo*. Nesse mesmo tom de ordem, Paulo passa a exortar as mulheres:

Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras, mas com boas obras, como convém a mulheres que professam adorar a Deus.
(1 Timóteo 2:9,10, NVI, grifo meu)

Que se vistam com “modéstia, decência e discrição”. Fazendo uma ligação à definição do Dicionário Priberam, podemos dizer que Paulo está ordenando que as mulheres sejam recatadas.

O recato não é a atitude de sentir-se superior, moralmente falando, e esconder-se por trás de um puritanismo forçado. O recato é ordem bíblica. Algo que vem, antes, de um coração rendido às ordens do Senhor.

Ser recatada é bíblico, mas é mais uma atitude do coração, do que exterior. Click To Tweet

Nessa passagem Paulo foca no vestuário do culto público. Vamos entender, rapidamente, o contexto da passagem: na igreja de Éfeso as mulheres estavam indo ao culto público com roupas que eram não somente sexualmente provocativas, como também desrespeitosas aos irmãos mais pobres. Na época do Novo Testamento, um vestido usado por uma mulher rica podia custar até 7.000 denários*. Se pensarmos que o salário diário de um trabalhador comum na época era de 1 denário, aquelas mulheres estavam vestindo roupas que custariam 19 anos de trabalho para aqueles irmãos mais simples. Imagine o tipo de impressão negativa que isso causava na igreja — corpo de Cristo, onde todos são iguais perante Deus.

Portanto a parte específica desse versículo precisa ser entendida para não trazermos uma compreensão literal como regra para hoje. A proibição para nós não é a trança, ou o vestido, ou o ouro. É ter a mesma atitude que elas estavam tendo: o desejo de exibir nossos corpos ou nossas riquezas.

A mulher recatada, de acordo com a Bíblia, sabe que a atenção que deve receber deve vir de seu caráter, de suas boas obras, de sua bondade, de seu cuidado e interesse pelos outros, de sua sabedoria bíblica. Não de suas roupas, beleza física, corpo escultural ou possessões monetárias. John MacArthur nos adverte sobre isso de forma clara,

“A igreja pode ser um lugar onde a adoração acontece, ou a igreja pode ser um lugar devotado de todo coração a pessoas fazendo um show. É por isso que eu me incomodo profundamente quando vejo a televisão cristã, e pessoas que dizem representar o Cristianismo, pessoas que dizem ser servos e trabalhadores do Senhor, que mostram uma preocupação absoluta e consumidora com sua própria aparência. É a antítese de tudo o que eles professam, e certamente não deveria ser a marca da igreja. Mas, existia [na igreja de Éfeso] algumas mulheres que eram centradas em si mesmas, que estavam usando a ocasião do culto para chamar a atenção a si mesmas, exibir sua beleza, exibir suas riquezas, sua atração aos homens, porque lhes faltava humildade, recato, modéstia e domínio sobre seus próprios desejos. Isso traz grande tragédia à igreja.” (God’s High Calling for Women, p. 21-22, tradução livre e grifo meus)

A verdade é que uma mulher de Deus, que O teme de verdade, odeia tanto o pecado, que traria grande luto ao seu coração pensar que está fazendo outros pecarem. As roupas que trazem atenção aos nossos corpos deveriam nos trazer grande tristeza, ao contrário do que de fato têm trazido, grande alegria.

Agora, para além de decotes e roupas sensuais que são, em si mesmo, errados, não há nada errado em vestir-se bem: a Bíblia mostra mulheres que faziam isso, como a mulher de Provérbios 31 (cf. v. 22) e a noiva de Salomão (cf. Cantares 1:10). O problema está, sempre, na intenção do coração. Você está querendo mostrar às pessoas que elas são importantes e por isso você se arruma para encontrá-las, ou quer dizer o contrário — que você é importante?

Quero terminar esse texto, no qual busquei mostrar o padrão bíblico para o recato e defendê-lo, com um exemplo da disciplina de Deus vinda sobre mulheres com intenções malignas no coração, que queriam atrair atenção para si mesmas e não para Seu Deus. Veja o que Ele disse às mulheres de Sião, em Isaías:

Por causa da arrogância das mulheres de Sião, que caminham de cabeça erguida, flertando com os olhos, desfilando com passos curtos, com enfeites tinindo em seus calcanhares,
o Senhor rapará a cabeça das mulheres de Sião; o Senhor porá a descoberto as suas vergonhas.
Naquele dia o Senhor arrancará os enfeites delas: as pulseiras, as testeiras e os colares;
os pendentes, os braceletes e os véus,
os enfeites de cabeça, as correntinhas de tornozelo, os cintos, os talismãs e os amuletos;
os anéis e os enfeites para o nariz;
as roupas caras, as capas, as mantilhas, e as bolsas;
os espelhos, as roupas de linho, as tiaras e os xales.
Em vez de perfume haverá mau cheiro, em vez de cintos, corda, em vez de belos penteados, calvície, em vez de roupas finas, vestes de lamento, em vez de beleza, cicatrizes.
Seus homens cairão ao fio da espada; seus guerreiros morrerão no combate.
As portas de Sião lamentarão e prantearão por causa disso; e sem nada, ela se assentará no chão. (Isaías 3:16-26, NVI, grifo meu)

* Informação retirada do livro “God’s High Calling for Women”, de John MacArthur, editora Moody.

____________________________________

Quando você se prepara para seu dia, ou para o culto, suas roupas revelam que intenção no coração: o desejo de exaltar você mesma ou exaltar o Seu Deus? Vamos ser sinceras e conversar sobre isso nos comentários?

Que o Senhor nos ajude!

Em Cristo,
assinatura