Recatada
Quando pensamos no termo “recatada” pode ser que venha à nossa mente uma pessoa quieta, isolada e orgulhosa — se sentindo acima dos outros, moralmente falando. Para entendermos o que, de fato, significa ser recatada, vamos ver a definição de um dicionário:
1. Modesto, que não faz alarde.
2. Que vive muito recolhido.
3. Prudente.
(“recatada”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/recatada [consultado em 02-05-2016])
Se eu passo a pensar, então, em alguém modesta e prudente, então já consigo mais facilmente visualizar uma pessoa cristã, não é mesmo? Nós temos várias recomendações bíblicas acerca disso. Talvez a que mais nos lembremos é a de 1 Timóteo 2, quando Paulo exorta a igreja de Éfeso quanto aos papéis de homens e mulheres.
No versículo 8 deste capítulo, Paulo admoesta aos homens sobre como eles devem se portar no culto público: “Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem discussões.” A palavra grega usada para “quero”, aqui, indica uma ordenança, algo vindo de alguém com autoridade, como Paulo*. Nesse mesmo tom de ordem, Paulo passa a exortar as mulheres:
Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras, mas com boas obras, como convém a mulheres que professam adorar a Deus.
(1 Timóteo 2:9,10, NVI, grifo meu)
Que se vistam com “modéstia, decência e discrição”. Fazendo uma ligação à definição do Dicionário Priberam, podemos dizer que Paulo está ordenando que as mulheres sejam recatadas.
O recato não é a atitude de sentir-se superior, moralmente falando, e esconder-se por trás de um puritanismo forçado. O recato é ordem bíblica. Algo que vem, antes, de um coração rendido às ordens do Senhor.
Ser recatada é bíblico, mas é mais uma atitude do coração, do que exterior. Click To TweetNessa passagem Paulo foca no vestuário do culto público. Vamos entender, rapidamente, o contexto da passagem: na igreja de Éfeso as mulheres estavam indo ao culto público com roupas que eram não somente sexualmente provocativas, como também desrespeitosas aos irmãos mais pobres. Na época do Novo Testamento, um vestido usado por uma mulher rica podia custar até 7.000 denários*. Se pensarmos que o salário diário de um trabalhador comum na época era de 1 denário, aquelas mulheres estavam vestindo roupas que custariam 19 anos de trabalho para aqueles irmãos mais simples. Imagine o tipo de impressão negativa que isso causava na igreja — corpo de Cristo, onde todos são iguais perante Deus.
Portanto a parte específica desse versículo precisa ser entendida para não trazermos uma compreensão literal como regra para hoje. A proibição para nós não é a trança, ou o vestido, ou o ouro. É ter a mesma atitude que elas estavam tendo: o desejo de exibir nossos corpos ou nossas riquezas.
A mulher recatada, de acordo com a Bíblia, sabe que a atenção que deve receber deve vir de seu caráter, de suas boas obras, de sua bondade, de seu cuidado e interesse pelos outros, de sua sabedoria bíblica. Não de suas roupas, beleza física, corpo escultural ou possessões monetárias. John MacArthur nos adverte sobre isso de forma clara,
“A igreja pode ser um lugar onde a adoração acontece, ou a igreja pode ser um lugar devotado de todo coração a pessoas fazendo um show. É por isso que eu me incomodo profundamente quando vejo a televisão cristã, e pessoas que dizem representar o Cristianismo, pessoas que dizem ser servos e trabalhadores do Senhor, que mostram uma preocupação absoluta e consumidora com sua própria aparência. É a antítese de tudo o que eles professam, e certamente não deveria ser a marca da igreja. Mas, existia [na igreja de Éfeso] algumas mulheres que eram centradas em si mesmas, que estavam usando a ocasião do culto para chamar a atenção a si mesmas, exibir sua beleza, exibir suas riquezas, sua atração aos homens, porque lhes faltava humildade, recato, modéstia e domínio sobre seus próprios desejos. Isso traz grande tragédia à igreja.” (God’s High Calling for Women, p. 21-22, tradução livre e grifo meus)
A verdade é que uma mulher de Deus, que O teme de verdade, odeia tanto o pecado, que traria grande luto ao seu coração pensar que está fazendo outros pecarem. As roupas que trazem atenção aos nossos corpos deveriam nos trazer grande tristeza, ao contrário do que de fato têm trazido, grande alegria.
Agora, para além de decotes e roupas sensuais que são, em si mesmo, errados, não há nada errado em vestir-se bem: a Bíblia mostra mulheres que faziam isso, como a mulher de Provérbios 31 (cf. v. 22) e a noiva de Salomão (cf. Cantares 1:10). O problema está, sempre, na intenção do coração. Você está querendo mostrar às pessoas que elas são importantes e por isso você se arruma para encontrá-las, ou quer dizer o contrário — que você é importante?
Quero terminar esse texto, no qual busquei mostrar o padrão bíblico para o recato e defendê-lo, com um exemplo da disciplina de Deus vinda sobre mulheres com intenções malignas no coração, que queriam atrair atenção para si mesmas e não para Seu Deus. Veja o que Ele disse às mulheres de Sião, em Isaías:
Por causa da arrogância das mulheres de Sião, que caminham de cabeça erguida, flertando com os olhos, desfilando com passos curtos, com enfeites tinindo em seus calcanhares,
o Senhor rapará a cabeça das mulheres de Sião; o Senhor porá a descoberto as suas vergonhas.
Naquele dia o Senhor arrancará os enfeites delas: as pulseiras, as testeiras e os colares;
os pendentes, os braceletes e os véus,
os enfeites de cabeça, as correntinhas de tornozelo, os cintos, os talismãs e os amuletos;
os anéis e os enfeites para o nariz;
as roupas caras, as capas, as mantilhas, e as bolsas;
os espelhos, as roupas de linho, as tiaras e os xales.
Em vez de perfume haverá mau cheiro, em vez de cintos, corda, em vez de belos penteados, calvície, em vez de roupas finas, vestes de lamento, em vez de beleza, cicatrizes.
Seus homens cairão ao fio da espada; seus guerreiros morrerão no combate.
As portas de Sião lamentarão e prantearão por causa disso; e sem nada, ela se assentará no chão. (Isaías 3:16-26, NVI, grifo meu)
* Informação retirada do livro “God’s High Calling for Women”, de John MacArthur, editora Moody.
____________________________________
Quando você se prepara para seu dia, ou para o culto, suas roupas revelam que intenção no coração: o desejo de exaltar você mesma ou exaltar o Seu Deus? Vamos ser sinceras e conversar sobre isso nos comentários?
Que o Senhor nos ajude!
Em Cristo,
22 Comments
Olá Fran! Texto mais que necessário. O recato é uma das ordenanças bíblicas esquecida ou negligenciada muitas vezes por nós. Que o nosso Noivo nos ajude!
Bjim^^
Sim, Kelly, querida. É um atributo das mulheres que pouco se fala hoje em dia… Será que temos medo de sermos segundo o coração de Deus em uma sociedade que nos manda sermos o contrário disso?
Que o Senhor nos ajude, mesmo!
Beijos
Olá Fran! Primeiramente, o seu blog é uma benção na minha vida! Seus textos são tão centrados na palavra e tão aplicáveis na vida de nós cristãs, que o Senhor continue te usando!
Segundo lugar, gostaria de pedir autorização para postar esse texto em um blog que tenho com meus amigos, com os devidos créditos, claro… Ele trata de um assunto tão lindo e, infelizmente, pouco tratado com as meninas da igreja.
Aguardo seu retorno e fique com Deus ????????
Querida Isabela,
Fico muito feliz que você esteja sendo abençoada pelos textos do Graça, é isso que me mantém na expectativa do que Deus vai fazer e já tem feito nesse ministério.
Agradeço seu pedido e me sinto honrada que você queira publicar meu texto em seu blog.
Entretanto, eu tenho uma política de não permitir cópias totais dos textos por alguns motivos… Primeiro porque sites de busca rejeitam dois sites com exatamente o mesmo texto, de forma que pode dar problema na hora das buscas. Segundo, porque isso atrapalharia no meu controle da audiência que tenho e de como lidar com as diferentes pessoas, saber de onde elas vêm e porque estão lendo meus textos e quais textos são mais lidos (porque eu não teria como ver os dados do seu site, no caso). Como eu vejo o Graça como um ministério eu sinto que é importante ter um registro das pessoas de forma específica, e não só dos números, sabe? E não consigo fazer isso quando o texto vai pra outros lugares, não conseguindo, por exemplo, responder a comentários em outros blogs que publicam meus textos, etc.
O que eu faço: gosto bastante de ser convidada para textos eventuais em sites de outras pessoas, e ficaria feliz em fazer isso em parceria com seu site (escrever um texto para você – de acordo com a minha disponibilidade de tempo), se for do seu interesse. Outra coisa que acho super válida é um “quoting”, ou seja, você pode escolher um texto e com suas palavras falar sobre a ideia dele, usando quotes, trechos do texto original. Você ainda manteria a ideia do texto original, mas escreveria com suas próprias palavras. Você pode ver um exemplo aqui de uma leitora que fez assim e ficou muito bacana: http://essenciaemflor.blogspot.com.br/2015/08/meninas-como-nos.html
Dessa forma conseguimos seguir no caminho que o Senhor planejou para o blog.
Espero que compreenda!
Grande beijo,
Espero te ver mais por aqui 🙂
P.S.: Se você quiser imprimir o texto para enviar a seus amigos, ou publicar em grupos do Facebook, etc., não há problema algum, desde que se mantenha os créditos. O problema estaria em publicá-lo em outro site, mesmo. :/
Fran
Tudo bem Fran! Muito obrigada pela resposta… Te entendo 🙂
Obrigada por entender :*
Fran
Só tenho que agradecer a Deus por sua vida e esse ministério tão lindo que edifica a vida de muitas meninas. Lembro quando te acompanhava ainda no TFL, tenho tanto embasamento em minha caminha a partir de textos de lá. Você merece toda graça que vem de Deus, por sua dedicação, seu amor em fazer tal obra, e por sua humildade notória em falar de Cristo e espalhar isso por aqui. Você tem meu amor e minhas oracões.
Querida Nayra,
meu coração se enche de alegria no Senhor em ler isso, e saber que desde o TFL você tem sido abençoada e recebido a Água Viva através desse cano enferrujado e sujo que sou eu. Glórias ao Senhor por isso!
Muito obrigada pelo amor e orações. Eu realmente preciso delas.
Vocês são amadas por mim, e o motivo de eu continuar esse trabalho.
<3
Fran você é uma bênção!Que Deus nos levante para vivermos sem negociarmos as verdades bíblicas.O mundo tenta nos tragar, mas Deus é quem nos sustenta e livra.Oremos ao Senhor! #porumcoraçãorecatado
Querida Mayra,
sim! Que o Senhor nos ajude a fazermos a vontade dEle e não a do mundo. Gostei muito da hasghtag, me junto à você #porumcoraçãorecatado 😀
Em Cristo,
Fran
Aprendo tanto com você! E isso não se resume aos textos do Graça, mas às suas postagens nas redes sociais! (Olha eu, te “stalkeando” no insta!!) Oro para que Deus continue te usando e para que por onde quer que vá, que você brilhe a Sua perfeita luz, de modo que as Suas obras sejam manifestas. Peço perdão pelos e-mails enormes, mas sou grata por suas palavras porque elas acalentaram o meu coração.
Quando os nossos olhos se desviam de Cristo e, distraídos, olham ao redor, para outra direção, para as circunstâncias, esquecemos de que somos simplesmente porque Ele é. De continuo, precisamos trazer à memória o que nos dá esperança: porque Ele viveu, morreu e ressuscitou, podemos crer no amanhã. Perdão, Senhor, por meu coração duro, por meu amor ser como o orvalho da manhã, que cedo passa! Mas suas misericórdias são a causa de não sermos consumidos. Aleluia!
Enfim, Deus te abençoe mais e mais, Fran.
Querida Jessica,
que comentário lindo, agradeço as palavras, de coração. Agradeço a oração também! Peço que continue suplicando a Deus em favor da minha vida e desse ministério, que Ele me mantenha humilde diante dEle, sabendo minha responsabilidade. Que o Senhor continue brilhando Sua luz em sua vida também, é minha oração.
E não tem porque pedir perdão pelos e-mails, amo conversar com cada uma de vocês.
Em Cristo,
Fran <3
Que lindeza de post, Fran! Já disse isso inúmeras vezes, mas… o Graça em flor edifica muito minha vida espiritual! Digo isso com muita sinceridade! Muito obrigada mesmo! Continue nessa força, nós leitoras estamos orando por você! Sempre!
Que possamos exaltar a Cristo com nossas vestes, nossos sorriso, intenções… Todo o nosso ser! Afinal, para que vivemos se não para glorificar a Deus?
Amo você m Cristo! ♥
Amém, Ellen! Em TUDO seja Ele conhecido em nós, inclusive nas áreas mais sufocadas pelo mundo.
Amo você também ♥
Oi Fran, tudo bom?
Gostaria de saber se o recato também deve existir quando estamos em nossas casas (quando só estamos nós e as pessoas que moram conosco), muitas vezes usamos aquelas roupas que estão curtas em casa ou até mesmo como pijamas, queria saber se há algum problema nisso
Abraços!
Querida Kamilla,
eu acredito que o recato deva ser uma expressão do coração que quer agradar a Deus, em todo tempo. Por isso, não entendo que seja algo exclusivo desse ou daquele ambiente. Infelizmente não sou perfeita nisso em todo tempo, mas é assim que enxergo. Eu creio que é necessário manter o bom senso… É claro que podemos estar confortáveis em casa, mas não precisa ser com roupas que mostram todo o nosso corpo, certo? Mesmo que estejamos entre familiares.
Agora, se um casal mora só, sem filhos nem mais ninguém, creio que eles podem vestirem-se como quiserem (apenas tendo em mente que visitas inesperadas podem chegar a qualquer momento, rs).
Mas, enfim, essa é minha opinião pessoal nesse caso.
Em Cristo,
Fran
Para ser bem sincera eu tenho uma dificuldade: Quando vou desarrumada para a Igreja, me sinto mal, como se eu não desse importancia de me arrumar para ir à Igreja. Mas, quando me arrumo, fico “me achando” e me pego pensando: “Oh, como estou linda e arruada hoje” kkk (Ps: O meu “arrumada” não é nem um pouco exagerado). E fico na duvida se quando faço isso não estaria eu glorificando mais a mim do que a Deus – com esses pensamentos.
Querida Bruna,
temos que olhar nossos corações: por que estou me vestindo assim? Para os outros ou para Deus? Se for para Deus, então automaticamente será recatado, modesto. Você precisa pedir ao Senhor por sabedoria e humildade para se vestir bem (ainda que com modéstia) sem deixar que isso te leve ao orgulho.
Nós nos vestimos bem para ir à igreja como nos vestimos bem para ir a um casamento: em respeito à celebração que está sendo realizada ali. A Casa de Deus é o lugar mais sublime para estar e precisamos dar nosso melhor, com bom senso (não vamos nos vestir de longo e jóias para o culto, rs.)
Peça a Ele sabedoria para te ajudar a ver como equilibrar as coisas.
Em Cristo,
Fran
Muito obrigada, vou orar a respeito! =D
Eu achei esse texto muito interessante.
Eu particularmente sempre gostei de ser bem recatada, eu lembro que eu gostava muito de vestidos e saia, mas hoje já não sei mais.
Antes, eu era de uma igreja só que com o tempo as pessoas começaram a criticar minhas vestes, minha mãe ficava até irritada com isso, por conta que a filha do pastor não dava exemplo de ser recatada.
Por conta de tudo isso, eu optei por usar calças, usar essas roupas me fazia pensar que eu não estava sendo vulgar.
Chegou um tempo que eu saí de lá, mas as coisas não pararam por aí. Depois de tudo isso eu conheci o feminismo e a Lacração que foi algo que me fez muito mal.
Hoje eu sou uma pessoa paranoica com roupa, não consigo mais usar vestidos sem achar que estou sendo vulgar. Claro, não vou negar eu gosto de usar calças e algumas roupas masculinas (não sou lésbica).
Contudo, eu já não sei mais se gosto de vestidos e se algum dia voltarei a usar.
Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you.
Thank you very much for sharing, I learned a lot from your article. Very cool. Thanks.