Rebobinar ou redimir?
Aquele lugar escuro da alma, aquela dor passada, aquele erro que volta como um filme na sua cabeça. Martelando. Te deixando derrotada e desesperada, sem entender se existe uma saída para aquilo, se é possível apagar…
Todos nós temos nossos monstros. Aquelas coisas que jamais teríamos coragem de falar para alguém e que só de pensar já nos fazem encolher os ombros.
Não é só você. Não sou só eu.
E enquanto eu penso nisso, eu me vejo em uma encruzilhada, com dois caminhos distintos que eu posso seguir. De um lado o caminho da negação. “Isso nunca aconteceu e vou viver como se nunca tivesse acontecido”. É mais fácil ignorar a dor. Colocar panos quentes e deixar que a febre abaixe, que o desconforto passe. Mas, será que ele passa? Do outro lado o caminho da culpa. Pegar aquele fardo e levar comigo para todo o lugar que eu for, arrastando em baixo de mim qualquer pessoa que cruzar meu caminho. Levar essa vergonha e me autoflagelar até que essa dor cesse. Até que eu tenha pagado pelos meus pecados e a agonia passe. Mas, será que passa?
Eu queria não ter que escolher nenhum desses caminhos. Queria poder sentar aqui na encruzilhada, nesse sol quente, e ficar por aqui mesmo, sem ter que escolher nada, nem mais lidar com isso tudo… Meu Deus, quanta aflição. E a culpa foi minha, o erro foi meu. Ou não foi? Mas, também não importa, a mancha permanece.
E agora? Direita, esquerda, sentar… Correr para trás pode? Voltar no tempo? Mudar as coisas? Não pode, ah então tá.
Vou ter que escolher.
Me lembro das verdades que conheço. Jesus amou. Jesus pagou. Jesus defende.
E vale pra isso também?
Vale. Pra isso, pro que foi, pro que virá. Todo pecado coberto pelo sangue precioso.
E não existe caminho, não tem esquerda nem direita, não tem como voltar no tempo. Não tem rebobinar, tem redenção.
Não tem como voltar no tempo. Não tem rebobinar. Tem redenção. Click To TweetÉ sentar aqui e confiar que quando eu confesso, me arrependo e abandono, Ele mostra misericórdia.
Eu não quero mais aquele sentimento, aquela falta de paz. Eu quero seguir em frente, eu quero amá-lO tanto que o pecado e o mundo sejam nada, sejam vazios.
Eu quero caminhar e me agarrar no que eu acredito, esperando que Ele faça esse deserto florescer outra vez.
E eu vou caminhar, esperando que Ele faça esse deserto florescer outra vez. Click To Tweet
____________________________________
Quando o passado nos assombra e o inimigo quer nos fazer acreditar que não valemos nada, Jesus nos relembra porque Ele morreu: porque não valemos nada. Porque não conseguimos nada. Porque precisamos desesperadamente de um redentor para fazer novas todas as coisas.
Não se afunde na culpa, querida. Ele te ama, Ele te faz nova criatura.
Não temos como voltar ao passado e apagar nossos erros ou os erros cometidos contra nós. Mas, podemos confiar que foi tudo redimido pelo precioso sangue do Cordeiro de Deus. Assim como o pecado de Israel era apagado pelo sangue do sacrifício, o nosso foi apagado pelo sangue do Filho de Deus, Cordeiro sem mancha nem defeito.
Em Cristo,
Esse post foi inspirado pela música Redeem, de Propaganda part. Lee Green.
11 Comments
Que texto lindo e verdadeiro, Fran. Louvado seja o Senhor que te deu o dom de escrever para confortar nossos corações.
Algumas vezes somos bombardeadas com as setas malignas do inimigo. O que gosto de fazer nesses momentos é ler a Palavra. Combater as mentiras que o inimigo tenta semear na minha mente com as verdades preciosas de Deus. E que grande conforto é saber que Ele nos ama.
Um beijo, Fran.
Querida Marta,
você tem razão, nós precisamos nos voltar à Palavra e crer que ela tem poder. Meu pastor pregou, ainda ontem, que quando a tentação for muito forte, precisamos dizer “O sangue de Jesus Cristo tem poder para nos limpar de todo pecado”. O poder de dizer a Palavra nos ajuda a superar a tentação.
Obrigada pelo comentário!
Beijos
Fran
Aleluia! Glória ao cordeiro que nos redimiu de nós mesmos…
Amém e Aleluia, Juliana!
Esse texto sarou algumas feridas, Fran! Obrigada! Deus abençoe!
Pela graça de Deus, Ellen! Que continue a cura em seu coração… Siga em frente, querida. Não temos como mudar o passado, apenas olhar pra Cruz e remar para o futuro.
Beijos!
Ainda tenho minhas dificuldades em seguir, mesmo sabendo que todos os meus erros foram redimidos por Ele. Mas prossigo, sabendo que a cura chega para uns instantaneamente e pra outros pode levar algum tempo. Se eu estiver errada, me corrija.
Obrigada por sempre se permitir ser usada por Ele.
Abraço!
Querida Jé,
a cura é um processo, a redenção foi um marco, que aconteceu de uma vez, no momento de sua conversão. Com a vida cristã, nós continuamos pecando, infelizmente, e aí o arrependimento e abandono do pecado é constante. Mas, a redenção já aconteceu.
A cura pode levar um tempo sim… Especialmente quando é algo profundo, que nos marcou. Mas, continue buscando em Cristo por isso, pois a Palavra nos diz que Ele é o bálsamo que cura.
Espero que você consiga dar um passinho de cada vez rumo à uma cura total.
Em Cristo,
Fran
Olá Francine,
O que fazer quando não conseguimos abandonar aquele pecado que nos assombra há anos? Tentamos fugir, livrar-se dele, mas sempre caímos, basta ele querer e nós cedemos. Quando ele vem nós sempre nos sentimos como lixo, pedimos perdão a Deus ou nos envergonhamos de pedir. O que se pode fazer numa situação dessa? Como viver a ordenança dita por Jesus: vai e não peques mais?
Abraço!!!
Querida Shenna,
ah, essa também é uma grande dúvida em meu coração. Eu também sofro com isso. Eu sempre me sinto forte o suficiente pra lutar e, de repente, caio de novo. É claro que existe um padrão pro pecado: o sexual, por exemplo, se nos colocamos em determinadas situações é mais claro que pecaremos. Por exemplo, se ficamos sozinhos com nossos namorados, ou se assistimos coisas com cenas sexuais, é mais provável que caiamos. Justamente por isso a Bíblia nos manda FUGIR desse pecado, e não lutar contra ele. É como se Deus colocasse diante de nós todos os pecados: orgulho, inveja, gula, etc. e nos dissesse: vai e luta contra eles. Mas, de repente, Ele coloca o pecado sexual e diz: tá vendo aquele pecado ali? Não lute contra ela. FUJA. FUJA O MAIS RÁPIDO QUE PUDER.
Mas, outros pecados precisam ser combatidos de frente. A Bíblia nos manda lutar, a vida cristã é GUERRA. Umas batalhas perdemos, outras ganhamos, sempre com Cristo, e pela graça dEle.
Querida, eu realmente não tenho a resposta pra isso. Mas, deixo alguns links pra você:
– “Faça Guerra!”, John Piper: https://www.youtube.com/watch?v=BOjTyhGsiUI
– “Consciência sadia e limpa”: https://conselhobiblico.com/2012/04/21/conhecer-crescer-compartilhar6/
Espero que te ajudem.
Em Cristo,
Fran
Lendo em 2023 e sendo fortalecida em Cristo.