Quando Deus diz “siga em frente” em terrenos desconhecidos

Artigo escrito originalmente por Laura Elliott, e publicado aqui.
Traduzido, com permissão e algumas alterações, por Francine Veríssimo.

Eu ainda me lembro da resposta do ortodontista do meu filho quando ele descobriu que nossa família estava se mudando de Michigan para Minnesota – “Oooh,” ele fez enquanto inspecionava, com seus olhos escandinavos, os dentes de Seth, “Você vai para a terra dos terrenos planos, huh?”

“Sim,” eu disse, “Parece que vamos.” Porque Deus tinha dito “Siga em frente.”

Nossa família tinha se acostumado no cenário familiar da vida como nós a conhecíamos. Nós vivíamos a algumas milhas de distância de nossa grande, afetuosa família, e meu marido era um líder de uma igreja local que tinha se tornado querida para nós. Ele era um professor de uma escola Cristã e estava em seu segundo ano como administrador da escola. A vida era boa, mas nossa escola estava enfrentando adversidades.

O ministério do qual a escola alugava seu espaço tinha decidido usá-lo para outros propósitos, e nossa escola, encarando um tempo muito curto para encontrar um outro prédio, teve que tomar a decisão de fechar. Mais ou menos na mesma época, um parente de uma igreja perto das Twin Cities me mandou uma mensagem falando que a escola da igreja estava precisando de um administrador. O resto, como eles dizem, é história.

Agora, de volta ao ortodontista escandinavo. Você tem que entender que os “Yoopers” (um termo para os habitantes nativos da península superior de Michigan) são um tipo único – fortes, independentes, orgulhosos de nossas minas e nossa habilidade de aguentar invernos rigorosos. Mas, por mais fortes que sejamos, nós temos uma fraqueza pela beleza majestosa da criação. Colinas, montanhas, picos cheio de minério, acre sobre acre de madeiras intocadas, milhas e milhas das areias do Lago Superior e de suas águas claras… Até um ateu na península superior a chama de “Terra de Deus”.

Nós amávamos nossa casa, mas Deus disse, “Siga em frente.”

A provisão de Deus

Enquanto eu penso naqueles dias de decisões, fico me lembrando de Abrão e Sarai e o comando de Deus para eles em Gênesis 12:1:

Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.

Tendo já deixado sua cidade rica, populosa e cosmopolita de Ur, Abrão, Sarai e sua família foram de Harã para Canaã, o final de uma jornada de um total de mais de 2400km. Com apenas suas posses e a promessa, eles navegaram por rios, montanhas, e desertos – com prováveis riscos naturais e artificiais de todos os tipos – até que eles eventualmente se estabeleceram em um território desconhecido, no qual eles precisaram confiar em El Shaddai – Deus todo-poderoso – que já havia prometido algo difícil de acreditar.

Mas eles perseveraram, e Ele proveu.
Uma aliança, apesar da conivência deles.
Uma nação, vinda das profundezas de um ventre estéril.
Um sacrifício, sob as mãos trêmulas de um pai.

Esse é nosso Deus, também, e Ele nos diz, “Siga em frente.”

 Um novo país

Em uma estrada de nossa cidade natal na península superior para uma cidade vizinha, os viajantes são recebidos com uma pausa na paisagem fortemente arborizada, e todos os olhos são atraídos para cima, em direção a um horizonte azul expansivo. E nesse instante eles encontram a grande amplitude do Lago Superior. É uma visão criada por Deus para ser como ar fresco para os pulmões cansados do mundo.

Mas hoje eu vou dirigir nas terras planas a caminho do jogo de futebol do meu filho. Eu vou continuar a aprender o que o Senhor tem para mim nesse novo e desconhecido terreno – estradas retas alinhadas com campos de milho, acres alastrando com soja, plantações de grãos. Às vezes eu reclamo por passar semanas sem ver um lago. Mas, ainda assim, eu confio em Deus e em Sua perfeita provisão no meio de nosso imperfeito “Siga em frente.” Nós vamos ansiar por graça enquanto navegamos nesses novos ministérios, novos amigos, e nova igreja.

E assim como Ele fez para Abraão e Sara, El Shaddai vai nos mostrar Seu poder. Jeová Jireh vai prover. Ele sempre proveu.

Jeová Jireh vai prover. Ele sempre proveu. Click To Tweet

____________________________________

Quando eu li esse texto senti que Deus estava falando diretamente comigo. Chame de coincidência ou providência divina, mas eu também, assim como a autora desse texto, estarei me mudando para Minnesota, uma terra muito, mas muito, diferente da terra que sempre chamei de lar. O inverno por lá faz -30C. O verão na minha cidade natal chega a 42C. Sentiram a mudança drástica? (A foto do post sou eu encarando esse inverno doido, rs.)

Assim como ela, eu também amo muito minha terra. Mas, Deus me disse “Siga em frente.”

Esse texto veio me relembrar que Deus não somente nos dá o chamado, Ele nos dá também a força dEle para lidar com todas as mudanças que esse chamado trás.

Confio nEle, que Ele vai prover como sempre fez. Ele ainda será o mesmo Deus no inverno congelante como sempre foi no verão escaldante.

E você? Que mudanças Deus tem feito em sua vida?

Em Cristo,
assinatura