As Parábolas de Jesus: O Tesouro Escondido

Querida leitora, considere sua vida hoje e responda com sinceridade em seu coração: o que realmente tem para você um valor inestimável? Qual é o seu maior bem, sua maior riqueza, aquilo que você poderia dizer que é o seu tesouro precioso? 

Segundo o dicionário, a definição para a palavra tesouro é:

  • 1. conjunto de riquezas de qualquer tipo (p.ex., dinheiro, joias, pedras e metais preciosos).
  • 2. lugar onde essas riquezas ficam armazenadas 

O que você diria que é o seu conjunto de riquezas? Dinheiro? Um bom emprego? Sua família? Seu casamento? Seus bens e posses? Na Parábola do Tesouro Escondido, vemos o que o Senhor Jesus considera um tesouro valioso. Que nós, como seguidoras de Cristo e amadas filhas de Deus, tenhamos também na mais alta estima aquilo que o Senhor considera um tesouro valioso: seu Reino. 

O Tesouro Escondido

“Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.”

Mateus 13:44

Precisamos compreender primeiramente que, as parábolas contadas por Jesus serviam como janelas abertas para uns, mas também como porta fechada para outros. Ao mesmo tempo que para alguns era um instrumento de revelação das verdades eternas, para outros serviam justamente para ocultar essas verdades. 

A parábola do tesouro escondido se trata do valor inestimável, incomparável e totalmente desejável do Reino dos céus. Valor é aquilo que consideramos importante para nós. Esse homem da parábola encontrou algo tão valioso que todas as demais coisas pareceram não mais valer a pena se ele não possuísse esse tesouro.

Quando olhamos para a nossa vida podemos encontrar muitos tesouros como este. Há quem considere o trabalho sua riqueza preciosa a ponto de negligenciar todo o restante. Há quem pense que ter uma família, um bom marido e filhos, seja o ápice daquilo que há de mais valioso na terra. Há quem deixou tudo para possuir bens e posses materiais. Há, ainda, aqueles que atribuem ao reconhecimento pessoal um valor inestimável. Tendemos a depositar todo o valor da vida em coisas que possuem pouco valor quando comparado ao verdadeiro tesouro: o Reino dos céus. 

O homem da parábola abriu mão de tudo o que tinha, e vendeu tudo o que pôde para comprar o campo onde esse precioso tesouro se encontrava. Aqui, temos uma grande lição: aquele que abre mão de tudo para tomar posse do Reino de Jesus é uma pessoa prudente, que compreendeu que aqui, deste lado, a traça e a ferrugem podem em instantes acabar com tudo aquilo que consideramos importante. 

Mas há um lugar seguro onde podemos investir a nossa vida e ter como ganho eterno. Há um lugar seguro para depositar toda confiança e esperança. Há um lugar que vale mais do que todo tesouro que podemos juntar na terra. Há um lugar onde realmente vale a pena colocar todo o nosso coração: 

“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.”

Mateus 6:19-21

O Reino de Deus é mais valioso do que qualquer tesouro, pois é em si o tesouro por excelência. O homem da parábola comprou aquele campo onde o tesouro estava escondido, mas isso não quer dizer que possuímos o Reino por qualquer esforço próprio. Não possuímos o Reino por meio de obras, mas sim pela graça de Deus, mediante a fé na obra do Senhor Jesus Cristo. Assim como o homem foi tomado de alegria, podemos também nos alegrarmos: há um tesouro de valor inestimável disponível a todos os que creem. 

Todo aquele que crê que Jesus Cristo é o Filho de Deus, que comprou para si com o seu próprio sangue pessoas que viviam em trevas e estavam separadas eternamente de Deus Pai por causa do pecado, mas que agora podem ver a luz e confiar na obra redentora do Salvador, podem igualmente se alegrar como quem encontra um campo onde há um tesouro inestimável. 

Onde está o nosso tesouro?

Assim como esta é uma parábola que se trata de valor, devemos, diante da Palavra do Senhor, nos questionar: o que tem valor para a minha alma?

O homem, cheio de alegria, vendeu tudo o que tinha para possuir aquele campo. Aquele homem, então, compreendeu que não havia nada tão valioso quanto possuir aquele tesouro. Que esse seja também o nosso comportamento ao compreendermos que temos diante de nós algo infinitamente mais valioso do que qualquer coisa que consideremos de valor.

O tesouro, para nós, não é riqueza, bens, posses, conforto, pessoas, aprovação ou reconhecimento. O tesouro, para todo aquele que foi encontrado pela graça do Senhor, é uma Pessoa. Se nós tivermos a Jesus, nosso tesouro, então finalmente teremos tudo o que sempre buscamos.

No Senhor Jesus temos uma riqueza gloriosa, que não pode ser consumida por traças e muito menos roubada por ladrões. No Senhor Jesus temos um tesouro eterno que transforma toda a nossa vida, mas este tesouro não encontramos por conta própria, é ele mesmo quem vem ao nosso encontro e transforma tudo desde o primeiro momento até o nosso último dia aqui.

O homem da parábola do tesouro escondido tem algo em comum com o apóstolo Paulo: ambos deixaram tudo o que possuíam e tinham de valor para possuir o maior tesouro que qualquer pessoa pode ter:

“E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo” (Filipenses 3:8)

Que possamos, querida irmã, como esses homens, considerar tudo mais como perda em nossa vida quando comparamos com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, nosso Senhor, por quem perdemos todas as coisas e nos alegramos ainda assim.

Que nosso coração esteja no lugar certo: no tesouro inestimável de possuir a Cristo Jesus e seu Reino. Amém!


Esse post faz parte da nossa série de postagens com o tema “As Parábolas de Jesus”. Para ler todos os posts clique AQUI.