Os Milagres de Jesus: Transformação da Água em Vinho
Já parou para pensar por que o primeiro milagre de Jesus foi transformar água em vinho? Eu já. Muitas vezes. Mas o que eu não via era a resposta que está nos detalhes. Olhar para esse episódio inicial é ser desafiado a não se contentar com uma leitura rápida. É preciso olhar mais de perto. Dar um zoom. E é isso que vamos fazer agora.
Casamento
Para começar, vamos ao contexto. Esse milagre aconteceu durante um casamento no pequeno povoado de Caná da Galileia. Dias antes, Jesus e seus seis primeiros discípulos — André, João, Pedro, Tiago, Filipe e Natanael — fizeram a jornada até lá, como narrado em João 2. Jesus e seus discípulos foram convidados para a festa.
Maria, mãe de Jesus, também estava presente, provavelmente ajudando nos preparativos. Isso explica como ela ficou ciente de um problema vergonhoso: a falta de vinho.
Naqueles tempos, os casamentos podiam durar até sete dias. Portanto, ficar sem vinho, um item básico, como nosso arroz, feijão, leite, óleo, era algo embaraçoso [Gênesis 14.8; Números 6.20; Deuteronômio 14.26; Neemias 5.18; Mateus 11.19].
Veja bem: estamos falando de uma cultura em que a hospitalidade é altamente valorizada, sendo considerada uma questão de honra. A falta de vinho logo no primeiro dia do casamento era motivo de vergonha para a família e para os organizadores da festa.
Queridas, lembram-se do que mencionei sobre os detalhes da história? Considere Maria nesse contexto. Como uma das ajudantes do casamento, ela se vê diante dessa situação embaraçosa. É provável que ela não quisesse ver seus familiares passando por essa vergonha de ficar sem vinho. Então, ela se dirige ao seu filho e simplesmente diz: “Eles não têm mais vinho”.
Jesus é o Senhor
No meio da festa, enquanto os convidados dançavam, cantavam e bebiam, surge, nos bastidores da organização, o problema da falta de vinho. Não há lojas por perto para comprar, mais convidados estão chegando e há uma grande expectativa para que a festa seja bem sucedida.
Maria, entre todos ali, tinha uma compreensão especial de quem Jesus era (Lucas 1. 26 – 38). Não podemos afirmar com certeza se sua fala refletia medo, preocupação extrema ou até mesmo impaciência pela falta de uma resposta imediata de Jesus à situação. Mas ela vai até Ele. Ela não lhe dá instruções detalhadas sobre o que fazer, apenas menciona a necessidade e sua sugestão é clara o suficiente. Maria, sem dúvida, esperava um milagre.
E Jesus respondeu: “Mulher, isso não me diz respeito”. À primeira vista, a resposta de Jesus pode parecer um pouco brusca. No entanto, o termo “mulher” aqui pode ser melhor interpretado como “senhora”, sem qualquer intenção de desrespeito, o que também é visto em outras passagens, como em João 19:26:
“Ora, Jesus, vendo ali sua mãe e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse à sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho.”
Jesus não estava sendo rude. Pelo contrário, foi um gesto gentil da parte dele enfatizar, usando essa palavra, que Maria não deveria mais considerá-lo apenas como seu filho. Pois, quanto mais ela o visse como seu filho, mais ela sofreria quando ele sofresse.
Maria precisava começar a considerar Jesus como seu Senhor. Ele não é mais o seu filhinho. Ele não é mais alguém que a obedece. Ele é o Messias, Aquele que veio para tirar o pecado do mundo.
Esse é o momento de “virada de chave” em que Maria não sabe o que Jesus vai fazer, mas, seja lá o que for, estando de acordo com a sua expectativa ou não, Ele é o Senhor. O que Maria faz diante dessa situação ecoa o que aconteceu quando o anjo apareceu a ela, como vemos em Lucas 1:37-38:
“Porque para Deus nada é impossível. Disse, então, Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra.”
Maria então se vira aos ajudantes do casamento e apenas diz “Tudo o que ele lhes disser, vocês farão”. Nesse momento, lembro das palavras de Elisabeth Elliot, em seu livro “O Sofrimento nunca é em vão” que me marcaram desde a primeira vez que as li. Fiz questão de decorar esse trecho e ruminar todas as vezes em que estivesse medrosa, insegura, impaciente e aguardando uma resposta, um sinal, uma providência:
“Seja lá o que estiver no cálice que Deus está me oferecendo — dor, tristeza, sofrimento ou lamento, como também as superabundantes alegrias —, estou disposta a tomar, pois eu confio nEle”.
Em outras palavras, o que Maria disse para si mesma e para os ajudantes foi : “O que Ele mandar vocês fazerem vai ser bom, então, façam”. E é isso. Não houve hesitação. Os servos não o conheciam, mas confiaram em Jesus e fizeram o que foi ordenado.
Nos arredores da festa, havia seis potes de pedra usados para a purificação. Essa água de purificação está relacionada à lei de Moisés no Antigo Testamento, que reconhecia a impureza do povo. Para se aproximar de Deus, as pessoas precisavam se purificar, pois não eram dignas por si só. Entre tantas coisas que Deus estipulou para o povo ser puro diante dele está a água para as cerimônias de purificação. No entanto, nesse episódio, o que chama atenção é a medida.
O comentarista William Hendriksen diz que essa medida “era o equivalente a cerca de 32 litros. Portanto, cada talha podia conter de 60 a 100 litros de água. Consequentemente, as seis talhas tinham uma capacidade total entre 360 e 600 litros! Ora, por que se declara este fato? Obviamente, para enfatizar a grandeza do dom de Cristo!”
Jesus instrui os empregados a encherem os potes vazios com água. Depois de serem preenchidos até o topo, Ele pede que retirem um pouco e levem ao mestre de cerimônias. O mestre de cerimônias fica surpreso ao provar o vinho, que era excepcional, especialmente por ter sido servido por último.
Jesus transformou a água em vinho. Mas por que isso é tão significativo? É especial porque simboliza a substituição da água da purificação pelo sangue de Jesus, que Ele derramou por nós.
Esse milagre representa o poder transformador contínuo de Jesus em nossas vidas. Como Jesus mesmo disse em João 10:10, Ele veio para que possamos experimentar a vida em sua plenitude.
Quando Jesus converteu a água, que era usada para rituais de purificação, em vinho, Ele transmitiu uma mensagem impactante. Enquanto a água permitia às pessoas se tornarem puras novamente, para poderem se apresentar diante de Deus, o vinho simboliza algo mais profundo: o sangue de Jesus, que nos purifica por completo. É somente através do sacrifício de Jesus que somos considerados dignos perante Deus.
Mais tarde, ainda no Evangelho de João, temos a narrativa da última ceia. Jesus associou o vinho ao Seu próprio sangue, estabelecendo uma nova aliança. O vinho, na Bíblia, é um símbolo de vida, alegria e redenção através do sangue de Jesus.
Nesse casamento não faltará alegria, comunhão ou acesso a Deus, porque o verdadeiro vinho que traz alegria e vida foi derramado.
O primeiro milagre é apenas um sinal que aponta para o casamento entre Jesus Cristo e a sua Igreja. Assim como no casamento na pequena Caná da Galileia não faltou vinho, na união entre a igreja e Cristo, não faltará alegria, comunhão e acesso a Deus porque o verdadeiro vinho, que traz alegria e vida, foi derramado — o sangue de Jesus Cristo.
Esse post faz parte da nossa série de postagens com o tema “Os Milagres de Jesus”. Para ler todos os posts clique AQUI.
5 Comments
Millions of Free Traffic with AI Tools – https://ext-opp.com/AIVault
helloI really like your writing so a lot share we keep up a correspondence extra approximately your post on AOL I need an expert in this house to unravel my problem May be that is you Taking a look ahead to see you
Investing on the cryptocurrency market has been a main source of income, that’s why knowledge plays a very important role in humanity, you don’t need to over work yourself for money.All you need is the right information, and you could build your own wealth from the comfort of your home!Binary trading is dependent on timely signals, assets or controlled strategies which when mastered increases chance of winning up to 90%-100% with trading. It’s possible to earn $10,000 to $20,000 trading weekly-monthly in cryptocurrency(bitcoin) investment, just get in contact with Mr Bernie Doran my broker. I had almost given up on everything about binary trading and never getting my lost funds back, till i met with him, with his help and guidance now i have my lost funds back to my bank account, gained more profit and I can now trade successfully with his profitable strategies and signals!!
Reach out to him on Gmail ( BERNIEDORANSIGNALS@ GMAIL. COM ) , or his WhatsApp : +1(424)285-0682 for inquiries
Investment is one of the best ways to achieve financial freedom. For a beginner there are so many challenges you face. It’s hard to know how to get started. Trading on the Cryptocurrency market has really been a life changer for me. I almost gave up on crypto at some point not until saw a recommendation on Elon musk successfully success story and I got a proficient trader/broker Mr Bernie Doran , he gave me all the information required to succeed in trading. I made more profit than I could ever imagine. I’m not here to converse much but to share my testimony; I have made total returns of $20,500.00 from an investment of just $2000.00 within 1 week. Thanks to Mr Bernie I’m really grateful,I have been able to make a great returns trading with his signals and strategies .I urge anyone interested in INVESTMENT to take bold step in investing in the Cryptocurrency Market, he can also help you RECOVER your lost funds, you can reach him on WhatsApp : +1(424) 285-0682 or his Gmail : BERNIEDORANSIGNALS@GMAIL.COM tell him I referred you
I was recommended this website by my cousin I am not sure whether this post is written by him as nobody else know such detailed about my trouble You are amazing Thanks