Os Dons do Espírito – Uma Análise de 1 Coríntios 12

A igreja de Corinto tinha problemas em relação ao uso de dons espirituais. Ela estava abusando desses dons ao invés de usá-los; e uma altivez espiritual era vista naqueles crentes imaturos. Vejamos mais a fundo como aqueles crentes usavam seus dons.

A Natureza dos Dons Espirituais

Nesse primeiro capítulo da primeira carta de Paulo aos Coríntios, o apóstolo tenta lembrar seus ouvintes de que os dons espirituais não foram dados às igrejas para autopromoção e nem para medir o grau de espiritualidade de alguém. Na verdade, os dons são recursos que Deus dá à igreja através do poder de seu Espírito para o crescimento dos seus membros. Os dons também têm a tarefa de suprir as necessidades da igreja e a tornar saudável.

De maneira alguma podemos considerar dons como símbolo de status. A igreja de Corinto estava usando mal seus dons pois estava colocando o dom de variedade de línguas como o mais importante. 

Não me entenda mal. Tudo o que Deus dá tem seu valor. O dom de línguas tem seu valor, mas não é o único para a edificação do corpo, na verdade, ele é mais para a auto-edificação. A Palavra de Deus é clara em dizer que de nada serve o dom de línguas se não há quem possa interpretá-la. Lembre-se de que não é o falar em línguas que evidencia sua ligação ao corpo de Cristo, mas, sim sua conversação através da sua regeneração pela fé em Cristo. 

A Variedade dos Dons Espirituais

Os dons são diversos e procedem da graça de Deus. Todos os crentes, salvos por Jesus Cristo, têm dons espirituais. O Espírito Santo distribui os dons entre os crentes de maneira soberana e como lhe apraz. 

Paulo apresenta uma variedade de dons espirituais e podemos sintetizá-los assim: dons de milagres; de serviços, e o dom da palavra ou da pregação.

É Deus quem está no controle do começo ao fim, e é Ele quem distribui cada dom a cada um conforme seu propósito e vontade, formando assim em corpo. O Espírito Santo distribui, Deus dispõe, coordena e estabelece.

Eles nos são concedidos por Deus para servirmos uns aos outros. Para que os transbordemos em obras para a vida em comunidade. Os dons espirituais têm uma finalidade: trabalhar, ajudar e realizar algo em benefício de alguém.

A Igreja como Corpo

O apóstolo Paulo comparou a igreja a um corpo pois é uma das mais completas comparações para se descrever a igreja de Cristo. Assim como um corpo, a igreja tem unidade mantida pelo sangue e pelo Espírito de Cristo. A igreja é única pois confessa o mesmo Senhor, depende do mesmo Deus e o Espírito está em seus membros inseparavelmente.

Um corpo precisa de suas diversas funções para viver. Um exemplo disso é que sem os dentes a boca não mastiga e nem morde. Essa dependência leva o corpo a uma mutualidade, ou seja, nenhum membro é mais ou menos importante do que o outro.

Ao estudarmos mais sobre os dons espirituais, podemos nos deparar com a seguinte questão: “Mas qual é a minha importância?”, “qual é o meu dom?”ou ainda “por que eu tenho esse dom, ao invés daquele?”. O reverendo Hernandes Dias Lopes, em seu comentário sobre 1 Coríntios, diz que “Quando alguém reclama de não ter este ou aquele dom espiritual, está questionando a sabedoria de Deus”. A igreja é feita de variedades e não de vaidades. Os dons tem como objetivo a cooperação mútua.

O amor (1 Coríntios 13)

Entretanto, há um caminho ainda mais excelente e esse caminho é o amor. Ainda que tenhamos dons dos mais variados possíveis, sem amor a Deus, que é o distribuidor desses dons, e sem amor ao próximo, para nada serviremos. Ame sinceramente a seus irmãos, demonstrando esse amor com seus dons. Se for o de ensinar, ensine com muito amor e dedicação; se é o de servir, não poupe esforços. Faça tudo em amor e para a edificação do corpo, ou seja, da igreja. 

Por fim, alguns possuem um dom que brilha com mais intensidade, outros tem mais de um dom. Porém, todos somos membros da família de Deus, e que, de acordo com seu caminhar pela busca de uma vida de santidade, faremos tudo para a glória de Deus. 

Não importa qual seu dom, ou se ele é mais usado pelo pastor ou pelo líder de ministério de sua igreja. O que realmente importa é que você os tenha pela graça do Espírito Santo e que você ame a Cristo. Que possamos amar a todos aqueles que possuem dons pela graça e não somente os que julgamos necessário. A igreja necessita de todos os tipos de dons, quer sejam eles os dos braços, os das pernas, ou dos dentes. Que nossa regra de fé e prática quanto aos dons seja: “A graça seja com todos os que amam sinceramente a nosso Senhor Jesus Cristo” (Ef 6.24).


Esse post faz parte da nossa série de postagens de Outubro com o tema “A Pessoa do Espírito Santo”. Para ler todos os posts clique AQUI.