O Suicídio e a Cosmovisão Cristã
Há mais suicídios no mundo do que assassinatos, pense nisso por um momento. Mais de 50% das pessoas no mundo já pensaram em se matar como uma saída honorífica para seus problemas. Infelizmente, o suicídio está presente em todas as classes sociais, em todas as faixas etárias e em todos os seguimentos religiosos. Entre jovens e adolescentes, ele é a segunda causa de mortes, perdendo apenas para acidentes. Vimos durante o mês de Setembro ações para educar a população sobre doenças mentais e suicídio. Em muitas igrejas há abertura para que os membros ouçam e possam ser ouvidos sobre esses assuntos hoje em dia. Contudo, apesar desses canais de diálogo, a igreja de Cristo continua sofrendo com mortes e tentativas de suicídio. Como devemos agir? Será que podemos fazer algo mais e aliviar o sofrimento que a Bíblia retrata que a humanidade pode sofrer desde Gênesis 3 até Apocalipse?
O que leva ao suicídio?
Segunda a Organização Mundial de Saúde (OMS) o suicídio é o ato deliberado de por fim à própria vida, seja por impulso ou premeditação, podendo adir de fatores biológicos, psicológicos e socioculturais. Definindo assim, podemos então concluir que as causas mais comuns do suicídio podem ser a depressão (a maior delas), o medo, a insegurança, o desejo de controle e a desesperança.
Embora o diálogo esteja aberto, a igreja de Cristo ainda tem visto a depressão erroneamente e isso prejudica o tratamento eficaz desta doença. Não nos deixemos enganar: uma pessoa piedosa e cheia do Espírito Santo pode sim ter depressão (recomendo que leiam o livro de John Piper “O Sorriso Escondido de Deus” se tiverem alguma dúvida quanto a isso). Essa doença parasita, que toma conta do corpo prejudicando-o e, às vezes, levando quem a deixa o dominar à prática do pecado, precisa ser tratada (que fique claro que ter depressão não é pecado e o pecado não é o estopim para o suicídio, mas ele pode ser o meio e o fim – pense em uma pessoa infeliz no casamento que acha que o adultério resolverá seus problemas). E o tratamento deve ser com fé, remédios e terapia. Se você encontra um irmão em Cristo e ele lhe conta que está com dores no peito, você não vai o aconselhar somente e orar e ler a Bíblia. Por que, então, faríamos isso com quem sofre de depressão?
Recentemente ouvi de uma pessoa próxima e que eu admiro muito por sua fidelidade e vida piedosa com Deus que ela havia tentado suicídio. Confesso que como a maioria das igrejas pensam eu pensei também: “Como pode? Como alguém cheio do Espírito Santo pode ter pensando em tirar a própria vida? A vida que Deus deu a ela para que O glorificasse através de sua passagem nessa Terra? O que leva alguém a fazer isso?” E então, estudando para escrever esse texto, eu me deparei com o motivo da depressão, do medo, da insegurança que leva uma pessoa pensar ou cometer suicídio: a condição de ser humano. Adão e Eva, ao pecar, nos tiraram os privilégios de viver um paraíso na Terra. Agora somos pecadores. E essa condição nos tira o privilégio de vivermos inteiramente nossa vida olhando para o alto apesar das sombras da morte que encontramos pelo vale.
Há perdão para pensamentos suicidas?
A afirmação que todo suicida comete pecado imperdoável é mentirosa. Deus é o único capaz de conhecer profundamente o coração do homem e ninguém além dEle tem a capacidade de julgar para onde irá a alma de outrem após sua morte. O único pecado imperdoável é a blasfêmia contra o Espírito Santo e não o suicídio. Em Mateus 12.31-32, os fariseus acusavam Jesus de expulsar demônios não pelo poder do Espírito Santo, mas pelo de Belzebu, o pior deles.
Deus nunca permitirá que nos assentemos na cadeira de juiz. O melhor que temos que fazer é nos calar em vez de julgar. Só Deus conhece realmente os verdadeiros motivos de alguém e, pelo sacrifício redentor de Seu Filho, Ele pode nos julgar e perdoar. O reverendo Hernandes Dias Lopes diz sabiamente que “não podemos subestimar a misericórdia de Deus.” Nem o ato, nem o pensamento suicida condena alguém à separação eterna do amor de Cristo. Nem morte nem vida poderá nos separar.
O ato e o pensar em suicídio com certeza quebra o sexto mandamento, mas nenhum cristão pode perder sua salvação. Ser pecador por natureza não anula a cruz de Cristo. Mais uma vez o reverendo Hernandes nos lembra: “salvação e suicídio são duas questões separadas”.
Se até quem cometeu o ato de tirar sua própria vida pode receber o perdão eterno, da mesma maneira, as pessoas que pensaram ou tentaram o suicídio têm seus pecados perdoados em Cristo. Aquele que por nós morreu e em nosso lugar sofreu toda a ira de Deus destinada a nós, disse em seu último fôlego de vida no madeiro: “Está consumado.” Nossos pecados foram pagos pelo sangue inocente de nosso Senhor Jesus, o Cristo.
No meio evangélico, é comum vermos, erroneamente, a comparação de pessoas que tentaram suicídio com Judas Iscariotes. Judas pereceu porque não era convertido e muito menos se arrependeu. Ele teve remorso. O verdadeiro arrependimento vem de um coração que muda sua vida e seus pensamentos pela fé em Deus. Esse arrependimento leva à conversão e dá vida. O remorso só traz morte. E foi por isso que Judas ceifou sua vida.
Alguns mitos precisam ser desenraizados. Existe o do “não adianta ajudar uma pessoa com tendência suicida”. Sue Klebold era mãe de um dos dois jovens que se suicidaram antes de matarem 13 pessoas e deixarem várias feridas na Columbine High School no estado americano de Colorado há mais de 20 anos. Em uma de suas palestras encontradas na internet, a ativista em prevenções de suicídio diz que é constantemente questionada se ela não percebeu sinais de comportamento suicida e homicida em seu filho Dylan, de 18 anos. Depois que a sensação de levar uma facada no estômago passa, ela responde que só o amor que ela sentia pelo filho não foi o suficiente para perceber que havia algo de errado com ele. Ela tem certeza de que se tivesse oferecido ajuda, talvez fazendo as perguntas corretas, a vida de seu filho e daqueles outros jovens poderiam ter sido poupadas. Ela termina a palestra dizendo que nunca deveríamos parar de tentar entender o incompreensível. Jó, em seu livro, nos diz que o sofrimento é um problema inexplicável, porém, ele sabia que seu Redentor vive. Essa é a ajuda que todo cristão precisa em meio ao sofrimento: ser lembrado que Cristo é o seu Redentor e que Ele o resgata das sombras quando parecer não haver um fim em vista.
Outro mito é que “só uma pessoa sem Deus pensa ou comete suicídio”. Isso não é verdade. A Bíblia mostra que Moisés, Jeremias, Jó, Jonas e Elias desejaram a morte em momentos de profundo desespero. O problema é que a depressão faz com que a pessoa chegue a um momento tal que ela perde a capacidade de gerenciar seus sentimentos, e nesse momento de vulnerabilidade ele pode tirar sua vida. Reforço a ideia de que depressão precisa de tratamento adequado. Deus tratou o desespero de Elias com descanso e fazendo-o desabafar.
Se você tem tido pensamentos suicidas, procure ajuda imediatamente ou ligue para o número 188. Deixe-se ser ajudado. Procure seu pastor, um amigo, um familiar. Não acione sua própria mão contra sua vida usando seu falho entendimento de que sabe que tem o controle sobre ela. Lembre-se de que ninguém é autossuficiente e todos precisam de ajuda.
Peça ajuda.
Esse post faz parte da nossa série de postagens de Setembro com o tema “Saúde Mental”. Para ler todos os posts clique AQUI.
9 Comments
Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you. 20bet
Excellent information was provided. I truly liked reading this piece, and I’m grateful to the author for providing it. Thank you for sharing this blog post. Once again, thanks. Nice.
Hi my loved one! I wish to say that this post is amazing, nice written and include approximately all vital infos. I’d like to peer more posts like this.
you are in reality a good webmaster The website loading velocity is amazing It sort of feels that youre doing any distinctive trick Also The contents are masterwork you have done a fantastic job in this topic
I simply could not leave your website without expressing my admiration for the consistent information you provide in your visitors. I anticipate returning frequently to peruse your new postings.
I am not sure where youre getting your info but good topic I needs to spend some time learning much more or understanding more Thanks for magnificent info I was looking for this information for my mission
I have read some excellent stuff here Definitely value bookmarking for revisiting I wonder how much effort you put to make the sort of excellent informative website
Just days ago I discovered this awesome website, a standout for fans. The gifted owner keeps visitors riveted with spot-on content. I’m stoked to be a new member of the community and eager to see what interesting content comes next!
Investment is one of the best ways to achieve financial freedom. For a beginner there are so many challenges you face. It’s hard to know how to get started. Trading on the Cryptocurrency market has really been a life changer for me. I almost gave up on crypto at some point not until saw a recommendation on Elon musk successfully success story and I got a proficient trader/broker Mr Bernie Doran , he gave me all the information required to succeed in trading. I made more profit than I could ever imagine. I’m not here to converse much but to share my testimony; I have made total returns of $20,500.00 from an investment of just $2000.00 within 1 week. Thanks to Mr Bernie I’m really grateful,I have been able to make a great returns trading with his signals and strategies .I urge anyone interested in INVESTMENT to take bold step in investing in the Cryptocurrency Market, he can also help you RECOVER your lost Cryptocurrencies. you can reach him on WhatsApp : +1(424) 285-0682 or his Gmail : BERNIEDORANSIGNALS@GMAIL.COM
, bitcoin is taking over the world, tell him I referred you