O que significa ser filha de Deus?

O que significa ser filha de Deus? Ficamos tão preocupadas em sermos boas mães, boas esposas e nos esquecemos do principal: sermos boas filhas de Deus. Se não nos ocuparmos em sermos boas filhas de Deus em primeiro lugar, os outros “boas” nunca aparecerão.

Mas como ser uma boa filha de Deus? 2 Coríntios 6:18 diz que o Senhor Todo-Poderoso será como um pai e nós como filhas a partir do momento que Ele nos receber como tais. Devemos sempre lembrar que nada podemos fazer para receber esse benefício. Só através da misericórdia de Deus e de sua graça é que recebemos o título de filhas. Gálatas 3:26 diz ainda que é somente pela fé em Cristo Jesus que somos filhas de Deus.

Ouvimos sempre que Jesus é o Filho de Deus e quem crer nesse fato e O seguir também o será. Porém, a parte esquecida nessa história é que nossa comunhão com Deus começa nessa vida, na nossa vida terrena. E que devemos seguir algumas lições enquanto estamos aqui.

João 1:12 nos diz que no momento em que recebemos Jesus como Salvador nos tornamos filhas de Deus por direito. Aquele que creu e nasceu de novo já faz parte da família de Deus. Assim como o nascimento de um bebê traz um novo membro para a sua família, nós somos recebidas na nossa família espiritual como filhas de Deus.

No momento da nossa salvação recebemos uma família adotiva e somos guiadas pelo Espírito Santo de Deus e a escravidão do pecado já não nos pertence mais. Seguir todos os ensinamentos de Jesus é nosso dever a partir de agora. Ele é o nosso maior exemplo e Ele seguia fielmente o que seu Pai ordenava enquanto esteve aqui na terra.

Amor, fidelidade ao povo de Deus e misericórdia são lições e ensinamentos que vemos presentes nos evangelhos e que Jesus praticava por amor ao seu Pai Celeste. Essas lições foram deixadas para que as seguissemos.

Talvez a lição que mais precisamos aprender a praticar como Cristo é a de fazer o bem a todas as pessoas sem se importar como elas te tratam ou te trataram e sem esperar coisa alguma em troca. Essa nova atitude em sermos misericordiosos assim como nosso Pai, além de nos aproximar mais dEle, mostra o nosso novo nascimento em Cristo onde agora nossa família vem do alto e somos reconhecidas a partir de então como filhas do Altíssimo.

 A nossa natureza pecaminosa sempre nos tentará a agir da maneira contrária. Como filhas do pecado, éramos capazes apenas de reagir ao mal com mal. Mas como filhas do Deus, que é tão benigno até para aqueles que são ingratos e maus (Lucas 6: 35), como sermos diferentes disso?

As pessoas podem até nos chamar de ingênuas e talvez sejamos injustiçadas ao sermos misericordiosas como nosso Pai, mas devemos ser verdadeiras filhas do Altíssimo e fazer o que deve ser feito com amor.

E o amor é outro ensinamento que precisamos nos atentar. Muitas vezes achamos que amor é só gostar muito ou ter afeição por alguém. Esse pensamento pode dificultar na hora de obedecermos o mandamento de amar nossos inimigos. Precisamos encarar “amar” como “orar por” ou “bendizer” mostrando assim uma atitude diferente em relação aos outros mesmo que eles tenham feito exatamente o oposto por nós. Jesus Cristo é o nosso maior exemplo quando se trata de amar o próximo, e esse exemplo, ou essa atitude, deve ser seguida se realmente queremos agir como filhas de Deus.

Percebemos em nossa vida que os filhos sempre querem seguir os passos dos pais. Conhecemos vários filhos de dentistas que são dentistas também, por exemplo. Na nossa vida cristã, não deveria ser diferente.

Pode até parecer assombroso e surpreendente pensar que se seguirmos os passos do Filho, podemos parecer com o Pai, mas o significado de sermos filhas de Deus é esse: fazer a vontade e obedecer as ordens dEle para nos aproximarmos cada vez mais do nosso Senhor.

Viver a vida como verdadeiras filhas de Deus significa estarmos sempre alegres. Alegres pois sabemos que Jesus Cristo já nos aliviou de toda a culpa que o pecado poderia nos afetar. Significa repartir essa alegria com ações de graça e a todo momento compartilhar esse imenso amor que temos em nosso Pai. Significa viver a vida para trazer honra e glória para nosso Senhor. E alegria não significa um sentimento forçado de sorrir até quando as tristezas naturais da vida vêm. Nossa alegria está em olhar para o alvo e saber que teremos glória futura, uma eternidade com Jesus. Por isso, mesmo em meio às lágrimas dessa vida, nosso coração considera até mesmo as provas como motivo de alegria por saber que “a prova da nossa fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que nós sejamos maduros e íntegros.” (cf. Tg. 1:3-4).

Saiba que como filha de Deus seu propósito aqui na terra é dar glória e honra ao Criador de todas as coisas. Pela vontade de Deus fomos criadas e não devemos agir de outra maneira a não ser dar todo o poder ao único que é digno. Nosso objetivo em vivermos como filhas do Altíssimo está escrito em Romanos 8 versículo 29: “…para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”

Minhas queridas, eu oro para que a missão de nossas vidas como irmãs em Cristo e filhas de Deus nessa terra seja a de proclamar o evangelho assim como nosso Pai Celeste enviou Seu único Filho a este mundo para que fossemos santificados na Sua verdade, para que fossemos um e para que esse mundo cresse nEle.