O que esperar quando não se está esperando (Quando a gravidez não vem)

Esse título é uma alusão a um livro best-seller com mais de 7 milhões de cópias vendidas de autoria de Arlene Eisenberg, Heidi Murkoff e Sandee Hathaway. O livro “O que esperar quando se está esperando” já recebeu adaptação para o cinema e é um guia para gestantes com dicas desde os primeiros sintomas até o puerpério. Todas nós conheceram alguém que está ou já esteve tentando engravidar, e sabemos que essa espera não é fácil.

Conhecemos casais aparentemente saudáveis, estáveis, amorosos e prontos para aumentar a família, porém duvidosos e desorientados com as tentativas frustradas de engravidar. A dor da espera na infertilidade gera um sentimento de incapacidade e fracasso. Se conversarmos com uma tentante (é assim que chamam-se as mulheres que estão tentando engravidar) veremos que a maioria se sente ferida e magoada com a notícia de um teste positivo de uma parente ou amiga.

As tentantes, apesar de terem amigos que torcem por ela e o marido, se sentem sozinhas. A sensação dolorida de ver a menstruação chegar ou dos exames negativos está ligada aos olhares críticos de parentes ou até de futuras mamães que as veem como incapazes, e elas ficam sem forças e desanimadas para combater esses olhares críticos e zombadores. Sem falar das vezes em que as tentantes têm que se deparar com notícias de aborto ou abandono. Elas pensam, com tristeza, sobre como aquelas mulheres podem querer se livrar de algo que elas tanto almejam, e então o desespero vem fácil.

Sabemos que existem tratamentos modernos e eficazes para casais que não conseguem engravidar naturalmente e que, na maioria das vezes, eles são bem sucedidos. Sabemos também que muitos escolhem a adoção quando o caso é permanente. Mas hoje gostaríamos de refletir sobre a espera. A espera angustiante e desesperadora pela qual as tentantes passam.

Desejamos que elas se lembrem, confiantes, que Deus é um Deus de milagres. Na Bíblia temos exemplos do Senhor atendendo pedidos de mulheres estéreis. Todos esses pedidos foram feitos com fé. Rebeca (Gênesis 25:19-27), Ana (1 Samuel 1) e Isabel (Lucas 1:7) são algumas que viviam com a certeza da infertilidade mas Deus fez prodígios que para o entendimento humano eram impossíveis. Vejam o caso de Sara, que concebeu seu filho Isaque aos 90 anos depois de uma espera de 25 anos (Gênesis 16). No caso de Sara, sua gravidez era biologicamente impossível por causa de sua idade avançada.

Deus é misericordioso e sem merecermos ele renova sua misericórdia a cada manhã para conosco. Achar que você está fazendo tudo certinho, vivendo uma vida correta e por isso merece que seu desejo seja atendido é um erro. Somente pela misericórdia de Deus você receberá vitória. Entender isso é um grande passo para que seu desespero durante a espera seja vencido.

Lembrem-se também que Deus é fiel. Em Romanos 5 vemos que já fomos justificados e que devemos nos gloriarmos nas tribulações. Ainda nessa passagem da Bíblia, recebemos a receita para que essa espera possa ser eficaz e edificante. Paciência, experiência e esperança são frutos do amor de Deus por nós e esses sentimentos devem permanecer constantes durante a aflição da espera para nos aperfeiçoar nesse amor.

E por fim, lembrem-se que Deus é soberano e que por vezes Sua resposta é “não”. Nós não entenderemos o sofrimento que passamos nessa vida, mas podemos confiar que a Bíblia é verdadeira quando diz que “tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8:28). Mesmo que Ele diga não ao seu sonho, confie que Ele entende sua dor e te ama. Você está vendo o tapete da sua vida do lado debaixo, onde tudo é uma bagunça de linhas, mas Deus o vê do lado de cima, de onde Ele o cria, e somente Ele sabe que bela imagem está criando. Confie.

Esqueçam-se de sua aflição e de seu pranto durante a espera e olhem para cima. O versículo 21 de Lamentações de Jeremias capítulo 3 nos ensina a trazer à mente somente o que pode nos dar esperança. Então deixe sua alma livre para o que realmente é a nossa esperança: o Senhor. Quanto mais vocês se lembrarem de que é Deus quem decidirá o seu futuro, mais você estará o agradando e mostrando sua humildade em saber que, por você somente, nenhum pedido seu aconteceria ou se realizaria.

O Senhor é bom em todo o tempo. Ainda em Lamentações 3, Jeremias diz que a alma que busca o Senhor receberá essa bondade. Busquem a Deus e confiem. Aguarde com tranquilidade e não com desespero a cada sangramento ou resultado negativo. Essa espera tem que estar baseada em confiança e fé. As pessoas ao redor de vocês não entenderão sua felicidade ao receber a notícia de uma amiga grávida achando que aquilo te causaria inveja. Mas seu testemunho de que há um Deus salvador que já preparou tudo para você para honra e glória ao nome dEle, tem que ser demonstrado.

No filme citado, uma das personagens está grávida e sua gravidez não é como ela esperava. Sentindo dores e desconfortos ela é convidada a palestrar sobre o assunto. Num ato de desespero, durante a palestra ela desabafa e confessa que não está sendo fácil. Assumindo sua fraqueza, ela ganha ainda mais clientes, que familiarizadas com suas frustrações, lotam sua loja de artigos para gestantes. Essa é uma lição que todas nós devemos seguir: assumir nossa condição. Vocês tentantes estão sim impossibilitadas de engravidar de maneira natural. Não escondam, não deixem de pedir oração e nunca se sintam diminuídas ou inábeis durante a espera.

O nosso Senhor já foi humilhado o suficiente e quando vocês entenderem que Ele carregou todas as suas aflições na cruz, nunca mais vocês se entristecerão diante de uma provação. Entender a boa, perfeita e agradável vontade dEle nas suas vidas darão o frescor que vocês necessitam para continuar a espera.

A vontade de Deus para quem espera muito por algo é que esse tempo de expectativa seja cheio aprendizagem e despreocupação com o que está por vir. Nunca de dúvidas ou incertezas.

A vontade de Deus para quem espera muito por algo é que esse tempo de expectativa seja cheio aprendizagem e despreocupação com o que está por vir. Click To Tweet

Sejam disciplinadas durante a jornada da espera. Disciplina que vem da consciência de que Deus já está com tudo preparado no momento certo e não duvide de que haverá provações. As provações durante a espera que algo aconteça devem ser encaradas com fé. A palavra paciência citada no versículo 1 de Salmos 40 mostra que nada acontecerá ao nosso tempo, e sim no tempo perfeito de Deus.

Não dê lugar a sentimentos de insatisfação e incapacidade. Esses sentimentos nos impedem de abundar em graça como diz 2 Coríntios 9:8. Nesse versículo aprendemos que Deus é poderoso para atender todas as nossas necessidades em todas as áreas de nossas vidas. Assim, a imerecida graça de Deus por nós através do sangue precioso de Jesus Cristo nos trará paz durante qualquer momento de espera.