O quão distraída você está?
Artigo escrito originalmente por Samantha Nieves, e publicado aqui.
Traduzido, com permissão, por Francine Veríssimo.
Meu olhos estão se esforçando, e minha mente luta contra a vontade de passar por cima das palavras. Eu estou de joelhos, diretamente me inclinando sobre minha Bíblia, na esperança de que talvez essa posição drástica me forçará a prestar atenção nas palavras que estou lendo. O texto na página não é “touch”. Eu não posso “curtir” ou “retuitar”, apesar de eu não conseguir evitar que minha mente crie uma lista de passagens e versos “tuitáveis”. Eu estou frustrada com essa visão em terceira pessoa, com essas lentes pelas quais eu vejo as Escrituras – porque não é assim que o tempo com meu Salvador deveria ser. Mas eu fui treinada para ser “distraível”, e tenho percebido que meu tempo de atenção tem, com o tempo, se transformado naquele que usamos em um feed do Twitter.
Um pouco disso se deve ao meu trabalho. Eu sou uma escritora de mídias sociais e gerente, então eu tenho um olhar particular para o mundo das mídias sociais. Mas, o resto disso se deve ao mundo saturado de tecnologia no qual eu vivo, à minha dependência do meu iPhone, e ao meu coração que anseia pela mais nova informação e entretenimento.
Então a minha luta para focar, para sentar em quietude, para orar, e para realmente estudar a Palavra de Deus não é ocasional; é uma batalha diária que põe em risco minha caminhada com Cristo.
E eu sei que não estou sozinha.
Então, o que está fazendo nossas mentes e corações se tornarem tão distraídos? E por que os riscos são tão altos?
(Não) perdoe a interrupção
Tony Reinke, um autor e parte da equipe do Desiring God, entrevistou especialistas e escreveu muitos artigos nesse tópico da tecnologia e o efeito que ela tem em nossas almas.
Em seu artigo “Get Alone Undistracted” (Fique sozinho sem distrações), Reinke mostra o efeito de constantes vibrar de notificações. Um aqui, outro ali, e nossas mentes se distanciaram completamente da tarefa inicial à qual tínhamos nos propostos fazer, e se direcionado à última notícia ou e-mail ou mensagem de celular.
Reinke entrevistou o autor David Wells, que diz que nossa dependência da tecnologia está nos tornando mais e mais viciados em estímulos visuais. Isso nos faz ultra distraídos. “A pessoa normal muda de tarefa a cada três minutos,” Wells diz. “Na metade das vezes nós é que interrompemos a nós mesmos!”
Pessoas que mudam de tarefa sempre. Nós podemos pensar que estamos sendo multitarefas, mas não é verdade que algumas tarefas merecem nossa total atenção? Reinke certamente pensa que sim.
É muito possível que nós estejamos perdendo nossa capacidade para atenção, nossa habilidade de ficar focado em uma coisa só por um longo período de tempo. É por isso que os riscos são tão altos. Se nós estamos habitualmente nos distraindo facilmente, respondendo a cada nova notificação, e caçando o próximo balãozinho vermelho, nós estamos matando de fome a nossa capacidade de pensar de forma profunda. O que isso significa em nossa caminhada com Deus?
Diagnosticando “TDA (Transtorno do déficit de atenção) Espiritual”
Sendo interrompidos constantemente, se fragmentando, e sendo multitarefas, nós estamos desenvolvendo uma espécie de TDA espiritual que, penso eu, resulta em aproximações erradas e superficiais à Palavra de Deus.
- Evitar
A Bíblia? Não é sempre uma leitura fácil. Então, com a falta de foco, nós podemos deixar de lê-la de uma vez, porque não teremos paciência de passar pelas partes difíceis.
- Dependência de um intérprete
Nós podemos nos encontrar tentando tanto ser multitarefas que olhar rapidamente ou depender totalmente da interpretação de outra pessoa sobre a Palavra de Deus parecem suficientes. E enquanto aquele post ou devocional que você está lendo podem sim ser bons e corretos, doutrinariamente falando, se você não for à Palavra por si só, você está perdendo o que é real.
- Devocionais “tuitáveis”
Eu temo que muitos de nós caiamos aqui. Nós estamos tão fragmentados em nossos pensamentos, pensando em termos de 140 caracteres, que retuitar um versículo no Twitter nos preenche com a necessidade das Escrituras para aquele dia. Apesar de ser um instrumento que pode ser usado para os propósitos do Reino, o Twitter nunca substituirá sua Bíblia.
Não permita que favoritar ou retuitar sejam seu pão diário.
Não permita que favoritar ou retuitar sejam seu pão diário. Click To TweetSerá que algum desses pontos são familiares para você? Não é tarde demais para fazer algumas mudanças. Primeiro você precisa se perguntar, “O que eu estou contemplando?”
Aquietai-vos e Contempleis
“O que nós amamos contemplar é aquilo que adoramos,” diz Reinke. “O que passamos nosso tempo comtemplando é aquilo que molda nossos corações e nos faz quem somos.”
Resumindo, você adora o que contempla. Você se torna o que contempla.
Estamos contemplando tanto nossos celulares que não sabemos mais como contemplar o Senhor em Sua Palavra – ou pior ainda, não podemos contemplar o Senhor em Sua Palavra – porque nossas mentes e almas estão tão treinadas para serem distraídas? Podemos realmente nos aprofundar na Palavra quando nossa tendência é pular para outro barco a cada 3 minutos?
Estamos perdendo o Deus do Universo porque perdemos a habilidade de focar?
O Salmo 46:10 nos dá uma ordem simples, porém poderosa: “Aquietai-vos e sabeis que eu sou Deus.” AQUIETAI-VOS. Contemple a Ele.
“Para a saúde de nossas almas, nós precisamos aprender a ficar sós, sem distração,” diz Reinke. E ah, como eu concordo.
Tomando atitudes para se desconectar
Que atitudes práticas podemos tomar para se livrar de mentalidades distraídas?
Reconheça a necessidade de sua alma de se encontrar com Deus – sem tecnologia. Desligue seu celular, ou deixe-o em outro quarto.
Ore para que Deus acalme sua alma. Você não precisa das mais recentes atualizações. Você pode até sentir-se aliviada [por estar livre] da constante necessidade de ter as últimas informações.
Pegue sua Bíblia, uma caneta e um caderno. E esteja contente com somente essas ferramentas. Elas são tudo o que você precisa.
E saiba que contemplar Deus em Sua Palavra requer intencionalidade, esforço e graça, e vale a pena. E fazer isso sem distrações fará com que seu coração e mente estejam mais disponíveis para o serviço do Senhor.
Eu estarei lá com você, lutando contra as distrações, tentando separar tempo sozinha – sem notificações, sem e-mails, sem tuítes. Porque o Deus do Universo merece muito mais do que alguns segundos do meu foco e um versículo tuitado. Ele merece nossa atenção não dividida, e nossa vontade humilde de contemplá-lo por quem Ele é.
____________________________________
Ufa, que texto longo! Eu gosto bastante quando os textos que lemos aqui no Graça são um pouco mais longos, mais profundos. E esse foi extremamente necessário, não?
Eu quis postá-lo aqui hoje como uma introdução ao texto de Segunda, no qual vou desafiar vocês a algo que eu nunca tinha feito antes e que quero que vocês façam comigo! Vamos caminhando rumo a uma vida mais livre de distrações, de impedimentos… Vamos ser mais dEle – e de forma integral.
Como você tem lidado com as tecnologias na sua vida? Elas te aproximam ou afastam de Cristo (e das pessoas)? Vamos conversar nos comentários!
Em Cristo,
23 Comments
Graça e paz, Fran.
Lá vai um desabafo.
Tenho estado muito frustrada comigo e com o que tornei minha vida devocional justamente por causa desse problema relatado no artigo. Tenho pensado muito nisso ultimamente, mas infelizmente não encontrei forças pra mudar minha situação. Aliás, sei que por mim mesma não posso fazer coisa alguma, e que minha carne e minhas vontades só me levam cada vez pra mais longe de Deus, mas justamente por estar distante Dele que me sinto fraca. Não consigo orar. Literalmente, não encontro concentração. Tento começar o diálogo nem que seja com um “oi..” mas 10 segundos depois minha mente voa longe. Pego a Bíblia nem que seja pra ler o Salmo 23.1, mas ou sinto a necessidade de twittar sobre isso (exatamente como relatado no texto, quando leio a bíblia fico só buscando uma frase legal ou pra twittar ou pra colocar de status no whatsapp. eu reconheço isso) ou sinto que to perdendo alguma coisa. Uma espécie de abstinência. Me sinto muito, muito escrava dessa ditadura do entretenimento, em que eu tenho q estar a todo instante realmente distraída. Isso tem me afetado profundamente. Minha vida espiritual está um caos (entre Deus e eu, e entre eu e meus irmãos), mas não “só” isso: não consigo mais estudar e estou desperdiçando minha faculdade, não consigo mais passar tempo com minha família, não consigo mais cultivar hobbies como leitura, cinema, caminhada… To enclausurada. Me vejo presa numa teia, sem força pra sair, mesmo sabendo q do outro lado tenho um Pai q me ama e supre tudo isso.. Me vejo como uma marionete do Diabo, escrava total do pecado. Estou profundamente triste, Francine. ='( Sinto tanta saudade do tempo q eu respirava a presença de Deus, era totalmente satisfeita nele e desfrutava de uma felicidade genuína q transbordava e durava o dia inteiro, e não só 5 minutos, q é a duração de um video do youtube.
Fran, escrevi isso como uma oração (q não faço a semanas), desabafo e como um pedido: vc como irmã em Cristo, me cite na sua oração de hoje. Por favor. Quero muito que Deus me resgate do poço q me coloquei e restaure em minha a certeza da salvaçao..
J
Querida J.,
em primeiro lugar te agradeço de coração pela sinceridade. Para mim saber que o Graça é um lugar onde vocês se sentem à vontade para ser abrirem assim é um desejo realizado. Era justamente isso que eu almejava para esse blog e fico muito, muito feliz.
Que situação tão comum a que você está passando. Eu mesma estava aí, há algum tempo. Devocional não existia ou era algo vazio, seco. Eu me sentia longe do Senhor e isso me colocava num lugar sombrio, onde meus pecados afloravam de forma assustadora. O inimigo sabe exatamente onde nos prender, querida. Ele sabe como te fazer cair e onde você é mais fraca. Ao te afastar dos teus devocionais ele te faz mais fraca e propícia a cair.
Lembra quando ele tentou Jesus no deserto? Foi depois de nosso Senhor ter passado 40 dias e 40 noites em jejum – Ele estava fraco. Satanás é covarde, ele nos ataca quando já estamos caídos, meu pastor sempre diz isso.
Mas, a Palavra nos mostra como resisti-lo: “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.” (Tiago 4:7,8)
Aí está a resposta aos nossos momentos de afastamento do Senhor. 1- RESISTIR ao Diabo: ou seja, se afastar de tudo que te aproxima dele e te afasta do Senhor. O celular pode ser uma dessas coisas. Eu, pessoalmente, me afastei por muito tempo de YouTube, Televisão, Séries, Músicas do mundo, WhatsApp, Facebook, etc. Não que essas coisas sejam erradas em si próprias, mas porque elas estavam tomando conta dos meus dias de uma forma que minha vida era moldada por elas. Meus pensamentos não eram mais moldados de acordo com a Palavra, mas sim de acordo com os padrões do mundo. Por isso, RESISTA a Ele. Ele é como um leão. E sabe como você afasta um leão faminto? Não é fugindo dele – se você fugir, com medo, ele te atacará. Você precisa parar na frente dele, encará-lo e GRITAR. Sim, gritar. Resistir. Ficar firme. É assim que você resiste ao Diabo.
2- APROXIME-SE de Deus: eu sei que, nessas horas, a última coisa que você quer é se aproximar do Senhor. Parece que Ele está bravo com você, né? Por causa do seu afastamento. Mas, a Palavra é clara: volta pra Ele. Não fuja mais dEle. Ele gosta de recomeços. Ele gosta de pessoas HUMILDES que reconhecem que, sem Ele, elas não são nada.
3- LIMPE suas mãos e coração: novamente, afaste de si tudo que te faz pecar. Volte-se para Deus para confessar seu pecado e pedir que Ele te ajude a se afastar dessas sujeiras de uma vez por todas. Ele quer te ajudar.
Querida, espero que essas dicas te ajudem um pouco. Fica firme. Oro por você.
No amor de Cristo,
Fran
Amo a forma como você aborda os assuntos. Eu realmente amei o seu blog, e pretendo voltar aqui sempre!
Seja bem vinda, Thaís! Que bom que gostou 🙂 Espero que junte-se à comunidade e cresça conosco.
Beijos,
Fran
Graça e paz, Fran!
Eu não estava lidando muito bem com as tecnologias na minha vida, elas estavam me afastando de Deus e das pessoas que amo, tanto que decidi reduzir ao máximo meu contato com meu celular. Eu diminui a quantidade de cadastros em redes sociais, diminui também o tempo que navego na internet e estou sempre pedindo ajuda a Deus em oração.
Querida Mariana,
eu também estava me relacionando muito mal com redes sociais… Elas me impediam de ser produtiva e cumprir tudo que Deus tem colocado nas minhas mãos. Por isso estou em uma pausa, abandonando todas elas por 40 dias. Espero que ao final dessa pausa eu esteja mais “desintoxicada” e com maior domínio próprio.
Que o Senhor nos ajude!
Obrigada a compartilhar comigo sua experiência.
Beijos,
Fran
Boa Noite !
Amei o texto, a forma que você abordo o assunto !
Deus te abençoe ♥
Querida Jac,
na verdade esse texto é uma tradução, a autora é a Samantha Nieves 🙂
Mas, fico feliz que esteja gostando!
Beijos
Ata, perdão eu não tinha visto! mas eu amei todos o post e o seu blog, já recmedei pra algumas amigas ♥
Deus abençoe !
Ultimamente tenho parado pra pensar no tanto que eu me tornei dependento meu celular. Quanto tempo desperdiçado atualizando timeline do Facebook, coisas muitas vezes sem muito proveito. As vezes fico com os dedos doendo e penso no tempo que eu poderia ter usado em algo mais útil. Mas agora aos domingos tenho decidido não pegar no celular pra nada, apenas aproveitar o dia para ir a igreja, e enquanto estiver em casa, orar e ler livros. Tem sido tão bom. Agora decidi não usar o Facebook nos meios de semana. Ainda tem o Whatsapp que acaba me distraindo, mas por questão de trabalho não posso ficar sem. Tenho atualiza-lo nas pausas do meu estudo. Embora a internet e as redes sociais são intrumentos que podem trazer coisas muito edificantes para nós Cristãos, precisamos ter disciplina e não nós deixar dominar por isso. O tempo aqui passa tão rápido que quando vejo, perdi um tempo precioso. Estou tentando me conter, não é fácil. Que o Senhor nos ajude a gastar nosso tempo de maneira que o agrade.
Parabéns pelo conteúdo do seu blog, Fran. Sempre edificantes.
Querida Lara,
sempre que penso em redes sociais eu penso naquele versículo que diz, “Aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.” (Efésios 5:16) Ele sempre me encoraja a aproveitar a vida, sabendo que Deus não quer que gastemos nosso tempo com coisas bobas ou fúteis, mas com coisas edificantes que trarão glória a Ele. Nesse mundo onde todo mundo sofre tanto, não podemos estar tão focadas em nossas “telas” que esquecemos de olhar ao redor e ver VIDAS que precisam de nós.
Fico muito feliz que você esteja percebendo isso, assim como eu! Que o Senhor nos ajude, precisamos da Graça dEle para nos desvencilhar dessas coisas.
Obrigada por compartilhar o que você tem vivido. Vamos crescer juntas!
Beijos,
Fran
Olá! A graça e a paz do Senhor 🙂
Me sinto feliz em ter esse cantinho para ver tantas palavras que chegam aos nossos coraçoes *-*
Sou nova convertida, conheci Jesus ha uns 9 meses e sou muito grata a ele por ter me achado… Nos ultimos dias eu tenho ficado fria, tenho pouca vontade de ir para os cultos e estudo biblicos, as vezes nao consigo sentir a presença do Senhor 🙁 talvez ele esteja silencio… as palavras na igreja já não me tocam como no inicio. Gostaria de saber de alguma de vcs se isso é normal, ou algo que pode esta errado em mim.
Querida Mirela,
isso é bastante normal, mas não significa que devemos nos acomodar só porque acontece. A verdade é que nós achamos que vamos encontrar a Deus quando tivermos mais sentimentos. Por isso dizemos, “não o sinto mais perto”, etc. Mas, na verdade devemos buscá-lo onde Ele de fato está: na Palavra e na oração. Não podemos viver vidas de sentimentos quando Ele disse que nós o encontraríamos em Sua Palavra. Apegue-se a ela e à oração e, aos poucos, vai perceber a intimidade com Ele aumentando, o amor por Ele renascendo. Ao conhecê-lo mais o amamos mais. Assim como é por exemplo com a Arte. Alguém que ama Arte não é alguém que fica encarando um quadro por horas, mas alguém que estuda sobre isso, que busca saber mais e quanto mais sabe, mais ama.
Assim também com Ele.
Fique firme nesse caminhar com Cristo que não é fácil, mas é a única coisa que faz sentido.
No que precisar, estamos aqui. <3
Beijos,
Fran
A paz do Senhor, Fran.
Obrigada pelas palavras, que Deus lhe traga recompensas grandiosas pra vc, Ele tem me curado e me tratado a cada dia.
Estou amando esse cantinho! Beijs!
Querida Mirela,
glórias ao Senhor por isso! Se Ele tem te curado, a glória é dEle somente. Fico muito feliz que esse espaço esteja te ajudando <3
Beijos,
Fran
Oi, Fran!
Nossa, que texto. Eu também estava assim, sistematizando minha vida cristã através de posts, compartilhamentos, reblogs, retuítes etc. Decidi há uma semana, se afastar durante um longo período destas coisas, e utilizá-las apenas para a edificação da alma. E tem sido maravilhoso! É favorável utilizarmos apenas os minutos necessários em redes socias para fazer algo frutífero. Tô aprendendo muito com o seu blog. Glória a Deus! Que Deus a abençoe e a incentive a cada dia mais.
Querida Mi,
de fato, por vezes precisamos nos afastar completamente dessas tecnologias para colocar a cabeça no lugar, não é mesmo? Espero que você possa seguir firme no seu propósito de edificar sua alma, usando bem o seu tempo.
Deus te guie nisso!
Beijos,
Fran
Eu fiquei horas quebrando minha cabeça ontem, tentando descobrir uma forma de ter foco. Pra mim é muito difícil, parece que estou sempre ligada no 220. Vim por meio de “melhores textos de 2016” e OW. Que benção foi ler isso. De verdade. Você não faz ideia o quanto tem me ajudado na minha jornada de ter um melhor tempo devocional de qualidade. Que Deus continue te abençoando e usando sua vida para nos abençoar.
Feliz 2017!
Bom dia,
Amei esse texto, e mais ainda, amei a praticidade dele. Ando muito distraída em meu momento devocional e isso tem me feito muita falta. Penso em como seríamos muito mais eficientes se conseguissemos nos concentrar exatamente no momento em que estamos vivendo, no presente, e não distraídas. Que o Senhor nos dê graça ! Amei esse ministério – GRAÇA EM FLOR. Acompanho o blog, o instagram e face. Parabéns, Deus abençoe sua vida.
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks! https://www.binance.info/de-CH/join?ref=P9L9FQKY
I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.