O Poder da Ressurreição: O mistério da nossa ressurreição em Cristo

“Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança de sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado;  pois quem morreu, foi justificado do pecado. Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos.” (Romanos 6.4–8)

Qual seria o sentido dessa vida se ela se resumisse a tudo o que vivemos e fazemos com os nossos dias aqui? Coisas que, de repente, podem simplesmente desaparecer – sem mais nem menos! – com a nossa morte? Todos os dias de uma vida meramente desaparecendo como se nunca tivessem existido. Todos os dias caminhando simplesmente para lugar nenhum, sem esperança alguma do porvir.

Felizmente, para todos os que creem no Senhor Jesus – na sua vida, morte e ressurreição – a vida não caminha para o nada. Se você, querida amiga, tem Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, pode caminhar esperando que há sim algo para além desta vida. Nossos dias não são vividos automaticamente e sem propósito – vivemos para a glória de Deus, o Deus que nos encontrará no exato momento em que fecharmos nossos olhos por aqui pela última vez. Não caminhamos aqui de forma vã. Não vivemos nossos dias como que sem esperança. Nós temos, em Cristo, um Senhor, uma razão e uma esperança. Nosso corpo mortal, que retornará ao pó, será vivificado novamente com ele. Não seremos esquecidas no sepulcro – se cremos que Cristo morreu e ressuscitou, nossa fé não é vã e cremos também que com ele ressuscitaremos.

Mortas com Cristo

“Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.” (Romanos 6.4)

Se quisermos entender o mistério da nossa ressurreição em Cristo, precisamos entender nossa morte com ele. Se não morremos com Cristo, também não ressuscitaremos com ele no último dia.

Todos os que creem em Cristo devem fazer uma confissão pública desse credo, a saber, o sacramento do batismo, declarando publicamente que todas as coisas se fizeram novas em nossa vida, pois a entregamos ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Se o batismo significa a união com Cristo em sua morte, então os crentes em Jesus morreram com Cristo quando ele morreu. Estamos em Cristo, unidos a ele. Da mesma forma que estávamos em Adão e pecamos com ele quando ele pecou, estávamos também em Cristo quando ele morreu. Pela fé nos unimos a Cristo interiormente, pelo batismo nos unimos a Cristo exteriormente.

Essa nossa morte significa que, a partir do momento que Jesus nos salvou, nós deixamos tudo para trás, entregando toda nossa vida – nosso passado, presente e futuro – a Cristo de uma forma tão intensa a ponto de fazer a declaração que o apóstolo Paulo faz em Gálatas 2.19: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.” Se Cristo não vive em nós, tampouco nós morremos com ele, e muito menos com ele ressuscitaremos.

Todos querem ir para o céu, passar a eternidade no famoso Paraíso, mas a eternidade com Jesus só é um paraíso se a nossa vida aqui deste lado for inteiramente entregue a ele. O céu não é um clube para diversão eterna. O céu é um lugar onde todos aqueles que morreram com Cristo, finalmente viverão para sempre com ele.

Ressuscitadas em Cristo

“Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos.” (Romanos 6.10)

A nossa união com Cristo não é apenas em sua morte, mas também na sua ressurreição. Da mesma forma como o Senhor ressuscitou, também nós ressuscitaremos com ele. Essa é uma promessa para aqui e para a eternidade. Se estamos em Cristo e ele mesmo morreu e ressuscitou; então, nós, que também morremos com ele, viveremos com ele–- não somente no porvir, mas aqui e agora. A vida de Cristo é a nossa vida.

Da mesma maneira que o Senhor Jesus matou a morte, e ela não tem mais poder sobre ele, também não tem poder sobre nós. Ainda que morramos antes de Jesus voltar, nosso corpo não ficará esquecido. Teremos um corpo glorificado (Filipenses 3.20-21) na eternidade.

A promessa da nossa ressurreição em Cristo deve ser o combustível para a nossa peregrinação deste lado da eternidade. Ainda que aqui tenhamos a carne abatida pelas consequências do pecado de Adão, teremos no Céu um corpo ressurreto e perfeito. Na eternidade com Jesus finalmente seremos livres de tudo aquilo que tanto nos aflige aqui. 

Não mais dores, doenças e limitações. Não mais lágrimas, cansaço ou fraqueza. Porque Cristo morreu e levou sobre si nossos pecados, porque ele também ressuscitou e tirou o poder da morte, nós também ressuscitaremos no último dia.

Querida amiga, não perturbe o seu coração com toda sorte de dores desta vida aqui. Pense com mais frequência que um dia seremos ressuscitadas com o Senhor. Não importa a aflição que nos perturba aqui, pois nem a pior delas, a saber, a morte – tanto a nossa morte, como a morte daqueles que amamos – pode nos derrotar. Na cruz, Cristo triunfou sobre a nossa maior inimiga. Na cruz, Cristo nos garantiu um novo corpo perfeito e ressurreto.

Nossos medos e anseios demasiados nesta terra se dão pelo fato de pensarmos pouco sobre como Cristo triunfou sobre a morte e como isso muda tudo.

Se aqui há uma lida dolorosa, no Céu não haverá. Se aqui padecemos e sofremos com nosso corpo mortal, no Céu seremos ressuscitadas num corpo glorioso.

O mistério da nossa ressurreição em Cristo é que Deus amou pecadores a ponto de dar o corpo do seu Filho para a morte não ter poder sobre o nosso corpo. Louvado seja Deus.


Esse post faz parte da nossa série de postagens com o tema “O Poder da Ressurreição”. Para ler todos os posts clique AQUI.