O Maravilhoso Ministério de Jesus

Percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo.” (Mateus 4.23)

Chegando ao fim da série sobre a pessoa de Jesus Cristo, veremos sua vida e obra, e como seu ministério serve de referência para os cristãos. Chegar ao “pleno conhecimento do Filho de Deus” (Efésios 4.13) é o objetivo de Deus para nós e precisamos conhecer a pessoa de Jesus Cristo para termos um relacionamento com ele.

O ministério de Jesus teve alguns temas notórios como a salvação, o amor, a cruz e a justificação. Mas, nenhum desses temas foi o central. O tema mais destacado na pregação de Cristo foi a chegada do reino de Deus. No versículo acima, vemos que Jesus ensinou nas sinagogas, ou seja, em lugares onde as pessoas entravam para buscar conhecimento, curou doenças mostrando compaixão e misericórdia pelos que se aproximavam dele e, o que mais merece destaque na passagem, é que ele pregava o evangelho do reino. Ele veio pregar o evangelho da graça que leva o pecador ao arrependimento e redime os pecados. 

Anunciação, nascimento e infância

O ministério de Jesus começa antes de seu nascimento, quando um anjo anuncia à virgem Maria que ela conceberia e daria à luz a um filho, a quem ela deveria chamar de Jesus, que significa “o Senhor salva”. Na época, seu nascimento não foi notado pelos religiosos, mas depois de escrita nos evangelhos, os judeus puderam perceber algumas profecias do Antigo Testamento  que foram cumpridas (a fuga para o Egito e as visitas dos magos do oriente, por exemplo). 

Apesar de não se saber muito sobre a infância de Jesus, a passagem no evangelho de Lucas, que conta que ele se “perdeu” de seus pais no templo de Jerusalém, mostra que Jesus deixava todos os líderes religiosos impressionados com sua inteligência e conhecimento da Lei, mesmo sem nunca ter sido treinado formalmente como rabino.

Obscuridade

Antes de se revelar como o Messias (o que aconteceria somente quando o povo estivesse pronto), alguns eventos marcaram a vida de Jesus. O céu se abriu quando João Batista, seu primo e precursor, o batizou e pode-se ouvir a voz do Pai indicando que Jesus é o Servo-Rei. Logo depois disso, ele foi conduzido ao deserto pelo Espírito onde foi tentado por Satanás, porém permaneceu firme em obediência. 

Jesus nos deu uma lição sobre relacionamento quando chamou os doze para serem seus discípulos em uma espécie de recrutamento para a revolução que estava por vir.

Depois de realizar seu primeiro milagre transformando água em vinho em um casamento em Caná da Galiléia, Jesus passa por Samaria, revela ser o Messias, e inicia então seu momento de pregações mais intensivas. 

Popularidade

Multidões cercavam Jesus desde o início de seu ministério. O motivo de haver celebração nas cidades quando ele chegava não é mistério: ele operava milagres curando muitos enfermos. A multidão esperava o profeta chegar trazendo as boas novas. O ápice de sua popularidade foi na multiplicação dos pães para os cinco mil homens. Ele percorria toda a Galileia anunciando a chegada do reino dos céus, ensinando como entrar nesse reino e esclarecendo como funcionava a pátria celestial através de suas parábolas.

Parábolas

Elas foram um espetáculo à parte do ministério de Jesus. Uma parábola nada mais é do que uma ilustração usada para expressar uma verdade, nesse caso, sobre o reino de Deus. O teólogo John MacArthur, comentando as parábolas de Jesus, escreveu: “Havia várias razões boas e graciosas para Jesus embrulhar a verdade em parábolas diante da descrença, da apatia e da oposição ao seu ministério”. 

Oposição

A promessa de que o descendente da mulher resgataria os humanos da queda que aconteceu pelo pecado cometido no Éden, levava o povo de Deus a crer que seu salvador, o Messias, seria um rei poderoso ou um líder político e militar que os livraria da opressão. Mas, Jesus veio com muito mais que isso, só que não do jeito que eles esperavam, e isso os confundiu, e quando Jesus recusou-se a tornar-se o rei que eles queriam, ele se afastou das multidões e concentrou-se em instruir seus discípulos, predizendo sua morte e ressurreição. 

Morte e ressurreição

A ressurreição de Lázaro e a discussão com os membros do Sinédrio logo após a purificação do templo, levaram os acusadores de Cristo a declararem que ele era culpado e passível de morte de cruz. Após seu assassinato, Jesus ressurge da morte ao terceiro dia, e termina seu ministério aparecendo aos seus discípulos algumas vezes durante quarenta dias. Finalmente, ele ascendeu aos céus e está ainda hoje à direita do Pai.

Querida irmã, nossa intenção ao esboçar rapidamente aqui o ministério e vida de Jesus Cristo na Terra é que você creia que Jesus de Nazaré é o Filho de Deus, que ele esteve aqui neste mundo, andou entre nós, nasceu de mulher, foi batizado no rio Jordão e ungido pelo Pai para realizar curas e milagres e para pregar o evangelho do reino dos céus, mas, especialmente, veio para morrer na cruz, dar sua vida pelos seus e finalmente triunfar na morte, ressuscitando dos mortos.

Ele vive e está assentado à direita do Pai. Ele é o Reino de Deus. Essa deve ser a nossa mensagem e a nossa esperança.


Esse post faz parte da nossa série de postagens de Dezembro com o tema “A Pessoa de Jesus Cristo”. Para ler todos os posts clique AQUI.