O Fruto do Espírito: Paz

Quando pensamos em fruto do Espírito, é importante que tenhamos em mente que cada uma das virtudes listadas em Gálatas 5 estão intimamente interligadas, sendo uma interdependente da outra. Não são frutos isolados do Espírito, mas um fruto só, composto por partes. É por isso que não conseguiremos desfrutar da alegria como fruto do Espírito sem que tenhamos a mansidão, não seremos pacientes sem que o amor seja a raiz de nossas motivações e ações… e assim por diante.  

Relembrada essa verdade, quero iniciar encorajando você, querida leitora, a continuar buscando em oração o desfrutar de cada parte desse fruto. Se você ainda não consegue ser paciente como o Mestre, persevere em buscar a alegria vinda do alto e a paciência virá; se você ainda não desfruta da paz que excede todo entendimento, persevere em buscar viver o amor, e a paz certamente abundará em seu coração. Se você é crente em Jesus, o fruto do Espírito já está aí! Ainda que silenciosamente, está crescendo em seu interior. Não desanime se não estiver da maneira que gostaria, persevere em viver segundo o Espírito, e a manifestação do fruto certamente crescerá em seu viver.

A parte do fruto do Espírito que veremos hoje é a paz e meditaremos em 3 formas em que vemos o Espírito agindo por nós, em nós e através de nós no que diz respeito a ela. 

Recebemos a paz com Deus

Nós éramos inimigas de Deus e vivíamos em guerra contra ele (cf. Rm 5:10). Amávamos o pecado e queríamos distância do Senhor. Essa era nossa triste situação até que o Espírito Santo abriu nossos olhos para a maravilhosa salvação que nos foi dada por Cristo na cruz. Uma nova identidade foi-nos dada, somos novas criaturas! Que verdade maravilhosa!

Nós recebemos, por Cristo, a paz com Deus (cf Rm 5:1). Quando ainda éramos pecadoras fomos amadas por Deus e transformadas em suas filhas amadas (cf. Rm 5:8). Não mais guerra entre nós e ele, mas paz. A paz entre o Santo Deus e os que outrora eram seus inimigos.

O Espírito Santo que em nós habita é responsável por nos atestar quanto a essa paz, pois ele é o próprio selo da nossa nova vida em Cristo (cf Ef 1:13,14).

Ter o Espírito habitando em nossas vidas é ter a certeza de que temos a paz com Deus, o perdão dos pecados, a garantia da vida eterna ao lado do Pai.

Desfrutando da paz

Há poucas semanas fui a um casamento em que tudo havia sido planejado para ocorrer ao ar livre em um belo fim de tarde. Tudo corria conforme o esperado, padrinhos já haviam entrado, noivos posicionados no altar, música finalizada. Mas quando o pastor proferiu as primeiras frases da mensagem… Chuva! Muita chuva! Convidados correndo para se abrigar, equipamentos de som sendo desligados rapidamente, garçons tentando salvar a decoração… O que até pouco tempo era um casamento tão esperado e planejado estava, aparentemente, sendo estragado pela chuva imprevista.

Alguns convidados lamentavam, uns tentavam encontrar culpados, outros, encharcados, esforçavam-se para reorganizar o que estava sendo molhado. Enquanto isso, onde estavam os noivos? Quando meu marido e eu fomos ao andar de cima para verificar como estavam os noivos em meio a tudo aquilo, uma grata surpresa: encontramos os dois sorridentes e animados. Um temporal caía lá fora, mas ali dentro havia paz. “Deus está no controle, se isso aconteceu, foi para o nosso bem!” – Essa foi a resposta que eles nos deram em meio a sorrisos genuínos.

O conceito de paz pode sofrer variações conforme a cosmovisão de quem o expressa. Por exemplo, para o mundo, paz é ausência de conflito. No entanto, para nós que cremos em Cristo, paz é saber que pertencemos a um Deus amoroso e bom, mesmo que nossas circunstâncias tentem nos dizer o contrário. E essa certeza, essa paz que vai além da razão humana, não pode ser forjada por esforços humanos, pois é fruto do Espírito Santo.

Seja no dia de nosso casamento ou num dia comum, a vida terá seus temporais, dias difíceis, circunstâncias adversas. Contudo, quando o Espírito Santo habita em nós, nos dá a certeza de que Deus continua no trono a reinar sobre cada aspecto de nossas vidas. Para o mundo isso é loucura, mas para nós, é o doce descansar de quem sabe quem guia os ventos e temporais.

Sobre o casamento que mencionei antes, após a realocação da cerimônia, os noivos reiniciaram o casamento e o barulho da chuva lá fora tornou-se sinfonia para uma das cerimônias mais lindas que já vi. Eles não queriam aquela circunstância, mas sabiam quem a controlava. Não haviam planejado o imprevisto da chuva justo no seu grande dia, mas descansavam na certeza de que cada gota havia sido derramada sob a permissão de seu poderoso e amoroso Pai Eterno. Os seus corações foram preservados porque estavam sendo guardados pela paz que excede todo entendimento (cf. Fp 4:7). É esta a paz que o Espírito produz em nós, aquela que vai além das circunstâncias externas e das inclinações internas, pois vem do alto, de maneira que não duvidamos ser obra do Senhor em nossas vidas.

Agentes de paz

Um aspecto importante, mas por vezes ignorado, quando se trata da paz proveniente do Espírito é a maneira como ele nos usa para promover a paz. Se somos habitação do Espírito de Deus, é natural que busquemos a paz! Iniciar ou alimentar contendas vai contra aquilo que Cristo nos ensina a fazer.

Fomos chamadas a desfrutar e promover a paz (cf. Mt 5:9, Ef 4:3; Hb 12:14). Por isso, questione-se com sinceridade: você é a pessoa que apazigua os ânimos dos que estão ao seu redor ou põe mais lenha na fogueira? Você se diverte ao ouvir de brigas e fofocas? Você está disposto a abrir mão de coisas que sejam dispensáveis, visando promover a paz com os outros?

Se sim, glória a Deus! O Espírito tem superabundado em sua vida e promovido a paz por meio de você. Se não, não desanime. O fruto do Espírito, que inclui a paz, está crescendo em seu coração. Ainda que você não consiga ver, ainda que pense estar muito longe de ser como Jesus, creia, há fruto do Espírito em seu viver e à medida que caminha com Cristo esse fruto crescerá mais e mais. Tão somente ore, entregue-se e renda-se a viver uma vida segundo o Espírito.

É da vontade do Senhor que sua paz domine nossos corações e mentes (cf. Cl 3:15). Por isso, querida leitora, busque viver segundo o Espírito dia a dia, você se surpreenderá quando sentir a doce paz dele abundar em seu coração mesmo nos dias maus, e se lembrará que a boa obra tem sido feita em seu viver.